Conheça as diferenças das bicicletas ergométricas baratas e top de linha

As bicicletas ergométricas são equipamentos de ginástica que permitem a prática de exercícios físicos sem precisar sair de casa. A grande variedade de modelos faz com que seja possível encontrar bicicletas com uma ampla gama de recursos técnicos e faixas de custo. Veja algumas das principais características das bicicletas ergométricas e compare modelos de diferentes valores.

rich-text-image

mulher usando bicicleta ergométrica

A sensação de pedalar uma

bicicleta

transmite liberdade e, ao mesmo tempo, ajuda a exercitar o nosso corpo, proporcionando momentos de diversão. No entanto, com as rotinas cada vez mais agitadas das cidades, pode ser difícil encontrar um tempo e espaço para andar de bicicleta com tranquilidade.

E para quem não quer abrir mão da sensação de pedalar, as bicicletas ergométricas surgem como uma opção interessante, já que trabalham diferentes regiões do corpo e podem ser usadas em academias ou até mesmo dentro de casa.

Se você está pensando em adquirir este equipamento, neste texto abordaremos características pertinentes das bicicletas ergométricas, além de nos aprofundar nas diferenças entre modelos mais acessíveis e mais avançados.

Confira abaixo!

Quão úteis são as bicicletas ergométricas?

As

bicicletas ergométricas

são equipamentos que simulam os movimentos de bicicletas tradicionais sem a necessidade de um amplo espaço aberto. Os exercícios praticados nas bikes ergométricas são ideais para aumentar a resistência muscular das pernas e garantir um melhor condicionamento cardiorrespiratório.

Aliadas com uma rotina de musculação e uma dieta balanceada, elas também podem ser de grande ajuda na perda de peso e melhora do bem-estar no geral.

As bicicletas ergométricas são equipamentos úteis para quem quer unir a sensação de pedalar com a praticidade de poder fazer isso dentro de casa ou de uma academia.

Quais são as características de uma bicicleta ergométrica top de linha?

Uma bicicleta ergométrica de alto padrão tem uma série de características que melhoram o conforto e o desempenho de quem a está utilizando. Por mais que o conceito seja muito parecido na maioria das vezes (simular uma bicicleta convencional só que parada no mesmo lugar), alguns aspectos presentes nos modelos top de linha podem mudar completamente sua experiência com o equipamento.

Vamos conferir alguns desses fatores abaixo. 

  • Níveis de intensidade: uma característica presente em modelos com tecnologia mais avançada é o maior número de variações de treinos. Na maioria dos modelos de bicicleta ergométrica top de linha, pelo menos 8 níveis de intensidade customizáveis podem ser utilizados.

  • Tipo de postura do usuário: existem dois tipos de bicicletas ergométricas, as verticais e as horizontais. Para quem busca uma experiência que se aproxime mais das pedaladas tradicionais ao ar livre, as bicicletas verticais são mais indicadas. Porém, para pessoas que não querem forçar muito as articulações e desejam um pouco mais de conforto na hora do exercício, os modelos horizontais podem ser mais adequados.

  • Resistência das bicicletas: no quesito de construção também existem dois tipos de bicicletas ergométricas. As bicicletas mecânicas normalmente possuem um custo mais baixo, porém contam com ruídos um pouco mais altos. Já os modelos magnéticos são mais silenciosos e suaves, porém custam mais para se adquirir.

  • Painel de controle: uma característica presente na maioria dos modelos de bicicletas ergométricas, independente do custo, é um painel para configurações de preferências. Quanto mais avançado o modelo da bike, mais funções e treinos especiais estarão disponíveis para o usuário.

  • Ajustes: dependendo da categoria da bicicleta, o nível dos ajustes também pode mudar. É comum encontrar na maioria dos modelos personalizações para a altura do guidão e do banco, porém em modelos mais avançados outros ajustes como inclinação e postura também podem vir com o equipamento.

Quais as principais diferenças entre uma bicicleta ergométrica barata e uma top de linha?

O custo é um fator relevante na hora de definir a escolha do modelo de bicicleta ergométrica. Mas será que a diferença de custo dentro do segmento faz tanta diferença?

Compare abaixo as características dos modelos mais acessíveis e dos modelos top de linha e veja qual mais faz sentido para você. 

Bicicletas ergométricas baratas

  • Estrutura: geralmente a construção das bicicletas ergométricas mais acessíveis é feita a partir de materiais mais simples, que normalmente também são mais leves.

  • Ergonomia: os componentes ergonômicos, especialmente o guidão e o banco, contam com ajustes básicos, mas que são suficientes para um uso confortável.

  • Recursos tecnológicos: a maioria dos modelos conta com um monitor digital que exibe informações como velocidade, tempo da sessão de exercício, distância percorrida, entre outros. Alguns modelos podem vir equipados com conectividade Bluetooth.

  • Manutenção e durabilidade: os materiais mais simples utilizados na construção das bicicletas mais acessíveis podem resultar em manutenções mais constantes.

  • Preço: um dos principais atrativos desse tipo de bicicleta ergométrica é o seu custo, visto que muitas pessoas não querem gastar muito nesse tipo de equipamento, mas querem a comodidade de se exercitar em casa. 

Bicicletas ergométricas top de linha

  • Estrutura: normalmente os modelos de bicicleta ergométricas top de linha contam com materiais de alta qualidade em sua composição, como aço e alumínio. Esses materiais, no entanto, podem fazer com que a bicicleta pese um pouco mais. 

  • Ergonomia: as fabricantes que investem em modelos um pouco mais avançados focam no aspecto ergonômico, e essas bicicletas normalmente vêm equipadas com bancos com materiais confortáveis e muitas opções de ajuste em diferentes regiões do equipamento. 

  • Recursos tecnológicos: as bicicletas ergométricas top de linha normalmente vêm equipadas com muitos recursos tecnológicos, que incluem: telas sensíveis ao toque com uma grande variedade de treinamentos, conectividade bluetooth e Wi-Fi, aplicativos nativos, entre outras facilidades. 

  • Manutenção e durabilidade: a alta qualidade dos materiais de construção faz com que a manutenção desse tipo de bicicleta não ocorra com tanta frequência.

  • Preço: por entregarem um conjunto mais robusto no aspecto técnico, as bicicletas ergométricas top de linha normalmente custam mais que outros modelos do mesmo segmento. 

As melhores bicicletas ergométricas com custo-benefício e top de linha

Agora que você já sabe as características predominantes em cada categoria, listamos abaixo três exemplos de modelos de bicicletas ergométricas com custo-benefício e top de linha, que oferecem recursos extras e design compacto. 

Descrevemos as características de cada uma para facilitar a pesquisa de um modelo adequado para às suas necessidades e preferências.

Bicicletas Ergométricas baratas

Bicicleta Ergométrica Kikos KV 3.1i

  • A

    Kikos KV 3.1i

    é uma bicicleta que possui um design compacto e pesa apenas 15 kg, o que facilita na hora de guardar e transportar o equipamento.

  • Ela conta com um sistema que possui 8 níveis de cargas de exercícios diferentes. O modelo também vem equipado com um sensor cardíaco que lhe permite monitorar a frequência dos batimentos cardíacos.

  • O monitor digital da bicicleta mostra informações de tempo, velocidade, calorias queimadas e distância percorrida.

rich-text-image

bicicleta ergométrica cinza e preta

Bicicleta Ergométrica Dream Fitness EX 450

  • A

    Dream Fitness EX 450

    é uma bicicleta extremamente fácil de guardar e que suporta até 100 kg.

  • A estrutura da bicicleta é feita em aço carbono, material que garante uma maior durabilidade e resistência, diminuindo a necessidade de manutenções.

  • Ela também é equipada com um painel LCD que mostra informações de velocidade, distância percorrida, tempo na sessão de exercício e calorias queimadas durante a pedalada.

rich-text-image

bicicleta ergométrica preta

Bicicleta Ergométrica PodiumFit V100 Magnética

  • A

    Bicicleta Ergométrica PodiumFit V100 Magnética

    conta com 8 níveis de carga que podem ser alterados de maneira simples e rápida, a partir de um botão giratório.

  • A bicicleta pesa apenas 18 kg e pode suportar até 120 kg, sendo uma opção compacta e fácil de guardar.

  • O banco e o guidão possuem regulagem de altura e ajuste do ângulo de inclinação, o que torna a experiência de uso mais confortável. 

Bicicletas Ergométricas top de linha

Air Bike Profissional Ahead Sports Intense

  • A

    Air Bike Profissional Ahead Sports Intense

    é uma bicicleta projetada para treinos de atletas, que pode trabalhar membros superiores e inferiores tanto de maneira separada quanto de forma simultânea.

  • A bicicleta é focada na questão anatômica, já que seu banco conta com diversos ajustes tanto na horizontal quanto na vertical.

  • O modelo também vem equipado com um painel digital que consegue monitorar o tempo, a distância percorrida, as calorias queimadas, a velocidade e outras informações importantes sobre o treino.

  • A bicicleta pesa 49 kg e suporta até 130 kg. 

Bicicleta ergométrica Spinning Racing Profissional Pel-2310 – Pelegrin

  • A

    Spinning Racing Profissional Pel-2310

    possui um pedal fabricado em liga de alumínio e que conta com três peças, o que promove uma firmeza do pé na hora das pedaladas.

  • O modelo vem equipado com um freio de segurança acionado por um botão que para o funcionamento do volante dos pedais instantaneamente.

  • A bicicleta possui um sistema de direção por cinto, que, na prática, torna o barulho das pedaladas mais silencioso.

Bicicleta Ergométrica e Elíptico 2 em 1 EH100 Silencioso – PodiumFit

  • A

    Bicicleta Ergométrica EH100

    conta com um sistema de 8 níveis de carga que podem ser ajustados facilmente através de um botão. 

  • O modelo é tanto uma bicicleta ergométrica quanto elíptica, o que significa que é possível realizar exercícios aeróbicos e de resistência muscular no mesmo equipamento.

  • A bicicleta também vem equipada com um painel LCD de alta definição que mostra informações de tempo, pulsação, odômetro, velocidade atual, distância e calorias. 

Conclusão

As bicicletas ergométricas são equipamentos para quem deseja incluir os exercícios físicos na rotina sem precisar sair de casa. Um ponto positivo desse tipo de equipamento é a grande variedade de modelos, que podem ser encontrados tanto em faixas de preço mais acessíveis quanto em valores um pouco mais altos. A variação de preço também indica a quantidade de recursos tecnológicos que cada equipamento possui.

Listamos alguns modelos de diferentes faixas de preço e explicamos suas características para que dessa forma você possa comparar e decidir qual mais combina com as suas necessidades.

Descubra qual é o

melhor tipo de bicicleta

do mercado. Você não pode perder essa oportunidade no blog do Mercado Livre.

E para encontrar o melhor lugar para comprar sua próxima bicicleta ergométrica, não deixe de acessar e conferir as ofertas e condições especiais do Mercado Livre, que oferece uma grande variedade de opções, onde com certeza você encontrará uma que agrade o seu gosto pessoal e bolso.