Recauchutagem de pneus: o que é, benefícios e sugestões

Comprar um pneu novo ou recauchutar seu pneu atual? Decida-se e garanta que suas viagens sejam seguras em qualquer estrada.

Antes de comprar algo novo, você deve pensar em consertar. Seja para prolongar sua vida útil ou por causa do custo de investir em um novo item, consertar uma peça de roupa ou qualquer outro objeto está entre as opções a serem consideradas. Não tente negar!

Seja pelo desgaste do tempo ou pela quebra devido ao uso intensivo, todas as peças sofrem deterioração e nos colocam à prova para decidir o que fazer. Mesmo em relacionamentos emocionais, a ideia de um remendo pode ser usada até certo ponto para estender o relacionamento quando a tensão ameaça cortá-lo. Nem sempre é uma boa ideia!

Mas, no caso de veículos, seja para carros familiares, logística ou uso comercial, a manutenção regular não deve ser uma ideia, mas uma ação. Como uma máquina cotidiana que suporta peso e velocidade, você deve verificar constantemente as

condições do seu carro

. Ao mesmo tempo, esse é um dos principais e obrigatórios fatores de confiança para dirigir em qualquer estrada.

rich-text-image

CARRO

Quando trocar um pneu?

Nesse sentido, ao planejar uma viagem em família, há despesas inesperadas que não podem ser evitadas.  Quando se trata de seu carro, nenhum dinheiro deve ser poupado porque a segurança é essencial. Antes de pegar a estrada, a condição das conexões elétricas e de combustível é uma das coisas mais importantes a se verificar. 

Além do sistema de freios, para que o seu carro usado esteja em dia, você deve verificar os pneus, tanto em termos de aparência quanto de controle de ar e temperatura. Essa também é uma boa oportunidade para decidir se você vai recauchutá-los e prolongar seu uso ou comprar um novo conjunto. Por isso, se você estiver em dúvida se deve comprar pneus novos ou consertar os que já tem, há algumas coisas a considerar, dependendo do seu orçamento e do tipo de

pneu

que você já tem.

  • Por que você deve recauchutar seu pneu

  • Como recauchutar um pneu

  • Quais são os melhores pneus recauchutados

Por que é conveniente recauchutar seu pneu?

Quem não gosta de ter o

carro sempre impecável

? A gente sempre quer, mas às vezes não tem dinheiro para fazer todas as mudanças que deseja! Mesmo que todo carro usado apresente seu próprio desgaste após vários quilômetros, é verdade que os custos de manutenção são uma parte importante de qualquer orçamento. 

É por isso que um pneu recauchutado é uma opção mais barata do que comprar uma peça nova e ficará ótimo em seu carro. Se decidir substituir a banda de rodagem que está em contato com o asfalto e não o pneu inteiro, você verá a economia.

Além disso, ter um pneu recauchutado ajuda o meio ambiente ao reduzir as emissões de carbono. Não só isso, mas também prolonga a vida útil da borracha ao ser reciclada para outros usos, como a fabricação de carpetes ou a instalação na superfície de espaços públicos. Obviamente, o fato de não fabricar um pneu novo, mas aproveitar um pneu que já está em uso, reduz todos os resíduos envolvidos em seu tratamento.

Quais são as partes de um pneu? 

De acordo com o modelo do seu carro, antes de comprar um pneu, você deve considerar a largura, o raio e o diâmetro. Quando decidir trocar sua peça, você saberá que há diferentes fatores que afetam o desgaste do pneu. 

Os principais gastos com pneus estão relacionados com o estado de seus revestimentos. Também conhecida como carcaça, ela sofre com o passar do tempo, por exemplo, devido a uma má

calibragem

do ar interno ou ao uso excessivo em superfícies que exigem maior resistência a impactos repetidos.

Se você olhar mais de perto, além da carcaça, outras partes do pneu são igualmente importantes. Todas as seis são essenciais para rodar e rodar sem ter de se preocupar em parar em qualquer ponto da rota planejada.

Câmara de ar:

Também conhecida como câmara interna, está localizada entre o pneu e o aro e é importante porque mantém o ar dentro do pneu. Assim, ela veda hermeticamente o ar para evitar qualquer tipo de vazamento.

Carcaça:

Deve ser de muito boa qualidade para pneus recauchutados, pois serve de armação para toda a estrutura. É ela que suporta as vicissitudes do movimento, tanto em termos de tração quanto de peso, bem como as irregularidades inerentes ao terreno.

Talão:

Nesse caso, assim como no pé, é a parte inferior que prende o pneu ao aro. Pode ser feita de arame de aço, borracha ou outros materiais, mas é essencial para evitar o vazamento de ar entre o aro e a carcaça, bem como para evitar qualquer tipo de deslizamento.

Lateral:

Essa é a área da parede lateral do pneu e serve para proteger a carcaça de qualquer impacto lateral. Nele estão inscritas as

medidas do pneu

, bem como seu fabricante e informações sobre se o pneu é adequado para uso, por exemplo, no gelo ou na neve, para citar apenas uma das paisagens mais procuradas do planeta. 

Ombro:

Localizado entre a parede lateral e a banda de rodagem, sua função básica é conectar as duas partes, além de regular a temperatura do pneu e manter o veículo estável. É uma das partes com maior volume de borracha utilizada.

Banda de rodagem:

Essa é a área do pneu que está em contato direto com o asfalto e é, sem dúvida, uma das partes mais importantes do pneu. Ela também contém vários elementos, como as ranhuras que marcam a aderência e simbolizam o desgaste causado pelo atrito. As nervuras, saliências e sulcos também fazem parte da consistência da banda de rodagem.

rich-text-image

PNEUS NOVAS

Como é feita a recauchutagem de pneus?

Depois de conhecer as principais peças que compõem um pneu, é importante saber como o pneu é recauchutado. 

Esse processo resultará no pneu que substituirá o pneu que você tem atualmente.  

Não dê crédito a mitos sobre sua qualidade e a estética de sua aparência! Eles já foram desmascarados pelo uso constante dessas peças por meio de uma série de etapas exigentes: 

Inspeção do pneu

Em primeiro lugar, o pneu é verificado minuciosamente quanto a qualquer dano à estrutura do pneu. Isso é feito manual e eletricamente para verificar a coroa e a parede lateral e descobrir qualquer dano ou rachadura, por menor que seja.

Polimento

O

reparo de pneus

inclui o enchimento do pneu até o nível máximo. Todos os rolamentos desgastados são substituídos e o pneu é verificado quanto à circularidade. Nesse ponto, os pneus danificados são substituídos por materiais novos e não danificados para garantir uma montagem confiável. 

Montagem da borracha de contato

A recauchutagem não estaria completa sem a aplicação dessa borracha, que serve como agente de ligação para amalgamar toda a superfície do pneu.

Envolvimento

Após a conclusão da parte de montagem, o pneu é envolvido e curado para garantir que toda a estrutura do pneu seja unida.

Qualquer pneu pode ser recauchutado?

Seja dirigindo de um lugar para outro ou dependendo de uma boa aceleração e frenagem, os pneus que garantem uma boa condução são vitais. Não há como evitar um furo! Um parafuso, a ponta de um galho ou um objeto pontiagudo são sempre uma ameaça. Mas, pelo menos, você pode ter certeza de sua resistência com um bom pneu recauchutado. 

Se você quiser saber se os

pneus de um carro

usado já foram recauchutados, preste atenção especial à banda de rodagem do pneu. Se ela for mais escura ou mais áspera ao toque, é muito provável que tenha sido recauchutada. Pequenas cicatrizes ou costuras na parte externa do pneu também indicam que o pneu foi tratado com esse tipo de tratamento.

rich-text-image

PNEU

Você já decidiu recauchutar seu pneu?

Um elemento tão importante para sua vida diária e ao qual você certamente deu pouca atenção. Os

pneus

são o que permite que você vá de um lugar para outro.

Agora que você sabe mais sobre eles, sabe o que são e está ciente de suas vantagens econômicas e ambientais, não precisa mais adiar a recauchutagem do seu pneu. Não duvide de sua estabilidade ou desempenho!

Por isso, se você for ao site do Mercado Livre, encontrará diferentes modelos de pneus. Tudo o que você precisa para tirar suas dúvidas antes de levar seu carro para a estrada e se concentrar em curtir um merecido descanso com sua família.