Melhores mouses gamer para comprar atualmente no Brasil

O mouse pode parecer uma simples ferramenta de

computador

, mas com uma importante função, principalmente no mundo gamer, que exerce um papel fundamental em muitos jogos. Sem ele, é impossível, por exemplo, caminhar sobre o cenário, aprumar uma mira de tiro, dar agilidade numa ação, entre outras coisas.

rich-text-image

Mão sobre o mouse

Por esse motivo, existe hoje uma categoria de mouses exclusivas para gamers. Estes mouses possuem características e funcionalidades específicas, cujo objetivo é contribuir para uma jogabilidade e dar ao jogador mais controle sobre o jogo. Então, quem tem um

PC gamer

, precisa, também, escolher um bom mouse para acompanhar.

Qual é o melhor mouse gamer do Mundo em 2023?

É difícil determinar uma única marca ou um modelo de

mouse gamer

que seja o melhor do mundo. Cada marca e modelo traz seus pontos positivos, os quais devem ser avaliados de acordo com a necessidade de cada jogador. Por isso, listamos 3 mouses considerando características como nível de precisão, opções de ajustes e versatilidade, sendo ambidestros. 

Razer DeathAdder V2

O

Razer DeathAdder

possui um design ergonômico, sendo muito confortável para quem passa longas horas jogando. Com 20.000 DPI de sensibilidade (DPI mede a precisão do ponteiro na tela: quanto maior o valor, maior a precisão) e 650 IPS de velocidade (velocidade que o mouse pode se movimentar sem perder a capacidade de rastreamento), é um mouse de grande precisão para utilizar games de tiro em primeira pessoa (FPS), como, por exemplo, Counter-Strike.

Logitech G502 Hero

Os principais pontos fortes do

Logitech G502 Hero

são seu design ultra-moderno e seus 11 botões programáveis. Outro aspecto interessante é o seu peso ajustável: são 5 mini pesos que podem ser retirados. Em relação ao seu tamanho, ele possui 75 mm de largura e 132 mm de comprimento, é um modelo grande e leve. Este mouse é recomendado para jogos de tipo MMO (Massively Multiplayer Online, ou seja, jogos com grande quantidade de jogadores online) como, por exemplo, World of Warcraft. 

HyperX Pulsefire Surge RGB

Com um design simples, porém sofisticado, o

HyperX Pulsefire

é confortável, além de ser ambidestro. Pesando pouco mais de 100 gramas, oferece leveza para as mãos sem o prejuízo da perda de precisão. Além disso, possui uma memória interna que permite ao usuário criar até 3 perfis de configuração diferentes. Por esta razão, é um mouse indicado para vários estilos de jogos. 

Qual é a vida útil de um mouse gamer?

A vida útil de um

mouse

é contabilizada em números de cliques. Um mouse comum, por exemplo, tem uma taxa de durabilidade entre 5 e 8 milhões de cliques, cerca de 4 a 5 anos de uso em atividades simples. Já os mouses gamer podem suportar entre 10 e 50 milhões de cliques. Há alguns modelos mais modernos que chegam até a 70 milhões de cliques. 

rich-text-image

Homem jogando no PC

É difícil estimar o equivalente em anos, pois, no caso dos mouses gamer, os cliques estão diretamente vinculados ao estilo de jogo e à quantidade de horas que o usuário passa jogando.

Qual é a vantagem de ter um mouse gamer?

São várias as vantagens que oferecem os mouses gamers, sendo elas:

  • Forma ergonômica: os mouses gamer são desenvolvidos para atender a demanda de jogadores, sejam profissionais ou não, que passam grandes quantidades de horas jogando. Por isso, são desenhados de forma ergonômica com objetivo de levar mais conforto e evitar possíveis lesões por esforço repetitivo. 

  • Especificações técnicas: contém maiores valores de DPI (medida de sensibilidade e precisão) e IPS (velocidade de resposta do mouse). Isso garante que o jogador terá maior controle sobre os comandos do game. 

  • Botões extras: existem dezenas de modelos com variados tipos de botões extras. O objetivo é deixar o dispositivo mais configurável, isto é, que o usuário tenha a possibilidade de ajustar as funções do mouse segundo suas necessidades dentro do game. Por exemplo, o jogador pode transferir algum comando do teclado para o mouse, agilizando e personalizando seu estilo de jogo.  

  • Durabilidade e resistência: como são feitos para suportar grande pressão durante várias horas, os mouses gamer são produzidos e projetados com peças e materiais de qualidade e mais resistentes.

O que é mais importante em um mouse gamer?

Em termos técnicos, os aspectos mais importantes de um mouse gamer são os valores de DPI e IPS. Estas medidas garantem que o mouse funcionará da melhor maneira possível, ou seja, com mais precisão e sensibilidade e com maior velocidade de resposta. Quanto maiores os valores dessas duas medidas, melhor será o mouse para os jogos eletrônicos.

rich-text-image

Homem usando o PC

Por outro lado, podemos pensar também em questões de comodidade e conforto. Portanto, é importante que o mouse gamer tenha um design ergonômico que, além do conforto, também ajuda a diminuir os riscos de lesões por repetições excessivas. Existe uma variedade de formatos, cada um mais adequado para os tipos de mãos e tipos de pegada, sendo: 

  • Palm grip: a mão fica toda apoiada sobre o mouse, com dedos esticados;

  • Claw grip: apenas a base da mão e parte do dedo ficam apoiados;

  • Fingertip grip: somente as pontas dos dedos estão apoiadas e estilos de jogo.

Conclusão

Um mouse não é apenas um instrumento, sobretudo quando estamos falando em jogos eletrônicos. Ter um mouse gamer, com DPI e IPS satisfatórios e bom apoio ergonômico, podem dar muitas vantagens ao jogador em relação aos seus oponentes na hora de disputar uma partida online. Por isso, é necessário escolher um mouse gamer adequado, conforme as suas necessidades e que proporcione conforto para jogar por longos períodos.