Guia completo para escolher o pneu certo para o seu carro

O que você deve saber antes de comprar pneus novos? Descubra aqui como escolher o pneu certo para o seu carro.

Uma tarefa que pode parecer simples, como escolher os pneus para o seu carro novo, às vezes pode se tornar um pouco complexa se você não souber as especificações que os pneus certos devem ter para o modelo do seu veículo e o tipo de uso que deseja dar a ele.

Além disso, a

escolha do pneu

certo para o seu carro proporcionará segurança, conforto e menos desgaste dos pneus. Uma escolha ruim pode levar à deterioração de vários componentes do veículo e a problemas com a suspensão ou a caixa de direção do carro, por exemplo. 

É possível que, em algum momento, você tenha precisado trocar um

pneu

do seu carro e a primeira coisa que tenha analisado foi o preço. Esse é um fator que sempre é e será considerado, mas não é o fator mais importante quando se trata de garantir maior conforto, segurança e preservação.

rich-text-image

pneus

Fatores a serem considerados na escolha de um pneu novo

Entre os fatores que entram em jogo na escolha de seus

pneus novos

, podemos destacar alguns deles: 

Maciez e conforto

Escolher pneus com perfil mais baixo para deixar seu carro com cara de esportivo nem sempre é uma boa ideia, principalmente se você dirige em avenidas e ruas irregulares, com buracos ou paralelepípedos. 

Isso é muito comum em muitas cidades brasileiras. Nos pneus de perfil baixo, a camada de ar é mais fina e o atrito é muito mais sentido.

Durabilidade

Nesta seção, falaremos sobre questões mais técnicas, mas que também o ajudarão na escolha de seus novos pneus. Há pneus de estrada (HT) e pneus de passeio que duram mais do que os pneus para lama (MT) ou os pneus de alto desempenho. 

Também é aconselhável verificar a composição da borracha, considerando que, por exemplo, pneus mais macios duram menos tempo.

Adaptabilidade à chuva

Se você mora em uma região chuvosa e úmida, é aconselhável usar pneus desenvolvidos para esse tipo de clima, como os que têm padrões com banda de rodagem. 

São modelos que ajudam a água a se dispersar com mais facilidade e rapidez, evitando a aquaplanagem.    

Como encontrar o melhor pneu para seu carro?

Quando se trata de encontrar os pneus certos para o seu carro, é importante que, como primeiro passo, você saiba ler e entender as etiquetas de identificação que os acompanham. 

Nas etiquetas, você encontrará a seguinte informação:

Tamanhos, sua aparência e a que veículo se destinam

A primeira coisa que você encontrará na etiqueta é a informação sobre o tamanho e a forma como o pneu é fabricado, bem como o tipo de veículo a que se destina.

Quanta carga ele pode suportar

Isso especifica o peso máximo que o pneu pode suportar. Você pode encontrar essa informação após as indicações de medida.

Qual a velocidade

O índice de velocidade pode ser encontrado após o índice de carga e mostrará a velocidade máxima que o pneu pode suportar.

rich-text-image

pneus novos

Durabilidade

Esse valor na etiqueta varia de 60 a 700 e indica quanto tempo o pneu durará. Quanto mais alto for o valor, mais durável será o pneu. A condição de outras partes do carro, por exemplo, amortecedores, também influencia esse ponto.

Etiquetagem da UE

A partir de abril de 2018, os pneus vendidos no Brasil deverão ter a etiqueta padrão da UE, para facilitar a leitura e onde você poderá encontrar as principais características do seu veículo. 

Por que é importante fazer a manutenção adequada dos pneus?

Agora que você está mais perto de escolher os melhores pneus para o seu carro, tudo o que você precisa é da manutenção correta.  

Calibragem

A

calibragem correta

desempenha um papel importante diretamente nos parâmetros de desempenho e segurança do veículo. É um procedimento que prolongará a vida útil dos pneus e você terá de trocá-los com menos frequência.

É aconselhável não esperar até que os pneus estejam baixos ou a direção esteja mais difícil para calibrá-los. Você pode consultar o manual do seu veículo para saber a periodicidade em que deve calibrar os pneus.

Geralmente, é recomendável que você visite um posto de gasolina onde possa fazer a calibragem dos pneus, aproximadamente a cada 15 dias. Mas você pode consultar um profissional se perceber que eles estão durando menos tempo ou qualquer outro problema estranho. 

Economia

Se o seu carro estiver com os pneus com baixa pressão, ele usará, em média, 2% mais combustível do que um carro com pneus com pressão adequada. Isso ocorre porque o motor consome menos energia mecânica quando os pneus estão adequadamente cheios.

Segurança

Ter os

pneus calibrados

corretamente, conforme as instruções do manual de fábrica do veículo, ajudará a reduzir bastante as chances de perder a estabilidade de direção. 

Isso é particularmente importante nas curvas. Além disso, se você tiver rachaduras ou estouro nos pneus, é menos provável que isso ocorra quando os pneus estiverem firmes.

Como verificar a suspensão e o sistema de direção?

Se o seu veículo tiver problemas de direção ou suspensão, a vida útil dos pneus poderá ser afetada, independentemente de você ter comprado o

modelo

certo ou não. 

Se os amortecedores do veículo estiverem danificados, isso pode levar a um maior desgaste porque os pneus não estão fazendo contato adequado com a superfície. Isso pode ser notado quando você compra pneus e, após um curto período de tempo, há partes que parecem estar "comidas". É provável que isso seja culpa dos amortecedores. 

Quando há peças finais defeituosas, folga na direção do veículo ou alinhamento inadequado, o desgaste dos pneus também aumenta.

Dicas a serem lembradas para uma boa manutenção dos pneus

Além de tudo o que já mencionamos e que deve ser levado em consideração para uma boa escolha do pneu para o seu veículo, aqui estão algumas dicas para a manutenção adequada dos pneus.

Identifique corretamente o tipo de veículo

Cada tipo de veículo tem seu próprio

pneu

, portanto, é importante que você saiba a qual categoria seu veículo pertence. Você pode verificar essa informação nas paredes laterais, onde os pneus têm uma inscrição, junto com o tamanho, que indica o tipo de veículo para o qual foi fabricado.

  • P: uso para carros de passeio;

  • LT: adequado para vans leves e alguns modelos de SUV;

  • ST: recomendado para motorhomes e trailers;

  • C: usado para caminhões, vans e picapes de grande porte.

Verificação do tamanho do pneu

O

tamanho de um pneu

é representado por números e letras colocados sequencialmente na parede lateral do pneu. Isso pode ser denominado como sua carteira de identidade.

O primeiro número mostrado indica a largura do pneu. Por exemplo, se o número for 205, o pneu tem 205 mm ou 20,5 cm de largura. O segundo número atrás da barra indica a altura da parede lateral, o perfil ou a porcentagem da largura.

Isso é seguido por uma letra, que indicará o tipo de construção do pneu e se refere à forma como os fios de aço estão dispostos na carcaça do pneu. Atualmente, a maioria é radial (R).

O último número listado é o diâmetro interno do pneu, expresso em polegadas. Esse também é o diâmetro da roda.

Fique atento ao índice de carga e à velocidade

Além dos números e letras que acabamos de mencionar, há outros indicadores que servem para identificar as características que o produto terá. Um desses indicadores é o índice de carga do pneu, que indica a carga máxima que o pneu pode suportar por motivos de segurança.

O número que indica o índice de carga geralmente aparece após o tamanho do pneu. Se esse número for 91, isso não significa que o pneu pode carregar até 91 quilos, mas que há uma tabela de valores para isso.

Esse tipo de informação é de grande importância, especialmente se você tiver um SUV, uma van ou um caminhão pequeno. Também é importante se você for uma pessoa que transporta passageiros ou carga no veículo. Ou se você é simplesmente uma daquelas pessoas que carregam muitas coisas dentro do carro.

rich-text-image

carros

Conclusão

Se você dirige carros nos quais transporta passageiros, encomendas, itens pesados ou de armazenamento, é melhor procurar pneus que tenham um alto índice de carga, pois, caso contrário, exceder o índice de carga indicado pelo fabricante do pneu pode ter consequências perigosas. 

Agora que você conhece os principais aspectos a serem considerados ao comprar um pneu novo para o seu veículo, pode acessar o Mercado Livre e escolher os pneus certos para o seu carro!