Veja 5 pedaleiras de guitarra intermediárias para potenciar sua música

As pedaleiras intermediárias de guitarra ampliam as possibilidades de uso do instrumento com diferentes timbres. Abaixo, você confere 5 modelos.

rich-text-image

Pé do violinista apoiado na pedaleira

A

guitarra

é um instrumento popular em todo o contexto musical, afinal, está em diversos estilos. Aparece como protagonista no Blues, no Rock n’ Roll (e seus derivados, como Hard Rock e Heavy Metal), no Reggae, no Jazz e no Gospel, além de ser um importante elemento para outros gêneros, como o Sertanejo. Porém, em cada estilo, o instrumento assume funções que exigem uma sonoridade específica.

Assim, além do timbre característico de cada instrumento (tipo e modelo específico), notamos a presença de outros elementos que mudam o som que escutamos, seja em um amplificador ou em uma gravação em linha. Efeitos como phaser, delay ou vibrato, equalizações e distorções são determinantes para definir o destaque e uso do instrumento. E a boa notícia é que esses e outros efeitos estão nas pedaleiras intermediárias de guitarra. 

Pensando em te ajudar no momento da compra, separamos 5 modelos de

pedaleiras intermediárias

, pensadas para quem busca um produto versátil tanto para estudos ou ensaios quanto para tocar ao vivo e poder gravar. Siga com a gente!

O que é a pedaleira de guitarra?

A pedaleira de guitarra é um equipamento que, de forma geral, altera o sinal emitido pela guitarra antes que ele chegue em um receptor (seja uma interface conectada ao computador a um amplificador). Claro, vale lembrar que a pedaleira altera o sinal de forma digital, assim ela consegue reunir diversos efeitos que, antigamente, eram produzidos por pedais analógicos (cada um responsável por um efeito). 

Eletrônica e digital, a pedaleira é usada de forma mais prática, pois em um mesmo dispositivo pode reunir mais de 100 efeitos diferentes, além de possibilitar equalizações e configurações para cada efeito. Por exemplo, você pode escolher um determinado tipo de distorção e regular o nível de intensidade da mesma, além de suas frequências em alguns casos. Também encontramos delay, reverb, phaser, chorus, flanger, tremolo, overdrives e afinador.

Vale lembrar que cada modelo apresenta suas características, como timbre ou simuladores presentes, que remetem ao som, por exemplo, de amplificadores clássicos, como o Marshall JCM 800. Também podemos encontrar pedaleiras com pré-configurações ou memória interna capaz de guardar sets de efeitos que nós mesmo definirmos. Por fim, podemos destacar algumas características que devemos considerar antes de comprar.

Entradas disponíveis

São as entradas e saídas que permitem a conexão entre a guitarra, a pedaleira e o amplificador, por exemplo. A principal é a P10, que liga esses equipamentos. Além disso, encontramos entradas auxiliares e extras, que permitem o uso de outros dispositivos.

Entre as conexões mais encontradas, podemos destacar:

  • Entrada auxiliar: Também conhecida como AUX, permite a conexão com outros dispositivos de áudios, que podem reproduzir som através da pedaleira. 

  • MIDI e USB: nos permite conectar a pedaleira a computadores e softwares para diversos usos e emulação de diferentes timbres e efeitos. 

  • Micro USB: possibilita a conexão entre a pedaleira e tablets, smartphones e outros dispositivos móveis. 

  • Saída para fones: faz com que o som saia diretamente para fones de ouvido, ideal para estudos e práticas em locais onde não podemos fazer muito barulho. 

Tipo de alimentação

A pedaleira necessita de energia para funcionar, que pode ser emitida por pilhas, bateria ou por uma fonte de alimentação externa, que conecta o equipamento a uma tomada. As pilhas e baterias são práticas e permitem o uso da pedaleira mesmo em locais em que não há energia elétrica, porém pode ter duração de poucas horas.

Já a alimentação por fonte AC/DC permite o uso contínuo do equipamento por tempo indeterminado, porém conta com o risco de depender totalmente da rede elétrica do local. O ponto positivo, no fim, é que há modelos com os dois tipos de alimentação. 

Melhores pedaleiras intermediárias para guitarra 

Na sequência, separamos 5 modelos de

pedaleiras

de guitarra intermediárias, com uma lista de produtos que atendem diferentes necessidades de guitarristas que buscam um equipamento intermediário. Ou seja, apresentamos pedaleiras em diferentes faixas de preço, mas que atendem ao requisito custo-benefício, com efeitos de qualidade e características próprias atrativas para o uso ao vivo, em ensaios, gravações e em estudos e composições.

Vale lembrar que, ao final de cada modelo, mostramos suas características mais destacáveis, como quantidade de efeitos, número de footswitches (botões que pisamos para mudar os efeitos), quantidade de patches, conexões, peso e dimensões do produto.

Confira!

Boss GT1

A

Boss GT1

é uma pedaleira que oferece efeitos de nível profissional com simuladores e a possibilidade de armazenar diversos sets com os diferentes efeitos. Sobre esse ponto, a Boss GT1 tem mais de 100 efeitos e 99 patches (sets com os conjuntos de efeitos que combinamos), o que permite o uso diverso e a adaptação do som da guitarra para muitos estilos e ocasiões. 

Além disso, possui pedal de expressão com chave configurável, que permite diferentes usos (Wah-Wah, controle de volume ou controle de outros efeitos) e 3 pedais de seleção (usados para mudar entre um patch e outro ou alterar configurações que nós podemos definir). Também é possível fazer download de diversos efeitos profissionais pelo Boss Tone Central, que irá dar ainda mais corpo ao som. Por fim, a pedaleira é resistente e leve, com caixa de metal. 

Características:

  • Efeitos: 108 diferentes

  • Patches/sets: 99

  • Footswitches: 3 footswitches e 1 pedal de expressão

  • Tipo de alimentação: adaptador AC ou 4 pilhas AA

  • Conexões: P10, AUX, USB e conexões para som estéreo ou mono

  • Acessórios disponíveis: manual do usuário e 4 pilhas AA

  • Peso: 1,3 kg

  • Dimensões: 30,5 cm de comprimento, 15,2 cm de largura e 5,6 cm de altura (espessura)

rich-text-image

pedal de efeito boss gt-1

Zoom G1X Four

Com efeito de alta qualidade e um preço acessível, a

Zoom G1X Four

é uma pedaleira compacta que conta com dezenas de efeitos e simuladores, além de contar com um display LCD que permite visualizar de forma intuitiva a conexão e o uso de cada pedal selecionado. Conta também com função de salvamento automático para armazenar os patches que criamos. 

O modelo ainda apresenta um looper de 30 segundos que nos permite criar diferentes bases para estudos e improvisações. Com isso e a presença de 13 amplificadores clássicos de guitarra, além da simulação de ritmos na bateria, é possível criar sons variados. Por fim, vale lembrar que nela podemos usar até 5 efeitos simultaneamente, o que permite criar timbres únicos e com configurações pessoais. 

Características:

  • Efeitos: mais de 70 efeitos diferentes (é possível adicionar mais pelo Zoom Guitar Lab)

  • Patches/sets: 50

  • Footswitches: 2 footswitches e 1 pedal de expressão

  • Tipo de alimentação: adaptador AC ou 4 pilhas AA

  • Conexões: P10, AUX, USB e entrada de alimentação

  • Acessórios disponíveis: guia rápido, lista de patches 4 pilhas AA

  • Peso: 0,6 kg

  • Dimensões: 21,6 cm de comprimento, 15,6 cm de largura e 5,2 cm de altura (espessura)

Mooer Ge 150

Com a possibilidade de gravar diretamente com o celular (através de recursos OTG) com a conexão microUSB, a pedaleira

Mooer Ge 150

traz uma ótima relação entre preço e qualidade, com uma estrutura resistente e design compacto e minimalista. Conta com um pedal de expressão (programável), 10 opções distintas de metrônomo e 40 ritmos de bateria que podem ser usados para criar composições mais completas.

A Mooer Ge 150 também conta com looper de 80 segundos, mais de 100 efeitos e a simulação de 55 amplificadores clássicos usados por guitarristas ao longo da história. Apresenta função tap tempo, em que é possível programar o metrônomo ou efeitos a partir de toques. Por fim, conta com 200 presets. 

Características:

  • Efeitos: 151

  • Patches/sets: 26

  • Footswitches: 2 footswitches e 1 pedal de expressão

  • Tipo de alimentação: adaptador DC

  • Conexões: P10, AUX in, microUSB, entrada de alimentação e entrada para fones

  • Acessórios disponíveis: guia rápido, lista de patches 4 pilhas AA

  • Peso: 1 kg

  • Dimensões: 19,0 cm de comprimento, 23 cm de largura e 7,5 cm de altura (espessura)

Zoom G3XN

A pedaleira

Zoom G3XN

possui pedal de expressão e conta com um looper de 80 segundos que permite a criação de composições e bases para estudos e improvisação. Ela possui efeitos digitais de alta qualidade, com simulação de diferentes amplificadores. Como modelo moderno e tecnológico, permite incorporar novos efeitos e patches através do Zoom Guitar Lab, um software exclusivo da empresa para uso em Windows e Mac. 

É versátil e resistente. Pode ser usada em apresentações ao vivo, gravações e estudos caseiros. Além disso, pelo seu looping e quantidade de efeitos, é uma boa pedida para compositores, pois permite guardar e explorar ideias musicais. Por fim, vale mencionar seus 6 footswitches (em 3 colunas, sendo os superiores responsáveis por ativar o efeito e os inferiores para alternar entre os patches e ativar a função de afinador). 

Características:

  • Efeitos: 80 (uso de até 7 simultaneamente)

  • Patches/sets: 150

  • Footswitches: 6 footswitches (3 e 3) e 1 pedal de expressão

  • Tipo de alimentação: adaptador AC

  • Conexões: P10, AUX in, microUSB, entrada de alimentação e saída balanceada (com entrada para fone)

  • Acessórios disponíveis: manual do usuário e adaptador AC

  • Peso: 1,84 kg

  • Dimensões: 31,8 cm de comprimento, 18,1 cm de largura e 6,4 cm de altura (espessura)

Mooer Ge 200

Com total controle dos efeitos para uma boa resposta ao vivo, a

Mooer Ge 200

conta com pedão de expressão e 3 footswitches iluminados e de fácil visualização mesmo em locais escuros. Além disso, tem uma ótima resposta e conectividade com aparelhos de gravação de áudio, como interfaces de áudio e placas de som. O modelo possui looper de 52 segundos com efeitos reversos e de meia velocidade

Com display LCD elegante e de fácil, a pedaleira emula 55 amplificadores, 26 gabinetes, 70 efeitos e até 40 ritmos distintos de bateria, além de ter 200 presets e contar com a interessante função tap tempo. Com isso e uma construção rígida e botões responsivos, o modelo é uma opção versátil que pode se adaptar a qualquer tipo de guitarrista. 

Características:

  • Efeitos: 151 ao todo

  • Patches/sets: 200

  • Footswitches: 3 footswitches e 1 pedal de expressão

  • Tipo de alimentação: adaptador AC/DC

  • Conexões: P10, AUX in, USB (que transforma a pedaleira em interface), entrada saída balanceada, entrada para fone (P2) e entrada para fonte de alimentação

  • Acessórios disponíveis: manual do usuário, cabo USB adaptador AC

  • Peso: 1,4 kg

  • Dimensões: 29,7 cm de comprimento, 14,5 cm de largura e 4,5 cm de altura (espessura)

rich-text-image

pedal de efeito mooer GE200

Qual é a melhor pedaleira Line 6?

A resposta pode parecer clichê, mas a melhor pedaleira é aquela que melhor se adapta às nossas necessidades. Porém, podemos destacar produtos como os mais avançados e tecnológicos. Nesse ponto, a melhor pedaleira Line 6 é a Line 6 Helix Floor, que consegue emular com precisão a característica sonora de diversos timbres, como modelos de pedal de guitarra clássicos e amplificadores vintages. 

Pode usar pedaleira de baixo na guitarra?

Sim, é possível usar pedaleiras pensadas para baixo na guitarra. Porém, é necessário ter atenção na configuração de cada efeito para não produzir sinais danosos para o amplificador. Porém, o mais aconselhável é usar o equipamento para aquilo que ele foi pensado. 

Efeitos incríveis para todos os guitarristas

Com as pedaleiras é possível acrescentar diferentes efeitos e mudar o som da nossa guitarra, fazendo-a se adaptar a qualquer estilo musical. Desde solos com o timbre clássico de amplificadores valvulados a bases rítmicas com ambiência e reverb, podemos usar o instrumento em todos os contextos.

Talvez você também se interesse nos

modelos de pedaleira Zoom

em nosso blog. 

Não espere mais tempo! Acesse o Mercado Livre e confira as melhores

pedaleiras para guitarra

, de diversos níveis, para potencializar o som de seu instrumento para gravações, shows ao vivo, estudos e momentos de inspiração e composições. Entre no site e confira!