Qual a melhor bicicleta ergométrica para uso doméstico?

Melhore sua condição física sem sair de casa. Entenda qual a melhor bicicleta ergométrica para uso doméstico e faça a escolha certa.

rich-text-image

Mulher usando bicicleta fixa

A prática regular e correta de exercícios físicos melhora nossa aparência e auxilia no funcionamento ideal do nosso corpo e mente. Afinal, não fomos feitos para ficar parados. Porém, com rotinas cada vez mais movidas e tempo investido para transporte, trabalho e estudos, pode ser complicado encontrar um horário para sair e praticar atividades. Nessas situações, a

bicicleta

ergométrica doméstica é nossa melhor aliada.

Com variações de marcas, tipos e modelos específicos, as bicicletas ergométricas podem ser usadas em qualquer local fechado. Porém, com a existência de diferentes bicicletas, podemos ter dúvidas no momento de escolher. Pensando nisso, separamos as características das bicicletas ergométricas domésticas e alguns dos melhores modelos do mercado. 

Quais são as diferenças entre uma bicicleta normal e uma bicicleta ergométrica?

Existem diversas diferenças entre a bicicleta convencional e a ergométrica. Entre elas, a principal diferença é que a

bicicleta ergométrica

é fixa, ou seja, possui um sistema que, por mais que simule o movimento exercido pelos pedais para mover as rodas, não move a bicicleta do lugar.

Com isso, também temos uma diferença importante, que inclusive dá nome aos modelos: a palavra ergometria está relacionada à medição do esforço físico que realizamos em um exercício, ou seja, as bicicletas ergométricas foram feitas para possibilitar a coleta de importantes dados que mostram como nosso corpo responde aos diferentes esforços em que é submetido. 

Ainda assim, é possível destacar outras características distintas entre as bicicletas:

  • Uso. Enquanto a bicicleta convencional é pensada para locomoção e lazer (na maioria dos casos), as ergométricas têm como finalidade a melhora do condicionamento físico, o que envolve fortalecimento de músculos, perda de peso e maior mobilidade.

  • Aparência. Os modelos convencionais variam em bicicletas urbanas, para estradas, para velocidade e bicicletas estilo mountain bike, para uso em terrenos irregulares em meio à natureza. Já a bicicleta ergométrica apresenta modelos que simulam a posição de um modelo convencional, mas também encontramos ergométricas horizontais, portáteis e mesmo spinning, pensadas para treinos de velocidade e força. 

  • Funcionamento. Modelos convencionais com a força humana como propulsão necessária para girar rodas que cumprem a função de transporte. Já os modelos ergométricos apresentam funcionamento baseado em resistência, que pode ser mecânica, magnética, a ar ou com discos de metal com peso específico. Assim, usamos os pedais como mecanismo para exercícios aeróbicos e de fortalecimento de membros inferiores em bicicletas ergométricas.

Para que é indicada a bicicleta ergométrica?

A bicicleta ergométrica é indicada para treinos aeróbicos, de resistência e de fortalecimento de membros inferiores, em que trabalhamos diferentes músculos de todo corpo (com foco principal em partes das pernas e na cintura). Assim, os modelos ergométricos são nossos aliados para melhorar a condição física, seja com a perda de peso, aumento de resistência ou definição muscular. 

Além disso, a bicicleta ergométrica: 

  • É feita para quem busca fazer exercícios sem sair de casa. Com isso, temos um aparelho que pode ser usado por pessoas de todas as idades (desde que não tenham histórico de problemas cardíacos ou de lesões) e que independe de condições climáticas.

  • Ideal para fortalecer músculos das pernas e glúteos, além de abdômen, lombar, tórax, costas e membros superiores (responsáveis pela estabilidade e postura correta no uso do equipamento). 

  • É indicada para melhorar a condição cardiovascular, aumentar a resistência e a capacidade aeróbica, perder peso, melhorar o movimento de articulações e membros inferiores.

  • Também é destinada para quem busca melhorar o humor e baixar o estresse. 

Qual a melhor bicicleta ergométrica para uso doméstico?

Vale lembrar que a melhor bicicleta é aquela que melhor supre as nossas necessidades, o que significa que o modelo ideal é aquele que:

  • Tem o design de preferência 

  • Se encaixa no orçamento disponível 

  • Tem as medidas ideais para o espaço em que será usado

  • Apresenta tecnologias úteis para os objetivos e treinos estabelecidos

Com isso, antes de escolhermos o modelo, devemos saber de algumas classificações das bicicletas ergométricas.

Podemos classificar as bicicletas de acordo com seu design e tipo de resistência. Assim, encontramos as seguintes categorias:

Design e uso

  • Horizontal: é o modelo mais confortável e robusto entre as ergométricas. Nela, nos sentamos em um assento com encosto para lombar e costas, que permite conforto e diminui ainda mais os impactos em articulações. A bicicleta horizontal é indicada para pessoas com algum problema físico ou com idade avançada. 

  • Vertical: mais semelhante aos modelos convencionais, a bicicleta vertical simula a postura que temos quando pedalamos. É o tipo mais comum, que apresenta grande variedade de modelos. 

  • Spinning: para treinos intensos e de nível profissional, é um tipo de ergométrica com foco na melhora física e fortalecimento muscular de forma geral. Seu funcionamento é feito a partir de discos de inércia pesados, que mantêm a velocidade e força de forma manual. 

  • Portátil: são popularmente chamadas de “mini bikes” e não possuem banco ou guidão. Nesse modelo encontramos apenas os pedais e a resistência (além de painéis digitais em alguns modelos). Assim, é preciso encontrar um banco ou assento para usá-la. É recomendada para treinos leves ou para quem necessita de um equipamento para rotinas constantes, mesmo em viagens ou locais a céu aberto. 

Tipo de resistência

  • Mecânica: é a resistência por fricção, seja por esponjas ou com pastilhas de freios. Essas partes entram em contato com o volante de inércia, e assim temos mais ou menos resistência, que nos exige o uso de diferentes quantidades de força. Sua regulagem é manual.

  • Magnética: discos magnéticos silenciosos e de fácil ajuste que nos exigem pouco esforço para alterar a resistência para mover os pedais. Esse tipo de resistência possibilita ajuste preciso e uso silencioso da bicicleta. Também encontramos modelos eletromagnéticos, com controle eletrônico ainda mais prático e que possibilita mudanças automáticas de treino. 

  • Ar: modelo que consiste em um ventilador conectado aos pedais. Assim, a força exercida movimenta as hélices, que deslocam o ar (que gera resistência). É um modelo maior e facilmente reconhecível, mas costuma ter custo elevado e uso para academias e locais maiores.

  • Discos de inércia: presente em bicicletas spinning, usa um disco de metal que é movido pelo movimento dos pedais (diretamente conectados a tal disco). Exige quantidade de força específica para cada velocidade desejada, já que o peso do disco não muda. Modelos com disco de inércia têm freios de segurança para evitar acidentes dada a alta velocidade que a bicicleta pode chegar. 

5 modelos de bicicleta ergométrica para uso doméstico

Agora que sabemos isso, confira 5 modelos de bicicleta ergométrica para uso doméstico. Mas antes, os modelos apresentados foram selecionados para todos os usuários, desde os que buscam modelos básicos até os que necessitam de um equipamento mais sofisticado. Ainda assim, todos os produtos prezam pela qualidade para o uso que estão destinados. 

rich-text-image

PodiumFit V100

PodiumFit V100

A

PodiumFit V100

é um modelo vertical com resistência magnética e pouca produção de ruído. Permite treinos personalizados, pois possui controle digital e conta com 8 níveis de intensidade. 

Este modelo é compacto e ideal para o uso familiar, já que suporta usuários de até 120 kg. Por fim, vale ressaltar o painel digital com indicação de velocidade, tempo de exercício, odômetro, distância percorrida e queima calórica. 

Características

  • Tipo de resistência: magnética

  • Níveis de intensidade: 8 (digital)

  • Ajustes disponíveis: no assento

  • Altura do usuário: máxima de 1,75 metros e mínima de 1,5 

  • Peso máximo suportado: 120 kg

  • Peso da bicicleta: 18 kg

  • Dimensões (comprimento x largura x altura): 92 cm; 51 cm e 111cm

PodiumFit H100

A

bicicleta ergométrica PodiumFit H100

apresenta relação custo-benefício, pois é um modelo horizontal com diversas funções tecnológicas e resistência magnética. Permite descansar a coluna mesmo em longos períodos de exercício contínuo.

A bicicleta funciona com poucos ruídos e evita o impacto causado no joelho ao pedalar. Tem 5 funções no painel e 8 intensidades para treinos diferentes. Seu painel mostra a queima calórica, a velocidade, o tempo de exercício e a distância percorrida (além de odômetro).

Características

  • Tipo de resistência: magnética

  • Níveis de intensidade: 8 (digital)

  • Ajustes disponíveis: no selim (assento) e guidão

  • Altura do usuário: mínima de 1,5 metros e máxima de 1,95 metros

  • Peso máximo suportado: 130 kg

  • Peso da bicicleta: 26 kg

  • Dimensões (comprimento x largura x altura): 145 cm; 59 cm e 101,5 cm

Kikos KV 3.1i

Versátil e prática, a

bicicleta ergométrica Kikos KV3.1i

é o produto ideal se você busca por um equipamento fácil de ser transportado e que permite exercícios de alto rendimento. Porém, é um modelo pensado para pessoas com estatura média ou baixa, já que pode ser usada de forma confortável por pessoas que medem, em média, 1,7 metros. 

Com ruído baixo e montagem simples, tem uso intuitivo, controle de intensidade e painel que indica a queima de calorias, velocidade, tempo de exercício, distância percorrida e conta com odômetro. 

Características

  • Tipo de resistência: magnética

  • Níveis de intensidade: 8 

  • Ajustes disponíveis: no selim

  • Altura do usuário: máxima de 1,70 m

  • Peso máximo suportado: 100 kg

  • Peso da bicicleta: 15 kg

  • Dimensões (comprimento x largura x altura): 92 cm; 51 cm e 110,5

rich-text-image

Kikos KV 3.1i

Kikos F5i

Um modelo spinning com relação custo-benefício dado seu rendimento e construção em materiais de alta qualidade. Assim, a bicicleta ergométrica

Kikos F5i

é ideal se você deseja realizar treinos intensos que mantenham o conforto e a ergonomia no uso do equipamento. Ainda, apresenta painel digital com indicação de tempo, velocidade, distância percorrida, queima calórica e frequência cardíaca. 

A F5i é uma das bicicletas mais populares da Kikos, afinal une construção de qualidade, rendimento e versatilidade de uso. Além disso, conta com rodinhas para ser melhor transportada e tem um recipiente para garrafinhas de água. Sua resistência é por disco de inércia de 10 kg, com correia que liga os pedais à estrutura.

Características

  • Tipo de resistência: mecânica com roda de inércia

  • Níveis de intensidade: 3 

  • Ajustes disponíveis: no guidão e no selim (altura e distância horizontal)

  • Altura de usuários: máxima de 1,75 metros

  • Peso máximo suportado: 120 kg

  • Peso do equipamento: 35 kg

  • Dimensões (comprimento x largura x altura): 97,5 cm; 50 cm e 105 cm

Gallant Elite Pro Mini Bicicleta

Ideal para quem busca um modelo pequeno, que pode ser facilmente guardado e transportado para qualquer cômodo da casa, a

mini bicicleta ergométrica Elite Pro Gallant

é indicada para qualquer usuário. Ela tem design simples e minimalista, com a presença de um painel eletrônico que mede o gasto calórico, velocidade e distância percorrida. 

Como é um modelo de resistência mecânica, seu ajuste de intensidade é feito de forma manual, sem mostrar a presença de modos de intensidade pré-definidos ou exatos. Por fim, seus pedais possuem tiras para fixar os pés e proporcionar um exercício seguro. 

Características

  • Tipo de resistência: mecânica

  • Níveis de intensidade: não são precisamente indicados

  • Ajustes disponíveis: não há 

  • Altura do usuário: todos os públicos

  • Peso máximo suportado: qualquer peso 

  • Peso da bicicleta: 3,8 kg

  • Dimensões (comprimento x largura x altura): 40 cm; 39 cm e 31 cm

Conclusão

Com as bicicletas ergométricas de uso caseiro é possível realizar diferentes treinos para fortalecer pernas, lombar e abdômen (além dos membros superiores de forma indireta) no conforto de seu lar, em qualquer condição climática e hora do dia. Com isso, é mais fácil se exercitar e manter a saúde em dia, com treinos para força, resistência e emagrecimento.

Se você quer conhecer os

tipos de freios de bicicleta

, tem tudo o que precisa saber no blog do Mercado Livre. A melhor informação de todas está esperando por você.

O que você está esperando? Acesse o Mercado Livre e confira promoções exclusivas e os melhores modelos de

bicicleta ergométrica

para usar em casa. Encontre o modelo ideal e dê o cuidado necessário para sua saúde.