Quanto tempo dura uma bateria de carro e como estendê-lo

rich-text-image

Homem confere bateria de carro 

A bateria do carro é uma das peças mais importantes de um veículo e deve ser constantemente monitorada. É que esse equipamento é o responsável por fornecer a energia necessária para ligar o carro. Entender como a bateria funciona é fundamental para saber a hora certa de efetuar a troca e quais os cuidados devemos ter para aumentar a sua vida útil.

Em um carro e na maioria dos veículos automotores, a bateria guarda a energia usada para acionar a ignição, a injeção eletrônica e toda a tecnologia embarcada nos primeiros momentos de funcionamento. Quando o veículo está ligado ou em movimento, o responsável por alimentar os sistemas é o

alternador

, que transforma a energia mecânica obtida com o funcionamento do veículo em energia elétrica, além de fazer a recarga da bateria quando o carro está parado.

Esse é um dos motivos pelos quais a luz da bateria acende no painel quando o carro é ligado, já que ela não é carregada enquanto está desligado. Quando isso ocorre em funcionamento, é sinal de que ela não tem energia suficiente, o que pode ser uma falha na própria bateria ou no alternador, que a carrega.

O principal indicador da capacidade de uma bateria é a amperagem, que mede quanta energia elétrica ela pode fornecer ao carro. O cálculo dos fabricantes é feito com as seguintes condições:

- 25ºC de temperatura

- 20 horas de funcionamento

- 10,5 volts de tensão máxima

Isso significa que uma

bateria de carro 60 amperes

é capaz de oferecer 60 amperes durante 20 horas, ou 3 amperes por hora, em um ambiente com temperatura de 25ºC. Quanto maior a amperagem, mais componentes eletrônicos podem ser ligados. 

Por isso, os especialistas recomendam usar uma bateria com maior amperagem se houver mudanças nos sistemas de som, segurança ou ar-condicionado. Agora é a hora de conhecer algumas dicas para elevar a durabilidade da bateria do seu carro.

Quanto tempo dura uma bateria de carro?

Os principais fabricantes de baterias vendidas no Brasil estimam a sua duração de 2 a 5 anos, mas diversos fatores podem influenciar a sua habilidade. Dentre eles, o tipo de veículo em que está instalada, já que o consumo de energia é diferente em um hatch compacto e uma pick-up média.

Além das variações de tamanho, a quantidade de equipamentos eletrônicos, o volume de uso e as condições externas em que os veículos rodam também afetam a carga e a vida útil da bateria como um todo. Aqui estão alguns dos fatores que interferem no funcionamento delas:

- Muito calor: pode aumentar a corrosão da bateria devido à rapidez mais alta das reações químicas dos componentes da bateria, antecipando o seu declínio.

- Muito frio: as peças móveis ficam retraídas e as reações químicas são mais lentas, de modo que é preciso de mais energia para ativar os sistemas dos veículos.

- Uso de equipamentos elétricos: o desgaste é maior se quem dirige usa com muita frequência a injeção eletrônica, a direção assistida, as luzes e outros componentes. É o caso de motoristas profissionais de táxis e carros de aplicativo; 

- Equipamentos fora das especificações: se é instalado um alarme, um

rastreador

ou um sistema de som mais potente, todo o sistema elétrico do carro precisa trabalhar mais, principalmente a bateria.

- Tecnologia embarcada: o consumo de energia elétrica cresce quando há muitos sensores eletrônicos, como câmera de ré e central multimídia, além de mecanismos de funcionamento à distância. Como precisam funcionar com o carro desligado, afetam a bateria.

- Uso de equipamentos com o carro desligado: além dos sistemas em espera, a energia da bateria pode ser consumida por equipamentos que deveriam funcionar somente com o carro ligado, como o ar-condicionado e o som, ou outros conectados às tomadas do carro. O uso frequente também afeta a durabilidade da bateria. 

- Sujeira: se a limpeza do motor não for frequente, as impurezas podem passar para a bateria e afetar os condutores de energia, embora ocorra mais nas baterias e nos carros mais antigos. 

- Veículo Estacionado: como a carga da bateria depende do alternador, se o veículo ficar muito tempo parado, a energia armazenada se perde com a falta de uso e os sistemas eletrônicos em modo de espera. Recomenda-se ligar o carro por cinco minutos ao menos uma vez por dia.

- Funcionamento do

Alternador

: por ser o principal responsável por transmitir a energia elétrica para a bateria, se não estiver funcionando bem, pode diminuir a vida útil ou descarregá-la, impedindo a partida do carro.

rich-text-image

Bateria instalada no veículo

Quanto tempo o alternador demora para carregar?

O tempo de recarga da bateria é tão variável quanto a sua vida útil, e depende também de diversos fatores. Segundo os fabricantes, pode levar de 1 a 2 horas dirigindo em baixa velocidade em um caminho plano e caso todos os outros componentes eletrônicos não obrigatórios do carro estejam desligados.

Esse tempo pode ser maior se o clima e o trajeto forem mais adversos, a bateria ou o alternador não estiverem em perfeitas condições. É preciso considerar ainda se o carro tem mais tecnologia embarcada ou mais equipamentos eletrônicos. Por isso, não é possível estabelecer um cálculo exato.

Como recuperar a carga da bateria?

Para recuperar a carga da bateria, não vale apenas acelerar o carro, como se fazia antigamente nos veículos mais velhos, que operam com dínamos. Para os modelos mais novos, é preciso manter o carro em movimento para transformar a corrente alternada em corrente contínua e consequentemente, carregar a bateria.

Se a bateria perder toda a carga, o que é popularmente conhecido como arriar, há alternativas para recuperá-la. Algumas delas são recomendadas em caso de emergência, devido ao risco para o funcionamento futuro do dispositivo, e outras são as soluções mais duradouras.

- Chupeta: é quando se usa um

cabo

com condutores de energia nas pontas para transferir carga de um veículo para outro. Pode ser suficiente para ligar o carro e rodar por alguns minutos, mas, além do risco de choque elétrico, os terminais das baterias também perdem durabilidade.

- Carregamento rápido: conecta-se a bateria, com um

cabo de chupeta

ou similar, a

um carregador de bateria de carro

externo, que pode ser profissional em uma oficina ou caseiro. Pode ser concluído num período de uma a duas horas.

- Carregamento lento: deve ser feito em uma oficina e respeita as capacidades da bateria. É mais demorado, podendo durar de 15 a 20 horas. Essa opção é ideal para baterias arriadas.


- Tranco: este deve ser o último recurso, já que é o menos aconselhado. Consiste em empurrar ou arrastar o carro até que ele ligue, ou pegue. Mas isso, além de afetar a bateria, pode prejudicar outros sistemas, como os componentes de combustão, o motor de arranque, a suspensão e os pneus.

Nos veículos antigos ou maiores, como caminhões e ônibus, ainda é possível substituir a

solução de bateria

- ácido que ajuda nas reações químicas. Situações assim são cada vez mais escassas, já que as baterias atuais são seladas, o que dificulta a manipulação e dá mais segurança.

Uma boa solução, que é inclusive ecologicamente correta, é trocar a bateria. No caso das novas, quando o indicador fica vermelho é a hora certa de substituir o equipamento. O descarte também precisa ser feito em uma oficina especializada.

Como saber se a bateria ainda está boa?

Uma dica para ver se a bateria está em boas condições, é verificar se ela funciona bem quando a sua voltagem segue as especificações ou se fica mais alta, com o carro ligado. Para detectar falhas ou monitorar o funcionamento de uma bateria, uma opção é

usar um multímetro

. Vale ressaltar, que este teste também serve para detectar problemas no alternador.

Outro sinal de falha nas duas peças é o mau funcionamento de alguns componentes. Por exemplo: se a ignição demora para funcionar, os sistemas de som e do ar-condicionado apresentam falhas constantes. Isso também pode acontecer com outros mecanismos que usam a eletricidade.

Como saber se a bateria é boa?

Ao comprar uma nova, é importante verificar a sua procedência e instalar com a ajuda de uma equipe especializada. Também devem ser evitadas as baterias recondicionadas, que, devido à manipulação, podem ter uma durabilidade e uma segurança menor em relação às vindas do fabricante.

A garantia das marcas também é importante. Para manter a proteção, deve-se evitar a manipulação e procedimentos extremos, como os usados para reativá-la. O uso em veículos indevidos ou modificados também pode ser um motivo para tirar a garantia.

Embora os fatores que influenciam na sua durabilidade sejam muitos, a bateria de um carro dá vários sinais que facilitam a sua manutenção e troca. Basta ficar de olhos e ouvidos abertos para continuar a dirigir sem que ela te deixe na mão.