Melhores marcas de ar-condicionado no Brasil 2024

Descubra quais marcas de ar-condicionado são mais conhecidas no mercado brasileiro e escolha modelo ideal para você

rich-text-image

Uma mulher mexe no ar-condicionado utilizando o controle remoto.

Escolher o

ar-condicionado

ideal não é fácil, já que existem muitos fabricantes disponíveis no mercado, além de modelos com características diferentes. Para descobrir qual é o equipamento perfeito para você, é preciso analisar alguns fatores, que vão  desde o tamanho da máquina, passando pela potência e até mesmo a eficiência energética. 

Potência

Antes de comprar um ar-condicionado, é fundamental realizar o cálculo de BTUs, que é a unidade de medida de potência de refrigeração do equipamento, para você garantir a refrigeração do espaço, que pode não gelar o ambiente se não tiver a potência necessária,  e o consumo adequado de energia. Ambientes maiores e com mais circulação de pessoas, precisam de um equipamento com uma capacidade maior.

Para determinar a quantidade de BTUs necessária para climatizar um ambiente, é necessário considerar os seguintes fatores:

- A metragem quadrada do espaço, ou seja, a área na qual o aparelho será instalado. Saber a altura do espaço, que é medida em metro cúbico, também é uma vantagem.

- A incidência solar sobre o lugar, já que quanto maior, mais quente será o espaço a ser refrigerado. 

- O número de pessoas que vão utilizar o local.

A partir destes dados, é possível calcular o número de BTUs necessários. Alguns sites disponibilizam

simuladores

, o que facilita o cálculo. Então, por exemplo, um quarto de 25 m², sem exposição direta ao sol, com um notebook usado por duas pessoas, vai precisar de um ar-condicionado de 16.200 BTUs, segundo o cálculo. 

Infraestrutura

Antes de instalar o ar-condicionado, é preciso se atentar para algumas questões importantes, como local de instalação e infraestrutura adequada, para evitar vazamentos e danos ao equipamento. A seguir, confira algumas recomendações: 

-  Para modelos Split e Janela, mantenha um espaço entre o teto e o aparelho na instalação da

evaporadora

(parte interna) , de pelo menos 300 mm do teto e 125 mm da parede lateral. 

- A distância entre o teto e equipamento é importante  para evitar obstáculos na circulação de ar e permitir a passagem das tubulações até a unidade

condensadora

(parte externa). Isso também facilita na limpeza e manutenção. 

- Instale o produto em uma área central do ambiente, para que ele refrigere com mais facilidade. 

- Para modelos do tipo Janela e Split, é importante possuir um disjuntor exclusivo para alimentação elétrica do aparelho e uma tubulação de interligação em cobre, que evita vazamentos e oxidação. 

- Observe a espessura do fio, pois precisam ser adequadas para a carga térmica escolhida. 

- Invista em tubos de PVC específicos para drenagem de água, que devem ser ligados diretamente à rede pluvial da casa.

Voltagem

É importante identificar a voltagem de um ar-condicionado (110V ou 220V), para que o aparelho seja conectado a uma tomada que atenda às suas especificações. Conforme suas necessidades e o custo-benefício de cada modelo, um equipamento de 220V pode ser mais indicado, por gastar um pouco menos de energia.

Orçamento

É preciso considerar o orçamento disponível para a aquisição do produto, já que existem desde os modelos mais econômicos, como os portáteis, até os com preços mais elevados, com mais funcionalidades e eficiência energética. 

Tecnologia

Alguns modelos de ar-condicionado apresentam tecnologia de automação, que possibilita um controle mais prático e um uso mais eficiente do equipamento. Entre os tipos mais comuns estão o comando via smartphone ou app, além do comando de voz através de assistentes virtuais. 

Design

O design é um fator a ser considerado. Isso vale para modelos e até cores, já que é possível fugir da cor branca, com opções modernas em tons como preto, cinza ou chumbo. 

Quais são os tipos de ar-condicionado?

Existem muitos tipos de ar-condicionado, que apresentam especificações diferentes, de acordo com o modelo e a marca, para atender às suas necessidades e as particularidades do ambiente. A seguir, conheça cada uma das opções. 

Janela

O

Janela

é o modelo mais tradicional de ar-condicionado, composto por uma única peça que é colocada na parede do imóvel com uma parte externa e outra interna, para retirar o calor de dentro do ambiente. Geralmente esses modelos custam menos, por ser uma tecnologia mais consolidada no mercado. Outra vantagem é que a instalação é mais simples que os do tipo Split. 

- Modelo tradicional e mais antigo de ar-condicionado.

- Apresenta uma única peça, na qual uma parte fica do lado externo do ambiente e a outra do lado interno. 

- É uma tecnologia consolidada há décadas no mercado.

- Geralmente, custam um pouco menos que outros tipos de aparelhos.

- Indicado para residências e escritórios.

Split

Atualmente, o

Split

é um dos modelos mais modernos do mercado. Diferente do ar-condicionado de janela, é dividido em duas partes: uma com motor refrigerador e outra voltada para expelir o ar frio do ambiente, a evaporadora e a condensadora. Por isso, é um equipamento bem mais silencioso que os modelos tradicionais. 

É indicado tanto para uso doméstico (quarto, sala, cozinha e áreas gourmet) quanto para ambientes maiores e corporativos. Além de apresentar uma eficiência energética melhor, você pode escolher o modelo com a potência mais adequada às suas necessidades e ao tamanho da área.

- É um equipamento mais silencioso que os modelos tradicionais.

- Apresenta modelos com diferentes potências. 

- Indicado para uso doméstico (quarto, sala, cozinha e áreas gourmet) ou corporativo e ambientes maiores.

- Tem uma eficiência energética melhor.

Portátil

Para algumas pessoas, o

Portátil

é a melhor opção se o objetivo é ter praticidade, já que estes modelos são leves e podem ser transportados com facilidade entre os cômodos. Esse tipo de ar é indicado para ambientes pequenos, porque possuem uma capacidade menor de refrigeração, em comparação com outros modelos. 

- Opção ideal para quem busca praticidade.

- São modelos leves e fáceis de transportar

- É indicado para ambientes pequenos, por apresentar uma capacidade menor de refrigeração ou aquecimento.

Cassete

O

Cassete

é o modelo ideal para espaços com mais de 40 m², sejam eles, ambientes residenciais, corporativos ou industriais. O motivo é que ele tem uma boa e rápida capacidade de climatização e eficiência energética.

Assim como o modelo Split, é composto por duas unidades, a evaporadora (localização interna) e uma

condensadora

(localização externa). Porém, é instalado no teto, para garantir um direcionamento uniforme de ar, além de um design discreto. 

- É ideal para espaços com mais de 40 m²como corporativos, industriais e residenciais. 

- Tem uma boa e rápida capacidade de climatização e eficiência energética.

- Seu principal diferencial é a instalação no teto, que garante um direcionamento uniforme de ar e um design discreto.

Inverter

Os modelos com a tecnologia

Inverter

se destacam por possuírem a capacidade de alcançarem a refrigeração desejada mais rapidamente - em comparação com modelos sem esta função. Além de serem mais econômicos energeticamente e terem uma durabilidade maior, em razão da temperatura ambiente permanecer mais constante.

- A tecnologia inverter garante que a temperatura desejada seja rapidamente alcançada. 

- É um modelo mais econômico energeticamente.

- Além de possuir uma uma durabilidade maior.

Dual inverter

O ar-condicionado com tecnologia do tipo

Dual Inverter

é um tipo de aparelho que recebeu um up,  em relação ao inverter comum, para manter a emissão de ar (quente ou gelado) ainda mais estável. Isso evita picos de energia e ajuda a reduzir ainda mais os gastos na conta de luz. 

- A tecnologia

Dual Inverter

recebeu um up da tecnologia inverter. 

- Os modelos com essa tecnologia mantém a emissão de ar mais estável.

- É ideal para evitar picos de energia. 

- Graças à eficiência energética, ajuda a reduzir os gastos na conta de luz.

rich-text-image

Ar-condicionado do tipo Split instalado em uma parede cinza.

Quais as melhores marcas de ar-condicionado hoje no mercado?

Esta seleção foi baseada nos resultados de pesquisa dos fabricantes mais buscados atualmente, na página de Tendências do Mercado Livre. os selecionados apresentam modelos silenciosos, com filtro de ar e com potências diferentes, para se adequarem aos mais variados tipos de ambientes e necessidade. 

LG

A

LG

 está entre as mais populares fabricantes de ar condicionado, por conta da qualidade dos produtos e o nível de satisfação dos consumidores. É uma fabricante que usa tecnologia de ponta para oferecer a climatização especialmente de ambientes pequenos e médios, sendo ideal para casas, comércios e escritórios.  Apresentando equipamento básicos ou com  mais funcionalidades, com opções de modelos Portáteis, Janela ou Split.

 Em geral, os ares-condicionados dessa fabricante têm capacidade de refrigeração rápida e são silenciosos. Já modelos com mais funcionalidades, apresentam tecnologia

dual inverter

, por exemplo, oferecendo mais eficiência energética com menos esforço do aparelho. Além de funcionarem por comando de voz. 

- Uma das mais populares entre os consumidores.

- Destaca-se pela qualidade dos produtos e o nível de satisfação dos consumidores. 

- Oferece tecnologia de ponta para climatizar principalmente ambientes pequenos e médios.

- É ideal para casas, comércios e escritórios.

- Tem tanto modelos básicos quanto com mais funcionalidades, como os que apresentam tecnologia inverter e funcionamento por comando de voz.

- Produz produtos com diferentes voltagens e BTUs.

- Tem disponíveis modelos Portáteis, Janelas, Splits e Cassetes.

Electrolux

A

Electrolux

é uma fabricante de ar-condicionado com um bom custo-benefício, recomendada para ambientes residenciais, seja para quarto, sala ou cozinha. É ideal para quem busca um aparelho que oferece climatização moderada ou leve, de cerca de 7000 BTUs, ou quem procura produtos mais robustos, com uma potência maior, como os modelos Split. 

- Oferece produtos ideais para ambientes domésticos, quarto, sala e cozinha. 

- Os produtos possuem um bom custo-benefício.

- Ideal para quem busca um produto com climatização moderada ou leve, com potência de cerca de 7000 BTUs.

- É funcional para atender espaços menores e enxutos. 

- Também apresenta opções para quem busca um ar com mais potência, como os modelos split.

De’longhi

A

De’longhi

é conhecida pelo uso de tecnologia de alto nível e design autêntico, para modelos de ar-condicionado do tipo portátil, que tem como grande vantagem a praticidade no deslocamento. Assim, você pode levar o produto a qualquer cômodo para se refrescar ou aquecer, já que é um equipamento leve, mesmo que a capacidade seja um pouco menor, em comparação a outros modelos. 

- Conhecida pela tecnologia de alto nível e design autêntico.

- Produz modelos do tipo portátil, que são leves e mais fáceis de transportar. 

- Tem a capacidade de refrigeração um pouco mais reduzida, em comparação a outros modelos.

Samsung

A

Samsung

é uma das empresas mais conhecidas pelos brasileiros, por oferecer produtos modernos com preços mais acessíveis. A marca também se destaca pelo design inovador, alta tecnologia, potência e durabilidade. Perfeitos para resfriar ou aquecer residências, escritórios ou ambientes comerciais, criando um clima perfeito, sem temperaturas desagradáveis. Com alguns modelos, é possível economizar até 77% de energia, de acordo com a fabricante, além de controlar o ar-condicionado pelo WIFI. Apresenta opções do tipo Inverter, Portátil, Janela e Split. 

- É uma das fabricantes mais conhecidas pelos brasileiros.

- Oferece produtos modernos com preços mais acessíveis.

- Possui desde os modelos mais básicos, até os com mais funcionalidades.

- Perfeitos para residências, escritórios ou ambientes comerciais.

- Conforme o modelo, é possível economizar até 77% de energia, segundo a fabricante, além de controlar o produto pelo WIFI.

- Apresenta opções do tipo  Inverter, Portátil, Janela e Split.

Philco

A

Philco

é uma das principais marcas do segmento, que se destaca pela alta qualidade, tecnologia e design dos aparelhos. A versão portátil é um dos produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores. Esse tipo de ar é indicado para climatizar áreas mais reduzidas, sobretudo domésticas. Já para quem procura um ar de mais potência e capacidade de refrigeração, a Philco também possui Cassetes, para áreas grandes e industriais. 

 - É uma das principais marcas do segmento.

- Destaca-se pela qualidade, tecnologia e design dos produtos.

- A versão portátil é uma das de maior sucesso entre os consumidores, embora tenha a capacidade um pouco mais reduzida.

Midea

A

Midea

é uma empresa que possui uma linha completa de ares-condicionados , de baixa e alta capacidade de refrigeração, que variam entre  7500 a 42000 BTUs. Assim, os equipamentos de mais potência tem ampla capacidade de climatização, para salas grandes de reunião, empresas e escritórios. Além de serem silenciosos e apresentarem boa eficiência energética, têm filtragem de ar. 

- Apresenta modelos de baixa e alta capacidade de refrigeração.

- Ideais tanto para o uso doméstico, quanto corporativo ou em ambientes maiores, conforme a capacidade.

- Em geral, os produtos são silenciosos, apresentam boa capacidade energética e têm filtragem de ar.

Quais marcas são Dual Inverter?

Apenas algumas marcas oferecem modelos com a tecnologia Dual Inverter. Entre elas, está a fabricante

LG

Qual é a marca de ar-condicionado mais barata?

As marcas que produzem modelos do tipo Janela, como a

Midea

, costumam a custar menos, já que esse tipo de ar-condicionado é o mais tradicional e não possui a mesma tecnologia de equipamentos como o Split.  Outra fabricante que se destaca pelo preço é a

Philco

, possuindo produtos com um bom custo-benefício.

Vale lembrar que, a depender do modelo e da marca, esse valor pode cair ou aumentar. De uma maneira geral, é preciso fazer uma análise mais profunda sobre esse tema, já que apesar de pagar menos no aparelho, o gasto energético poderá ser maior, na comparação com modelos do tipo Inverter, por exemplo.  

O mais importante é escolher bem a melhor marca de ar-condicionado de acordo com as suas necessidades. Lembre-se de observar todas as características e funcionalidades de cada modelo, analisar os custos e funções, para depois curtir com tranquilidade o equipamento ideal para você.