Guia completo: saiba o que é uma geladeira Defrost

Conservar alimentos e poder congelar carnes e outros produtos que estragam em pouco tempo em temperatura ambiente revolucionou a forma como o ser humano lida com a comida. Nisso, as geladeiras são grandes aliadas, e, com dias cada vez mais movidos e rotinas que se intensificam, horas economizadas são preciosas. Assim, a tecnologia joga a nosso favor e proporciona modelos de geladeira Defrost.

rich-text-image

Mulher aproveitando sua geladeira Defrost

Mas, você sabe o que é uma

geladeira Defrost

e se vale a pena investir nessa tecnologia? Pensando em esclarecer essas dúvidas e te ajudar a tomar uma decisão precisa, criamos esse guia completo para explicar como funcionam as geladeiras com sistema Cycle Defrost e mostrar 5 modelos que podem facilitar suas atividades domésticas. Na sequência, você fica sabendo tudo sobre essas geladeiras e quais suas vantagens.

Saiba agora mesmo

como funciona uma geladeira

para conhecer todos os seus recursos. O post que temos para você é ótimo e completo.

O que é Defrost na geladeira?

Em inglês, o termo significa descongelamento, assim, o sistema Cycle Defrost, ou simplesmente Defrost, indica geladeiras que apresentam melhor circulação interna de ar e que precisam de limpeza manual e descongelamento cíclico, em grandes intervalos de tempo. Esse processo economiza tempo já que a manutenção e limpeza não precisam ser feitas tantas vezes, pois os modelos de

geladeira Defrost

exigem degelo apenas duas vezes ao ano. 

Com isso, os produtos com essa tecnologia permitem que você use a geladeira por mais tempo sem a preocupação com seu funcionamento correto ou gasto energético devido ao esforço para manter a temperatura interna e o

congelador

ativo. O sistema não difere muito das geladeiras mais simples que exigem desejo manual mais vezes, mas é optimizado e, por isso, permite menor formação de gelo.

Essa formação se dá no fundo da parte interna do

refrigerador

e no congelador. Com muito gelo formado, perdemos espaço que poderia ser utilizado para outros alimentos e teremos que dedicar maior atenção à limpeza e manutenção geral do eletrodoméstico. Assim, o Defrost atua como facilitador e melhora o uso da geladeira em seu dia-a-dia. 

Para que serve o Defrost?

A principal função da tecnologia Defrost é diminuir a formação de gelo nas partes internas do eletrodoméstico de forma geral. O Defrost pode ser considerado, então, um ajudante seu na cozinha, afinal, economiza o tempo de limpeza da geladeira e permite melhor conservação dos alimentos, graças ao sistema aprimorado de circulação ar dentro do refrigerador e, principalmente, no congelador, local com maior formação de gelo devido às temperaturas negativas.

Porém, vale lembrar que é preciso realizar o degelo ao menos duas vezes ao ano para que o sistema tenha seu máximo rendimento e a tecnologia seja aproveitada da melhor forma, aumentando também a eficácia da própria geladeira. Porém, como fazer o processo de degelo em uma geladeira Defrost? Explicamos cada passo na sequência.

Limpeza do refrigerador

Para essa parte da geladeira, em que conservamos a maioria dos alimentos, o sistema Defrost traz a tecnologia de limpeza com degelo seco. Com isso, basta você retirar os alimentos do refrigerador e acionar o botão indicado, que a geladeira derreterá o gelo e desviará água para um compartimento específico. Depois, a água será evaporada.

Limpeza do congelador

Limpar o congelador ou

freezer

é um processo manual que deve ser realizado sempre que o volume de gelo acumulado for grande. Isso se deve porque, quanto maior a camada de gelo, mais energia é gasta para conservar a temperatura no compartimento. Além do gasto financeiro, o risco de uma sobrecarga é maior nesses casos. O processo completo deve ser feito da seguinte forma:

  • Tire a geladeira da tomada;

  • Espere o gelo derreter naturalmente ou use um ventilador apontado para o freezer;

  • A água ficará acumulada em uma bandeja e no compartimento. Retire-a e limpe o congelador com um pano. 

rich-text-image

GELADEIRA ELECTROLUX DC35 DEFROST

Qual é a diferença entre Defrost e Frost Free?

A

geladeira Frost Free

é a mais completa quando se trata de automatização no processo de descongelar e limpar o eletrodoméstico. Frost Free significa degelo livre, e os aparelhos que possuem essa tecnologia não exigem do usuário a limpeza manual do refrigerador ou do freezer. Assim, não há processo de degelo manual nesse tipo de eletrodoméstico.

Além disso, você não precisa se preocupar com o congelador, pois graças ao mecanismo utilizado, não há acúmulo de gelo nessa parte da geladeira. De fato, você não terá preocupação com descongelar a geladeira ou desligá-la e esperar para fazer limpezas. Não há criação e acúmulo de gelo em modelos Frost Free.

Então, a principal diferença está na praticidade oferecida entre os dois modelos.

  • Defrost: degelo manual e periódico do congelador, feito e acionado pelo próprio usuário.

  • Frost Free: o usuário não precisa se preocupar com gelo acumulado e o degelo do freezer ou do refrigerador, pois a geladeira possui tecnologia que automatiza o processo e evita a formação de gelo. 

O que significa uma geladeira Auto Defrost?

O auto Defrost é o processo de degelo automático, em que a geladeira é configurada, conforme marca e modelo específico, para realizar o processo de degelo e, com mecanismos de aquecimento que funcionam por tempo determinado, evaporar a água resultante. O Auto Defrost é o mesmo processo do Frost-Free. 

Melhores modelos de geladeira Defrost

Na sequência, separamos 5 modelos de geladeiras com sistema Defrost que facilitarão sua vida e podem ser encontradas por preços acessíveis. Nesse momento, vale lembrar que as geladeiras Frost Free ou Auto Defrost costumam ter preço mais elevado se compararmos produtos de mesma marca ou mesma qualidade. 

Por isso, se você busca investir em uma geladeira para facilitar sua vida sem gastar tanto nisso, as opções abaixo são ideais. Com degelo fácil e a não formação de gelo no refrigerador, você terá alimentos conservados e congelados por bastante tempo e precisará fazer a manutenção do aparelho apenas 2 vezes ao ano.

Consul CRD37

A

geladeira Consul CRD37

é uma ótima opção disponível no mercado com a tecnologia Defrost. Ela possui o selo A da Procel, que indica máxima economia de energia em alto desempenho, com consumo de energia de 23,7 KWh. Não é uma geladeira duplex, assim, possui apenas uma porta externa e o freezer está localizado na parte superior do eletrodoméstico. 

Pelo seu tamanho, ela é ideal para uma pessoa solteira ou um casal, não sendo indicada para casas compartilhadas por muitas pessoas com compras individuais. 

Possui as seguintes características:

  • Capacidade total de 240 litros, sendo 26 para o freezer e 214 para o refrigerador.

  • Possui 3 prateleiras internas e gavetão inferior para frutas, legumes e verduras. 

  • A porta possui quatro prateleiras, para você armazenar ovos, lácteos, garrafas e outros produtos. 

  • Termostato para controle de temperatura na parte externa da geladeira.

  • É compacta, com 140,6 cm de altura, 55 cm de largura e profundidade de 61 cm.

rich-text-image

GELADEIRA CONSUL CRD37 DEFROST

Electrolux DC35

Duplex, a

geladeira Electrolux DC35

é uma geladeira compacta indicada para quem vive sozinho ou para locais onde 2 pessoas dividem o espaço do eletrodoméstico. Ela é considerada econômica, com consumo de 38,4 KWh em um mês. 

Tem a praticidade de possuir freezer e refrigerador com portas separadas, assim, é possível economizar tempo e energia ao buscar alimentos em uma ou outra parte. 

Tem como características:

  • Capacidade total de 260 litros, sendo 207 l para o refrigerador e 53 l destinados ao congelador. 

  • Possui gaveta na parte inferior para vegetais de forma geral.

  • Prateleiras móveis, porta-ovos e porta-latas.

  • Termostato giratório sem funções extras. 

  • Dimensões de 161,9 cm de altura, largura de 54,8 cm e profundidade de 61,3 cm. 

Electrolux RE31

A

geladeira Electrolux RE31

também é um modelo compacto, com apenas um grande compartimento, assim, não possui divisão entre freezer e congelador e não é uma geladeira duplex. Tem consumo de energia de 23,7 KWh por mês, estando entre uma das melhores opções de geladeira com economia de energia.

Devido ao seu tamanho, ela é indicada para uma ou duas pessoas, sendo pequena para famílias com 2 ou mais filhos grandes. Ela apresenta, de forma geral, as mesmas especificações do modelo CRD37 da

Consul

Características:

  • Controle de temperatura na parte externa superior da geladeira. 

  • 3 prateleiras internas removíveis.

  • Gaveta inferior para frutas e vegetais em geral. 

  • 4 prateleiras na porta e compartimento porta-ovos. 

  • É compacta e ideal para ambientes com pouco espaço, medindo 140,6 cm de altura, profundidade de 61 cm e largura de 55 cm. 

Esmaltec RCD34

A

geladeira Esmaltec RCD34

apresenta modelos nas cores branco, preto e com terminação em aço inox. O último modelo costuma ter preço mais elevado, dada a proteção oferecida pelo metal e sua propriedade que evita o desgaste e oxidação com o tempo. É um modelo duplex, em que há divisão entre os compartimentos. 

É econômica, com consumo mensal de 38,5 KWh, o que garante o selo Procel A de gasto de energia elétrica em relação ao seu rendimento. 

Tem como características:

  • Gaveta para vegetais e prateleiras internas removíveis.

  • Porta-garrafas, porta-lata, porta-ovos e prateleiras ajustáveis na porta. 

  • Capacidade total de 276 litros, sendo 55 l para o freezer e 221 para o refrigerador. 

  • Conta com painel eletrônico externo para o controle da temperatura. 

  • É ideal para cozinhas pequenas, pois tem 157,3 cm de altura, 66 cm de profundidade e 54 cm de largura.

Continental TC41

A

geladeira Auto Defrost Continental TC41

apresenta, entre os modelos citados, a tecnologia de degelo automático, também conhecida como Frost Free em muitos modelos. Assim, ela é mais prática e não exige o degelo periódico e atenção a isso por parte do usuário. É a maior entre todas, mas mantém o selo A de consumo de energia Procel, com gasto de 51,3 KWh por mês. 

Ela é duplex e, por sua capacidade de armazenamento, pode ser usada por 4 pessoas que necessitam de espaço para suas compras individuais.

Tem como características:

  • Termostato interno com 3 níveis de temperatura

  • Versões com terminação em aço inox que dão maior durabilidade ao produto. 

  • Capacidade interna de 370 litros, sendo 91 l para o freezer e 279 l para o refrigerador. 

  • 3 prateleiras internas no refrigerador.

  • 3 prateleiras na porta do refrigerador, com porta-garrafas e porta-ovos.

  • Formas de gelo, gaveta superior e duas prateleiras laterais no freezer.

  • Possui organizador de garrafas.

  • Tem 179 cm de altura, 60 cm de largura e profundidade de 68,1 cm. 

Economize tempo e energia com a geladeira Defrost

Com tecnologia que evita a formação de gelo no congelador e facilita o processo de limpeza do freezer, as geladeiras Defrost facilitam a vida de todos os usuários ao proporcionarem um processo automatizado de degelo e a necessidade de manutenção apenas duas vezes ao ano. 

Há diversas

geladeiras no Mercado Livre

com a tecnologia de Defrost, desde modelos simples até duplex. Você pode encontrar a melhor opção para suas necessidades e orçamento. Acesse e confira.