Guia completo de calibragem de pneus para seu veículo

Descubra a calibragem ideal para seus pneus e evite o desgaste e o consumo excessivo de combustível.

Todos os motoristas querem que seus caminhonetes tenham o melhor desempenho possível em todos os momentos, quer estejam sendo usados para trabalho, passeio ou viagem.

É por esse motivo que a

calibragem

dos pneus é muito importante. Isso porque, além de ter o desempenho correto na direção, ela também influenciará o desgaste dos pneus para que sejam uniformes. Além disso, reduzirá o consumo de combustível, reduzirá o risco de acidentes e proporcionará maior estabilidade.

rich-text-image

pneus

Para que serve a calibragem dos pneus?

O objetivo da

calibragem de pneus

é regular a quantidade de pressão de ar dentro dele. Isso acontece porque cada pneu tem uma pressão ideal, conforme estimado pelo fabricante.

Será essencial que os motoristas verifiquem seus pneus regularmente para garantir que tudo esteja como deveria estar. Se os pneus não estiverem calibrados, eles podem perder a aderência na superfície, aumentando a distância de frenagem e os riscos ao

volante

.

Portanto, ao realizar uma verificação a cada 15 dias, aproximadamente, tudo estará sob controle e você poderá dirigir da maneira que quiser sem ter que adicionar preocupações extras.

Qual é a calibragem ideal?

A pressão de ar que cada

pneu

deve ter dependerá de várias questões, como o peso do veículo, o número de passageiros que ele costuma ter, a largura do chassi, a aerodinâmica, entre outras coisas.

O ideal é que você possa ler o manual do carro ou do caminhão, no qual a empresa responsável pela fabricação do veículo geralmente explica qual é a pressão adequada.

Se o manual não estiver disponível, ele também pode ser encontrado no selo na parte interna da porta e, de qualquer forma, também estará disponível na Internet.

Todos os pneus devem ter a mesma pressão de ar

Um ponto muito importante a ser considerado é que todos os pneus devem ter a mesma pressão de ar. 

Todos os quatro pneus devem ser iguais, do

mesmo modelo

, para ser mais preciso, e também devem ter a mesma calibragem para que todos tenham a mesma aderência na superfície em que estão rodando.

Outro ponto importante, que muitas vezes é esquecido, é que os pneus devem estar frios quando forem calibrados, pois se estiverem quentes, precisarão de 1 ou 2 libras a mais.

Faça o procedimento correto

Quando se trata de aplicar ar em seus pneus, há alguns aspectos a serem considerados para evitar complicações ou perda de tempo.

Antes de mais nada, é importante saber qual pressão de ar deve ser aplicada aos pneus da caminhonete em questão. O excesso de pressão resultará em perda de aderência à superfície e, se a pressão for muito baixa, o

pneu

ficará pesado, se desgastará e consumirá mais combustível do que o esperado.

Agora você já sabe: a melhor coisa a fazer é verificar os pneus que você tem, a pressão que eles têm e seguir estas instruções para que tudo funcione como deveria.

Como é classificada a calibragem dos pneus?

As pessoas devem estar cientes de que há três métodos para verificar se a

calibragem dos pneus

está correta.

  • PSI: polegada por libra quadrada, sendo o sistema mais frequente no Brasil e na América do Sul em geral.

  • BAR: esse é o método mais utilizado no continente europeu.

  • kPa: o sistema Pascal é o utilizado internacionalmente.

Nem todas as superfícies exigem a mesma calibragem

Os especialistas dizem que, para poder dirigir no asfalto ou em uma estrada, independentemente da velocidade, as recomendações do fabricante devem ser observadas.

O mesmo se aplica a estradas rochosas ou de cascalho, onde é necessária uma boa aderência, e objetos externos podem danificar os pneus.

Por outro lado, se for necessário dirigir em lama ou areia, a pressão deve ser menor. Isso permitirá que a suspensão e os amortecedores sofram menos pressão. Principalmente quando comparados às demandas que seriam impostas a eles se os pneus estivessem em sua pressão normal.

A calibragem incorreta pode representar riscos

Se os

pneus

não estiverem com a pressão de ar correta, isso pode causar problemas e afetar seriamente o desempenho do veículo.

Se os pneus estiverem com pressão insuficiente, o consumo de combustível aumentará e o motor precisará de mais combustível para funcionar.

Por outro lado, se a pressão do ar for maior do que a recomendada, haverá menos aderência ao solo, o que também pode ser perigoso para os passageiros.

Enquanto isso, se o pneu estiver com baixa pressão, haverá desgaste prematuro.

rich-text-image

carros

De que calibragem as caminhonetes precisam?

Foi explicado anteriormente que cada veículo, independentemente de seu tamanho, tem uma pressão de ar ideal indicada por seu respectivo fabricante.

É claro que muitas pessoas pensam que, por se tratar de veículos da mesma categoria ou segmento, eles poderiam ser calibrados com a mesma pressão e pronto. Mas esse não é o caso.

Um exemplo muito claro é evidenciado pela Chevrolet S10 e pela Toyota Hilux, duas das picapes mais populares que exigem pressões diferentes ao carregar seus pneus.

Qual é a pressão de ar necessária para a Chevrolet S10?

Essa caminhonete, que é um ícone entre os veículos fabricados pela prestigiada marca Chevrolet, tem sua pressão de ar determinada.

A empresa afirma que o ideal é que seus pneus tenham 44 PSI, que é teoricamente o valor ideal.

Então, agora você já sabe: se você tem uma S10, deve verificar se a pressão dos pneus é de 44 PSI, para que a caminhonete tenha o melhor desempenho e condução.

A Toyota Hilux também tem seu próprio PSI específico

A principal caminhonete da Toyota deve ter os pneus com mais ou menos 38 PSI. Dessa forma, eles serão considerados em perfeitas condições.

Com essa pressão de ar, os pneus terão a aderência que devem ter na superfície, proporcionando a segurança esperada de um veículo desse estilo.

Isso é muito importante, especialmente se considerarmos que é recomendável que os pneus sejam verificados com frequência.

Qual é a pressão necessária para os pneus da Nissan Frontier?

A picape fabricada pela

Nissan

ganhou um espaço considerável, especialmente desde que seu novo design foi lançado. Isso fez com que muitas pessoas voltassem para ela.

Essa caminhonete requer um total de 41 PSI ao encher os pneus, portanto, grosso modo, ela precisa de um ponto médio entre a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux.

Amarok, a principal picape da Volkswagen

A excelente picape fabricada pela empresa alemã também tem suas medidas determinadas em PSI. A Volkswagen afirma que ela deve ter 44 no total, tanto em seus pneus dianteiros quanto traseiros.

Essa determinação faz dela, juntamente com a Chevrolet S10, a picape que requer mais pressão de ar para atingir seu desempenho ideal.

Quais são os pneus ideais para uma caminhonete?

Isso depende, antes de mais nada, da marca da própria caminhonete. Dependendo do

modelo

, você terá de verificar se pode ou não ter pneus de tamanhos diferentes.

Muitas pessoas optam por equipar suas caminhonetes com pneus maiores, especialmente em termos de largura, para ter melhor aderência e estabilidade.

Portanto, a coisa mais importante a saber é se o veículo em questão pode ser adaptado a essa mudança. Em caso afirmativo, é necessário analisar quais pneus seriam compatíveis e, em seguida, procurá-los no mercado.

rich-text-image

pneus novos

Compre seus novos pneus para caminhonetes

É claro que há cada vez mais alternativas na hora de

escolher os pneus

, pois, além da grande variedade de marcas de caminhões, há também muitas empresas que se dedicam à fabricação de pneus, e cada uma delas tenta se destacar de seus concorrentes.

No Mercado Livre, você pode encontrar os pneus que melhor se adaptam às exigências do motorista e também pode tirar todas as suas dúvidas. A plataforma permite consultar especialistas, ler opiniões de usuários que já compraram seus pneus, comparar preços e versões, e tudo o que for necessário antes da compra.

Dessa forma, você terá na ponta dos dedos tudo o que precisa para decidir sobre os pneus que considera mais adequados. Basta fazer a compra, receber, instalar e ajustar a pressão de ar correta para obter o máximo de conforto ao dirigir uma caminhonete.