Guia: como saber se a geladeira queimou

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes em lares brasileiros e locais que trabalham com a venda de comida e bebida. Responsável por refrigerar alimentos e diferentes tipos de líquidos e molhos, a geladeira tem papel fundamental para uma alimentação saudável e o correto armazenamento de vegetais, lácteos e carnes. Porém, podemos ter problemas e a dúvida: como saber se o motor da geladeira queimou?

rich-text-image

Homem olha a geladeira desconcertado

É fundamental identificar o problema, para darmos o rumo correto ao conserto do eletrodoméstico, porque a troca do motor é custosa e nos faz ficar um tempo sem poder utilizar a geladeira. Saber qual o defeito faz com que nossos esforços sejam voltados para a reparação certa, e evita que gastemos com outros processos desnecessários. Por isso, separamos tudo que você precisa saber para identificar se sua geladeira queimou. 

Quando a geladeira queima o que acontece?

Começamos a desconfiar de problemas quando nosso eletrodoméstico começa a não manter o frio necessário na parte interna, ou faz barulhos estranhos e ruídos altos quando está ligado à tomada. E isso vale para diversos produtos, seja em modelos de

geladeira 1 porta

ou nos mais elegantes e práticos modelos de

geladeira duplex

. Porém, diferentes problemas podem ocorrer, como a falta de gás ou detalhes na parte elétrica. 

No entanto, quando a geladeira queima, o motor, que funciona como seu coração, para e nenhuma das outras funções pode ser executada pelo aparelho. Quando a geladeira queima, teremos a falta de transmissão de energia necessária para refrigerar e congelar alimentos, e assim, perdemos a função da nossa geladeira.

Quando a geladeira queima, você notará:

  • Não conservação do frio no ambiente interno;

  • Aumento da temperatura e acúmulo de odores no refrigerador;

  • Degelo gradual e formação de água no congelador;

  • Barulhos estranhos e de sobre esforço no motor; 

  • Motor superaquecido e interior do refrigerador em temperatura ambiente. 

rich-text-image

GELADEIRA ELECTROLUX 1 PORTA

Como identificar se a geladeira queimou ou não?

Para saber se o motor está mesmo queimado, é interessante conferir outros aspectos que também ocasionam comportamento anormal na geladeira. Por isso, o primeiro passo é identificar alguns sintomas e comprovar que eles não estão relacionados ao mau funcionamento ou problemas em partes específicas do eletrodoméstico. Isso vale para todos os modelos, desde uma

geladeira de menor preço

até modelos tecnológicos de

geladeira inverter

.

Assim, devemos partir para o processo de eliminação de alguns fatores que, se de fato estão dentro do esperado, são responsáveis por nos assegurar que o problema está no motor da nossa geladeira. Na sequência, separamos o que você deve fazer para verificar de maneira correta como funciona cada uma das seguintes partes.

Termostato

Quando notar temperaturas internas acima do esperado, confira o

termostato

e veja se ele está ajustado de forma correta, para ter a temperatura adequada para a quantidade de alimentos presentes. Para isso, gire-o e veja se há alguma mudança na geladeira. Espere algumas horas para certificar-se das mudanças de temperatura.

Borracha vedante

Verifique se a borracha que veda a porta. Ela deve permitir o fechamento completo e a vedação da(s) porta(s), evitando o contato entre a parte externa e interna da geladeira. Você pode verificar isso ao abrir a porta e reparar se há alguma resistência ou não. Além disso, se a borracha está ressecada, apresenta fissuras ou tem mofo, pode ser o momento de realizar a troca. 

É possível realizar o teste do papel para comprovar o estado da borracha em toda sua extensão. Para isso, pegue uma folha de papel e a coloque entre a porta e a geladeira. Feche a porta e, quando abrir, note se há resistência do papel. Se não houver, essa parte está com vedação defeituosa. 

Geladeira em relação ao local em que está

Também é interessante verificar se a geladeira está à distância correta da parede e teto. Ela deve ter em média 7 cm de espaço nos lados e fundo, e pouco mais de 2 cm na parte superior, para correta circulação de ar. 

Condensador

O cano presente na parte traseira, junto à grade, pertence ao mecanismo condensador, que converte vapor em ar frio. Verifique se o barulho emitido pelo motor e seu funcionamento estão normais, mas mesmo assim a temperatura interna está alterada. Se for o caso, o cano pode estar furado e há vazamento de gás. Busque um técnico para resolver seu problema de forma eficiente. 

Também é importante verificar se a bobina do condensador está limpa. Passe um pano seco ou

aspirador

na parte traseira da geladeira sempre que notar aspecto sujo e acúmulo de resíduos. 

Compressor

Para verificar esse item, desligue a geladeira e volte a conectá-la na tomada após duas horas. Se o funcionamento é normal após esse tempo, o compressor pode estar superaquecendo, sem enviar o ar para o

refrigerador

. Teste a continuidade do componente através de um voltímetro, ou, chame pessoal especializado que verificará qual pode ser o problema. 

Conexão com a rede elétrica

Parece lógico, mas é preciso conferir se a tomada funciona de forma correta e a geladeira está ligada a uma rede estável. Por isso, teste a conexão com outros

eletrodomésticos

e veja se eles funcionam normalmente. Além disso, procure dedicar uma tomada apenas para a geladeira, pois o aparelho consome mais energia que outros aparelhos menores.

Motor queimado

Se todos os itens anteriores estão como desejados ou tiveram possíveis problemas solucionados, você pode considerar que seu motor queimou. É comum que esse problema seja notado em pouco tempo, principalmente pelo superaquecimento e barulho emitido pelo motor. 

Porém, tendo certeza que só pode ser o motor da geladeira o problema, chame serviço autorizado, que irá diagnosticar a gravidade do defeito. Em alguns casos, é possível consertar o motor, com a troca de peças específicas. Em outros, será necessário trocar o motor da geladeira. 

rich-text-image

GELADEIRA INVERTER ELECTROLUX

O que acontece quando queima o termostato da geladeira?

Podemos ter diversos problemas se o

termostato da geladeira

queimar. Ele é uma peça importante para a geladeira, pois controla a temperatura interna do eletrodoméstico, permitindo que o refrigerador e freezer funcionem de forma adequada. Cada uma das partes deve ter valores determinados, sendo o refrigerador entre 3 e 4 graus Celsius (compartimentos superiores chegam a 5º) e o freezer entre –15 e –18 graus Celsius. 

Se o termostato está com problemas, você vai notar:

  • Temperatura Incorreta: o termostato regula o funcionamento do compressor, que mantém correta a temperatura interna. Quando ele queima, pode ficar preso em uma posição, o que leva a não regulação adequada do ambiente interior e resulta em alimentos que estragam em menos tempo ou gelo excessivo no freezer. Ainda é possível ter alimentos congelados no refrigerador.

  • Geladeira sem ligar ou desligar: se o termostato estiver com defeito, a geladeira pode não ligar quando a temperatura sobe ou não desligar quando a temperatura está baixa o suficiente. Isso vale apenas para geladeiras com motor de compressão padrão, pois os modelos de geladeira inverter não passam pelo processo de ligar e desligar. 

  • Desgaste do Compressor: Se o termostato não estiver funcionando corretamente, o compressor pode ser forçado a trabalhar excessivamente para tentar manter a temperatura desejada. Isso pode levar a um desgaste prematuro do compressor, o qual é uma peça cara para substituir.

  • Consumo de energia: se a geladeira estiver funcionando sem parar em função do termostato estragado (vale lembrar, se não possuir a tecnologia Inverter), isso resultará em um aumento no consumo de energia elétrica, aumentando o valor de suas contas.

  • Ruídos excessivos: o termostato com problema pode causar operações erradas do compressor, que gera barulhos anormais na geladeira.

Com a suspeita de um termostato queimado, é recomendável chamar um técnico especificado, que irá orientar o que deve ser feito e se o aparato pode ser arrumado ou precisar ser trocado. 

O que fazer quando a geladeira queima?

O primeiro passo é conferir se, de fato, a geladeira queimou. Isso faz referência direta ao motor da geladeira, responsável pelo funcionamento de todo o aparelho. Por isso, você deve conferir cada um dos passos já explicados, como o funcionamento do compressor, do condensador, do termostato, da borracha de vedação e outras características notáveis na geladeira. 

Ainda assim, você deve:

  • Verificar a energia: confira se a geladeira está corretamente conectada a uma tomada e se não há problemas com a rede elétrica.

  • Conferir os componentes básicos: veja se luzes internas da geladeira acendem quando você abre a porta.

  • Verificar fusíveis e disjuntores: os fusíveis associados da geladeira devem funcionar corretamente e os disjuntores estão ligados. Um fusível queimado ou um disjuntor desligado podem causar a interrupção do envio de energia para a geladeira.

Se tudo indicar que o motor está queimado, é recomendável chamar um técnico especializado em geladeiras. Com conhecimento e ferramentas adequados para esse serviço, o pessoal autorizado poderá solucionar seu problema. Nesse momento, é interessante considerar a idade da geladeira e o custo dos reparos. Muitas vezes, comprar outro eletrodoméstico pode ser mais econômico que investir em reparos repetidos no

motor de geladeira

.

Saiba se a geladeira queimou e resolva seus problemas

É fundamental verificar todos os passos e ter a certeza que sua geladeira está queimada, ou seja, que o motor não funciona mais. Pois, muitos problemas relacionados às falhas na temperatura ou mau funcionamento estão ligados a componentes e partes específicas, o que gera economia no conserto do eletrodoméstico. Se o motor está estragado, confira com o técnico os custos do conserto.

Um aspecto importante que você precisa conhecer são as

medidas de uma geladeira.

Se não estiver ciente disso, você pode descobrir essas medidas na postagem que temos para você.

Se os valores forem elevados, você pode comprar uma

geladeira nova

e ter um eletrodoméstico que irá te acompanhar por muitos anos. No Mercado Livre você confere diversos modelos, com bom custo-benefício, diferentes dimensões e a última tecnologia para geladeiras, freezers e refrigeradores em geral.