Guia prático de como regular a temperatura do freezer horizontal

Os freezers horizontais são equipamentos para a conservação de alimentos, pois atingem temperaturas muito baixas, que garantem a qualidade dos produtos por mais tempo, sendo ideais para quem deseja conservar e manter os alimentos frescos.

rich-text-image

freezer horizontal branco

Os freezers horizontais são equipamentos para o armazenamento de grandes quantidades de comida ou bebidas. Por mais que pareçam intuitivos, é preciso entender como esses dispositivos funcionam para que os condimentos, que estão guardados ali, não sofram prejuízos.

Para garantir que esses produtos permaneçam frescos e seguros para serem consumidos, é ideal que a temperatura dentro do eletrodoméstico esteja nos limites recomendados. Neste texto exploraremos um pouco este tema e responderemos algumas perguntas pertinentes sobre o uso do

freezer horizontal

.

Além disso, também listamos alguns modelos de

freezer

com diferentes fabricantes e capacidades, para que você encontre o melhor para sua necessidade.

Confira abaixo!

Qual a temperatura ideal de um freezer horizontal?

A temperatura ideal para um equipamento como um

freezer horizontal

variará de acordo com o tipo de uso que dará a ele. Por exemplo: 

  • Para conservar alimentos e bebidas, temperaturas entre 1° C e 5° C são as mais recomendadas. 

  • Para congelar esses alimentos e mantê-los consumíveis por mais tempo, temperaturas mais baixas são as mais indicadas, variando entre -25 °C e -18 °C.

Como funciona a temperatura de freezer horizontal?

Para um equipamento como o freezer ter a capacidade de variar tanto sua temperatura interna é preciso que um sistema de refrigeração composto por várias partes esteja funcionando de acordo. 

Normalmente os modelos são formados por: 

  • Compressor: responsável por comprimir o gás interno

  • Condensador: que libera o calor para o ambiente

  • Evaporador: que faz o gás de dentro do freezer absorver o calor

  • Termostato: dispositivo que regula o compressor de acordo com a necessidade para atingir a temperatura desejada.

Esse conjunto de equipamentos é o que faz ser possível uma grande customização na temperatura dos freezers horizontais.

Como regular a temperatura do freezer horizontal?

A regulagem de temperatura do freezer horizontal pode variar de acordo com o modelo. Porém, algumas orientações gerais servem para quase todos os modelos. Confira abaixo um passo a passo rápido de como regular a temperatura do seu freezer.

1. Identifique o controle de temperatura da parte externa do freezer. Normalmente ele tem o formato de um botão ou de um painel eletrônico.

2. No painel de controle, escolha a função que você deseja utilizar: a de refrigeração ou de congelamento.

3. Agora basta colocar seus alimentos e bebidas dentro do freezer e esperar a temperatura ideal ser atingida. Uma dica é não abrir o freezer com frequência, para que a variação de temperatura interna não seja alta e que os baixos níveis sejam mantidos.

Os 9 melhores freezers horizontais

Agora que você já sabe como controlar a temperatura interna do freezer, é importante decidir qual modelo pode cobrir suas necessidades. Pessoas que estocam muitos alimentos ou possuem comércios e estabelecimentos devem procurar freezers com grande capacidade.

Mas se você quer apenas um equipamento que mantenha seus alimentos congelados sem ocupar muito espaço, talvez os modelos com capacidade média ou menor sejam mais adequados.

Para ajudar na pesquisa, listamos abaixo alguns dos melhores freezers horizontais, com fabricantes distintos e uma grande variedade de capacidade interna para diferentes necessidades. 

Freezer Horizontal H550 - Electrolux

  • O

    H550- Electrolux

    tem uma capacidade de 513 litros, sendo recomendado para pessoas que têm a necessidade de guardar grandes quantidades de alimento constantemente.

  • Esse modelo de freezer conta com duas portas, o que facilita o acesso aos itens organizados dentro do eletrodoméstico.

  • Segundo a Electrolux, o modelo vem equipado com a função turbo freezer, que serve para congelar os alimentos de forma mais rápida, sem nenhuma perda de qualidade e sem influenciar no sabor dos alimentos.

  • O modelo também vem equipado com rodas que podem girar 360 graus, o que é ótimo para movimentar o equipamento com facilidade sem danificar o piso e sem grandes esforços físicos. 

rich-text-image

freezer branco aberto

Freezer Horizontal CHB53EB - Consul

  • O

    Freezer Horizontal CHB53EB

    da Consul conta com três níveis de temperaturas que podem ser ajustados, indo de um grau de refrigeração mais leve até o congelamento total dos alimentos e bebidas.

  • Os níveis de temperaturas podem ser controlados a partir de um painel eletrônico, facilitando a mudança dos modos de congelamento.

  • O freezer possui uma capacidade interna de 534 litros, um volume grande e ideal para quem busca um espaço amplo para armazenar condimentos.

  • O modelo conta com eficiência energética A, a melhor classificação de sustentabilidade, e também vem equipado com rodinhas que ajudam no transporte. 

rich-text-image

freezer horizontal com duas portas

Freezer Horizontal DA420 - Metalfrio

  • O

    DA420 - Metalfrio

    tem uma capacidade de 419 litros e pode armazenar um bom volume de alimentos, tanto em residências quanto em estabelecimentos.

  • De acordo com o fabricante, o modelo conta com uma função chamada dupla ação, que permite alternância rápida entre os modos de refrigeração e freezer.

  • Para facilitar a limpeza, o modelo conta um acabamento em aço e uma gaveta removível, que impede o acúmulo de sujeira dentro do eletrodoméstico. 

Freezer Horizontal H330 – Electrolux

  • É um freezer com uma capacidade de 314 litros, sendo ideal para quem deseja ter um eletrodoméstico para armazenar seus alimentos, mas que não quer um modelo tão grande ocupando espaço.

  • O

    H330 da Electrolux

    está equipado com o sistema cycle defrost, que reduz a formação de gelo nas paredes internas do equipamento e facilita muito a limpeza.

  • A fechadura do freezer possui uma trava que pode ser trancada com chave, garantindo mais segurança.

  • Além de conseguir atingir temperaturas baixíssimas, o modelo também tem uma função geladeira que transforma o freezer em um refrigerador convencional.

Freezer Horizontal H222 – Electrolux

  • Para quem busca um modelo de freezer horizontal com uma capacidade um pouco mais reduzida, o

    H222 da Electrolux

    conta com 222 litros de capacidade total.

  • Para facilitar o processo de limpeza, o modelo vem equipado com um dreno de descongelamento que permite realizar o escoamento da água derretida sem contratempos.

  • O freezer também conta com a função turbo, que faz com que os alimentos e bebidas sejam congelados de forma mais rápida. 

Freezer Horizontal Branco RCFB21 - Midea

  • O modelo

    RCFB21 da Midea

    é um freezer horizontal de uma porta com capacidade de 205 litros.

  • O controle de temperatura do freezer é instalado na parte externa do equipamento, o que permite controlar a temperatura sem precisar abrir a porta.

  • Esse modelo também pode ser convertido em uma geladeira convencional, através de uma de suas funções.

  • A parte externa do RVFB21 também conta com uma fechadura com chave e com rodinhas nos pés. 

Freezer Horizontal Expositor NF40SB - Metalfrio

  • O

    NFA0SB

    tem uma capacidade total de 399 litros, o que, na prática, entrega um grande espaço para armazenamento de comidas e bebidas.

  • O modelo vem equipado com o sistema cycle defrost, que reduz a formação de gelo nas paredes internas do equipamento.

  • Outra função interessante presente neste freezer é a função turbo, que acelera o congelamento de alimentos sem afetar sua qualidade ou sabor.

  • O modelo também conta com fechadura com chave e tem a classificação A no selo Procel, fazendo com que o equipamento tenha uma alta eficiência energética. 

Freezer Horizontal CFA10B1 - Midea

  • O menor modelo da nossa lista é o

    CFA10B1 da Midea

    , tendo apenas uma porta e uma capacidade interna de 100 litros.

  • Por mais que seja um freezer de tamanho reduzido, ele também pode ser transformado em uma geladeira, graças a uma função presente no equipamento.

  • Além disso, o modelo também conta com rodinha nos pés, fechadura com chave, controle de temperatura externa e um dreno para descongelamento.

  • O freezer tem uma classificação A + no seu processo, estando no grupo dos aparelhos que menos consomem energia.

Freezer Horizontal Metalfrio DA550

  • O

    Freezer Horizontal Metalfrio DA550

    oferece uma capacidade de 546 litros, tendo um amplo espaço interno capaz de armazenar uma grande quantidade de bebidas e alimentos por muito tempo.

  • O modelo possui duas portas, o que deixa mais fácil o manuseio e a retirada dos produtos guardados dentro do freezer.

  • O controle de temperatura é feito através de um painel eletrônico, podendo escolher em até três níveis distintos.

Conclusão

Os freezers horizontais são

eletrodomésticos

indispensáveis para quem deseja armazenar uma grande quantidade de comida ou bebida, seja em casa ou até mesmo em comércios. A grande variedade de modelos com diferentes capacidades torna essa escolha muito mais assertiva, e facilita com que você encontre um freezer que realmente supre as suas necessidades.

Neste texto, respondemos algumas perguntas importantes sobre o funcionamento desses eletrodomésticos e também listamos alguns modelos que você pode usar como base para sua pesquisa, quando for adquirir um novo freezer horizontal.

Conheça as

melhores marcas de cafeteiras

do momento no blog do Mercado Libre. É a melhor.

Para encontrar esses e outros modelos de

freezers frost free

, não deixe de conferir o Mercado Livre, que oferece opções com diferentes capacidades e recursos, para diversas necessidades. Confira!