Melhores notebooks gamers com bom custo-benefício

rich-text-image

Pessoa jogando no Notebook Gamer

Qual é o melhor

notebook para jogos

? De cara, para responder essa pergunta, o que surge na mente é um equipamento caro, altamente equipado para dar conta do recado. Porém, a boa notícia, é que atualmente, é sim possível jogar em alto nível, sem gastar uma fortuna. Isso pode ser provado nesta lista dos melhores notebooks gamers em custo-benefício em 2023.

Assim como a criação de conteúdo, o design, a arquitetura e a edição de vídeo, os jogos estão entre os principais ambientes que exigem uma performance melhor de ítens como processadores e placas de vídeo. E claro, os fabricantes sabem disso e não pensam duas vezes antes de investir em propagandas que tenham como foco mostrar as novidades do setor.

O que pouca gente sabe, é que a depender do nível que o jogador quer atingir, não é necessário ter todos estes recursos e atualizações recentes. Basta investir nos pontos certos, para se dar bem nos jogos e não passar perrengue com o

notebook

escolhido. Confira abaixo:

Qual notebook gamer comprar em 2023?

Um

notebook gamer barato

nem sempre é o de menor preço de compra: pode ser o que custa menos ao longo do tempo. É aquele que ainda vai acumular muitas vitórias e dar muitas alegrias antes de precisar ser atualizado. A lista foi definida com base em critérios como:

  • Processador Intel Core i5 ou i7 de 11ª geração ou AMD Ryzen 5 ou 7 de 5ª geração ou superiores.

  • Memória RAM de 16 GB ou superior.

  • SSD de 256 GB ou superior.

  • Placa de vídeo com memória de 4 GB ou superior,

  • Tela com resolução e taxa de atualização ampliadas.

laptops mais baratos, mas possuem processador mais antigo ou não atingem as demais especificações, o que não é a proposta de alguém que busque o custo-benefício para jogar em médio prazo. Aqui estão cinco exemplos:

O Dell G15 é o notebook gamer de entrada da Dell, que pode ser montado em diferentes especificações. A principal vantagem é o

processador AMD

Ryzen 5 de 6ª geração, a penúltima lançada pelo fabricante. A placa de vídeo tem memória RAM de 4 GB. Já a tela é a mesma LED de 15,6” e com 120 Hz de taxa de atualização, padrão no mercado.

Quanto à conectividade, tem uma entrada HDMI 2.1, compatível com TVs e

monitores

4K, e WiFi 6, para melhor conexão de internet. Por fim, tem um sistema de ventilação e o centro de controle de games inspirado na Alienware, a linha gamer de ponta da Dell.

  • Processador AMD Ryzen 5 6600H (6ª geração).

  • Placa de vídeo NVIDIA RTX 3050 com RAM de 4 GB.

  • Memória RAM de 16 GB.

  • SSD de 512 GB.

  • Tela LED 15,6”, 120 Hz de taxa de atualização.

O Dell G15 também pode ter uma versão Intel. Neste caso, o

laptop gamer

de entrada da Dell tem um processador Intel Core i5 de 12ª geração, a penúltima lançada pela marca, como o responsável por controlar todas as atividades e dar desempenho aos jogos.

A base, no entanto, é a mesma da versão AMD. Possui uma placa de vídeo NVIDIA 3050 com 4 GB de memória RAM, 16 GB de RAM geral, um

SSD

de 512 GB e a tela LED de 15,6”, Full HD, com 120 Hz de taxa de atualização.

Também se repetem os mecanismos de resfriamento e o controle de games vindo da linha Alienware, a proposta gamer extrema da

Dell

. Quem comprar terá a garantia da marca, que é uma das principais do mundo no mercado de computadores portáteis.

  • Processador Intel Core i5 i5-12600H (12ª geração)

  • Placa de vídeo NVIDIA RTX 3050 com RAM de 4 GB

  • Memória RAM de 16 GB

  • SSD de 512 GB

  • Tela LED 15,6”, 120Hz de taxa de atualização

O

Lenovo Ideapad

Gaming 3 é o computador mais potente deste levantamento. Começa pelo processador AMD Ryzen 7, de oito núcleos, 16 subprocessos e frequência de até 4,4 GHz. Isso facilita atividades como o streaming de vídeo dos jogos e as multitarefas.

Também traz uma placa de vídeo NVIDIA

RTX 3060

que, além de mais recente, tem RAM de 6GB. É promessa de imagens mais nítidas e aquele nível de detalhes para pegar o maior número possível de ataques dos seus adversários mais rápidos.

Este

laptop

ainda possui uma memória RAM de 16 GB dividida em dois pentes padrão DDR4, sendo possível trocar um deles se for necessário mais espaço no futuro.

  • Processador AMD Ryzen 7 5800H (5ª geração)

  • Placa de vídeo NVIDIA RTX 3060 com RAM de 6 GB

  • Memória RAM de 16 GB

  • SSD de 512 GB

  • Tela LED 15,6”, 120 Hz de taxa de atualização

O Lenovo

Ideapad

Gaming também tem a sua versão com processador Intel, neste caso chamada de 3i, a última letra como referência à fabricante. As diferenças na ficha técnica, porém, vão além da marca do componente principal da placa-mãe.

Ele é equipado com um Intel

Core i5

-11300H, processador da geração retrasada à atual, mas com 6 núcleos e 12 subprocessos. É um desempenho mais condizente com a proposta da Ideapad Gaming, linha de entrada de laptops para jogar.

As demais especificações continuam as mesmas. Também as vantagens, como uma porta exclusiva para a

webcam

integrada, que só abre quando requerida, e a sua tecnologia de carregamento rápido, que promete duas horas de jogo com 15 minutos na tomada.

Com ele também vem um sistema de resfriamento com dois coolers e quatro entradas de ar que têm a intenção de deixar o

Ideapad Gaming 3i

o mais fresco possível. É uma alternativa da Lenovo para a legião de gamers amantes da Intel.

  • Processador Intel Core i5 i5-11300H (11ª geração)

  • Placa de vídeo NVIDIA RTX 3050 com RAM de 4 GB

  • Memória RAM de 16 GB

  • SSD de 512 GB

  • Tela LED 15,6”, 120 Hz de taxa de atualização

A Legion é a linha gamer top da Lenovo, mas o Legion 5 é o notebook menos equipado deles. Está acima dos Ideapad Gaming, de modo que se cruzam os mais equipados de uma e a base da outra. E agora, qual notebook gamer da Lenovo levar?

A estrutura do Legion 5 é mais sofisticada: tem um

teclado

especial, inteligência artificial que melhora o desempenho dos componentes (incluindo um mecanismo de abertura dos jogos) e ventilação especial. Por fim, é mais leve e mais fino que o Ideapad Gaming.

O conjunto pode fazer a diferença, principalmente quando a ficha técnica é igual à do Ideapad Gaming. Também tem mais flexibilidade, ao permitir a mudança de memória RAM para 32 GB e ter mais mecanismos de conectividade, como portas

USB

e HDMI.

Parece que já existe um vencedor? Não exatamente, a não ser que o bolso possa pagar a diferença do preço de um laptop com projeto da linha específica para gaming e não um notebook preparado para o jogo, mas com menos recursos especiais.

  • Processador AMD Ryzen 7 5800H (5ª geração)

  • Placa de vídeo NVIDIA RTX 3050 com RAM de 4 GB

  • Memória RAM de 16 GB

  • SSD de 512 GB

  • Tela LED 15,6”, 120 Hz de taxa de atualização

O que um notebook precisa ter para jogar?

Um

computador

feito para jogar tem que ter um processador de alta performance, ou seja, com velocidade na resposta e excelente desempenho. Além de memória RAM que carregue os jogos rapidamente e uma unidade de disco veloz que entregue os dados salvos sem atrasar as partidas.

Tão importante quanto ser eficiente, é preciso ver rápido e claro. Por isso, a placa de vídeo deve ter memória alta e a tela deve ter atualização e resolução elevadas. Elas são a garantia de gráficos perfeitos para reações a jato.

Além de especificações técnicas fortes, o notebook para jogar deve ser um computador gamer de verdade. Só eles têm uma ventilação potente que diminui a ameaça de ter o jogo interrompido pelo superaquecimento das peças ou pelo calor típico das temperaturas em boa parte do Brasil.

Também não pode faltar um design que faça bonito no quarto e na pista e uma bateria durável para não perder nenhum lance mesmo longe da tomada. Foram selecionados cinco exemplos que reúnem todas essas características. 

Na hora de escolher um notebook gamer, essas dicas vão te ajudar a encontrar modelos de laptops que entregam boa performance nos games ou atividades profissionais, com um custo-benefício que é acessível ao seu bolso.