Top 10 Melhores Produtos para Recuperar Cabelos Danificados

Descubra quais são os 10 melhores produtos de reparação capilar para cabelos danificados e recuperação rápida. Entre e escolha os seus favoritos!

Há vários fatores que influenciam a deterioração dos cabelos e a obtenção de bons resultados em uma recuperação rápida dependerá dos tratamentos corretos e do uso de produtos desenvolvidos para esse fim.

Agentes externos, como sol, produtos químicos e clima podem levar a danos lentos, assim como fatores internos, como dieta, estresse e alterações hormonais.

Felizmente, a indústria de cosméticos pensou em

produtos para reparar os cabelos

e, neste Top 10, analisamos as melhores opções. Como dica preliminar, é importante verificar a composição de cada produto.

rich-text-image

tratamento

Principais motivos que danificam os cabelos

Diariamente, os cabelos são expostos ao clima, principalmente ao sol e à umidade, que enfraquecem lentamente a camada protetora dos fios, expondo a parte mais vulnerável do cabelo, que é a mais cara de recuperar.

A alimentação e a dieta diária são outro fator determinante na constituição de um cabelo saudável ou danificado. Uma dieta pobre com deficiência de proteínas (principalmente biotina) e vitaminas (vitamina E) tem um impacto direto na saúde do cabelo.

Os fatores emocionais também desempenham um papel importante na força e no crescimento dos cabelos. O estresse é um inimigo direto do cabelo, causando enfraquecimento e até mesmo queda de cabelo em casos extremos.

E, por último, a exposição a produtos químicos nocivos e a falta de cuidados com os cabelos. Tinturas de cabelo, alvejantes e tratamentos de alisamento têm um impacto negativo na deterioração do cabelo.

Top 10 dos melhores produtos para recuperação capilar

Atualmente, há uma longa lista de produtos e desenvolvimentos criados para a recuperação dos cabelos, muitos deles baseados em elementos da natureza que reparam as diferentes partes do cabelo.

Nessa lista dos 10 melhores tratamentos para cabelos danificados, analisamos as diferentes opções disponíveis para a recuperação dos cabelos, seus ingredientes ativos e a forma de uso.

Ceramidas

As ceramidas são lipídios comumente encontrados na composição da pele humana. Também são encontradas no cabelo e a falta de ceramidas pode ser observada em casos de afinamento do cabelo e pontas duplas.

Elas também desempenham um papel na

hidratação e no brilho do cabelo

. Além disso, ajudam a fortalecer o folículo desde a raiz e a manter os nutrientes essenciais dentro do folículo. Outra função importante das ceramidas é seu papel na proteção e na barreira contra agentes externos, como o sol.

No setor, há vários produtos com ceramidas incorporadas, como xampus, condicionadores e cremes revitalizantes. Seu uso é simples e não requer a intervenção de um profissional.

Cistina

A cistina é um aminoácido não

essencial

constituinte da queratina. Sua falta ou deficiência contribui para a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas, por isso é importante ter bons níveis e suprimentos externos desse aminoácido.

Ele está

presente

em alguns alimentos, como brócolis, frango, lentilhas e alguns peixes, mas também pode ser obtido por meio de medicamentos especialmente desenvolvidos para esses tratamentos.

Embora não haja efeitos adversos e não haja calorias significativas com a ingestão de comprimidos de cistina, é aconselhável consultar um especialista antes de tomar medicamentos para qualquer tratamento.

Loções estimulantes com cistina como ingrediente ativo também estão disponíveis e são usadas externamente para queda de cabelo leve.

Pantenol

É um componente derivado da vitamina B 5, que atua diretamente na retenção de umidade e, portanto,

na hidratação da pele

, principalmente no couro cabeludo.

Isso permite um bom desenvolvimento do folículo piloso, gerando cabelos hidratados e fortes. Combate diretamente o ressecamento e o enfraquecimento dos cabelos.

Está disponível sem receita e pode ser encontrado em várias formas de xampu e enxágue, embora as ampolas de Pantenol contendo esse componente em forma concentrada tenham se tornado populares. Nesses casos, é importante consultar um especialista em cuidados com os cabelos sobre a aplicação e a frequência do tratamento.

Óleo de pracaxi

O óleo de pracaxi é um extrato obtido das sementes de pracaxi e está disponível em diferentes opções, como loções, xampus e cremes.

É um produto que contribui diretamente para a hidratação, o brilho e a proteção dos cabelos. Ficou popular devido ao seu cheiro rico e de nozes. Contribui para a eliminação da caspa e da coceira no couro cabeludo, e seu alto teor de lipídios permite que seja usado como um

condicionador hidratante

e protetor.

O óleo de pracaxi é mais comumente usado em forma de loção e é recomendado para uso em pequenas quantidades, até mesmo apenas nas pontas, embora em casos de caspa ele possa ser aplicado no couro cabeludo.

Queratina

Essa é uma proteína gerada pelo próprio corpo humano para o crescimento de cabelos e unhas. A falta de queratina leva a cabelos secos e fracos, por isso é necessário iniciar tratamentos para fortalecer os cabelos.

Cabelos quebradiços e danificados são um sinal claro e evidente da falta de queratina, que pode ser corrigido de forma rápida e eficaz com o tratamento correto.

A queratina vem em várias formas, sendo que a mais conhecida é na forma de

ampolas

a serem aplicadas após a lavagem e com o uso de um alisador de cabelo para selar o cabelo. É recomendável aplicar esse tipo de tratamento com pessoal especializado nessas técnicas ou

escolher produtos

que possam ser aplicados de maneira simples.

Óleo de tutano

Esse é outro restaurador capilar que ganhou popularidade graças à sua eficácia no tratamento de recuperação de cabelos danificados por agentes químicos e exposição ao calor, seja do sol ou de pranchas de alisamento.

É um óleo rico em proteínas que nutrem o cabelo e fornecem uma camada protetora ao redor de cada fibra. Também atua como fonte de vitaminas e minerais que geralmente são removidos a cada lavagem.

As apresentações mais comuns são em loções e cremes que são usados antes da lavagem dos cabelos, deixando agir por alguns minutos antes do enxágue completo.

rich-text-image

cabelo

Banho de verniz

Esse é um tratamento químico sem impacto no caso daqueles baseados em produtos botânicos orgânicos. Proporciona um efeito lustroso e brilhante nos cabelos, agindo na

selagem

dos fios de forma duradoura e perceptível.

Seu resultado é imediato e perde a eficácia com a lavagem contínua dos cabelos. É recomendado o uso por profissionais ou, se você mesmo for fazer o tratamento, escolha vernizes sem sulfato.

Em todos os casos, é importante poder verificar a composição de cada produto em sua descrição e tentar evitar alguns agentes que podem ser prejudiciais à saúde, como sulfatos e formol.

Botox

Esse tratamento popular e eficaz se tornou uma opção eficaz para alisamento e recuperação de cabelos. É um hidratante que proporciona brilho e proteção, embora costume ser mais caro do que a queratina.

Seu efeito geralmente dura entre 20 e 30 dias, dependendo da qualidade do produto e do cuidado de cada pessoa. 

É um tratamento de alto custo que leva aproximadamente uma hora e meia para ser aplicado. 

Lifting

Esse também é um tipo de tratamento protetor, que se concentra em esticar as fibras e alisá-las, eliminando o frizz e o arrepiado dos cabelos.

Ele também dá uma aparência alongada aos cabelos cacheados, proporcionando ondas mais naturais e elegantes.

Ao contrário do botox, o produto não contém formol e funciona melhor no fortalecimento dos cabelos. Sua duração é de 3 a 4 meses, e o custo do tratamento é mais caro do que o da queratina e do

botox capilar

Colágeno

Esse é o componente do cabelo que lhe dá força, forma e maciez. Ele atua na estrutura do cabelo.

Existem tratamentos com colágeno na forma tópica, como xampus e enxágues, bem como comprimidos para ingestão. Nesse caso, é aconselhável consultar um especialista com antecedência.

Eles estão disponíveis sem receita médica e atuam em outras partes do corpo, como articulações e unhas. O efeito do colágeno em forma de comprimido começa a agir efetivamente 10 dias após o início do tratamento. Ele também pode ser obtido de vários alimentos, como peixes oleosos, ovos, laticínios, cebolas, limões e nozes, entre outros.

rich-text-image

colageno

Conclusões

Como já vimos, há um grande número de opções de tratamento para a recuperação de cabelos danificados. É importante conhecer a composição e os ingredientes ativos de cada produto.

Alguns têm compostos naturais e não invasivos que podem ser aplicados em casa sem a necessidade de especialistas, enquanto outros tratamentos exigem intervenção profissional.

O cuidado com os cabelos e a recuperação de cabelos danificados é uma questão cotidiana à qual devemos prestar atenção. As opções são muitas e nós as analisamos, agora acesse o Mercado Livre e compre o produto que você preferir.