Câmeras Nikon ou Canon: Saiba qual escolher

Saiba o que considerar, antes de escolher a melhor câmera fotográfica entre os modelos de duas das maiores fabricantes do mundo

rich-text-image

Câmera fotográfica em um fundo amarelo

Quem é apaixonado por fotografia e quer começar a explorar este universo sabe que escolher a melhor marca de câmera digital não é uma tarefa fácil, afinal cada fabricante possui um extenso catálogo de máquinas fotográficas, cada uma com as suas especificações e público alvo. 

Geralmente, existem opções de entrada, modelos semiprofissionais ou intermediários e alternativas topo de linha com recursos mais avançados. Mas é fundamental escolher uma que seja do tipo

DSLR

(Câmera Digital de Reflexo por Lente, em português), recurso que pode ser encontrado em várias gamas de câmeras. Este tipo de equipamento utiliza um espelho para refletir a imagem através de uma lente, o que permite ao fotógrafo visualizar exatamente o que está fotografando. 

Além disso, elas oferecem controle avançado sobre as configurações da câmera, como abertura, velocidade do obturador e sensibilidade ISO, troca de lentes para diferentes tipos de fotografia, como retratos, paisagens, macro e esportes. Com tantas vantagens, estão entre as mais indicadas para quem deseja ter uma câmera de qualidade e moderna.

Atualmente, as fabricantes

Canon

e Nikon possuem as melhores câmeras deste tipo disponíveis no mercado, segundo especialistas do site especializado Fotografia Mais. Porém, antes de optar entre as marcas, é preciso avaliar alguns detalhes:

- Nível de experiência do usuário: isso determinará qual é o tipo de modelo ideal.

- Orçamento disponível: assim ficará mais fácil separar os modelos dentro do valor a ser gasto. 

- Finalidade da imagem: decidir se as imagens serão para uso próprio ou para fins comerciais pode ser decisivo na hora de bater o martelo.

Experiência e Finalidade

rich-text-image

Mulher segura câmera fotográfica em um estúdio especializado.

Antes de escolher entre uma câmera digital da Canon ou da

Nikon

, é preciso considerar seu nível de experiência prévia com câmeras digitais e o que planeja fotografar, já que cada modelo é mais adequado para determinados tipos de fotografia, como paisagem, retrato ou esportes.

- Para iniciantes, o ideal é optar por um modelo mais simples, com recursos mais básicos e fáceis de usar, que não exijam conhecimentos técnicos mais avançados.

- Os modelos de entrada e semiprofissionais das duas marcas são uma boa escolha para iniciantes. 

- Já os fotógrafos profissionais também podem ficar tranquilos, porque a Canon e a Nikon possuem modelos com recursos mais avançados, como alta resolução, maior capacidade de disparo contínuo e oferecem um desempenho melhor em ambientes com pouca luz. 

- De acordo com uma pesquisa publicada pelo Word Press Photo, 54% dos fotógrafos profissionais usam a Canon, o que mostra que a marca é mais atrativa para o público não-amador. Ou seja, para os iniciantes, ambas as marcas valem a pena. 

Resolução

Antes de comprar uma câmera, seja da Canon ou da Nikon, é fundamental observar a resolução do produto, porque este recurso pode afetar a qualidade das imagens. 

- Avalie qual a qualidade esperada para o tipo de foto que deseja tirar, pois cada modelo de câmera oferece uma resolução.

- Existem desde câmeras mais simples com 16 megapixels, até modelos profissionais com mais de 40 megapixels. Na prática, quanto mais pixels tiver uma câmera, maior será a resolução da imagem.

Acessórios e Lentes

 Os modelos de câmeras digitais produzidos pela Canon e a Nikon  possuem uma grande variedade de acessórios e lentes disponíveis, que podem afetar a qualidade das imagens e a flexibilidade na hora de fotografar. 

- O ideal é observar se a câmera é compatível com o tipo de lente que você deseja utilizar para fotografar.

- A principal diferença entre os acessórios da Canon e da Nikon é a portabilidade dos acessórios. As lentes da Canon podem ser utilizadas em outros modelos da marca, um recurso que não é oferecido pela Nikon.

- A Canon é ideal para quem gosta de fotografias tipo macro, porque tem lentes que aumentam o tamanho do objeto em até 5 vezes.

- Já a Nikon foca em uma solução mais adequada para alguns tipos de fotografias específicas, como a astrofotografia, voltada para o registro do céu e das estrelas, por exemplo.

Recursos

A Canon e a Nikon oferecem recursos de todos os tipos, nos mais variados modelos de câmeras. Eles são fundamentais para determinar a qualidade da fotografia e facilitar o uso do equipamento. Por isso, é importante verificar algumas características com antecedência para saber qual recurso é ideal para você:

- Sensor de imagem: o tamanho e a resolução do sensor de imagem são importantes para a qualidade da imagem. Isso quer dizer que quanto maior o sensor, maior será a qualidade da foto.

- Velocidade de disparo: esta funcionalidade é importante para a captura de imagens em movimento, como em festas ou práticas esportivas. Vale lembrar que geralmente as câmeras profissionais oferecem uma taxa de disparo contínuo mais alta.

- Gravação de vídeo: muitos modelos já oferecem suporte para gravação de vídeo em alta qualidade, com resolução em 4 K.

- Conectividade: a conectividade sem fio é essencial para a transferência rápida de imagens, por isso, muitas câmeras possuem Wi-Fi integrado, Bluetooth ou NFC - que permite a conexão sem fio entre o produto e outros dispositivos habilitados para este tipo de conexão, como smartphones e tablets.

- Tela de LCD: uma tela de LCD (Display de Cristal Líquido, em português) grande e nítida ajuda na visualização e até revisão das imagens. Certos modelos possuem telas articuláveis que podem ser úteis para fotografar em ângulos diferentes ou para selfies.

- Controles manuais: esta funcionalidade é muito importante, sobretudo para fotógrafos profissionais terem mais autonomia sobre as imagens, porque permite controlar à mão as configurações da câmera, como a abertura e a velocidade.

Design

Assim com os aspectos técnicos, o design da câmera também é importante, porque pode afetar a usabilidade e até mesmo a ergonomia, já que existem opções mais confortáveis e fáceis de manusear, ideais para sessões mais longas de fotografia.

- Cada câmera tem um estilo diferente de design, que pode ser mais ou menos atraente, porque depende do perfil de cada usuário.

- A Canon é conhecida por ter um design mais moderno e elegante. Enquanto a Nikon tem um design mais clássico e robusto, com linhas retas e acabamento em preto e prata ou preto e vermelho.

Orçamento

Estabelecer o valor que você está disposto a investir numa câmera digital também é importante, afinal, existem desde opções mais acessíveis, até as que custam um pouco mais e oferecem recursos mais avançados. É importante destacar que ambas as empresas oferecem modelos com um bom custo-benefício.

Quais são as principais vantagens da Canon e da Nikon?

Canon

A Canon é uma fabricante japonesa que atua no mercado desde 1937. Ela é reconhecida por sua inovação tecnológica, qualidade de imagem e recursos disponíveis. Especialistas do Fotografia Mais, citaram como as principais vantagens da marca:

- Touchscreen com interface intuitiva, para auxiliar sobretudo os fotógrafos iniciantes.

- Bom desempenho de vídeo e áudio no modo automático.

- Conversão satisfatória de modo RAW para JPEG, que são formatos do arquivo da imagem.

- Sistema de diminuição de ruídos no modo JPEG.

- Possui modo de disparo contínuo.

- Apresenta HDR, um método de processamento gráfico que amplia a faixa dinâmica.

Nikon

A Nikon foi fundada em 1937 e também se destaca pela qualidade dos seus produtos, como o desempenho das câmeras digitais em ambientes de baixa luminosidade e precisão de cores. Para os especialistas do Fotografia Mais, algumas das principais vantagens são:

- Tem boa qualidade de imagem.

- Possui controles manuais.

- Modo guia para iniciantes. 

- Design leve e ergonômico.

- Em geral, tem um preço acessível.

- Apresenta luz assistente de foco.

Quais as melhores opções de câmeras da Canon e da Nikon?

rich-text-image

Homem segura câmera fotográfica no alto de uma montanha.

Não faltam modelos e opções para todos os gostos, bolsos e finalidades. Essa lista foi criada para ajudar você a escolher um que seja perfeito para as suas necessidades. A seleção das melhores câmeras da Canon e da Nikon da lista foi criada a partir da página de Tendências do site Mercado Livre e apresenta modelos de entradas e semiprofissionais. 

Nikon D3500

Lançada em 2018 pela Nikon, a

Nikon D3500

é uma câmera DSLR de entrada, mais básica, direcionada para fotógrafos iniciantes. É uma máquina fotográfica fácil de usar e com qualidade de imagem superior à das câmeras compactas, superzoom (câmeras de lente fixa e enorme zoom) ou de smartphones.

- Design leve e ergonômico para ajudar no deslocamento.

- Possui sensor de 24,2 megapixels e processador Expeed de nova geração, para imagens com mais qualidade e cores vivas, conforme a fabricante.

- Acompanha uma lente de 18-35 mm, considerada uma lente de grande-angular, permitindo que o fotógrafo capture mais do cenário em uma única imagem. Ideal para fotografia de paisagem, arquitetura e interiores.

- Tem sistema de foco automático com 11 pontos de detecção, muito funcional para quem está começando no universo da fotografia.

- Mantém o ISO (Sensibilidade Fotográfica) da

Nikon D3400

, com máximo de 25.600, para boa qualidade de imagem conforme a luz ambiente.

- Grava vídeos em qualidade Full HD, a 60 quadros por segundo, para imagens mais limpas e nítidas.

- A bateria com autonomia para 1.550 fotos ou 20 minutos de gravação, segundo especialistas do blog TecMundo.

- Apresenta visor LCD na tela traseira. Ele é fixo e sem touch, para enquadrar fotos e visualização.

- Equipada com mapeamentos padronizados que entregam facilidade para os usuários iniciantes durante o uso, segundo o fabricante.

- Tem conectividade Bluetooth, com a possibilidade de fazer cliques à distância por meio de um controle remoto.

- Permite realizar backup de versões de 2 megapixels das fotos. Este recurso auxilia na transferência das fotos para o celular, por exemplo.

Nikon D5600

A

Nikon D5600

é uma câmera DSLR semiprofissional, lançada em 2016 pela Nikon. É ideal para quem quer começar no universo da fotografia por possuir um bom equilíbrio entre recursos avançados e facilidade de uso.

- Equipada com um sensor CMOS APS-C de 24,2 megapixels, cujo funcionamento é o mesmo dos filmes em câmeras analógicas.

- Processador de imagem EXPEED 4 e um sistema de autofoco de 39 pontos com nove sensores do tipo cruzado, para dar dinamicidade aos cliques.

- Possui um monitor LCD na tela traseira, inclinável, sensível ao toque, de 3,2 polegadas inclinável, e com capacidade de exibir imagens ao vivo e vídeos em Full HD a 60 quadros por segundo. 

-  Tem ISO de até 25.600 para ajustar conforme a luminosidade, que pode ser estendido até 6400 no modo paisagem noturna.

- Entrega uma boa velocidade de disparo contínuo de até cinco quadros por segundo.

- Bateria com até 820 disparos, segundo especialistas do site Focus Foto. 

- Apresenta conectividade Wi-Fi, NFC e Bluetooth para transferência de imagens sem fio e controle remoto da câmera a partir de dispositivos móveis. 

- Conta com modos de cena automática, inteligente e criativa, que ajustam automaticamente as configurações da câmera para diferentes situações de disparo.

- Lente com encaixe F da Nikon (com contatos AF).

Nikon D7500

Este modelo chegou ao mercado em 2016 sendo perfeito para quem deseja uma câmera semiprofissional (ou intermediária). A

Nikon D7500

apresenta formato de 4 K para gravação de vídeos em alta resolução. 

- Processador de imagem EXPEED 4, que garante mais qualidade de imagem em ambientes com baixa luminosidade, segundo especialistas do Fotografia Dicas. 

- Apresenta sensor CMOS APS-C de 24,2 megapixels, cuja função é equivalente ao de filmes de câmeras do tipo analógico.

- Possui ISO de até 51.200 para ajuste conforme luminosidade.

- Sistema de autofoco de 39 pontos com nove sensores do tipo cruzado, para focalizar a cena de forma automática.

- Tem monitor LCD sensível ao toque de 3,2 polegadas e inclinável (tilting), para ajustar no melhor ângulo. 

- Apresenta conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

- Bateria com autonomia de até 950 cliques, de acordo com especialistas do Fotografia Dicas.

- Lente com encaixe F da Nikon (com conexão AF e contatos AF).

- É ideal para quem já tem um pouco de experiência em fotografia ou quer começar a se profissionalizar.

Canon T7

Este modelo é outra opção para os apaixonados por fotografia, que querem começar a registrar o dia a dia ou viagens. Lançada em 2018, a

Canon T7

é um modelo básico de entrada, que apresenta processador de imagem DIGIC 4+, que oferece imagens com uma qualidade superior ao de smartphones e câmeras analógicas, por exemplo.

- Tem sensor CMOS APS-C de 24,1 megapixels, 

 - Sistema de autofoco de nove pontos e um visor óptico de pentaprisma, que oferece praticidade aos iniciantes. 

- Monitor LCD (parte traseira) de 3 polegadas, para enquadramento e visualização das fotos

- Alcance ISO de até 6400, que pode ser estendido até 12800, e uma velocidade de disparo contínuo de até três quadros por segundo.

- Possui conectividade Wi-Fi e NFC para transferência de imagens sem fio. 

- Autonomia de bateria de até 500 cliques, ao usar moderadamente o monitor LCD, segundo especialistas do blog Áudio Visual.

Canon EOS 70D

A EOS 70D é uma câmera de entrada com suporte a aplicativo para Android e iOS, além de tela giratória de três polegadas. Lançada em 2013 pela Canon, é uma opção ser considerada por quem não tem experiência e quer começar a fotografar.

- Equipada com sensor de CMOS de 20,2 megapixels, com uma função semelhante ao dos filmes analógicos.

-  Apresenta processador de imagem DIGIC 5+, para fotos com mais qualidade.

- Possui foco automático cruzado com 19 pontos, ideal para ajudar quem está começando.

- Tem gravação de vídeo Full HD a 30 quadros por segundo, com controle manual sobre a exposição, foco e som, para ajustar conforme o ambiente.

- Além de modo de vídeo HDR, que grava duas exposições diferentes e as combina para produzir uma imagem com maior alcance dinâmico.

- O modelo é compatível com 103 lentes EF e EF-S da Canon.

- Tem um alcance ISO de até 12.800, para ambientes com pouca luz.

- Bateria com autonomia de até 550 cliques, conforme especialistas do blog TecMundo.

- Desenvolvida com conectividade Wi-Fi integrada, permitindo que os usuários transfiram imagens sem fio para smartphones, tablets e computadores.

Agora que você já conhece as informações mais importantes na hora de escolher uma câmera digital, é muito mais fácil optar entre a Canon e Nikon. Escolha seu modelo e comece a fotografar por hobby ou até faça da fotografia a sua profissão.