Xbox Series X: Vale a pena comprar o console?

rich-text-image

jovens desfrutando de um jogo

Descubra as características do

Xbox Series X

e se vale a pena comprar esse console que traz alta performance frente a outros modelos de nova geração.

Na era digital em constante evolução, a indústria de videogames tem testemunhado avanços tecnológicos cada vez mais potentes que redefinem a forma como vivenciamos o entretenimento eletrônico.

O

Xbox Series X

, lançado em 2020, surgiu como uma opção avançada, prometendo uma experiência de jogo totalmente nova e que atende a usuários mais exigentes. Com o mercado inundado de opções e tecnologias emergentes, surge a pergunta: "Vale a pena comprar o console Xbox Series X?"

Nesta análise, apontaremos as características marcantes desse sistema de jogos de próxima geração, avaliaremos os benefícios tangíveis que ele traz para os jogadores e discutiremos as considerações essenciais que todo potencial comprador deve ter em mente.

Xbox Series X é bom?

Com a chegada do

Xbox

Series X, a maioria dos jogos precisaram se adaptar para entregar uma melhor qualidade gráfica, isso tende a fazer com que os jogos fiquem cada vez mais pesados e até mesmo incompatíveis em hardwares mais antigos, o que pode ser um problema para quem não se atualizar.

Esse

console

é o mais forte na linha total dos Xbox até o momento, entregando qualidade gráfica excepcional e compatibilidade total com sistemas 4K. Além disso, o console é muito silencioso, o que pode surpreender até os mais exigentes.

Especificações técnicas

Essas são as especificações técnicas do Xbox Series X, que evidenciam a impressionante capacidade do console em proporcionar uma experiência de jogo envolvente e de alta qualidade.

Processador

  • CPU: Processador Octa-core AMD Zen 2 com clock de 3,8 GHz (3,6 GHz com SMT habilitado).

Gráficos

  • GPU: AMD RDNA 2 com 52 unidades de computação e clock de 1,825 GHz.

  • Capacidade de processamento de 12 teraflops.

Memória

  • RAM: 16 GB GDDR6.

Armazenamento

  • SSD NVMe personalizado de 1 TB.

  • Expansão de armazenamento externo através de cartões de expansão.

Resolução e taxa de atualização

  • Suporte à resolução de até 4K a 120 FPS.

  • Capacidade de 8K em jogos específicos.

  • Suporte a Ray Tracing para gráficos mais realistas.

Compatibilidade

  • Retrocompatibilidade com jogos de Xbox One, Xbox 360 e Xbox original.

  • Aprimoramentos automáticos de jogos anteriores.

Recursos adicionais

  • Unidade de disco Blu-ray 4K UHD.

  • Áudio espacial 3D.

  • Suporte a HDR (High Dynamic Range).

  • Quick Resume para alternar rapidamente entre múltiplos jogos.

  • Backward Compatibility - Retrocompatibilidade com uma ampla biblioteca de jogos anteriores.

Conectividade

  • HDMI 2.1 com suporte a VRR (Variable Refresh Rate) e ALLM (Auto Low Latency Mode).

  • Portas USB 3.1.

  • Compatível com o controle Xbox Wireless Controller.

Dimensões

Essas dimensões e peso permitem que o Xbox Series X seja um console compacto, porém poderoso, que pode se encaixar facilmente em diferentes configurações de entretenimento e proporcionar uma experiência de jogo excepcional.

  • Dimensões: 30,1 cm x 15,1cm x 15,1cm (A x L x P)

  • Peso aproximado: cerca de 4,45 kg

Design

Combinando forma e função de maneira elegante, o Xbox Series X possui formato vertical que oferece uma presença marcante, complementando qualquer ambiente de entretenimento com sofisticação.

O acabamento em preto fosco confere um toque moderno e discreto, enquanto os detalhes verdes sutis reforçam a identidade visual da marca Xbox. A grade circular no topo não só contribui para a estética única, mas também atua como uma saída de calor eficiente, garantindo que o console funcione com desempenho máximo.

rich-text-image

x box localizado ao lado da smart tv

1. Compacto e poderoso: O formato vertical compacto do Xbox Series X permite que ele se encaixe facilmente em diversos espaços, enquanto abriga uma potência de processamento impressionante.

2. Ventilação inteligente: A grade circular no topo do console não apenas adiciona um elemento visual distinto, mas também garante um fluxo de ar adequado, mantendo o hardware resfriado durante sessões de jogo intensas.

3. Acessibilidade de portas: As portas convenientemente posicionadas na parte traseira do console permitem uma fácil conexão de cabos e acessórios, oferecendo uma experiência de configuração tranquila.

Design do Controle Xbox Wireless

O

controle Xbox Wireless

é um exemplo notável de engenharia ergonômica e inovação tecnológica, projetado para aprimorar a experiência de jogo e proporcionar conforto excepcional. Sua estética refinada é acompanhada por características cuidadosamente desenvolvidas para oferecer uma jogabilidade imersiva e envolvente.

1. Ergonomia aperfeiçoada: O design contornado e os gatilhos texturizados proporcionam uma pegada confortável durante longas sessões de jogo, reduzindo a fadiga e aumentando o desempenho.

2. Botões responsivos: Os botões de resposta rápida e os analógicos de alta precisão garantem um controle preciso sobre ações no jogo, oferecendo uma experiência fluida e recompensadora.

rich-text-image

Xbox Series X 1TB Standard

3. Compatibilidade estendida: Compatível com dispositivos Windows 10 e dispositivos móveis, o controle Xbox Wireless proporciona versatilidade e liberdade para jogar em diferentes plataformas.

Tanto o design do

console Xbox

Series X quanto o design do controle Xbox Wireless são exemplos impressionantes de atenção aos detalhes, funcionalidade intuitiva e estética atraente, trabalhando juntos para elevar a experiência de jogo a níveis extraordinários.

E quanto às imagens? Resolução

O Xbox Series X redefine os padrões de qualidade visual no mundo dos videogames, oferecendo uma experiência imersiva e deslumbrante que cativa os jogadores. Sua capacidade de proporcionar resoluções notáveis contribui significativamente para elevar a qualidade geral dos jogos e mergulhar os jogadores em mundos virtuais ricamente detalhados.

1. 4K: Com suporte à resolução de até 4K, o Xbox Series X oferece uma clareza visual impressionante, permitindo que os jogadores apreciem cada detalhe de seus jogos favoritos.

2. 120 FPS fluidos: A capacidade de atingir taxas de quadros de até 120 FPS proporciona uma jogabilidade notavelmente fluida e responsiva, tornando as ações dentro dos jogos mais naturais e realistas.

3. Compatibilidade com 8K: Além do 4K, o Xbox Series X também oferece suporte a jogos em 8K, abrindo as portas para uma resolução ainda mais impressionante e aprofundada, para jogos e conteúdos otimizados.

Compatibilidade de resolução com jogos anteriores

Uma característica admirável do Xbox Series X é sua compatibilidade com jogos anteriores, permitindo que títulos mais antigos aproveitem os benefícios das capacidades de resolução do console. 

Muitos jogos retrocompatíveis são aprimorados automaticamente, oferecendo gráficos mais nítidos e uma experiência visual aprimorada, mantendo-se fiéis às criações originais.

1. Aprimoramentos automáticos: Jogos de gerações anteriores são elevados a novos patamares visuais, aproveitando o poder de processamento do Xbox Series X para entregar uma resolução mais alta e uma experiência visual mais envolvente.

2. Mantendo a integridade artística: Os aprimoramentos de resolução são aplicados de forma a respeitar a visão artística original dos jogos, mantendo a estética e o estilo autênticos.

3. Seleção de títulos: Uma ampla seleção de jogos anteriores é compatível com a resolução aprimorada do Xbox Series X, permitindo que os jogadores redescubram seus jogos favoritos com uma nova perspectiva visual.

A resolução impressionante e a compatibilidade de resolução com jogos anteriores no Xbox Series X abrem as portas para uma experiência de jogo visualmente rica e emocionante, reforçando a posição do console como líder no cenário de entretenimento digital.

Disponibilidade de jogos

O

Xbox Series X

possui total conectividade ao Xbox Game Pass, permitindo ao usuário desfrutar de uma biblioteca com inúmeros títulos que atendem às demandas dos jogadores nos mais variados gêneros.

Não é necessário instalar jogos, você pode curtir uma aventura de alta qualidade desde qualquer lugar do mundo, com o acesso à nuvem. Além disso, muitos jogos disponibilizados para os consoles anteriores foram otimizados para o Xbox Series X.

  • Ação e aventura: Grand Theft Auto V, The Lord of the Rings: Gollum, Marvel’s Avengers, Watch Dogs: Legion, Vengeance is Mine, Sherlock Holmes: Chapter One

  • Corrida: Forza Horizon 4, Forza Motorsport, Dirt 5, Speedway Racing, Super Woden GP, Need for Speed Unbound, Forza Horizon 5, Hot Wheels Unleashed, MotoGP 21

  • Esporte: Fifa 21, Madden NFL 21, NBA 2K21, Ultimate Fishing Simulator 2

  • RPG: Werewolf: The Apocalypse – Earthblood, Dying Light 2, : Elden Ring, Tales of Arise, Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, The Outer Worlds, Disco Elysium, Mass Effect Legendary Edition, The Witcher 3, Yakuza: Like a Dragon, Diablo IV

  • Terror Psicológico: The Medium, Crossfire X, Desteny 2, Halo Infinite, Scorn, Little Nightmares II, The Quarry, The Dark Pictures: Man of Medan, The Medium, Resident Evil Vilage, 2, 4 e 7, Scorn, Maid of Sker

  • Tiro em primeira e terceira pessoa: Gears 5, Warframe, Scorn,

    Halo Infinite

    , Control, Black, Fortnite, Halo 5: Guardians, Insurgency: Sandstorm, Punch Club

Qual é a vantagem de ter um Xbox Series X?

O Xbox Series X oferece uma série de vantagens distintas em relação a outros modelos de Xbox e até mesmo frente a outros consoles, destacando-se como um verdadeiro ícone de poder e inovação.

Com uma potência de próxima geração, impulsionada pelo processador octa-core AMD Zen 2 e a GPU AMD RDNA 2 de 12 teraflops, essas características de hardware elevam os jogos a um novo nível de complexidade e até mesmo em questão de carregamento.

Além disso, a capacidade de atingir resoluções de até 4K a 120 FPS, com suporte a 8K, reforça a experiência visual, oferecendo jogos mais nítidos, fluidos e realistas. O carregamento rápido, graças ao SSD NVMe, não retarda o tempo de jogo, permitindo que os jogadores desfrutem instantaneamente do

game

.

A tecnologia Ray Tracing adiciona um toque de realismo aos gráficos, simulando luzes e sombras com precisão notável. A compatibilidade com jogos anteriores, combinada com o recurso Quick Resume aprimorado, oferece uma experiência de jogo contínua e conveniente.

Com áudio espacial 3D e um design compacto e poderoso, o Xbox Series X emerge como uma opção irresistível para jogadores que buscam uma experiência de jogo de alta qualidade e imersiva.

Conclusão

Para quem tem uma TV 4K e quer explorar ao máximo a resolução, o Xbox Series X é uma excelente opção e investimento. Isso significa que ao unir a tecnologia de ponta do console à tecnologia que é quatro vezes maior que a existente no Full HD, você estará garantindo mais nitidez e detalhes visuais impressionantes.

Tecnologia como do Ray Tracing são melhores percebidas também em uma televisão 4K, que simulam o comportamento realista da luz e melhorando a qualidade visual no geral, resultando em reflexos mais precisos, sombras mais realistas e melhora da jogabilidade.

A união dos dois também é nítida na reprodução de filmes, séries ou qualquer outro conteúdo online. Você pode aproveitar a qualidade máxima da imagem em qualquer aspecto do entretenimento digital sem ter problemas na resolução.