Smartphones Motorola: história, tecnologias, modelos e mais.

Descubra a arte de se reinventar com os

smartphones Motorola

. Tecnologia avançada, design sofisticado e uma jornada cativante aguardam por você! Conecte-se!

A marca oferece uma variedade de opções, desde dispositivos com tecnologia de ponta. Como os da linha Edge, que proporcionam telas de alta qualidade, câmeras poderosas e conectividade 5G. Ou modelos mais acessíveis, como os da linha E, que focam em funções essenciais, tela ampla e câmeras simples.

rich-text-image

história e evolução dos smartphones motorola

História da marca

A

Motorola

foi fundada em 1928 por Paul Galvin em Chicago, inicialmente como Galvin Manufacturing Corporation. A marca começou produzindo rádios para carros e sua história é marcada por inovação, pioneirismo e contribuições significativas para o desenvolvimento da tecnologia de comunicação.

  • Rádios para carros: durante a década de 1930, a Motorola tornou-se líder na fabricação de rádios automotivos, contribuindo para a popularização da rádio comunicação nos veículos.

  • Televisores e transistores: na década de 1950, a marca iniciou na produção de televisores e começou a explorar a tecnologia de transistores, que foi um passo importante para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos portáteis. Os transistores substituíram os antigos tubos de vácuo, tornando os dispositivos eletrônicos mais compactos, eficientes e confiáveis.

  • Primeiro celular: a Motorola lançou o primeiro telefone celular comercial, o Motorola DynaTAC 8000X, em 1983, estabelecendo-se como pioneira na revolução dos dispositivos móveis.

  • Razr V3 e inovação em smartphones: nos anos 2000, o Razr V3 tornou-se um dos celulares mais populares do mundo, destacando-se pelo design fino e elegante. Depois disso, a Motorola continuou a inovar com o lançamento de smartphones, como o Motorola Droid (2009).

  • Aquisição pela google: em 2011, a Google adquiriu a Motorola Mobility, a divisão de dispositivos móveis da empresa, buscando fortalecer sua presença no mercado de smartphones.

  • Venda para a Lenovo: a Google vendeu a Motorola Mobility para a Lenovo em 2014, mantendo, no entanto, a maioria das patentes.

  • Atualidade: sob a gestão da Lenovo, a marca Moto G da Motorola se destacou por oferecer smartphones com desempenho sólido a preços acessíveis. A empresa continua a inovar em áreas como conectividade 5G e tecnologia de tela dobrável.

Evolução dos smartphones Motorola

A trajetória da Motorola no universo dos smartphones é marcada por um legado significativo, caracterizado por inovação e influência duradoura. A empresa entrou no cenário de dispositivos móveis em uma era em que os celulares eram predominantemente aparelhos de comunicação básicos:

  • Pioneirismo (décadas de 1980 e 1990): a Motorola foi uma das pioneiras no cenário de telefonia móvel, lançando o DynaTAC 8000X em 1983, um dos primeiros telefones celulares comerciais. Durante os anos 1990, a empresa continuou a inovar com modelos como o MicroTAC e o StarTAC.

  • Razr V3 (início dos anos 2000): nos anos 2000, a Motorola atingiu grande destaque com o lançamento do Razr V3. Este modelo tornou-se um ícone de design, combinando estilo fino com recursos avançados para a época.

  • Transição para smartphones (década de 2000): a Motorola passou por uma transição significativa com a ascensão dos smartphones. O lançamento do Motorola Droid, em parceria com a Verizon, em 2009, foi um marco, consolidando a presença da empresa no mercado de smartphones Android.

  • Linha Moto (2010 em diante): a linha Moto, iniciada com o Moto G em 2013, destacou-se por oferecer desempenho sólido a preços acessíveis. Essa abordagem conquistou uma base de usuários leais e solidificou a posição da Motorola no mercado de smartphones.

  • Inovações contínuas (atualidade): a Motorola continuou a inovar com recursos como tela dobrável no razr, conectividade 5G e experiências do usuário aprimoradas.

Tipos de smartphones Motorola

Os variados tipos de smartphones da Motorola, reflete o compromisso contínuo da marca em oferecer dispositivos inovadores, com características técnicas avançadas e design atraente. Atualmente, a Motorola tem três linhas principais: Edge, G e E:

  • Linha Edge (premium): é a linha mais avançada e sofisticada da Motorola, que oferece celulares com design premium, tela de alta qualidade, câmeras poderosas e compatibilidade com a rede 5G. Alguns dos modelos dessa linha são: Edge 30 Pro, Edge 30, Edge 20 Pro, Edge 20, Edge 20 Lite e Edge 2021.

  • Linha G (intermediária): é a linha mais popular e equilibrada de

    smartphones Motorola

    , que oferece celulares com bom desempenho, bateria duradoura, câmeras versáteis e recursos inteligentes. Alguns dos modelos dessa linha são: Moto G200 5G, Moto G82 5G, Moto G71, Moto G62 5G, Moto G51 5G, Moto G31, Moto G30, Moto G10 e Moto G9.

  • Linha E (básica): é a linha mais acessível e básica de

    smartphones Motorola

    , que oferece celulares com funções essenciais, tela ampla, câmeras simples e design compacto. Alguns dos modelos dessa linha são: Moto E40, Moto E30, Moto E20 e Moto E6i.

Tecnologias inovadoras nos smartphones da Motorola

Os

smartphones da Motorola

são conhecidos por incorporar recursos e tecnologias inovadoras que visam melhorar a experiência do usuário e se destacar no mercado.

Imagens

  • Câmeras avançadas: a Motorola investe em câmeras de alta resolução, com recursos como zoom óptico, estabilização de imagem, lentes ultrawide e macro, e modos de fotografia noturna e retrato.

  • Tecnologia Ultra Pixel: ela combina nove pixels em um só, aumentando a sensibilidade à luz em nove vezes e reduzindo o ruído nas fotos. Ela é usada em alguns modelos, como o Edge 30 Pro, que tem uma câmera traseira de 108 MP com essa tecnologia.

  • Estabilização de imagem: essa tecnologia evita que suas fotos e vídeos saiam tremidos ou borrados, compensando os movimentos da mão ou do objeto. Ela pode ser óptica (OIS) ou eletrônica (EIS), dependendo do modelo. O modelo G54, que tem uma câmera traseira de 50 MP com OIS, e o Edge 20 Pro, que tem uma câmera traseira de 108 MP com EIS.

  • Lentes Ultra-Wide: proporciona um campo de visão expandido para capturar paisagens amplas. Exemplo: Motorola Edge 30 Pro - Ultra-wide de 13 MP; G200 5G - Ultra-wide de 16 MP.

  • Lentes Macro: aproxima detalhes pequenos, ideal para fotografar objetos em grande detalhe. Exemplo: G200 5G - Macro de 8 MP.

  • Lentes Teleobjetiva: permite zoom óptico sem perda de qualidade, ideal para capturar objetos distantes. Exemplo: Edge 30 Pro - Teleobjetiva de 12 MP com zoom óptico de 5x; G200 5G - Teleobjetiva de 8 MP com zoom óptico de 3x.

  • Profundidade: desfoca o fundo, destacando o objeto principal. Exemplo: Edge 30 Pro - Profundidade de 2 MP.

Modos de fotografia

Com essa tecnologia você pode ajustar as configurações da câmera de acordo com a cena, o ambiente ou o efeito desejado.

  • Night Vision: este modo utiliza inteligência artificial para aprimorar fotos noturnas, melhorando a qualidade da imagem em condições de pouca luz. Isso permite capturar detalhes mesmo em ambientes escuros. Exemplo: Motorola Edge 30 Pro - Disponível na câmera traseira de 108 MP.

  • Retrato: destaca o rosto do objeto principal, desfocando o fundo para criar retratos mais impactantes e visualmente atraentes. Exemplo: Motorola Edge 30 Pro - Oferece o modo Retrato em sua câmera traseira de 108 MP.

  • Cinemagraph: permite a criação de fotos com partes em movimento, adicionando um toque artístico e dinâmico às imagens estáticas. Esse modo proporciona um estilo único e inovador às fotografias. Não especificado para os modelos mencionados, mas disponível em alguns dispositivos Motorola.

  • Spot Color: mantém apenas uma cor na imagem, enquanto o restante é convertido para preto e branco, criando um efeito dramático e chamativo. Exemplo: Motorola G54 - Possui esse modo em sua câmera frontal de 16 MP.

Baterias de longa duração

A Motorola usa baterias de íons de lítio nos seus smartphones, que são mais eficientes, duráveis e seguras do que as baterias tradicionais de níquel-cádmio. As baterias de íons de lítio têm maior densidade de carga, o que significa que podem armazenar mais energia em um espaço menor. 

  • Vantagens das baterias íons de lítio: maior densidade de carga permite armazenar mais energia em espaços menores. Carregam rapidamente, não sofrem do efeito memória e têm menor risco de superaquecimento ou explosão.

  • Baterias de alta capacidade: a Motorola oferece smartphones com baterias de alta capacidade, permitindo aos usuários prolongar o uso sem a necessidade frequente de recarga.

  • Carregadores rápidos: a marca disponibiliza carregadores rápidos para reduzir significativamente o tempo de espera para uma recarga completa.

Experiências de usuário diferenciadas

Recursos exclusivos são frequentemente desenvolvidos pela Motorola e oferecem uma melhor experiência para o usuário, como o Ready For, que permite conectar o smartphone a um monitor ou TV e usar o aparelho como se fosse um computador.

O Adaptive Display Concept é um projeto de smartphone flexível que se transforma em relógio, enquanto o Moto Actions permite que seus gestos sejam facilmente reconhecidos. Isso facilita o uso do smartphone, já que basta agitar o celular para ligar a lanterna ou girar para abrir a câmera.

Moto Mods

As inovações não param por aí. Os Moto Mods são acessórios que se conectam aos smartphones da linha Moto Z da Motorola, usando ímãs e pinos na parte traseira dos aparelhos.

Eles permitem adicionar recursos extras aos celulares, como câmeras, alto-falantes, projetores, baterias, impressoras e muito mais. Esses acessórios podem expandir as funcionalidades dos smartphones, além de adaptar o smartphone de acordo com cada necessidade.

Alguns exemplos de Moto Mods disponíveis são:

  • Hasselblad True Zoom: ele transforma o smartphone em uma câmera profissional, com zoom óptico de 10x, estabilização de imagem, flash xenon e lentes ZEISS. Também é possível tirar fotos de alta qualidade, com detalhes e cores fiéis.

  • JBL SoundBoost: esse acessório aumenta o volume e a qualidade do som do smartphone. Com dois alto-falantes estéreo de 3W, um microfone integrado e uma bateria extra de 1000 mAh, você pode ouvir músicas, assistir vídeos e fazer chamadas com mais potência e clareza de áudio.

  • Moto Insta-Share Projector: ele é capaz de projetar a tela do smartphone em uma superfície plana, com resolução de 854 x 480 pixels, brilho de 50 lumens e bateria extra de 1100 mAh. Com esse acessório você também pode compartilhar fotos, vídeos e apresentações com até 70 polegadas de tamanho.

  • Polaroid Insta-Share Printer: esse Moto Mod imprime fotos instantâneas tiradas pelo seu smartphone, em papel adesivo de 2 x 3 polegadas, que pode ser personalizado com filtros, bordas e textos. Você pode guardar ou colar essas fotos em qualquer lugar.

  • Moto GamePad: já pensou em ter um console portátil? Com o Moto GamePad você tem à disposição controles físicos, como botões, alavancas, gatilhos e luzes LED. Com ele, você pode jogar com mais precisão e conforto, sem precisar de conexão Bluetooth ou bateria extra.

 Tendências tecnológicas

A Motorola é uma marca de smartphones que se posiciona como uma das líderes em inovação e tendências tecnológicas no mercado. A empresa investe em produtos que oferecem recursos avançados, design diferenciado e experiência de usuário personalizada.

Alguns exemplos de como a Motorola se destaca em relação a tendências como 5G, câmeras múltiplas e telas dobráveis são:

  • 5G: a Motorola foi uma das primeiras marcas a lançar smartphones compatíveis com a rede 5G no Brasil, como o Moto G 5G Plus 1, o Moto G 100 2 e o Edge 20 Pro 3. De maneira concomitante, a empresa também desenvolveu o Ready For, um recurso que permite conectar o smartphone a um monitor ou TV e usar o aparelho como se fosse um computador, aproveitando a velocidade e a estabilidade do 5G 4.

  • Câmeras múltiplas: a Motorola aposta em câmeras de alta resolução, com lentes variadas que permitem capturar diferentes ângulos, distâncias e efeitos. Os modelos que têm se destacado nesse aspecto são o One Zoom, que tem quatro câmeras traseiras, sendo uma com zoom óptico de 3x 5; o Edge 30 Pro, que tem três câmeras traseiras, sendo uma com zoom óptico de 5x 3; e o G200 5G, que tem cinco câmeras traseiras, sendo uma com sensor de 200 MP.

  • Telas dobráveis: a Motorola também foi uma das pioneiras em lançar smartphones com telas dobráveis, como o Razr, que tem um design inspirado no clássico V3, e o Razr 5G, que tem uma tela flexível de 6,2 polegadas e uma tela externa de 2,7 polegadas. A empresa também trabalha em um projeto de smartphone flexível que se transforma em relógio, chamado de Adaptive Display Concept.

Experiência do usuário

A interface do usuário (UI) dos smartphones Motorola é chamada de My UX, que é uma versão personalizada do Android, o sistema operacional do Google.

A My UX tem um visual limpo, simples e intuitivo, que se aproxima bastante do Android puro, mas com alguns recursos exclusivos que melhoram a experiência do usuário no dia a dia.

Alguns desses recursos são:

  • Moto Ações: são gestos que permitem controlar o smartphone de forma rápida e prática, como agitar para ligar a lanterna, girar para abrir a câmera, virar para ativar o modo não perturbe, entre outros. Esses gestos podem ser configurados nas configurações do seu smartphone Motorola.

  • Moto Tela: é uma tela de bloqueio inteligente, que mostra as notificações de forma discreta e interativa, sem precisar desbloquear o smartphone. É possível responder mensagens, controlar a reprodução de música, ver a hora e a bateria, entre outras funções. Essa tela também se adapta ao ambiente, ficando mais escura ou clara conforme a luz.

  • Moto Voz: é o assistente de voz que permite usar o smartphone por comandos de voz, sem precisar tocar na tela. É possível fazer ligações, enviar mensagens, abrir aplicativos, pesquisar na internet, entre outras ações. Esse assistente também aprende com o uso e pode dar sugestões personalizadas.

  • Ready For: é um recurso que permite conectar o smartphone a um monitor ou TV e usar o aparelho como se fosse um computador, um console de jogos ou um centro de mídia. É possível usar um teclado e um mouse sem fio, navegar na internet, editar documentos, jogar em tela grande, assistir a filmes e séries, entre outras possibilidades.

Sustentabilidade Motorola

Essas práticas refletem o compromisso da Motorola em direção à sustentabilidade, alinhando-se a padrões de responsabilidade ambiental na indústria de tecnologia:

  • Redução do consumo de energia: compromisso em minimizar o consumo energético em produtos e operações, adotando tecnologias eficientes e estratégias para reduzir a pegada de carbono.

  • Reciclagem de materiais: implementação de práticas de reciclagem para lidar com o descarte responsável de hardware, contribuindo para o gerenciamento adequado de resíduos eletrônicos.

  • Uso de materiais sustentáveis: exploração de opções de materiais mais ecológicos na fabricação de produtos, com o compromisso de reduzir o impacto ambiental.

  • Redução de resíduos: implementação de embalagens mais eficientes e ecológicas, juntamente com o desenvolvimento de programas de reciclagem para reduzir a quantidade de resíduos gerados.

Modelos de smartphones Motorola

Como vimos, a Motorola disponibiliza diversas linhas de smartphones, com diferentes funcionalidades. Abaixo, destacamos a linha Moto G que estão disponíveis no mercado, confira:

Moto G04

  • Tela HD+ de 6,6 polegadas (90 Hz).

  • Chip Unisoc T606.

  • 4 GB RAM.

  • 64 GB de armazenamento.

  • Câmera principal de 16 MP.

  • Bateria de 5.000 mAh.

Moto G24

  • Tela de 6,6 polegadas HD+ (90 Hz).

  • Chip Unisoc T606.

  • 4 GB RAM.

  • 64GB de armazenamento.

  • Câmera principal de 50 MP.

  • Bateria de 5.000 mAh.

Moto G24 Power

  • Tela IPS LCD de 6,56 polegadas HD+ (90 Hz).

  • Chipset MediaTek Helio G85.

  • 8GB RAM.

  • 128 GB de armazenamento.

  • Câmera principal de 50 MP, câmera de profundidade de 2 MP.

  • Bateria de 6.000 mAh.

Moto G34

  • Tela Touchscreen de 6.5 polegadas (1.600 x 720 pixels).

  • Chipset MediaTek Dimensity 7020.

  • Câmera principal de 50 MP.

  • Bateria de 5.000 mAh.

Moto G54

  • Tela OLED de 6,5 polegadas FHD+ (120 Hz).

  • Snapdragon 695.

  • 8GB RAM.

  • 256 GB de armazenamento.

  • Câmera frontal de 16 MP, duas traseiras (50 MP / 8 MP).

  • Bateria de 5.000 mAh (carregamento de 33W).

rich-text-image

Smartphone Moto G54 5g 128gb 4gb De Ram Grafite Motorola

Moto G54 Power

  • Tela IPS LCD de 6.5 polegadas (1080 x 2400).

  • Câmera principal dupla de 50MP.

  • Bateria de 6.000 mAh.

rich-text-image

Smartphone Moto G54 5g 256gb Azul Vegan Leather Motorola

Moto G73

  • Tela pOLED de 6,55 polegadas FullHD+ (120 Hz).

  • MediaTek Dimensity 930.

  • 8 GB RAM.

  • 128 GB de armazenamento.

  • Câmera frontal de 16 MP, duas traseiras (50 MP / 8 MP).

  • Bateria de 5.000 mAh (TurboPower de 33W).

Moto G84

  • Tela pOLED de 6,55 polegadas FullHD+ (120 Hz).

  • Snapdragon 695.

  • 8GB RAM.

  • 256 GB de armazenamento.

  • Câmera frontal de 16 MP, duas traseiras (50 MP / 8 MP).

  • Bateria de 5.000 mAh (TurboPower de 33W).

Características compartilhadas entre os modelos

Cada modelo tem suas próprias características, mas podemos destacar que todos possuem câmeras potentes, com baterias de longa duração.

Conclusão

A Motorola destaca-se como uma marca líder em smartphones, caracterizada por sua busca constante por inovação e excelência. Lançando diversos modelos para atender às variadas necessidades dos consumidores, a empresa se destaca pelos recursos avançados, design diferenciado e experiência de usuário personalizada.

Com os smartphones Motorola, cada toque é uma descoberta, cada imagem é uma história.  E o Mercado Livre está cheio de ofertas incríveis esperando por você!