Fogões e cooktops Atlas: os titãs da sua cozinha

Vamos explorar a história da marca, a evolução de seus produtos, os tipos disponíveis, capacidade dos fornos, recursos e tecnologias inovadoras, além de apresentar os principais modelos que conquistaram seu espaço.

Os fogões e cooktops Atlas se destacam como verdadeiros titãs da cozinha moderna, oferecendo uma variedade de modelos, quantidade de bocas e designs que os toram elegantes e duráveis.

rich-text-image

Os fogões e cooktops Atlas

História da marca

A jornada da Atlas teve início há décadas, quando a marca se propôs a revolucionar a forma como as pessoas cozinham. Ao longo dos anos, investiu em inovação e design, mantendo-se fiel à sua missão de tornar a experiência culinária mais prazerosa e eficiente.

Fundação e primeiros passos (1950-1979)

A história da Atlas

Eletrodomésticos

começou em 1950 com a fundação da funilaria e ferraria "Theóphilo Petrycoski e Cia Ltda", uma homenagem ao seu fundador. Em 1953, a empresa demonstrou seu potencial ao conquistar o primeiro lugar no Setor Indústria Metalúrgica durante a Exposição e Congresso Internacional do Café, em Curitiba, com o inovador fogão a lenha Gabinete Petrycoski.

Durante a década de 1970, a produção atingiu aproximadamente 300 fogões por mês, sinalizando o crescimento consistente da empresa. 

Em 1979, uma mudança significativa ocorreu com a alteração da razão social para "Indústria de Fogões Petrycoski Ltda", sob a gestão de Valdir Petrycoski.

Expansão nacional e internacional (1991-2000)

A década de 1990 marcou o início da internacionalização da Atlas, com as primeiras exportações de fogões para a América Latina. Em 1996, a empresa celebrou a mudança de nome para "Atlas Indústria de Eletrodomésticos Ltda", refletindo um reposicionamento estratégico no mercado.

No início do novo milênio, em 2000, a Atlas já se consolidava como a maior indústria de fogões do Sul do Brasil, exportando produtos para mais de 30 países. Esse período destacou o compromisso da marca com a qualidade e a inovação, marcando sua presença no cenário nacional e internacional.

Aquisição e consolidação (2017-2020)

Em 2017, a história da Atlas ganhou um novo capítulo com a aquisição da marca Dako em um leilão, após a falência da Mabe. Essa estratégia ampliou a presença da Atlas no mercado e fortaleceu sua posição como uma potência no setor de eletrodomésticos.

A celebração dos 70 anos de história em 2020 foi um marco significativo, simbolizando resiliência, conquistas e superações ao longo do tempo. Essas sete décadas de comprometimento resultaram em uma trajetória repleta de sucessos e desafios, consolidando a Atlas como uma referência na indústria.

Visão para o Futuro (2023 em diante)

Em 2023, a Atlas Eletrodomésticos reafirma seu compromisso com a inovação e planeja uma expansão significativa em toda a sua linha de cocção. Essa iniciativa demonstra a sua visão para o futuro, mantendo-se na vanguarda da indústria de eletrodomésticos.

Evolução dos fogões e cooktops Atlas

Como vimos no tópico anterior, os produtos da Atlas passaram por diversas transformações. Mas foi a partir de 2014 que a marca introduziu algumas inovações nos fogões.

Inovações que redefinem o mercado (2014-2018)

O período entre 2014 e 2018 marcou um capítulo significativo na história da Atlas, com o lançamento das linhas Agile e Fastcook. Estes produtos revolucionários introduziram atributos como "top control" e "timer mecânico", estabelecendo novos padrões de excelência na indústria de eletrodomésticos:

  • Top Control: antigamente, os botões dos fogões ficavam localizados logo atrás dos queimadores. Então o sistema Top Control da Atlas, posicionou os controles do fogão na parte superior ou frontal, proporcionando acesso fácil e seguro. Essa inovação elimina a necessidade de se esticar sobre as chamas acesas, promovendo uma experiência ergonômica e moderna na cozinha.

  • Timer Mecânico: oferece controle preciso do tempo de cozimento, permitindo que o usuário defina um período específico. Com um sinal sonoro ao término, evita o cozimento excessivo, sendo uma ferramenta valiosa para receitas que exigem precisão no tempo. Os modelos avançados desligam automaticamente o forno, proporcionando eficiência energética e tranquilidade aos usuários atarefados.

Expansão do portfólio (2018)

A aquisição da Dako em 2018 representou um passo estratégico para a Atlas. Pois, a marca teve a oportunidade de fazer investimentos significativos na expansão do portfólio de produtos, ampliando a variedade de opções oferecidas e reforçando a capacidade da Atlas em atender às diversas necessidades dos consumidores.

O Futuro inteligente: inovação em 2023 e além

Ao projetar o futuro, a Atlas não se contenta em repousar sobre suas conquistas. Em 2023, a marca planejou expandir e renovar suas linhas de produtos, para em um futuro próximo, introduzir uma nova era com a produção de uma linha de eletrodomésticos inteligentes.

Tipos de fogões e cooktops Atlas

Os fogões Atlas, reconhecidos por sua qualidade e design inovador, oferecem uma variedade de opções para atender às diferentes necessidades e preferências dos usuários.

Fogões

  • Fogão de 4 bocas: os

    fogões de 4 bocas

    são notáveis pela presença de uma mesa de vidro temperado, uma característica que vai além da estética moderna, facilitando também a limpeza. Além disso, eles estão disponíveis em diversas cores e acabamentos.

  • Fogão de 5 bocas: os fogões Atlas de 5 bocas elevam o patamar com um queimador Mega Chama, além de mais 4 queimadores potentes. Assim como seus equivalentes de 4 bocas, apresentam a mesa de vidro temperado e estão disponíveis em várias cores e acabamentos.

  • Fogão de embutir: os fogões de embutir da Atlas representam uma solução inteligente para otimizar o espaço e proporcionar um visual limpo e moderno ao ambiente.

Cooktops

  • Cooktop de 2 Bocas: os cooktops de 2 bocas são a escolha perfeita para cozinhas menores ou para aqueles que desejam um espaço adicional para preparar refeições. Eles são equipados com 1 queimador potente e 1 Mega Chama, oferecendo versatilidade nas opções de cocção.

  • Cooktop de 4 bocas: os

    cooktops

    Atlas de 4 bocas são uma opção versátil que se adapta à maioria das cozinhas. Esses modelos combinam design elegante com desempenho robusto, sendo equipados com 3 queimadores potentes e 1 Mega Chama. Eles são ideais para preparar refeições simples do dia a dia ou pratos mais elaborados.

  • Cooktop de 5 bocas: os

    cooktops de 5 bocas

    foram projetados para quem busca um espaço adicional ao cozinhar. Eles possuem 3 queimadores potentes e 2 Mega Chama, sendo ideais para cozinhar para a família ou receber convidados.

Capacidade dos fornos

A Atlas Eletrodomésticos compreende a importância do espaço de criação de refeições e, por isso, projetou fogões de 4 bocas, 5 bocas e de embutir, com fornos que oferecem capacidades generosas.

  • Fogões Atlas de 4 bocas: possuem capacidade de 50 litros e dimensões internas de 37 x 30 x 45 cm (largura x altura x profundidade).

  • Fogões Atlas de 5 bocas: os fogões Atlas de 5 bocas destacam-se com um forno espaçoso, apresentando uma capacidade robusta de 86,5 litros. As dimensões internas do forno, 64 x 30 x 45 cm (largura x altura x profundidade), tornam esses modelos ideais para cozinhar grandes quantidades de alimentos.

  • Fogões Atlas de embutir: os fogões de embutir da Atlas destacam-se pela versatilidade de suas capacidades de forno, variando de 44 a 95 litros. Essa amplitude oferece espaço personalizado para atender a diversas necessidades culinárias.

Recursos e tecnologias

Vamos explorar os recursos que tornam esses aparelhos essenciais para uma experiência culinária descomplicada e eficiente:

Fogão

  • Acendimento superautomático: a tecnologia de acendimento superautomático proporciona a facilidade de acender o fogão de forma rápida e segura, basta girar o botão.

.

  • Forno autolimpante: a inovação do forno autolimpante elimina o incômodo do acúmulo de sujeira e gordura, simplificando a manutenção e prolongando a vida útil do aparelho.

  • Mesa sem furação e vidro interno removível: a mesa sem furação evita o acúmulo de sujeira nos queimadores. Enquanto o vidro interno removível facilita a limpeza do forno.

  • Trava de segurança, válvula de segurança e proteção térmica: esses recursos garantem a segurança do ambiente, impedindo ligações acidentais, vazamentos de gás e superaquecimento.

Cooktops

  • Mesa de vidro temperado: a mesa de vidro temperado adiciona um toque moderno à estética do cooktop e também facilita a limpeza, tornando o processo pós-cozimento uma tarefa simples e descomplicada.

  • Acendimento superautomático e botões removíveis: assim como nos fogões, os

    cooktops

    Atlas possuem o recurso de acendimento superautomático, bastando girar o botão para acender o queimador. Já os botões removíveis, facilitam a limpeza para manter o aparelho impecável por mais tempo.

  • Grades individuais de aço esmaltado: as grades individuais de aço esmaltado oferecem estabilidade para as panelas, garantindo segurança durante o preparo, além de facilitarem a manutenção do cooktop.

  • Queimador com Tripla Chama e Mega Chama: esses queimadores são a expressão máxima de potência, proporcionando um cozimento mais rápido e eficiente. Eles são ideais para preparações que demandam alta temperatura.

Design dos fogões e cooktops Atlas

Seja nos fogões ou nos cooktops, a Atlas combina funcionalidade e beleza em um design que se adapta aos mais diversos gostos, criando um ambiente culinário onde a estética se encontra com a eficiência.

Fogão

  • Design clássico e robusto: os fogões Atlas se destacam por um design clássico e robusto, proporcionando uma presença marcante na cozinha. Essa abordagem equilibrada entre o tradicional e o moderno confere versatilidade, sendo adequada tanto para cozinhas tradicionais, quanto para espaços modernos.

  • Acabamento em aço inoxidável e frente Full Glass: alguns modelos apresentam um elegante acabamento em aço inoxidável, conferindo um visual sofisticado e durabilidade. Outros modelos surpreendem com uma frente full glass preta, onde a porta do forno e estufa em vidro temperado preto elevam ainda mais o charme e a elegância do conjunto.

Cooktop

  • Design moderno e elegante: perfeito para cozinhas que buscam um toque de modernidade. Pois, a simplicidade das linhas aliada à funcionalidade cria um visual atraente e prático.

  • Mesa de vidro temperado e grades individuais de aço esmaltado: além de facilitar a limpeza, a mesa de vidro temperado adiciona um toque moderno à estética do

    cooktop

    . Além disso, alguns modelos apresentam grades individuais de aço esmaltado com 6 pontos de apoio, proporcionando estabilidade para as panelas.

Sustentabilidade Atlas

A Atlas se posiciona como uma força impulsionadora de práticas sustentáveis. Vamos explorar como a empresa ultrapassa o papel de ser apenas um fabricante, adotando iniciativas sustentáveis e contribuindo para o desenvolvimento humano e social.

Compromisso com o meio ambiente

  • Embalagens plásticas recicladas: a marca adota o uso de embalagens plásticas recicladas, para reduzir a pegada ecológica e gerar impactos positivos na sociedade, proporcionando empregos diretos e indiretos.

  • Gerenciamento de resíduos e consumo de água: em sua jornada sustentável, a Atlas foca constantemente na otimização do consumo de água e no gerenciamento de resíduos. A abordagem segue a filosofia dos 3 R's, conhecidos como “reduzir, reutilizar e reciclar”, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

  • Taxa de reaproveitamento em ascensão: nos últimos 6 anos, a Atlas fez avanços sustentáveis importantes, como a taxa de reaproveitamento dos resíduos gerados pela produção industrial, que passou de 92,5% para 98%. Esse progresso tangível reflete o comprometimento da Atlas em estabelecer práticas que minimizam o impacto ambiental.

Desenvolvimento humano e social

  • Geração de empregos e parcerias sustentáveis: além de cuidar do planeta, a Atlas coloca as pessoas no centro de suas práticas sustentáveis. A geração de empregos diretos e indiretos resultante do uso de embalagens plásticas recicladas, contribui para a economia local e fortalece a comunidade. Além disso, parcerias com fornecedores alinhados aos valores de sustentabilidade garantem que toda a cadeia de produção siga padrões éticos e ecológicos.

  • Preparo cultural, esportivo e profissionalização: a visão da Atlas vai além do presente, estendendo-se ao futuro por meio de iniciativas que incluem o preparo cultural, esportivo e a profissionalização de pessoas.

Principais modelos de fogões e cooktops Atlas

A Atlas disponibiliza diversos modelos de fogões e cooktops para atender às demandas de diversos perfis de usuários. Dentre os modelos mais destacados, podemos citar a linha Atenas de fogões e a linha U Top de cooktops.

Fogão Atlas 4 bocas Glass Atenas

  • Mesa: de vidro temperado para uma estética moderna e fácil limpeza.

  • Acendimento: automático, trazendo praticidade ao dia a dia.

  • Grades: individuais de aço esmaltado com 6 pontos de apoio, garantindo estabilidade.

  • Outros recursos: puxador amplo, botões removíveis e pés altos e robustos para uma experiência completa.

Fogão Atlas 5 bocas Glass Atenas

  • Mesa: de vidro temperado para uma estética moderna e fácil limpeza.

  • Acendimento: automático, trazendo praticidade ao dia a dia.

  • Grades: individuais de aço esmaltado com 6 pontos de apoio, garantindo estabilidade.

  • Outros recursos: puxador amplo, botões removíveis e pés altos e robustos para uma experiência completa.

Fogão Atlas 4 bocas Inox Atenas

  • Mesa: de inox para durabilidade e um toque de elegância.

  • Acendimento: automático, trazendo praticidade ao dia a dia.

  • Grades: individuais de aço esmaltado, para estabilidade.

Fogão Atlas 5 bocas Inox Atenas

  • Mesa: de inox para durabilidade e um toque de elegância.

  • Acendimento: automático, trazendo praticidade ao dia a dia.

  • Grades: individuais de aço esmaltado, para estabilidade.

Cooktop Atlas 2 bocas U Top

  • Acendimento: superautomático, para uma inicialização rápida e segura.

  • Mesa: de vidro temperado ultra resistente, facilitando a limpeza e proporcionando durabilidade.

  • Grades: individuais de aço esmaltado, garantindo estabilidade para as panelas e simplificando a manutenção.

Cooktop Atlas 4 bocas U Top

  • Acendimento: superautomático, para uma inicialização rápida e segura.

  • Mesa: de vidro temperado ultra resistente, facilitando a limpeza e proporcionando durabilidade.

  • Grades: individuais de aço esmaltado, garantindo estabilidade para as panelas e simplificando a manutenção.

  • Queimador Mega Chama: maior potência para o cozimento.

Cooktop Atlas 5 bocas U Top

  • Acendimento: superautomático, para uma inicialização rápida e segura.

  • Mesa: de vidro temperado ultra resistente, facilitando a limpeza e proporcionando durabilidade.

  • Grades: individuais de aço esmaltado, garantindo estabilidade para as panelas e simplificando a manutenção.

  • Queimador Mega Chama: maior potência para o cozimento.

Cooktop Atlas 5 bocas U Top Tripla Chama 

  • Acendimento: superautomático, para uma inicialização rápida e segura.

  • Mesa: de vidro temperado ultra resistente, facilitando a limpeza e proporcionando durabilidade.

  • Grades: individuais de aço esmaltado, garantindo estabilidade para as panelas e simplificando a manutenção.

  • Queimador Mega Chama: mais potência para o cozimento.

  • Queimador Tripla Chama: potência extra para o cozimento.

Características compartilhadas entre os modelos

Há diversas características em comum, compartilhadas entre os modelos de fogões e cooktops Atlas. Veja mais abaixo:

Fogões

  • Acendimento automático.

  • Grades individuais de aço esmaltado.

  • Puxador amplo.

  • Botões removíveis.

  • Pés altos e robustos.

Cooktops

  • Acendimento superautomático.

  • Mesa de vidro temperado ultra resistente.

  • Grades individuais de aço esmaltado.

Conclusão

Em um mundo onde a cozinha é o palco da criação culinária, os fogões e cooktops da Atlas Eletrodomésticos se destacam como aliados essenciais para usuários que buscam qualidade, inovação e sustentabilidade. Ao explorar as distintas linhas, desde os tradicionais fogões até os modernos cooktops, percebe-se o compromisso da Atlas em proporcionar opções que atendam a diversas preferências e necessidades.

Explore os fogões e cooktops Atlas no Mercado Livre  e abra as portas para uma experiência culinária encantadora!