Melhores marcas de pneus 2023

Locomover-se é uma atividade que envolve cada vez mais tecnologia e está presente em diversas formas na vida humana. Seja para ir ao trabalho, fazer viagens ou mesmo dar alguns passeios, motos, carros e veículos maiores empenham função importante e necessitam de cuidados e manutenção constante. E, por mais que seja uma das partes mais rudimentares de um automóvel, os pneus são os responsáveis pela mobilidade dos veículos.

rich-text-image

Banda de rodagem pneu

Por isso, separamos algumas das melhores marcas de

pneu

para carros 2023, segundo o Ranking das melhores marcas de pneus do site Guia dos Pneus, levando em conta trajetória e qualidade dos produtos oferecidos. Vale lembrar que boas marcas entregam produtos confiáveis e de qualidade, sendo a escolha um fator relativo à necessidade e orçamento de quem busca comprar um pneu para o carro.

Também é importante dizer que o pneu é uma parte fundamental, pois possibilita o deslocamento do veículo e o correto atrito com o solo, fundamental para movimentos corretos tanto no acelerar quanto no frear do carro. Por isso, a escolha do pneu certo está diretamente associada à segurança e qualidade do transporte em um veículo. 

Quais as marcas de pneus mais vendidas?

No Brasil, as marcas de

pneus

importados aparecem como os sucessos de venda, segundo o site Full Pneus, sendo as marcas Pirelli, Bridgestone, Michelin e Continental.

Vale ressaltar que essas marcas, mesmo não sendo nacionais, têm produção própria no Brasil. Assim, não são de fato pneus importados, mas sim marcas estrangeiras com produção multinacional.

Além dessas, outras marcas que estão entre as mais buscadas na internet, segundo o site

Achei Pneus

, são Firestone e Goodyear. Ainda assim, a italiana Pirelli aparece como uma das mais vendidas, pela sua qualidade e excelência em seus produtos. 

Qual a marca de pneu mais vendida no Brasil?

No Brasil, a Pirelli aparece como a mais vendida entre as

marcas de pneus

, conforme o site Full pneus. Isso se explica pela qualidade de seus produtos e também por apresentar modelos com ótimo custo-benefício ao consumidor. 

Além disso, a empresa tem tradição no mercado, com uma história que começou em 1872, na cidade de Milão (antiga e atual sede da empresa). 

Quais são as marcas de pneus nacionais?

O mercado brasileiro também tem seu espaço quando o assunto é a produção de pneus. Mesmo que as marcas aqui presentes sejam estrangeiras, o Brasil produz pneus que são, inclusive, exportados para outros lugares do mundo. 

Alt: Mão sobre pneu

O Brasil oferece produtos com uma boa relação custo-benefício, já que não são importados e, por isso, não têm taxações extras sobre o pneu em si. Abaixo, você confere a lista com marcas nacionais de pneus conforme o site Carro Nosso:

  • Bridgestone

    : Nome conhecido no mercado nacional, a empresa apresenta modelos de pneu de alta qualidade e também produtos com ótimo custo-benefício. É o caso do Bridgestone Ecopia EP 150, uma ótima opção para quem busca conforto e segurança no momento de dirigir. 

  • Continental

    : Também é conhecida no mercado nacional, e apresenta produtos de boa durabilidade e rendimento. Um modelo interessante e com custo relativamente baixo é o Continental Powercontact 2, que apresenta bom rendimento em pistas molhadas e é versátil para o dia-a-dia. 

  • Dunlop

    : A empresa de origem britânica é uma multinacional conceituada em todo o mundo e no Brasil. Aqui existe a fabricação de bons modelos, como o Dunlop SP Sport LM704, feito com materiais de alta qualidade. Com maior rigidez nos blocos localizados nas laterais do pneu, ele oferece dirigibilidade silenciosa e confortável. Tem, também, ótimo desempenho em pistas molhadas. 

  • Michelin

    : a empresa francesa tem tradição no mercado de pneus em todo o mundo. No Brasil, tem fabricação de modelos de pneus, como o Michelin Primacy 4, um pneu que apresenta alta durabilidade. 

  • Pirelli

    : a italiana tem tradição e os produtos mais vendidos no mercado nacional. Com produção própria em fábricas brasileiras, tem no modelo Pirelli Cinturato P1 P um protagonista no número de vendas. O pneu é resistente, tem design que favorece a locomoção em pistas molhadas e é confortável no momento de dirigir.

Quais os melhores pneus importados?

As marcas de pneus importados são Xbri, Linglong, Apollo, Roadking, Goodride, Aptany e Jk, de acordo com o Top 7 das melhores marcas de pneus importados do site Pneu Best. 

Como saber se o pneu é de boa qualidade?

Alguns fatores podem ser levados em conta para saber se o pneu é de boa qualidade ou não. Sendo eles:

  • A qualidade da borracha usada na fabricação do pneu. Marcas tradicionais tendem a usar materiais de alta qualidade, assim, oferecem produtos confiáveis. 

  • O design do pneu estará relacionado à sua qualidade, pois a forma como é construído e sua apresentação final influenciam diretamente na aderência e no conforto no momento de dirigir, bem como o terreno onde será utilizado.

  • Qual a velocidade máxima que o pneu aguenta, por mais que não se possa andar em vias públicas a mais de 120 km/h, é interessante que o valor de resistência seja bastante superior a isso. 

  • O nível de ruído do pneu, o desempenho em pistas molhadas e a segurança na frenagem do veículo. 

  • As marcas boas possuem credenciais, histórico e dão suporte correto para tirar as dúvidas pertinentes de seus clientes. Um bom pneu passa pela transparência da empresa que o oferece, e é importante estar atento a esse detalhe na hora de comprar um pneu. 

  • O Índice TreadWear é o número marcado na lateral que informa o índice de desgaste e durabilidade do pneu.  As próprias marcas que atribuem essas notas, sendo assim, elas podem variar de acordo com o fabricante. Por isso, lembre-se de comparar o Treadwear somente com um pneu da mesma marca.

Qual é a marca de pneu que dura mais?

Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes. Porém, a empresa também fabrica pneus para carros convencionais que serão usados em rotas urbanas e se enquadram no sistema B do código de trânsito brasileiro.

Qual pneu dura mais: Pirelli ou Michelin?

Depende do modelo e, claro, do uso e cuidado que se tem com cada pneu. Mas, alguns modelos de pneus da Michelin podem ser mais duráveis que os da

Pirelli

, como por exemplo o modelo Primacy 4. Segundo o site My Best Brazil, que reúne as 10 melhores marcas de pneus em 2023, o modelo Primacy 4 lidera o ranking com maior durabilidade, recebendo a classificação A pelo INMETRO por possuir um maior índice na frenagem em molhado.

Qual pneu é a segunda linha da Goodyear?

Duas marcas entram como segunda linha da Goodyear, ou seja, são submarcas da empresa que oferecem produtos com menor preço de custo. As marcas são Kelly Tires e Direction. Esta última não é tratada como uma submarca pela Goodyear, tanto que tem estampado o logo da marca principal.

Qual pneu é a segunda linha da Pirelli?

A Pirelli tem como segunda linha a marca Formula, que oferece pneus com baixo custo. A Formula oferece apenas os pneus Energy e Spider. 

Qual pneu é a segunda linha da Continental?

A continental tem uma quantidade considerável de marcas secundárias, que oferecem produtos com menor custo. A Barum é uma dessas marcas, que apresenta pneus com as mesmas dimensões que os da continental, porém com maior índice de ruído. Há também a Euzkadi, a General Tire e a Viking

Qual pneu é a segunda linha da Dunlop?

A

Dunlop

tem como submarcas de pneus a empresa Falken, a Kelly Tires e a Duran. Vale lembrar que partes dos direitos de distribuição e fabricação da Dunlop pertencem à Goodyear. Assim, mesmo a Dunlop é uma marca menor pertencente a Goodyear, e também fabricará pneus de submarcas iguais, como ocorre com a Kelly. 

Conclusão

Existem muitos modelos, marcas e variações de pneus no mercado. Dos mais arrojados e com uma alta tecnologia até os mais simples, é possível encontrar o modelo e a marca ideal para suas necessidades. Saber o tamanho do aro e a finalidade de uso do pneu (estrada, cidade, ambientes de asfalto ou terra) farão a diferença e proporcionarão a escolha de um pneu de qualidade e que pode ser usado com confiança.