Os Melhores Processadores para PC em 2023

Veja todas as dicas para eleger o processador ideal para o seu PC com este guia completo

rich-text-image

Visão aproximada de uma CPU com todos os seus componentes

Se você quer melhorar o desempenho do seu computador e não sabe por onde começar, uma boca dica é considerar a troca do processador, ou

CPU

– unidade central de processamento. Este é o hardware responsável por executar as tarefas mais complexas e exigentes do PC e para isso, age em conjunto com a memória RAM.

O processador possui diversas características que devem ser levadas em conta na hora de escolher um modelo. Somente assim irá atender totalmente as suas necessidades e da sua máquina. 

Por isso é importante conhecer um pouco deste componente, as suas funções e o que considerar, antes de optar por um produto. Atualmente, existem diversos processadores de distintas gerações à venda no mercado, sendo que muitos levam a assinatura das principais fabricantes: a

Intel

e a

AMD

.

Para ajudar você nesta importante tomada de decisão, veja primeiro o que é e como funciona um processador, neste guia feito especialmente para tirar todas as suas dúvidas. Em seguida, saiba quais são os modelos mais populares, segundo a página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

O que é um processador de PC e como ele funciona?

O processador é o cérebro do

computador

. Nele são feitos todos os cálculos dos programas em execução. Ele é tão importante, que até mesmo para abrir o sistema inicial é preciso que ele esteja em funcionamento. 

O componente possui chips, que são, na verdade, circuitos integrados. Estas peças trabalham em conjunto para realizar as operações.

Para funcionar, o processador segue uma ordem lógica de instruções, conhecida como arquitetura. As principais empresas que produzem processadores, como a AMD e a

Intel

, baseiam seus chips nas arquiteturas x64 e x86. 

Mas existe ainda a Apple, que se destaca pela arquitetura ARM, existente nos

iPhones

e

Macs

, capaz de atingir uma alta performance com uma maior eficiência energética.

Seja como for, em qualquer um dos casos, o processador segue uma ordem lógica de trabalho:

  • Busca por instruções: o processador começa seus cálculos buscando por comandos a serem executados. No geral, esses comandos estão armazenados na memória temporária do computador, ou memória RAM.

  • Decodificação: após encontrar a instrução, o processador interpreta os dados e determina qual operação computacional deve ser feita.

  • Busca de dados e execução: se a instrução necessitar de dados da memória, ele vai atrás desses dados para executar o processo. Senão, ele parte para a execução diretamente.

  • Armazenamento de resultados: o resultado dos cálculos são armazenados, seja na memória RAM, ou no registrador interno (cache) do próprio processador, dependendo da finalidade do cálculo.

  • Repetir: esse processo é repetido para a próxima instrução.

Os processadores atuais possuem velocidades altíssimas, medidas em gigahertz (GHz), representando bilhões de ciclos por segundo. Além disso, são projetados com recursos avançados, como: 

  • Pipelines de instruções que ajudam ao processador executar várias etapas ao mesmo tempo, enquanto segue a ordem de execução.

  • Execução fora de ordem, que permite que um comando seja executado enquanto ocorre a busca por dados necessários.

  • Tecnologias de cache avançadas, como o 3D V-Cache, que aumenta em muito a quantidade de dados que podem ser armazenados na memória interna do dispositivo.

  • Unidades de ponto flutuante especializadas para operações matemáticas complexas.

rich-text-image

Processador Intel Core i9-13900F BX8071513900F de 24 núcleos e 5.6GHz de frequência

Núcleos e Threads: o que significam?

Núcleos e threads são termos relacionados ao número de unidades de processamento num processador e à capacidade de executar múltiplas tarefas simultaneamente. Um núcleo de processador é uma unidade independente de processamento dentro do chip. 

  • Cada núcleo consegue executar instruções e realizar cálculos de forma autônoma.

  • Quanto mais núcleos um processador tiver, maior será a capacidade de executar tarefas simultaneamente.

Os threads, por sua vez, são sequências de instruções que podem ser executadas de forma independente. Um thread pode ser considerado uma "linha" de execução em um programa. 

Um processador pode ter a capacidade de executar múltiplos threads simultaneamente, o que é conhecido como execução simultânea de threads ou multithreading. Existem dois tipos principais de threads: os físicos e os lógicos

  • Os threads físicos correspondem diretamente aos núcleos físicos do processador, o que significa que cada núcleo pode executar um thread físico de cada vez.

  • Já os threads lógicos são uma técnica utilizada para melhorar o desempenho, permitindo que cada núcleo execute múltiplos threads simultaneamente. Ter múltiplos núcleos e threads traz benefícios para o desempenho. 

Isso permite que o processador execute várias tarefas simultaneamente, dividindo a carga de trabalho entre os núcleos ou threads disponíveis.

  • A eficiência da utilização de vários núcleos ou threads depende do tipo de aplicativo, ou tarefa que está sendo executada. 

  • Alguns programas são otimizados para tirar o máximo proveito do paralelismo, enquanto outros podem não se beneficiar tanto e, em alguns casos, até apresentar um desempenho inferior.

Como comparar desempenho de processadores?

Para escolher o melhor processadores, é preciso comparar algumas características técnicas, como:

Potência

A potência do processador, ou velocidade do relógio, medida em gigahertz (GHz), é uma das métricas mais importantes na hora de se comparar dois modelos diferentes. Um processador com uma velocidade de relógio mais alta executa as tarefas mais rapidamente.

Núcleos e threads

O número de núcleos e threads em um processador é importante para determinar a capacidade de processamentos simultâneos. Geralmente, mais núcleos e threads significam um melhor desempenho em alguns cenários, como em programas otimizados para se aproveitar desse paralelismo.

Geração

A cada ano que passa, a AMD e a Intel lançam uma nova geração de processadores com melhorias sob a anterior, como maior eficiência energética, melhor construção e melhorias na dissipação de calor. Isso não quer dizer, no entanto, que um processador da geração passada não tenha utilidade com a chegada de uma nova.

Cache

Os processadores possuem um cache, memória própria de rápido acesso que armazena dados e instruções frequentemente utilizados. Isso reduz a necessidade de acessar a memória RAM e torna as operações mais ágeis. Um cache maior e mais rápido pode melhorar o desempenho em certas tarefas. Essa métrica é mais útil para aqueles que precisam de alta performance.

Como escolher um processador?

Escolher o processador ideal para suas necessidades requer considerar vários fatores. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a melhor escolha possível:

Determine suas necessidades

Avalie o tipo de tarefa que você realizará no computador. Isso pode incluir jogos, edição de vídeo, programação, ou trabalhos básicos e entretenimento como assistir vídeos ou conversar com amigos.

  • Para tarefas básicas um processador com até 4 núcleos com 3,0 GHz de potência é mais do que o suficiente para um bom desempenho.

  • Se seu intuito é jogar, deve-se considerar um processador que comece a partir de 4 núcleos e 3,0 GHz. O ideal é focar na velocidade e não na quantidade de núcleos.

  • Para trabalhos pesados, como edição de vídeo ou programação que exija compilação de código, os requisitos dos gamers se mantêm, mas o foco deve ser em encontrar um com maior capacidade de realizar processos em multitarefa.

Defina um orçamento

Estabeleça um limite financeiro para o processador por existirem opções disponíveis em várias faixas de preço. Considere quanto você está disposto a investir no componente central do seu sistema.

Verifique a compatibilidade com a placa-mãe

O processador necessita ser compatível com sua placa-mãe. Ele é ligado nela por meio de um soquete que muda com o passar das gerações de processador. Por isso, antes de comprar verifique se ambos possuem a mesma entrada.

Considere o futuro

Pense em suas necessidades futuras e na escalabilidade do seu sistema. Se você planeja atualizar ou expandir o seu sistema no futuro, leve em consideração o potencial dele de se manter relevante pelos próximos anos.

Como entender os nomes dos processadores?

Agora que você conhece as principais características dos processadores e sabe como escolher o seu, aprenda a compreender algumas das principais características do processador só pelo seu nome, seja ele AMD ou Intel. Confira:

Entendendo o nome dos processadores da Intel

A Core, linha de processadores mais popular da Intel, possui uma nomenclatura muito clara (para quem sabe decifrá-la.) Por exemplo, um dos processadores mais novos da empresa é o Intel Core i9-13900F. Cada parte desse nome tem um significado:

  • Intel Core: representa a linha dos processadores da empresa.

  • i9: é a família dos processadores. Esta pode ser ainda i7, i5 e i3. Números mais altos oferecem um melhor desempenho, mais núcleos e, em alguns casos, recursos adicionais.

  • 13: é o indicador de geração do processador. Quanto maior esse número mais recente ele é.

  • 900: representa um modelo específico na geração. Para saber mais sobre cada um o ideal é verificar as especificações técnicas.

  • F: as letras finais são modificadores do produto. F quer dizer que esse modelo não possui gráficos integrados, devendo ser idealmente utilizado junto a uma placa de vídeo.

Há ainda as letras:

  • K: modelo está desbloqueado para overclock.

  • H: processadores com altas performance gráficas para notebooks.

  • U: destinado a notebooks finos e ultraleves, com baixo consumo de energia.

  • T: modelos de desktop com eficiência energética.

  • G: processadores com placas gráficas adicionais integradas.

  • S: para edição especial e comemorativas

  • X ou extreme: significa que o modelo é destinado para fluxos de trabalho avançados.

Entendendo o nome dos processadores da AMD

Os processadores da AMD possuem uma nomenclatura parecida, porém com algumas diferenças. Para entender melhor, veja o exemplo com o nome AMD

Ryzen 7 5700X

, que faz parte da Ryzen, linha mais popular da empresa.

  • AMD Ryzen: Representa a marca e a linha de processadores.

  • 7: é a família dos processadores. Assim como na Intel, números mais altos oferecem melhor performance, mais núcleos e recursos extras. Há ainda os números 3, 5 e 9.

  • 5: Oo numeral de milhar representa a geração dos processadores. Em vez de “5”, ela é referida como “5000”. Pode ser encontrado versões 3000, 5000, 7000 e já está em desenvolvimento a geração 9000.

  • 7: é o número que indica o desempenho do processador. Quanto maior mais potente será o processador.

  • 00: Nesta casa pode-se encontrar alguns números que servem para diferenciar modelos similares, seja por ter alguns núcleos a mais ou velocidade um pouco maior.

  • X: assim como na Intel, os processadores AMD também recebem letras no final para designar recursos especiais. O X indica alta performance para desktops.

Além disso, confira:

  • XT: com versões de velocidade maiores que as X

  • G: processadores de desktop com placas de vídeo integradas

  • H: alto desempenho para notebook.

  • U: processadores com eficiência energética para notebooks.

  • S: processador para desktop com baixo consumo de energia.

  • HX: para modelos com desempenho muito alto.

  • 3D: utiliza seu cache para dar mais desempenho em games.

rich-text-image

Processador gamer AMD Ryzen 5 5600G 100-100000252BOX de 6 núcleos e 4.4GHz de frequência com gráfica integrada

Quais são os melhores processadores para o dia a dia?

Se você quer um processador potente para realizar as tarefas diárias com facilidade, observe alguns modelos com ótimo desempenho e que estão entre os mais buscados da página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

AMD Ryzen 3 3200G

Para quem quer dar um upgrade no processador para conseguir maior desempenho e agilidade nas funções, mas não está interessado em rodar jogos pesados, o

AMD Ryzen 3 3200G

é uma boa escolha. O modelo apresenta um bom custo benefício, possuindo gráficos integrados Radeon Vega.

  • Soquete: AM4.

  • Velocidade: 3,6 GHz e até 4,0 GHz em turbo.

  • Núcleos: 4 núcleos e 4 threads.

  • Cache: 4 MB.

Intel Core i3-10100

Um modelo com bom desempenho da Intel, ideal para quem quer dar mais velocidade no computador é o

Intel Core i3-10100

. Ele conta com gráficos integrados UHD Graphics 630, dispensando a utilização de uma placa de vídeo. Ideal se seu objetivo é utilizar o computador para tarefas cotidianas.

  • Soquete: LGA1200.

  • Velocidade: 3,6 GHz e até 4,3 GHz em turbo.

  • Núcleos: 4 núcleos e 8 threads.

  • Cache: 6 MB.

Quais são os melhores processadores para games?

Quem visa melhorar a performance em jogos precisa de um processador mais potente, capaz de processar tamanha demanda em pouco tempo. Abaixo estão alguns modelos com ótimo desempenho em jogos e e que estão entre os mais buscados da página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

AMD Ryzen 5 5600G

O

AMD Ryzen 5600G

é um dos mais populares dentre os gamers graças ao ótimo custo-benefício que ele apresenta. Esse modelo permite rodar os jogos mais pesados da atualidade e deve se manter relevante pelos próximos anos graças a sua potência.

  • Soquete: AM4.

  • Velocidade: 3,9 GHz e até 4,4 GHz em turbo.

  • Núcleos: 6 núcleos e 12 threads.

  • Cache: 16 MB.

Intel Core i5-11600K

O modelo

Intel Core i5-11600K

é outro campeão de popularidade entre os jogadores. O modelo conta com bastante potência em seus núcleos, permitindo a execução de jogos pesados e garantindo uma boa execução de futuros lançamentos.

  • Soquete: LGA1200.

  • Velocidade: 3,9 GHz e até 4,9 GHz em turbo.

  • Núcleos: 6 núcleos e 12 threads.

  • Cache: 12 MB.

Quais são os melhores processadores para trabalhos intensos?

Agora, se você busca o maior desempenho possível, existem outras opções de processadores. É o caso de quem ama jogar games mais exigentes ou trabalha com edição e renderização de vídeos ou programação, por exemplo. Neste caso, veja mais dois modelos, que se destacam como os mais procurados pelos consumidores, na página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

AMD Ryzen 9 5900X

Com bastantes núcleos, o

AMD Ryzen 9 5900X

é um modelo ideal para quem precisa de bastante capacidade ofensiva para lidar com múltiplas tarefas pesadas, ou utiliza programas que conseguem se aproveitar bem dos diversos núcleos, como para renderizar vídeos.

  • Soquete: AM4.

  • Velocidade: 3,7 GHz e até 4,8 GHz em turbo.

  • Núcleos: 12 núcleos e 24 threads.

  • Cache: 64 MB.

Intel Core i9-11900K

Outro modelo bastante utilizado por profissionais é o

Intel Core i9-11900K

. Com inúmeros núcleos, esse processador é ideal para quem necessita de um forte poder de paralelismo para executar funções intensas, como editar vídeos ou programar.

  • Soquete: LGA1200.

  • Velocidade: 3,5 GHz e até 5,2 GHz em turbo.

  • Núcleos: 8 núcleos e 16 threads.

  • Cache: 16 MB.

Agora que você é quase um especialista em processadores, ficou mais fácil tomar uma decisão sobre qual tipo de processador é ideal para a sua rotina. Desde modelos projetados para gamers ávidos por desempenho a chips destinados a profissionais que exigem capacidade de processamento para tarefas complexas, o mercado está cheio de opções prontas para atender as diferentes necessidades dos usuários.