Aprenda a trocar um pneu de carro em sete passos simples

A troca de um pneu leva apenas alguns minutos. Em sete passos simples, você pode contornar aquele momento em que nenhum motorista quer pensar.

Como em outros casos, uma situação indesejada coloca você à prova. Mais cedo ou mais tarde, em algum momento você sentirá ou verá que um dos pneus do seu carro está quebrado ou muito furado. Quando isso acontece, é preciso começar a trabalhar. Em qualquer avenida ou, ainda mais irritante, quando estiver na estrada ou na rodovia, você não gostaria que esse contratempo arruinasse seu descanso.

Mas não se preocupe. Depois de saber como

trocar um pneu

, você perceberá como é fácil. Você só precisa de algumas ferramentas, um pouco de cuidado e muita paciência para trocar o pneu. 

Passo a passo, descubra como fazer isso sozinho e esqueça a necessidade de ir a qualquer serviço técnico que possa atrasar suas atividades!

rich-text-image

pneu

Por que um pneu arrebenta?

Como qualquer peça com muita exposição e uso constante, os pneus tendem a se deteriorar. Durante o uso diário, em qualquer carro usado, é importante verificar a pressão do ar em cada um dos pneus. Uma verificação regular evitará que os pneus se rasguem ou se deformem devido à baixa pressão

Portanto, embora seja uma boa ideia tomar cuidado extra sempre que pegar a estrada, você também precisa tomar as mesmas precauções ao dirigir na cidade. A altura das rodas, bem como qualquer rangido ou som leve, são sinais que devem ser observados para que seus pneus estejam em ordem.

  • Quais são os

    tipos de pneus

    existentes.

  • Como substituir um pneu

  • Melhores modelos de pneus.

Quantos tipos de pneus existem?

Os pneus são uma das peças obrigatórias do veículo e colocam sua máquina em contato direto com a superfície em que deseja dirigir. 

Embora, à primeira vista, eles possam ter a mesma aparência, dependendo de sua construção, existem três tipos principais de pneus.

  • Diagonal ou convencional: cada um dos materiais constituintes é colocado na diagonal. A carcaça é composta de fibras têxteis que se sobrepõem e se cruzam.

  • Radial: esse é um dos tipos mais procurados devido à sua grande estabilidade e resistência, pois o material é inserido em linha reta, sem nenhum tipo de corte e fixado nos flancos. Seu nome se deve ao fato de sua estrutura formar ângulos inferiores a 90 graus se forem traçados raios imaginários.

  • Autoportante: assim como os radiais, é muito mais seguro, porém mais rígido. É recomendado para uso em carros esportivos, pois pode funcionar sem pressão de ar.

Qual é a diferença entre esses pneus?

Entre as principais diferenças ao considerar qual

pneu

vale a pena comprar, você deve ter em mente que os pneus diagonais são mais estáveis nas paredes laterais com maior resistência lateral. Eles também garantem uma longa vida útil do pneu, embora seja verdade que tenham um desgaste mais acentuado e, em superfícies molhadas, tenham maior atrito de rolagem.

Os pneus radiais, por outro lado, são geralmente mais flexíveis e mais resistentes à rotação. Eles também têm mais aderência e potência de frenagem e têm uma vida útil mais longa, e é por isso que são mais caros!

Independentemente de escolher um ou outro, você deve levar em conta essa diferença, pois ela o ajudará a decidir qual é o melhor pneu para ter como reserva, pronto para o caso de uma emergência. É sempre melhor estar preparado.

rich-text-image

pneus carros

Como trocar um pneu?

Não se sinta sozinho ou inútil! Você pode assistir a uma longa lista de tutoriais com os mais

diferentes estilos

e maneiras de trocar um pneu. Não é uma tarefa de sua escolha e você pode achar difícil, mas ainda assim é algo que você precisa saber como fazer. 

Além disso, há uma série de etapas comuns que você precisa conhecer. Você não fará nada de extraordinário! Impressione sua família com sua própria técnica para trocar uma roda em poucos minutos depois de considerar essas etapas necessárias

  • Em primeiro lugar, se não tiver outra opção a não ser

    trocar o pneu

    em uma rodovia ou estrada, deve fazê-lo no acostamento. Portanto, pare com calma e tenha certeza de que seu problema pode ser resolvido.

  • Coloque o sinalizador correspondente e estacione em um local nivelado ao lado das pistas de ultrapassagem. É claro que, em caso de chuva forte, você deve considerar chamar o serviço e deixar o treinamento para um dia com tempo bom. Também não pense que você será um super-herói!

  • Você deve sempre ir com calma. Em uma emergência, não há outra maneira! Especialmente se você estiver com sua família e precisar tranquilizá-la. Acione o freio de mão e, se for à noite, tente acender todas as luzes do carro para que nenhum outro carro esteja a menos de 50 metros de você.

  • Verifique novamente se o pneu substituto está devidamente enchido! Verifique se você sabe o local exato no chassi onde o macaco hidráulico deve ser posicionado. Se necessário, consulte o manual de instruções fornecido pelo fabricante do veículo no porta-luvas. O macaco, juntamente com a roda reserva e a chave, serão seus principais assistentes. 

  • Quando tiver a roda e a chave inglesa, comece a usar o macaco de forma a levantar o carro até que a roda furada tenha o mínimo de contato com o solo. Remova as porcas ao redor da roda e tente colocar o pneu furado embaixo do carro, caso haja algum problema com o macaco.

  • O próximo passo é soltar os parafusos nos quais o pneu está inserido com força, mas com precisão. Isso deve ser feito na diagonal e com muito cuidado. Quando o pneu furado estiver a uma altura estimada de 15 centímetros, você poderá remover os parafusos para retirar o pneu.

  • Por último, instale o pneu reserva com a ajuda do primeiro parafuso e sempre na diagonal. Ajuste as porcas em um nível alto e abaixe o carro. Quando o carro estiver no nível do solo, você terá de terminar de apertar os parafusos.

Modelos destacados de pneus

Você deve estar ciente de que os pneus reservas que o tiram de apuros não são os pneus definitivos a serem usados em seu carro. Eles são para uso temporário e, como são mais estreitos para facilitar o armazenamento, não toleram muita quilometragem. Por isso, quando a emergência terminar, faça uma campanha para comprar um pneu novo para substituir o original.

Entre os pneus que você pode encontrar, é melhor optar por um com durabilidade comprovada. Embora cada marca ofereça

diferentes linhas

de pneus de acordo com seus avanços tecnológicos, há modelos que são clássicos e garantem qualidade.

Pneu Wanli SA302

Esse é um modelo de construção radial para estradas de asfalto. Com desempenho comprovado na chuva, tem medida 205/45R17 e garantia de cinco anos.

Pneu Continental Cross Contact

Esse pneu 205/65R15 é um dos mais vendidos por seu design simétrico e alto desempenho. Ele pode atingir uma velocidade de 210 km/h sem comprometer a segurança ao dirigir com grande aderência em qualquer estrada.

Ele é adequado para veículos utilitários e comerciais, o que o torna uma opção muito versátil.

Pneu West Lake SL369 A/T

Esse é

um modelo

que você pode usar se viajar na neve devido à sua grande aderência e adaptabilidade ao terreno. Ele também garante maior economia de combustível, facilitando o deslocamento de um lugar para outro em alta velocidade.  

Pneu Bridgestone A/T 693 III

Esse modelo da linha Dueler é conhecido por proporcionar uma sensação confortável ao motorista de SUVs e picapes. 

Seja em superfícies secas ou molhadas, ele apresenta uma estrutura rígida de bloco central para melhorar a resposta da frenagem.

rich-text-image

trocar pneus

¿Cómo elegir a qué vendedor comprarle?

En cada publicación tienes disponible la reputación del vendedor, mientras más verde, mejor. Si tiene una medalla o es una tienda oficial, tendrás la mejor experiencia de compra. Además, puedes ver los comentarios que dejaron otros compradores. Más información