Qual a diferença entre TV LED e Full HD?

Os televisores são um dos principais meios de entretenimento, dotados de alta tecnologia e conectividade. A imagem é um dos destaques do aparelho, as

TVs LED

e Full HD são alguns modelos de tela.

Certamente você conhece alguém que possui várias televisões em casa. Esse é um meio de comunicação bastante popular, que acompanha a tecnologia e as possibilidades da hiperconectividade. Um desses avanços está diretamente relacionado a imagem, com diversos modelos de tela disponíveis. 

Com tantas opções no mercado, é normal ficar em dúvida na hora de escolher a sua próxima TV Smart. Descubra a seguir as diferenças entre as

TVs LED

e Full HD e encontre a melhor opção para você!

rich-text-image

Diferenças entre TV LED e FULL HD

TV LED ou Full HD?

Primeiro precisamos entender o conceito de cada terminologia.

TV LED

refere-se a tecnologia usada para iluminar a tela, enquanto Full HD indica a resolução de imagem.

Por exemplo, uma

TV

LED pode ser Full HD ou 4K, dependendo da resolução da tela, e a tecnologia LED é comumente utilizada em TVs Full HD devido aos benefícios de economia de energia e espessura mais fina. Para ficar mais claro, confira a seguir os detalhes de uma delas.

TV LED (Light Emitting Diode)

A tecnologia LED (diodos emissores de luz) está presente em todos os sistemas de iluminação: lâmpadas, painéis e dispositivos eletrônicos como os

televisores

. O LED é utilizado para iluminar a tela consumindo menos energia, em comparação com as TVs convencionais, e garante melhor qualidade de luminosidade. A TV LED pode ter diferentes resoluções de tela, incluindo Full HD e 4K, dependendo do modelo.

No mercado ainda há uma nova versão das telas LEDs: a

TV QLED

. Essa tecnologia utiliza pontos quânticos para melhorar o desempenho de cores e brilho. Ela oferece um ótimo desempenho visual e é indicada para ambientes com mais luz.

rich-text-image

TV LG LED 4K

Já ouviu falar em tela LCD?

Antes de incorporar a tecnologia LED nos displays, as telas eram produzidas em LCD. Ou seja, lâmpadas fluorescentes tinham a função de emitir luz para o display de cristal líquido. A TV LED é a evolução dessa tecnologia. 

Não podemos esquecer das telas OLED

Outro exemplo de tecnologia usada na produção de telas é a

OLED (Organic Light-Emitting Diode)

. Nesse caso, o painel é formado por materiais orgânicos que emitem luz ao entrar em contato com uma corrente elétrica – processo chamado de fluorescência. 

Entre as vantagens do OLED podemos destacar o maior contraste e ângulo de visão, melhor uniformidade dos tons de preto (em comparação com o LCD), espessura mais fina, versatilidade em relação aos formatos de tela e a alta eficiência energética. 

TV Full HD (1920x1080 pixels)

A

TV Full HD

é um aparelho de altíssima qualidade em imagem com 1920 x 1080 pixels de resolução, superior a versão HD que possui 1280 x 720 pixels. Mas você sabe o que isso significa na prática?

Representa a quantidade de pixels distribuídos em linhas e colunas que formam a imagem no display da TV – ou de qualquer outro dispositivo. No caso do

Full HD (1920 x 1080 pixels)

é igual a 2.073.600 de pixels individuais, o que garante cenas em alta definição e maior quantidade de detalhes em comparação às TVs de resoluções mais baixas.

Outras resoluções de imagem:

  • XGA e suas variações – 1024 x 768 pixels, já foi a resolução mais comum em telas no formato de 4:3.

  • WQXGA – Voltada para telas mais estreitas de 2500 x 1600 pixels, segue uma proporção de 16:10.

  • QHD/WQHD – É o mais popular entre os dispositivos modernos, com resolução de 2560 x 1440 pixels. Apresenta-se como uma alternativa entre as versões Full HD e 4K.

  • 4K – Tecnologia mais avançada quando o assunto é qualidade de imagem, com 3840 x 2160 pixels, ao todo são 8.294.400 pixels na tela. O resultado são elementos visuais mais nítidos, com brilho intenso e grande variação de cores. Ao assistir em uma TV com essa tela, percebe-se cenas com mais contraste e níveis de detalhes, com menor pixelização. Tudo isso sem cansar a sua visão! Importante ressaltar que, para desfrutar de

    uma experiência completa em 4K

    , o conteúdo transmitido também precisa ser concebido nesse mesmo padrão.

rich-text-image

TV SAMSUNG FULL HD

Qual TV é a melhor?

De forma geral, as TVs com resolução Full HD e tecnologia OLED são excelentes opções. Isso porque a

TV OLED

é referência quando se trata de qualidade de imagem, especialmente em ambientes escuros. Por outro lado, as TVs QLED oferecem excelente desempenho em ambientes bem iluminados. 

Caso você prefira uma alternativa com melhor custo-benefício, as TVs LED atendem perfeitamente as suas necessidades, com a possibilidade de aproveitar 4K de resolução.

Vale ressaltar que o tamanho da tela e a distância de visualização devem ser levados em consideração para desfrutar de uma experiência completa.

Conclusão

Assim como na compra de qualquer outro aparelho eletrônico, o importante é saber quais características você valoriza no televisor e quanto está disposto a investir antes de escolher um aparelho.

Após entender como funcionam as especificações técnicas relacionadas à imagem da TV, a escolha ficará mais fácil. Lembre-se: você pode escolher entre uma TV LED e Full HD, que certamente atenderá suas expectativas com ótimo desempenho visual. Ou uma TV LED em 4K e até mesmo, para os consumidores mais exigentes, uma TV OLED em Full HD. 

Seja qual for a sua escolha, você encontra aqui todos os últimos modelos de TVs!