Melhores Cadeiras Gamer em 2024

Conheça os aspectos de ergonomia, materiais e estrutura, que uma Cadeira Gamer deve ter, para dar conforto e segurança a quem vai ficar sentado por horas

rich-text-image

Mulher usa cadeira gamer para jogar em frente ao computador.

Se você costuma ficar sentado por muito tempo na frente de um computador, sabe como é difícil enfrentar essa rotina, pois no fim da jornada, o corpo acaba sofrendo com a famosa “dor nas costas.” Isso vale, principalmente, para quem não utiliza uma cadeira confortável, seja em situações de entretenimento, trabalho ou estudo. Em casos assim, a melhor opção é a

Cadeira Gamer

.

Além de fornecer mais conforto à lombar, esse tipo de cadeira é projetado para ajudar no descanso dos braços e também da cabeça. Isso contribui para aumentar a performance e aliviar a tensão naquela partida de

video game

ou durante uma reunião profissional.

Se você está em busca da Cadeira Gamer ideal, este guia de compras foi feito para lhe ajudar. Ele foi feito com base nos critérios selecionados por alguns dos principais sites de tecnologia do mundo. Todos colocaram à prova diferentes modelos e definiram o que os melhores deveriam ter. São eles:

- PC Gamer

- IGN

- PCMag

- Cnet

As regras deste texto levam em consideração as condições normais de uso. É importante verificar com um ortopedista se é necessário comprar um modelo diferente, principalmente para quem já teve uma lesão ou precisou passar por uma cirurgia.

O que saber antes de comprar uma cadeira gamer?

Antes de escolher a Cadeira Gamer perfeita para você, é preciso analisar alguns tópicos:

- Conforto: Fator decisivo para a compra ser um sucesso, já que você passará horas utilizando o produto.

- Ergonomia: A boa ergonomia lhe ajudará a ficar na posição correta para evitar dores no corpo.

- Funcionalidades : Alguns modelos oferecem opções de ajustes de altura, encosto que fazem a diferença na rotina de uso.

- Material usado na fabricação do produto: Ajuda no conforto, na durabilidade do produto e também na estética. 

Como escolher uma cadeira gamer?

O modelo certo deve ser confortável, seguro e claro, estar de acordo com o seu perfil de uso e com o seu orçamento. Para ajudar nessa escolha, confira os detalhes:

Estilo

As primeiras Cadeiras Gamer foram inspiradas nas poltronas de carros de corrida, famosas por proporcionarem mais conforto ao corpo e tolerância aos movimentos.  O mercado, no entanto, já traz novos formatos.

- Cadeira Gamer Racer: a

Cadeira Gamer Racer

  possui revestimentos em couro e tecido, e design ultramoderno, que lembra os bancos dos simuladores de avião, jogos arcade e carros esportivos. Pode vir em cores chamativas ou em tons sóbrios para ambientes de trabalho e lazer.

- Cadeira Gamer RGB:  a

Cadeira Gamer RGB

tem o estilo carro de corrida, mas traz iluminação LED, podendo ser bastante colorida. O acessório pode ser combinado às luzes e frisos luminosos do computador, da escrivaninha e da decoração do ambiente gamer.

- Híbrida: reúne características das cadeiras gamers, como as proteções, mas sua aparência lembra as de escritório, como os modelos em mesh. É uma opção para quem quer jogar, mas precisa passar algo de formalidade no trabalho.

- Cadeira Gamer de Escritório: são desenvolvidas para o mundo corporativo, mas trazem ergonomia gaming. Representam uma alternativa para quem quer um design reconhecido ou uma imagem melhor para videoconferências com os clientes.

Ergonomia

Para assegurar que a cadeira gamer envolva as costas por completo e segure a intensidade do jogo, ela deve ser ajustável. Neste caso, valem quase todas funcionalidades de uma cadeira de escritório:

- Reclinação: as cadeiras permitem certa inclinação, formando um ângulo entre o encosto e o assento que vai de 90º (posição reta) até 180º (deitado).

- Regulagem de altura: normalmente nos modelos para jogos, mais pesados que as cadeiras de escritório, ela é feita com gás, o que permite múltiplos posicionamentos.

- Ajuste de braços: enquanto as básicas se limitam à regulagem de altura, as mais avançadas chegam a quatro dimensões, ou 4D (altura, largura, profundidade e rotação).

- Suportes de coluna: além de cobrir as costas inteiras, algumas cadeiras podem ter proteções especiais para as colunas lombar (baixa) e cervical (ligação com o pescoço).

- Design do assento: há um desenho especial ou uma preparação no estofado para encaixar melhor o quadril e as coxas, conforme a faixa de uso definida pelo fabricante.

Revestimento

A cadeira gamer deve ser embrulhada com um material que trabalhe bem com a espuma e a estrutura e entregue uma experiência gaming confortável em diferentes circunstâncias:

- Couro natural: presente nas linhas de gaming profissional, tem maior durabilidade caso seja cuidado corretamente, melhor interação com o estofado e menos atrito durante o jogo.

- Couro sintético: reveste desde as cadeiras de entrada até o topo de linha, traz menos atrito para o jogador e facilidade de limpeza. A qualidade varia conforme o segmento.

- Tecido: alguns modelos trazem versões em chenille, suede e camurça, que são mais suaves ao toque e confortáveis em jogos mais longos.

- Mesh: tela sintética que preenche as cadeiras de escritório, está presente em modelos mais leves, com mecanismos ergonômicos plásticos, e também é a opção mais respirável.

Estrutura

Em alguns casos, os materiais se combinam para dar o conforto necessário à cadeira gamer. Dependendo do peso e da altura de quem vai usar, determinados compostos são os preferidos.

- Metal: os mecanismos tubulares são aderidos às espumas, formando a concha que abraça quem senta. Normalmente se usa em modelos pesados ou para pessoas maiores.

- Madeira: por aderir bem à espuma, como em sofás, dá suporte às costas, principalmente na parte traseira. É mais usada nas versões de entrada e intermediárias.

- Plástico: mais flexível e leve, é instalado principalmente nas versões de mesh, como ocorre nas cadeiras de escritório, mas também pode aparecer em cadeiras topo de linha.

Estofado

O material que compõe os preenchimentos é fundamental para o conforto e a proteção da cabeça, da coluna, das pernas e dos quadris. A espuma está presente em todas as cadeiras gamers, embora em menor quantidade nas de mesh, cuja função de segurar a coluna é feita por mecanismos de plástico.

- Espuma: reveste quase todas as cadeiras gamers e pode ser de vários estilos, ter textura mais macia ou mais dura e, nas mais avançadas, até permitir a moldagem ao corpo de quem senta, a chamada memória.

- Gel: material sintético macio e anatômico presente em selins de bicicleta e assentos de motos de estrada. Nas cadeiras gamers, é usado em assentos e almofadas lombares para dar mais conforto à parte baixa da coluna e ao quadril.

Qual a melhor cadeira gamer?

rich-text-image

Cadeira gamer em frente à uma estação com computador de jogos.

As melhores cadeiras gamers escolhidas pelos sites especializados têm, em comum, o fato de serem criadas com quem joga profissionalmente. Assim como ocorre com PCs e periféricos, são testadas frequentemente em eventos da elite dos esportes e desenvolvidas com o apoio das casas criadoras dos jogos.

Por isso, muitos dos fabricantes lançam versões patrocinadas dedicadas a amantes de determinados videogames. Como nas linhas de tênis de corrida e pneus de carro, por exemplo, o expertise dos profissionais é usada para construir os modelos mais acessíveis para o público em geral.

A partir daí, também são definidas as tendências que levam os demais fabricantes a criar os seus próprios modelos. O propósito, no entanto, é o mesmo: criar um modelo ergonômico, seguro e bonito para todos os estilos de gamers.

Qual a diferença entre cadeira gamer e cadeira de escritório?

Uma cadeira gamer é preparada para aguentar longas horas de jogo, mas também a sua intensidade. O objetivo é dar conforto e ergonomia mesmo em movimento, enquanto nos modelos de escritório a intenção é que as pessoas se mexam menos. É importante conhecer as principais diferenças:

- Uma cadeira gamer abraça as costas por inteiro, com reforços que vão da cabeça ou do pescoço até o quadril, envolvendo o corpo como se ele estivesse em uma cápsula.

- Uma cadeira gamer deita, como o banco de um carro. Isso serve tanto para descansar entre jogos quanto para usar acessórios como joysticks e óculos de realidade virtual.

- Uma cadeira gamer deve vestir quem usa, porque as suas proteções são desenvolvidas para abraçar o corpo. Por isso, é importante ver peso e altura mínimos e máximos.

- Uma cadeira gamer deve dar mobilidade, logo ela precisa ter rodas mais fortes e ajustes de braço que facilitem o uso de teclado, mouse e outros aparelhos durante os jogos.

Qual é a cadeira gamer mais confortável?

A cadeira gamer mais confortável reúne uma estrutura reforçada, espumas e/ou estruturas desenvolvidas para dar o máximo suporte às costas e um revestimento com pouco atrito. Essas são as principais características que a imprensa especializada usa para premiar as melhores.

As avaliações, no entanto, são realizadas em condições iguais ou próximas às de gamers profissionais. Ou seja, com uma mesa criada para jogar, os periféricos mais avançados, a temperatura mais amena possível e o espaço para se mexer.

Nem sempre aquela cadeira profissional criada por e para gamers vai caber em um espaço pequeno da casa, servir para os dias quentes do verão ou ser compatível com o bolso de quem compra. Por isso, é importante conhecer que aspectos considerar antes de investir em uma. 

Com essas dicas, a cadeira gamer ideal está mais próxima. Chegou a hora de escolher a companheira que dará mais conforto às horas de entretenimento, trabalho ou estudo e ainda: será um detalhe importante no espaço gaming ou home office.