Conheça a história e os modelos dos consoles da Nintendo

Descubra tudo sobre o Nintendo Wii, o console de jogos eletrônicos de sétima geração da Nintendo. Encontre os melhores jogos, lançamentos e notícias sobre o Wii. Não perca tempo, venha conhecer!

Durante muitos anos, as pessoas puderam se divertir com

vários estilos de videogames

. Seja por meio dos consoles ou dos próprios títulos, os jogadores se tornaram conscientes do que a Nintendo representa.

A

Nintendo

se tornou uma das empresas líderes nesse segmento, graças às constantes inovações e às muitas novidades que lhe permitiram definir o rumo em diferentes momentos.

rich-text-image

nintendo

Nintendo, uma empresa dedicada a videogames

A empresa japonesa, com sede em Kyoto, foi fundada em 1889. E com mais de 130 anos de história, conseguiu se manter, evoluir e provar por que é uma das mais influentes do mundo.

Seu primeiro grande lançamento foi o console Color TV Game e o mais recente é o

Nintendo Switch

. Nesse meio tempo, houve muitos outros, como o 3DS, o GameCube e o Wii.

Cada um deles, em seu próprio tempo e em sua própria categoria, conseguiu se tornar um dos mais vendidos do mundo. E se acrescentarmos a isso a criação de jogos como Mario Bros e League of Zelda, fica claro que a empresa fez méritos suficientes durante vários anos para conseguir se manter nas primeiras posições.

Color TV - Game

Esse foi o primeiro

console

de videogame que a empresa fabricou e foi lançado em 1977. Naqueles anos, é claro, os jogos estavam longe de ser o que são hoje. De fato, provavelmente ninguém imaginava isso.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que ele só foi comercializado no Japão e que vendeu 3 milhões de unidades. No total, foram 2 milhões do Color TV -

Game

6 e 15, 500.000 do Color TV - Game Block Kuzushi e outros 500.000 do Color TV - Game Racing 112.

Esse foi um ótimo pontapé inicial para a empresa ter uma ideia clara do caminho a seguir.

Game & Watch

Em 1980, após seu primeiro sucesso, a Nintendo foi além e lançou o inovador Game & Watch. Foi o primeiro console portátil da empresa, e esse novo e excelente produto foi um boom de vendas, registrando um total de 43,4 milhões.

Com um design muito avançado para a época, com uma tela central, um botão de cada lado e outros três na parte inferior do console, ele se tornou um verdadeiro ícone. Apresentava jogos como

pinball

, Mario Bros, The Legend of Zelda e Donkey Kong.

Hoje em dia, esse console é considerado um item histórico e/ou de colecionador, por isso são muito caros e difíceis de obter.

Nintendo Entertainment System

Esse design emblemático foi lançado em julho de 1983 no Japão e logo depois se espalhou pelo mundo todo.

Esse modelo da Nintendo, que contava com um console central e controles mais modernos e avançados, foi um verdadeiro sucesso. No total, ele registrou mais de 110 milhões de vendas e se tornou um verdadeiro objeto de desejo para os

amantes de videogames

.

Sua popularidade foi tamanha que conseguiu vencer seus concorrentes e, assim, a Nintendo deixou claro que daria tudo de si nessa área.

rich-text-image

nintendo switch

Game Boy

Em 1989, esse novo console portátil chegou e foi realmente espetacular. Ele deu início à série

Game Boy

, mas também mostrou que a evolução era possível.

Era um modelo muito mais compacto, com uma tela mais alta e com as setas e os botões embaixo.

As quase 120 milhões de unidades vendidas mostraram à empresa que as coisas estavam obviamente indo ainda melhor do que o esperado.

Super Nintendo

No início da década de 1990, o

Super Nintendo

chegou ao mercado e foi um novo golpe na mesa de um mercado em constante evolução.

Esse console já mostrava qual seria a linha de design a ser seguida, pelo menos durante aqueles anos em que os cartuchos eram o elemento que possibilita jogar os títulos da época.

Além disso, com sua chegada, Mario Bros fez uma grande estreia. Tudo isso fez com que ele se tornasse o jogo mais vendido desse console, embora valha a pena observar que ele era frequentemente incluído na embalagem do console.

Virtual Boy

Essa foi provavelmente uma das invenções mais comentadas da Nintendo, mas não conseguiu se firmar no mercado.

O console em questão consistia em um capacete, que tinha uma tela monocromática em seu interior. E era conectado a um joystick pelo qual a pessoa controlava o que estava fazendo.

Embora hoje, olhando de longe, ele possa ser interpretado como um primeiro conceito de realidade virtual, na época as críticas não foram boas e as vendas também não.

Nintendo 64

Depois do revés mencionado acima, o

Nintendo 64

chegou em 1996 para restabelecer a ordem que a empresa almejava, tendo que competir com o novíssimo Saturn da SEGA e o PlayStation da Sony.

Acima de tudo, esse console era notável por seus cartuchos de 64 MB e seu controlador de formato impressionante.

No total, foram vendidos em torno de 32.930.000 milhões desses dispositivos, e o Super Mario 64 vendeu cerca de 12 milhões de cópias.

Game Boy Advance

Voltando ao mundo dos consoles portáteis, o Nintendo Game Boy Advance, lançado em março de 2001, mais uma vez apresentou um design inovador e moderno para a época.

Embora o primeiro a chegar ao mercado não tivesse uma tela retroiluminada, isso foi rapidamente remediado com o

Game Boy Advance SP

. E os fãs ficaram felizes com o que podiam fazer naquela tela central de 2,9 polegadas.

Foi mais um avanço da Nintendo, que constantemente mostrava que queria crescer e acompanhar a demanda dos usuários.

Nintendo GameCube

É possivelmente um dos consoles de videogame mais icônicos por vários motivos.

Por um lado, seu formato se destaca: o dos joysticks e o do próprio dispositivo. Por outro lado, porque incluía um CD player, dando um novo passo e deixando para trás os antigos cartuchos.

Foram vendidos em torno de 21.740.000 Nintendo GameCubes, e mais uma vez a empresa sentiu o apoio de seus fãs no mercado.

Nintendo DS

Esse novo console portátil foi lançado no final de 2004 e, com um design totalmente inovador, conquistou imediatamente seu lugar no mercado.

No total, quase 155 milhões de

Nintendo DS

foram vendidos, o que catapultou a Nintendo para um impulso incrível. Ele é nada menos que o segundo console mais vendido da história.

E, é claro, com jogos como Yu-Gi-Oh, Mario Kart, Pokémon, Metroid e The Legend of Zelda, ele tinha material suficiente para se manter no topo.

Nintendo Wii

Esse foi o console de sétima geração da Nintendo. Sem dúvida, é o mais representativo de todos.

O

Wii se tornou um dos mais vendidos do mundo

, com mais de 100 milhões de unidades. Mas, além disso, seus controles sem fio e com sensor de movimento deram a ele um toque totalmente exclusivo.

Os jogos, como Mario Kart e Wii Sports, foram realmente incríveis e, mesmo hoje, quase duas décadas depois, ainda são muito procurados.

Nintendo 3DS

Após o enorme sucesso do Nintendo DS, em 2011 surgiu esse novo modelo que incluiu a

tecnologia 3D

.

Essa foi a grande inovação adicionada ao design em questão, que também contou com outras melhorias em sua estrutura e funcionamento. 

E, mais uma vez, os fãs desse tipo de dispositivo demonstraram sua fidelidade ao adquirir o aparelho e o tornarem um dos mais destacados.

rich-text-image

nintendo ds

Nintendo Wii U

Esse é um ponto baixo para a Nintendo. É verdade que ele vendeu muito bem e teve bons números, ninguém nega, mas também é verdade que ele não estava à altura das expectativas.

Se esperava muito mais do console que veio para substituir o lendário Wii, mas as mudanças não foram adequadas e isso se refletiu nos resultados.

Isso pode ser considerado um retrocesso para a Nintendo, que não conseguiu consolidar essa 

Nintendo Switch

Esse console representa a vingança da Nintendo. Ele foi lançado em 2014 e surpreendeu o mundo inteiro.

Um console que pode ser portátil e também pode ser conectado à TV, com controles que podem ser montados e com a potência da nova geração, fez do

Nintendo Switch

o assunto mais comentado da cidade.

Hoje, o dispositivo está competindo com o

PlayStation

e o XBox, e cada vez mais jogadores estão se juntando a ele.

Compre seu console Nintendo favorito

Não há dúvida de que a Nintendo é uma empresa dedicada pura e exclusivamente ao

mundo dos videogames

, por fabricar consoles e também por desenvolver títulos que todos adoram.

Se o que você está pensando é em curtir os melhores consoles de épocas anteriores, ou os atuais, no Mercado Livre você poderá encontrar e comprar. Você terá que entrar no site, se preparar para pesquisar, observar, consultar e fazer sua compra.

Uma vez escolhido o console, acessório,

controle ou jogo

, deverá comprar e o receberá o mais rápido possível para jogar e curtir muitas horas de diversão.