Saiba como escolher uma pedaleira para guitarra

Efeitos especiais, ecos, controle de velocidade e mais, essas são algumas das possibilidades que as pedaleiras de guitarra oferecem para quem toca o instrumento. Em qualquer época do ano é possível encontrar uma grande variedade de modelos que contribuem para apresentações de guitarra ainda mais marcantes. Veja como esses equipamentos funcionam e compare diferentes modelos.

rich-text-image

homem tocando guitarra

As guitarras são

instrumentos musicais

muito populares e que despertam uma grande paixão nas pessoas. Por mais que o som desses instrumentos seja naturalmente agradável, existem alguns equipamentos que podem contribuir com a experiência de tocar e apreciar as músicas.

As pedaleiras para

guitarra

estão entre os equipamentos mais importantes para quem gosta de desenvolver suas habilidades no instrumento. Isso porque as pedaleiras adicionam uma camada de personalização nos sons, dando ao guitarrista um grande controle sobre diferentes características sonoras da guitarra.

Mas escolher um equipamento como esse pode ser um pouco complicado, já que é possível encontrar diversos modelos no mercado atualmente. Para te ajudar nisso, preparamos esse guia completo de como escolher uma pedaleira de guitarra para que você conheça as características e compare alguns modelos desse equipamento.

Confira abaixo.

Quais são os tipos de pedaleira de guitarra existentes?

As

pedaleiras

são equipamentos que têm como foco alterar o som proveniente das guitarras. Elas podem ser configuradas de diferentes maneiras, dando ao guitarrista uma grande autonomia e permitindo com que ele use sua criatividade para criar sons diferentes.

Confira abaixo alguns dos diferentes tipos de pedaleira de guitarra.

  • Pedaleira de ganho

    : esse tipo de equipamento simula a saturação que acontece em amplificadores valvulados, que produzem aquele efeito clássico de som de guitarra distorcida.  Nos amplificadores esse efeito ocorre quando a capacidade do equipamento é superada pelo sinal da guitarra. Estilos clássicos como metal e blues utilizam esse tipo de som. 

  • Pedaleira de modulação

    : esse tipo de pedaleira tem como foco causar alterações no timbre e na frequência da guitarra, criando efeitos sonoros que podem alterar o som original do instrumento. Em uma das configurações, por exemplo, a pedaleira faz com que o sinal da guitarra sofra um leve atraso, criando um efeito de ondulação. Outro efeito se dá na alteração do vibrato, o que causa um efeito parecido com um “tremor”. É possível explorar várias variações com esse tipo de pedaleira.

  • Pedaleira de temporização: esse equipamento tem como principal objetivo criar um efeito de eco dos sons emitidos pela guitarra. Se usado da forma correta, essa pedaleira pode aumentar as sensações de profundidade e ritmo de quem escuta as músicas tocadas pelo instrumento. Também é possível gravar pequenos trechos para repeti-los em loop, criando várias camadas de som. 

As melhores pedaleiras para guitarra

Como é possível perceber, existem diversos tipos de pedaleiras para guitarras. A grande diversidade de efeitos que esses equipamentos trazem para o instrumento, faz com que seja possível adquirir várias pedaleiras com diferentes propósitos.

Mas para isso é necessário entender quais são as melhores opções para cada tipo disponíveis no mercado atualmente.

E para te ajudar com isso, separamos abaixo alguns exemplos de modelos de qualidade para os diferentes tipos de pedaleiras que citamos. Dessa forma você tem um panorama completo e consegue decidir quais equipamentos mais fazem sentido para o seu tipo de som. 

Pedaleiras de ganho

Pedal Guitarra Distorção Kokko Alto Ganho High Distorcion

  • O

    Pedal Kokko High Distorcion

    conta com três botões para controle chamados de Level, Tone e Gain, que oferecem ao guitarrista a possibilidade de regular o timbre, o volume e a intensidade da distorção do som. 

  • O pedal é fabricado a partir de liga de alumínio, material que entrega resistência e durabilidade para o equipamento.

  • Pode ser usado para tocar músicas de diferentes estilos musicais, como rock, metal, blues, entre outros.

Pedal De Efeito Para Guitarra Boost Fuhrmann

  • O

    Pedal De Efeito Para Guitarra Boost

    da Fuhrmann permite ajustar o nível de ganho para até 35 dB.

  • O pedal é analógico e conta com uma tecnologia chamada true bypass, que ajuda a evitar perdas de sinais.

  • O modelo é robusto visto que é fabricado de metal. Mesmo sendo compacto, ele é muito resistente. 

rich-text-image

pedal de guitarra amarelo

Pedal De Efeitos Para Guitarra Ibanez PTPRE

  • O

    Pedal De Efeitos Para Guitarra Ibanez PTPRE

    oferece quatro tipos de efeitos diferentes: distorção (que deixa o som mais pesado), equalização (que ajusta o tom da guitarra), ganho (que aumenta a potência do instrumento) e noise gate (que reduz possíveis ruídos indesejados).

  • O equipamento vem equipado com diversos botões que permitem ativar ou desativar as diferentes funções que a pedaleira oferece. Isso facilita a troca de efeitos durante uma performance.

  • O modelo também conta com true bypass, o que evita que o som da guitarra sofra com interferências. 

Pedaleiras de modulação

Pedal Mooer Mod Factory MKII

  • O

    Pedal Mooer Mod Factory MKII

    conta com quatro botões de controle que permitem selecionar o tipo de modulação e ajustar todos os parâmetros dos efeitos dos sons da guitarra.

  • O modelo vem equipado com um botão chamado de "tap tempo”, que permite com que o guitarrista sincronize qualquer efeito com o ritmo da música que ele está tocando no momento.

  • O efeito também pode ser configurado para ter uma velocidade maior ou menor, bastando pressionar e segurar o pedal para atingir essa configuração.

Pedal BOSS MD-200

  • O

    Boss MD-200

    utiliza uma tecnologia avançada de conversores e processamento interno que entrega um som de alta fidelidade e com detalhes perceptíveis.

  • O modelo conta com um indicador de LED que acende quando algum efeito está ligado, o que fornece o maior controle para o guitarrista na hora das apresentações.

  • A pedaleira também conta com uma chave que propõe uma alternância entre os modos de uso. Na prática, isso significa que o pedal processa o sinal da guitarra de maneiras diferentes, o que pode gerar diferentes sonoridades. 

rich-text-image

pedal para guitarra azul

Pedal Fuhrmann Psico Vibe

  • O

    Pedal Fuhrmann Psico Vibe

    conta com um circuito true bypass, que evita perdas de sinal quando nenhum efeito do pedal está sendo utilizado.

  • O modelo é feito de metal e conta com design robusto, mas, ao mesmo tempo, compacto, o que facilita o transporte.

  • Ele vem equipado com dois botões de controle: o Speed (velocidade) e o Depth (profundidade), que tem uma grande customização na modulação do som da guitarra. 

Pedaleiras de temporização

Pedal TC Electronic Flashback 2

  • O

    Pedal TC Electronic Flashback 2

    conta com oito tipos diferentes de delay, o que dá ao guitarrista uma grande capacidade para criar sons modulados.

  • A tecnologia de loop desse pedal pode gravar por até 40 segundos, aumentando as possibilidades.

  • O modelo vem equipado com entrada e saída estéreo, o que aumenta a imersão e deixa o som da guitarra mais envolvente. 

Pedal Boss DD-200

  • O

    Pedal Boss DD-200

    possui quatro memórias internas que permitem salvar seus ajustes favoritos e acessá-los com mais facilidade.

  • O pedal também vem equipado com um circuito true bypass, que evita interferências e alterações do sinal quando o pedal não está sendo usado.

  • O modelo conta com 12 tipos de delay, que incluem digitais, analógicos, modulados, entre outros.

Pedal Nux Atlantic

  • O

    Pedal Nux Atlantic

    possui opções delay de 60, 70 e 80 segundos.

  • O modelo também vem equipado com três tipos de reverb: um que produz um efeito parecido com o de molas, outro que produz um som que lembra placas metálicas e o último feito para ser utilizado em ambientes amplos e abertos.

  • Ele vem equipado com a tecnologia tap tempo, que permite com que o guitarrista sincronize o delay de acordo com o ritmo da música que está tocando. 

Como escolher uma pedaleira para guitarra?

Por mais que a grande diversidade de pedaleiras para guitarras possa ser um atrativo, é preciso ter em mente alguns critérios importantes que se aplicam a qualquer tipo de pedaleira.  Vamos listar alguns abaixo para você levar em consideração na hora de fazer a sua escolha.

  • Qualidade dos efeitos: muitas pessoas podem focar apenas na quantidade e deixar de lado a qualidade dos efeitos que o equipamento irá reproduzir. É importante que você adquira uma pedaleira que tenha efeitos compatíveis com estilo de música que você gosta de tocar.

  • Praticidade: se você gosta de levar sua guitarra para diferentes locais ou se apresentar em diversos palcos, é importante que sua pedaleira tenha um design compacto e que seja fácil de transportar.

  • Facilidade de uso: dependendo da aplicação que você dará para a pedaleira, algumas funções como memória e botões de atalho podem facilitar a vida na hora de shows ou apresentações para as pessoas.

  • Conectividade: se você busca pedaleiras mais práticas, pode ser interessante procurar por equipamentos que ofereçam interfaces de áudio de fácil conectividade. Pedaleiras que possuem conexão via USB, Bluetooth ou até mesmo Wi-Fi podem ser as opções mais adequadas para você. 

Quais são os diferentes tipos de efeitos em uma pedaleira de guitarra?

As pedaleiras possuem uma diversidade de efeitos, o que faz com que os músicos possam expressar toda sua criatividade da melhor forma. Confira abaixo mais alguns exemplos de efeitos que as pedaleiras podem reproduzir.

  • Efeito de filtragem: eles alteram a equalização do sinal que sai da guitarra, o que resulta em sons mais limpos.

  • Efeitos de tempo: podem manipular o tempo ou o espaço do som da guitarra, gerando tons mais profundos.

  • Efeitos de tonalidade: adicionam notas extras nos sons das guitarras, podendo resultar em sons mais graves ou mais agudos.

É possível criar efeitos personalizados em um pedal de guitarra?

Sim, é possível criar efeitos personalizados utilizando um pedal de guitarra. Alguns modelos oferecem a possibilidade dos guitarristas brincarem com diferentes efeitos e salvarem os resultados na própria memória do equipamento. 

No caso das pedaleiras que não contam com esse tipo de facilidade, é possível utilizar alguns softwares que permitem criar efeitos e sons personalizados.

A customização é um grande ponto dos

pedais de guitarra

, já que permitem que os músicos se expressem de uma maneira ainda mais livre.

Conclusão

Ao analisarmos os diferentes tipos de pedaleiras de guitarra é possível chegar à conclusão de que esses equipamentos engrandecem a experiência que os músicos possuem com o  instrumento.

Tendo uma grande variedade de efeitos, esses pedais contribuem para que músicas e apresentações sejam ainda mais marcantes e únicas.  É importante que você compare os diferentes tipos de modelos para saber como escolher a pedaleira de guitarra perfeita para o seu uso. 

Se você quer saber quais são os melhores

modelos de pedaleiras zoom

, você tem o necessário dentro do blog do Mercado Libre. A melhor informação de todas está esperando por você.

E se você está procurando o melhor lugar para comprar esse tipo de

equipamento

, não deixe de conferir as ofertas e condições especiais do Mercado Livre.