Nintendo Switch vs Sony PlayStation 4: Qual console escolher?

Descubra as diferenças entre o Sony PlayStation 4 e o Nintendo Switch e escolha o console ideal para você.

Nintendo vs Sony: qual é o melhor?

O

PlayStation

4 e o

Nintendo

Switch são os consoles da Sony e da Nintendo, respectivamente, que estão competindo no mercado para ver qual deles os jogadores preferem. 

Embora cada um tenha suas particularidades, os dispositivos são escolhas ideais para quem busca novos lançamentos ou jogos exclusivos, e até mesmo a possibilidade de jogar fora de casa com a opção portátil. 

Mas é possível que, no momento de comprar seu novo console, embora você saiba que ambos são boas opções, talvez não tenha certeza de qual será o melhor para você, por isso apresentamos esta comparação para que você possa escolher a

opção ideal para suas necessidades

rich-text-image

console

Nintendo Switch de Nintendo

Nintendo é uma empresa que teve seu maior sucesso de vendas nas décadas de 80 e 90, e ainda continua firme com seus lançamentos. Agora analisaremos o

Nintendo Switch

.

Comparação de hardware

Embora seja o mais novo modelo da empresa, o

Nintendo Switch

prova mais uma vez que a Nintendo não está exatamente focada em hardware. Embora seja melhor que o Wii U, o Switch não supera o PS4 em termos de potência. 

Na tela integrada, é possível rodar jogos em 720p e até 1080p se for conectado a uma TV. Por exemplo, seu jogo mais popular, The Legend of Zelda:

Breath of the Wild

, atinge apenas uma resolução de 900p, o que também acontece com alguns jogos do PS4.

Unidades de disco e armazenamento

Em termos de armazenamento interno, ele vem com 32 GB, dos quais você pode usar 25 GB, mas é possível expandir a memória com um cartão MicroSD.    

O controle: Joy-Con

Nesse modelo, a Nintendo projetou um

sistema de controle

destacável, para que você possa usar os controles diretamente conectados ao console, como um laptop, ou separadamente do dispositivo. Também é possível usar o Joy-Con conectado a uma alça e usar o mesmo Joy-Con com outro jogador. 

Os Joy-Con podem parecer pequenos e frágeis, mas têm grande versatilidade de uso. Eles vêm com um sensor infravermelho no lado direito do

controle

e ambos os lados são equipados com o sistema HD Rumble. Isso faz com que a vibração gerada pelos controles seja mais precisa em relação à situação que você está vivenciando no jogo.

Os Joy-Con têm uma bateria com autonomia de até 20 horas. 

Catálogo de jogos

O

Nintendo

Switch pode ter um ponto fraco em sua oferta de jogos um tanto escassa. Por ser um console bastante moderno, a lista de jogos em seu catálogo é pequena e não apresenta títulos muito impactantes, com exceção do já mencionado The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

No entanto, eles têm vários jogos anunciados para lançamento em breve, o que deve equilibrar essa situação. Os jogos mais notáveis em seu catálogo são Super Mario Odyssey, Arms, Splatoon 2 e remasterizações de Skyrim, Super Street Fighter 2 e

Mario Kart 8 Deluxe

.

Você também poderá usar as versões compatíveis de FIFA e NBA 2K, dois dos jogos esportivos mais populares.

Recursos de mídia

Com o

console

Switch, a Nintendo está lançando sua nova rede on-line, que exigirá uma assinatura mensal. O serviço oferecerá a opção de multijogador online e o uso de um aplicativo de bate-papo por voz para uso em smartphones.

Também será possível acessar a loja online da Nintendo e comprar jogos lançados para o Switch ou experimentar demos. Os usuários que possuem o console poderão experimentar o serviço por um determinado período, gratuitamente, e depois terão diferentes tipos de assinaturas.  

Vantagens do Nintendo Switch

Usando a assinatura paga do Nintendo Switch, os jogos gratuitos estarão disponíveis. Alguns desses jogos são clássicos lançados para o NES e o

Super Nintendo

, com a possibilidade de um modo on-line.

No Switch, você também terá um botão de captura de tela, que será acompanhado pela capacidade de gravar vídeos nas próximas atualizações. Aplicativos como Netflix, YouTube, navegador de internet, entre outros, ficaram de fora do aparelho.

rich-text-image

nintendo

Sony PlayStation 4

Um dos consoles mais famosos e mais vendidos do mundo é o

PlayStation 4

da Sony. Veja a seguir algumas de suas principais características.

Comparação de hardware

Desde seu lançamento no final de 2013, o

PlayStation

4 sempre conseguiu se destacar por seu hardware. Vários anos depois, continua sendo uma excelente opção para jogos, sendo capaz de rodar a maioria dos jogos exclusivos, bem como os de multiplataforma.

O

PS4 Pro

, lançado em 2016, é outra opção muito boa, com versões que têm até 2 TB de armazenamento interno. Além de seu excelente hardware e design atualizado, ele suporta jogos em 4K HDR e tem melhoras de desempenho em alguns jogos, usando o modo Boost.  

Unidades de disco e armazenamento

No lançamento, ele tinha uma capacidade de 500 GB, mas você poderá obter versões com capacidade de até 2 TB.

O controle: DualShock 4

O PlayStation 4 tem um

controle tradicional

que existe desde o lançamento da primeira edição do PlayStation.

Ele vem com todos os mesmos botões que o controle do PS3, mas seu controle, o

DualShock 4

, vem com um novo touchpad, pequenos alto-falantes, saída para fone de ouvido e uma barra de luz localizada na parte superior. 

É um design que você achará muito confortável, para qualquer tipo de pegada, e é conservador, portanto, se você for um jogador tradicionalista, ficará muito satisfeito com ele. O DualShock 4 vem com uma bateria interna que dura aproximadamente 10 horas. 

Catálogo de jogos

Por estar no mercado há mais tempo, o

PS4

tem uma pequena vantagem sobre a concorrência em termos de variedade de títulos disponíveis em sua biblioteca. Desde o lançamento do console, ele oferece uma ampla gama de conteúdo exclusivo e suporte de grandes desenvolvedores, como EA, Activision, Rockstar, Ubisoft, entre outros.

Entre seus títulos mais notáveis, podemos citar o jogo exclusivo Bloodborne, Uncharted 4, a versão remasterizada de The Last of Us e Horizon Zero Dawn. Também possui um grande número de títulos multiplataforma, como The Witcher 3,

GTA 5

, Overwatch, Call of Duty e Battlefield.  

Recursos de mídia

A PSN é a plataforma on-line usada pelo PlayStation 4. Lançada originalmente para o

PS3

, ela permite jogar, criar grupos, acessar a loja digital para comprar todos os títulos lançados para o console e se comunicar por voz e mensagens de texto.

Se quiser jogar online, você precisará pagar uma assinatura mensal do PlayStation Plus e terá a opção de pagar por um ano inteiro de assinatura. Ela será associada a uma conta criada para o dispositivo, mas todos os usuários do console terão acesso a esses benefícios.

rich-text-image

playstation

Vantagens de Nintendo Switch

Com uma assinatura da

PSN Plus

, você terá o benefício de acessar todos os jogos que são lançados gratuitamente. Esses são títulos que estão constantemente disponíveis para você, desde que você tenha uma assinatura válida da PSN. Alguns títulos, como Little Big Planet 3 e NBA 2K16, já estão disponíveis.  

Com o PS4, você terá compartilhamento de vídeo, capturas de tela no jogo e capturas nativas. Também será possível transmitir seus jogos em plataformas como Twitch e YouTube, além de acessar serviços como Netflix e Crunchyroll.  

Se você é um gamer que adora jogar em qualquer lugar da sua casa ou em qualquer lugar, o PS4 vem com uma opção semelhante ao Nintendo Switch, que é o PlayStation Vita. Essa função permitirá a você jogar jogos de PS4 por transmissão sem fio. Para isso, você precisará comprar o dispositivo portátil e ter uma boa conexão com a Internet.

Conclusão

Se compararmos os dois modelos de console diretamente, podemos dizer que o PlayStation 4 é o vencedor da competição, devido à potência de seu hardware, à variedade e à modernidade de seus jogos e à aparência realista deles na tela.

Além disso, sua plataforma on-line funciona muito bem, mesmo quando usada através do PS3. No entanto, isso não significa que o Nintendo Switch não seja uma boa opção. 

O console da Nintendo oferece uma proposta diferente para o usuário, estando em algum lugar entre um console de mesa e um laptop. Isso significa que ele tem menos potência, mas você pode levá-lo para qualquer lugar para jogar.  

A melhor escolha é aquela que atende às suas necessidades

É sempre importante lembrar que, além das vantagens genéricas de cada console ou dispositivo, a opção definitivamente melhor para você também será influenciada por questões pessoais, como para que você deseja usar o console ou quais jogos são mais do seu agrado.

Isso também entra em jogo ao escolher se deseja usar o console para jogos on-line ou se deseja apenas jogar os jogos disponíveis na biblioteca do console. 

Com essa informação em mãos, você pode acessar a página do MercadoLivre e escolher aquele que mais lhe agrada para começar a se divertir.