Descubra as melhores pedaleiras para teclado

Podendo alterar a duração das notas ou mesmo aspectos tímbricos, como volume e harmônicos no som, as pedaleiras para teclado melhoram a performance e os aspectos expressivos em cada música.

rich-text-image

Tecladista tocando ao vivo

O

teclado

é um instrumento que possibilita com diversos, presente em todos os gêneros musicais, seja como instrumento de destaque ou como um importante participante da trama de harmonias e timbres em uma canção ou música instrumental. Com funcionamento eletrônico, o instrumento permite simular diferentes sons e é ideal para quem precisa de versatilidade na hora de tocar, ainda mais se acompanhado de uma

pedaleira

para teclado.

Com elas, é possível controlar o tempo de duração da nota, seu timbre e também sua intensidade. Assim, a pedaleira de teclado serve como forma de simulação dos pedais presentes nos pianos, em que é necessário o uso de determinados mecanismos para alterar o timbre e a força do som (já que o piano é um instrumento acústico). Ainda, há modelos destinados a órgãos eletrônicos, com a função de fazer o

baixo

desse instrumento.

Porém, mesmo com efeitos e funcionalidades similares, é possível encontrar modelos diferentes e ter dúvidas no momento de escolher a melhor pedaleira para nossas demandas. Pensando nisso, separamos 5 produtos pensados para satisfazer todo tipo de tecladista, assim, você poderá escolher o item certo. Siga com a gente!

Para que serve a pedaleira no teclado?

A pedaleira para teclado é usada com fins diferentes de outros instrumentos, como a

guitarra

. Nos modelos pensados exclusivamente para teclados, a função principal é a de controlar o nível de sustentação e aspectos tímbricos da nota, que tende a se apagar com facilidade logo após ser tocada. Assim, encontramos o pedal de sustain como responsável pelo principal efeito. 

Além dele, pedais de expressão são usados em teclados, para controlar o volume ou nível de algum efeito do próprio instrumento. Além disso, há pedaleiras com os 3

pedais do piano

tradicional. Ou seja, além do sustain, temos a presença do pedal de surdina e do pedal central (ou pedal sostenuto para pianistas clássicos), responsáveis por deixar o som mais opaco e baixar a ressonância das notas, respectivamente.

Por fim, vale ressaltar que é possível utilizar pedaleiras de guitarra em teclados, bem como pedaleiras de baixo ou instrumentos acústicos. Nesse caso, o efeito adquirido será o mesmo utilizado na guitarra, com a peculiaridade de modificar o sinal emitido pelo teclado, ou seja, com suas próprias características sonoras. Com isso, você pode adicionar modulações, ecos, ambiências, reverberações, distorções e pedais de expressão para o uso com seu teclado.

Top 5 Melhores pedaleiras para teclado

Yamaha FC-5

O

Yamaha FC-5

é um pedal responsável pelo sustain das notas, ou seja, ao pressioná-lo, mantemos o som das notas que tocamos. Assim, é possível reproduzir uma grande ressonância, dado que o funcionamento do teclado tende a imitar o de um piano (em que a tecla aciona um martelo, que golpeia a corda que, então, gera o som). 

Como no instrumento acústico a corda é apagada assim que tocada, o pedal de

sustain

tem a função de deixar que essa corda siga soando naturalmente, até que as próprias vibrações passem. Assim, o pedal Yamaha serve para manter o som que tocamos. 

Características

  • Função: sustainer

  • Comprimento do cabo: 1,5 m

  • Tipo de conexão: P10

rich-text-image

Yamaha FC-5

Andaluz SP-50

Com função sustain, o

Andaluz SS-50

tem design clássico que simula o pedal de um piano tradicional. Com isso, apresenta base mais estável, com melhor atrito com o piso. O pedal também é mais fixo e, ao ser pressionado, não interfere no movimento de toda a estrutura do item. Além disso, conta com uma chave seletora de polaridade (negativa ou positiva) para som mais fechado ou aberto.

Para finalizar, é um modelo com bom custo-benefício para pianistas que precisam de pedais similares aos tradicionais. 

Características

  • Função: sustainer

  • Comprimento do cabo: 1,5 m

  • Tipo de conexão: P10

Yamaha LP-5A

Com 3 pedais e destinado exclusivamente para alguns modelos de piano elétrico, o

Yamaha LP-5A

é um modelo completo de pedaleira para teclados com função de simular o uso de um piano tradicional. Com isso, encontramos o pedal de sustain, o de surdina e o de centro, com fácil acionamento e ótima resposta com o instrumento. 

Agora, vale saber que ele funciona apenas com os modelos de

piano

elétrico P95, P105, P115 e P145, todos da Yamaha. Então, se você busca um modelo de piano elétrico de alto nível, com pedais responsivos e eficientes, um desses pianos somados ao pedal LP-5A vão satisfazer suas necessidades.

Características

  • Função: sustain, uma corda e sostenuto

  • Comprimento do cabo: o pedal funciona acoplado ao suporte L-85 da Yamaha

  • Tipo de conexão: P10

Nektar NX-P

O

Nektar NX-P

é um pedal de expressão projetado especialmente para teclados, assim, seu funcionamento é perfeito com diversos modelos. Estável durante o uso, o pedal tem fundo em borracha que permite segurança e evita que o item se mova em uso intenso ou contínuo. 

O modelo conta com chave para alterar a polaridade, deixando o som mais aberto ou fechado, além do botão de sensibilidade, que a letra a resposta do pedal. 

Características

  • Função: pedal de expressão (volume e outros efeitos)

  • Comprimento do cabo: 2 m

  • Tipo de conexão: P10

rich-text-image

Nektar NX-P

Korg EXP-2

Com controle de volume e de diferentes efeitos presentes no teclado (especialmente nos modelos da marca), o

Korg EXP-2

permite o controle contínuo do volume MIDI, de modulações, filtros, funções de expressões e outras. Ele é compatível com a maioria de pedais de efeito e teclados, processadores e módulos de efeito (como pedais). Para isso, basta estar conectado ao soquete Assignable Pedal.

Ele possui controle de ajuste mínimo na lateral e cabo estéreo, com 3 condutores (ideal para o uso em mais de um falante). Por fim, como não apresenta alteração de polaridade, mantém efeitos previsíveis e uso fluido. 

Características

  • Função: pedal de expressão e controle MIDI

  • Comprimento do cabo: não tem cabo acoplado e vem acompanhado com um pequeno cabo com conectores P10

  • Tipo de conexão: P10

Quais são os pedais do teclado?

Para

teclados

, encontramos principalmente o pedal de sustain e o pedal de expressão, responsáveis por manter o som por mais tempo e controlar diferentes aspectos expressivos e efeitos, respectivamente. Além disso, vale lembrar que também há modelos que simulam o piano real, com a presença de 3 pedais.

Esses 3 pedais tem as funções de sustain, uma corda (em que o som sai opaco, com menos harmônicos) e pedal central ou sostenuto (que atenua o som geral e realça as primeiras notas). 

Qual o efeito da pedaleira no teclado?

As diferentes pedaleiras atuam com funções específicas de alguns pedais do piano clássico ou pedais responsáveis por características expressivas, como volume e nível de diferentes efeitos. De fato, não encontramos pedaleiras de efeito para teclados, dado que os efeitos sonoros já estão no próprio sistema do instrumento. Assim, os pedais servem para atribuir funções que não podemos controlar de outra forma (como a sustentação da nota). 

Por outro lado, vale mencionar que os pedais de expressão podem ser bastante completos e controlar diferentes parâmetros, desde que configurados corretamente com os teclados ou módulos de efeitos aos quais estão conectados. Assim, com eles é possível, por exemplo, definir o nível de chorus ao tocar o teclado. 

O que é pedal de sustain no teclado?

O pedal de sustain é o responsável por manter a nota tocada soando. Assim, é possível criar ressonâncias e efeitos de dissonância e consonância na sucessão de eventos sonoros no teclado. Por outro lado, ele permite manter um som por tempo indeterminado, desde que o teclado esteja programado para reproduzir essa nota (como em instrumentos de sopro).

Pedaleiras de teclado para mudar potenciar o som do instrumento

Seja para manter uma nota soando por mais tempo, deixar o timbre opaco, o ataque menos intenso ou para controlar o nível de volume e de diferentes tipos de efeito, as pedaleiras podem ser usadas no teclado para alternar diferentes aspectos do som do instrumento, tornando seu uso ainda mais versátil. Com isso, podemos tocar diferentes gêneros musicais e realizar estudos e improvisações com as sonoridades novas que obtemos. 

Saiba quais são os

pedaleiras de guitarra básica

do mercado. Você não pode perder essa oportunidade no blog do Mercado Livre.

Então, o que você está esperando? Acesse o Mercado Livre e confira dezenas de modelos de

pedaleira para teclado

e encontre aquela que melhor se encaixa com todas suas necessidades.