Guia completo para entender a tabela de calibragem de pneus

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Detalhe do pneu de carro em primeiro plano

Entender a tabela de calibragem dos pneus é um dos pontos mais importantes da manutenção de um carro. É que os pneus são elementos fundamentais em um veículo,  já que são o único ponto de contato do carro com o chão. 

Por isso, é importante mantê-los em boas condições, verificando constantemente a pressão, para garantir a segurança do condutor, passageiros e pedestres. Esse processo, de deixar os pneus com a calibragem correta, é simples e dura poucos minutos. Para isso, basta você compreender como é a tabela de calibragem dos pneus.

O que é a tabela de calibragem dos pneus?

A tabela de calibragem dos pneus traz o valor da pressão a ser usada nos quatro pneus de um carro para que ele funcione da melhor maneira possível, de acordo com o modelo e o tipo de

pneu

escolhido para equipá-lo.

Ela depende mais da montadora do veículo que do fabricante do pneu. Salvo em modelos especiais ou de alta performance, os pneus usados pelas montadoras são genéricos. Isso permite ao condutor, a escolha do fabricante de sua preferência no momento da troca.

Também são as montadoras que definem a calibragem correta, porque os pneus precisam aguentar o peso do carro em movimento e trabalhar bem articulados com a suspensão, os freios e outros sistemas de segurança. Por isso que existem as especificações da pressão dos pneus no manual e nas etiquetas do veículo.

Devido à variedade de carros no mercado, uma tabela de calibragem dos pneus com todos os modelos seria muito extensa. No entanto, este guia traz todos os dados para saber como manter a pressão dos pneus no nível correto, evitando as deformações na estrutura, aumento do consumo e risco aumentado de acidentes.

A intenção é ajudar tanto quem deseja começar bem com a manutenção de

pneus novos

quanto quem prefere prolongar a durabilidade dos mais antigos. Com as informações dos principais fabricantes do mercado brasileiro, é possível fazer a calibragem do pneu para continuar rodando por aí com segurança e conforto.

Qual a calibragem correta dos pneus?

A calibragem do pneu é aquela determinada pelo fabricante do carro de acordo com o pneu usado. Esse número é considerado o volume de ar máximo para os sistemas de suspensão, amortecimento e segurança do veículo funcionarem bem. Fora dessas medidas, os seguintes aspectos do veículo podem ser afetados:

Calibragem acima da recomendada

  • Aumenta o desgaste do pneu: quando ele está mais cheio, a parte central se deteriora mais rápido, elevando o risco de bolhas e deformação desigual.

  • Dificulta as reações no volante: com mais ar, o carro fica mais arredio, o que aumenta o risco de descontrole em caso de uma freada brusca.

  • Cresce o risco de aquaplanagem: com o pneu mais cheio, o carro fica mais instável, tornando ainda mais perigosas as manobras em pista molhada.

Calibragem abaixo da recomendada

  • Eleva o consumo de combustível: a cada 1% a menos de pressão nos pneus, gasta-se 1% a mais, gerando mais custos e gases de efeito estufa.

  • Pneus se desgastam mais rápido: a cada 1% a menos de calibre, reduz-se em 1% a vida útil. Com isso, as laterais dos pneus ficam mais deterioradas.

  • Aumenta a distância de frenagem: com pneus pouco calibrados, é preciso mais espaço para frear, o que eleva o risco de acidentes.

  • Cresce o risco de superaquecimento: o pneu pode estourar em condições de altas temperaturas, como ao dirigir em alta velocidade em estradas.

Como encontrar e ler a calibragem dos pneus?

Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista. 

Perfil do Pneu

Os primeiros algarismos que aparecem são os dos tipos de pneu homologados ou recomendados, que aparecem no formato XXX/YY TZZ, que representam:

  • Largura: a distância de ponta a ponta, em milímetros, ou seja, em um

    pneu 175/65 R14

    , a largura é de 175 mm (ou 17,5 cm).

  • Altura Lateral: o espaço entre o solo e a roda, medido a partir do percentual em relação à largura. Para um

    pneu 185/70 R13

    , a altura é de 70% de 185 mm, ou seja, 129,5 mm.

  • Tipo de Pneu: o mais comum é o radial (R), usado para todo o tipo de terreno; em carros clássicos, pode ser uma opção com diagonal (D).

  • Aro: o tamanho da roda; por exemplo, o 

    pneu 205/40 R17

     é um pneu para rodas com aro 17.  

Calibragem Recomendada

São as pressões recomendadas para os pneus dianteiro e traseiro, eventualmente com diferentes condições de uso. Elas são especificadas em PSI, ou libras por polegada quadrada, medida predominante no Brasil e em outros países das Américas, e em BAR, comum na Europa.

Se for um veículo mais antigo e a medida não estiver disponível, recomenda-se falar com um mecânico da montadora. Os fabricantes pedem para evitar o cálculo a partir do volume máximo permitido para o pneu, que aparece na lateral de cada modelo.

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Homem calibra pneu do carro

Como calibrar pneu?

É possível calibrar um pneu de um carro com diferentes equipamentos, inclusive sem sair de casa. O método mais fácil e mais comum para carros é em um posto de gasolina, onde é possível encontrar calibradores automáticos com compressores de ar analógicos ou digitais.

Calibrador Digital

  1. Vá ao calibrador e digite o número do volume de ar estipulado para o pneu usado no carro (conforme a tabela do fabricante).

  2. Tire a tampa do pneu desejado e introduza o bico do calibrador na saída da válvula.

  3. Segure e espere o ar entrar. Observe o valor detectado, que era a pressão no interior do pneu, e espere encher.

  4. Quando ouvir o apito, tire o bico do calibrador e tampe imediatamente a válvula do pneu.

  5. Repita a operação para os outros quatro.

Calibrador Analógico

  1. Vá ao calibrador e pegue a mangueira que tem o bico para a válvula na ponta. 

  2. Tire a tampa do pneu desejado e introduza o bico do calibrador na saída da válvula.

  3. Volte ao calibrador, aperte a alavanca e espere o ponteiro chegar ao ponto desejado, que é o volume de ar estipulado pelo fabricante.

  4. Tire o bico do calibrador e tampe imediatamente a válvula do pneu.

  5. Repita a operação para os outros quatro.

Mesmo seguindo todas as instruções, nem sempre os calibradores dos postos são totalmente confiáveis. Para ter sempre a pressão correta, principalmente para quem dirige o carro por longas distâncias com frequência, uma opção é investir em um

calibrador de pneus

próprio e em um

monitor de pressão

para detectar possíveis vazamentos.

Essa também é uma alternativa para habitantes de regiões afastadas ou cujo trajeto diário inclua áreas de alto risco, com pedras ou outros elementos cortantes. Em caso de emergência, até com uma

bomba de encher pneu

manual usada para bicicleta é possível calibrar o pneu de um carro.

Segundo os principais fabricantes, a perda de ar de um pneu é de 1 PSI por mês em condições regulares de uso. Para chegar a essa marca, é preciso considerar alguns fatores:

  • O pneu tem que estar selado, sem furos ou fissuras que façam escapar o ar. Para isso, recomenda-se verificar os pneus antes de sair de casa.

  • A válvula precisa estar em perfeitas condições e ser substituída por outra cada vez que o pneu é trocado.

  • A roda deve ser limpa com frequência, de preferência antes de colocar um pneu novo.

Com qual frequência se deve calibrar o pneu?

Os fabricantes consideram que se deve calibrar o pneu de 15 em 15 dias ou antes de períodos longos de direção, como em uma viagem ou um dia de motoristas profissionais. Todos os pneus devem ser ajustados, incluindo o estepe, que deve receber 5 PSI a mais para evitar perdas pela falta de rodagem.

Pode calibrar os pneus com peso?

A calibração deve ser feita com o carro vazio e os pneus frios, ou seja, se o carro foi ligado após ficar mais de duas horas parado e fez um trajeto máximo de 3 km em baixa velocidade. Assim, é possível usar no calibrador os níveis especificados pelo fabricantes e atingi-los de forma correta.

Se isso não for possível, deve-se compensar. Algumas montadoras já colocam a calibração para carros cheios no manual e na etiqueta da porta do motorista ou do tanque, com as mesmas especificações dos pneus homologados ou recomendados. Em geral, a variação é de 2 ou 3 PSI em relação ao carro vazio.

Caso seja necessário encher o pneu quando eles ainda estiverem quentes, os fabricantes recomendam colocar 4 PSI a mais. Por outro lado, eles aconselham que isso seja realizado em um momento no qual eles estarão mais frios, como em baixa velocidade.

Não importa se a intenção é ter um carro para o trabalho, a locomoção diária ou se divertir no fim de semana. Seguindo estas dicas dos fabricantes, os pneus sempre estarão em ordem para chegar de forma segura e confortável a qualquer lugar.