5 celulares da Motorola com ótimo custo-benefício

Confira alguns modelos da Motorola com excelente custo-benefício, que valem o investimento.

rich-text-image

Mulher vestindo roupa marrom, usa o smartphone no meio de uma avenida

Há quem acredite que para um

smartphone

ser bom, ele deve custar caro. Claro que existem aparelhos com valores mais altos e que possuem excelente desempenho. Contudo, hoje é possível comprar dispositivos mais em conta e que entregam ótimas funcionalidades, sendo muito bons para diversas tarefas diárias. 

Alguns fabricantes, como a

Motorola

oferecem modelos que entregam ao mesmo tempo, desempenho e custo-benefício. Já que os smartphones são indicados para quem costuma usar as redes sociais, aplicativos de música, streaming ou fazer fotos e chamadas de vídeo com boa nitidez. Por essa razão, pesquisas de Market Share no Brasil, realizadas pela StatCounter, mostram que ela é a segunda marca mais buscada pelos brasileiros. Essa lista traz celulares de entrada e até intermediários da marca, que valem a pena investir.

Mas, antes de escolher o modelo preferido, é importante verificar algumas características do fabricante que fazem a diferença na hora de bater o martelo:

- Design: os aparelhos da Motorola chamam atenção pelo design versátil e sofisticado, que se transforma a cada lançamento.

- Política de atualização: os celulares recebem atualizações frequentes de software, que dão mais suporte ao usuário, garantem a segurança e dão mais durabilidade ao produto.

- Variedade de modelos: a Motorola tem uma ampla variedade de modelos de smartphones, para diversos perfis, gostos e necessidades de consumidores, já que as famílias dos dispositivos entregam diferentes recursos e funcionalidades. Isso vale, desde modelos mais básicos, até os dispositivos mais avançados. 

- Marca reconhecida: é uma das marcas mais reconhecidas no mundo dos smartphones. O site especializado em tecnologia, Melhor do Tech, por exemplo, cita a Motorola entre as 5 melhores marcas de celulares de 2023.

O que devo saber antes de comprar um Motorola com bom custo-benefício?

Antes de comprar um smartphone com bom custo-benefício, é preciso conhecer as principais famílias da Motorola. A marca tem um extenso catálogo de produtos, divididos em três linhas: Moto G,

Moto E

e Moto Edge.

Moto G

Esta linha pioneira da Motorola foi anunciada em 2013 e é uma das mais competitivas até hoje. De acordo com especialistas do IGN Brasil, por conta da longevidade, a linha apresenta, além dos modelos de entrada, intermediários e premium com excelente custo-benefício.

- É mais conhecida pelos consumidores, por ser a mais antiga da marca. 

- Os smartphones da linha

Moto G

possuem um design moderno e elegante, com telas grandes e bordas finas, proporcionando uma boa experiência de visualização.

- As câmeras são de boa qualidade já que permitem tirar fotos e gravar vídeos com boa resolução e nitidez.

- A linha Moto G é conhecida por oferecer uma boa duração de bateria, o que é importante para os usuários que usam o

celular

o dia todo.

- Possuem processadores e memórias RAM que garantem um desempenho satisfatório para a maioria das atividades do dia a dia, como navegação na internet, uso de redes sociais e jogos leves, por exemplo.

- O sistema operacional é o Android, o que proporciona uma grande variedade de aplicativos disponíveis na loja Google Play. Além disso, a Motorola costuma oferecer atualizações de software para a linha Moto G, ajudando a manter o desempenho e a segurança dos dispositivos.

Moto E

É uma linha da Motorola que também chama atenção no quesito preço acessível, entregando diversos recursos: 

- São celulares com design simples, com telas de tamanho médio e bordas mais grossas.

- No quesito câmera, a linha Moto E possui as mais básicas, que permitem tirar fotos e gravar vídeos simples.

- Possuem processadores e memórias RAM básicas, que garantem um desempenho satisfatório para atividades diárias simples.

- As baterias são de boa duração.

- Os dispositivos utilizam o sistema operacional Android, possuindo uma grande variedade de aplicativos disponíveis na loja Google Play. Além disso, a Motorola costuma oferecer atualizações de software para a linha Moto E, o que ajuda a manter o desempenho e a segurança dos dispositivos.

Moto Edge

Os smartphones da família Moto Edge custam um pouco mais, por apresentarem recursos premium, como tecnologia 5G e processadores de última geração. Mas, ainda assim, estão entre os aparelhos com bom custo-benefício:

- A linha Moto Edge possui um design diferenciado, com tela curva nas laterais, o que proporciona uma boa experiência de visualização e uma pegada confortável.

- As telas são grandes e de alta qualidade, com resolução Full HD+ ou superior, oferecendo uma experiência de visualização imersiva.

- Possuem processadores potentes, memória RAM maior e armazenamento interno de alta capacidade, o que garante um desempenho de alto nível para rodar aplicativos e jogos mais exigentes.

- As câmeras são de alta qualidade, que permitem tirar fotos e gravar vídeos com resolução 4K, além de recursos como estabilização de imagem e modo noturno.

- As baterias também merecem destaque por terem alta capacidade e boa duração de uso, além de carregamento rápido através da tecnologia TurboPower da Motorola.

- A conectividade da linha inclui suporte para redes 5G, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

- Possuem o sistema operacional Android, com recursos adicionais da Motorola, como o Moto Display e o Moto Actions, que oferecem maior praticidade e personalização.

Quais celulares da Motorola custam menos?

rich-text-image

Casal utiliza um smartphone e fones de ouvido em uma praia

A escolha das opções de celulares da Motorola que custam menos se baseia nos smartphones que se destacam na página de Tendências do site Mercado Livre Brasil, com preços mais acessíveis. Além disso, foi considerada a opinião de blogs especializados, como TecMundo, IGN Brasil, TechTudo, Oficina da Net e Bit Magazine. Veja 3 modelos.

Moto G52

O Moto

G52

é um modelo intermediário lançado em abril de 2022 e que possui um valor bem mais acessível. Esse aparelho possui vantagens que valem a pena ser citadas, como a capacidade de armazenamento interno, ideal para salvar fotos e vídeos sem se preocupar com quantidade de memória disponível.

- Design minimalista, com módulo de câmeras com linhas arredondadas e lentes traseiras alinhadas na vertical.

- Processador Snapdragon 680, que oferece um desempenho razoável.

- Sistema operacional Android 12, com atualização de segurança bimestral por três anos, de acordo com o fabricante.

- RAM de 4 GB.

- Armazenamento interno de 128 GB ou 258 GB, com capacidade de expansão com cartão

microSD

- Tela pOLED Full HD+ (de substrato de plástico) com 6,6 polegadas, ideal para assistir vídeos e filmes pelo celular, por conta das cores intensas, pretos mais profundos e contraste infinito.

- Possui três câmeras traseiras, com 50 MP na câmera principal. Tem lente ultrawide de 8 MP e uma macro com 2 MP, com possibilidade de zoom digital de 8x, modo Night Vision e tecnologia Quad Pixel, com 4x mais sensibilidade em situações de pouca luz.

- Conectividade Bluetooth e sensor NFC, para realizar pagamentos por aproximação.

- Câmera frontal de 50 MP para selfies em boa qualidade.

- Bateria de 5.000 mAh, com autonomia de duração de até 25 horas, segundo o fabricante, caso o aparelho seja usado moderadamente.

Moto G22

O Moto G22 é um smartphone intermediário lançado no Brasil em abril de 2022, que se destaca por oferecer alguns recursos presentes em telefones mais potentes, como a câmera de alta resolução com ajustes manuais, destacada por especialistas do TecMundo. 

- Sistema operacional Android 12.

- Tela LCD IPS de 6,5 polegadas com resolução HD+ de 720 x 1600 pixels, para melhorar dar mais fluidez à visualização. 

- Processador MediaTek Helio G85 de oito núcleos e 2,0 GHz, que oferece um desempenho razoável ao modelo.

- RAM de 4 GB. 

- Armazenamento interno de 64 GB, com capacidade de expansão por meio de cartão microSD, para guardar mais fotos e vídeos.

- Câmera traseira tripla com sensor principal de 48 MP, além de câmera ultra-wide de 8 MP e câmera macro de 2 MP.

- Câmera frontal para selfies de 13 MP.

- Bateria de 5.000 mAh, que pode durar até 48 horas com uso moderado, de acordo com a Motorola. Possui suporte para carregamento rápido de 15W.

- Tem leitor de impressão digital traseiro.

- Apresenta conectividade 4G LTE, Wi-Fi, Bluetooth 5.0, NFC.

Moto E7 Power

O

Moto E7 Power

é um smartphone intermediário versátil lançado em 2021, que mesmo nesta categoria e com este tempo de existência, ainda é uma opção interessante para quem busca um telefone com bom custo-benefício, com armazenamento interno mais compacto - segundo o site Promobit. 

- Tela LCD IPS de 6,5 polegadas com uma boa resolução,  HD+ (720 x 1600 pixels). 

- Processador alimentado pelo MediaTek Helio G25 de oito núcleos, com velocidade máxima de clock de 2,0 GHz.

- O aparelho possui 2 GB ou 4 GB de RAM.

- Armazenamento interno que pode ser de 32 GB ou 64 GB.

- Câmera traseira dupla, com um sensor principal de 13 MP (megapixels) e uma

lente macro

de 2 MP. Ele também possui recursos como foco automático, HDR e modo noturno, para fotos com mais nitidez em ambientes menos iluminados.

- Câmera frontal de 5 MP (megapixels) além de modo retrato para selfies.

- A bateria tem 5.000 mAh, sendo capaz de fornecer até 76 horas de autonomia com uso moderado, de acordo com a marca. Além disso, o aparelho tem carregamento rápido de 10W.

- Sistema operacional Android 10, com atualização garantida para o

Android 11

.

- Conectividade dual-SIM, Wi-Fi, Bluetooth e GPS.

- Tem suporte para cartão microSD de até 1 TB.

Quais são os celulares de entrada mais baratos da Motorola? 

rich-text-image

Mulher utiliza o celular enquanto sorri em um supermercado

Atualmente, os celulares de entrada da Motorola com o melhor custo-benefício são o Moto E40 e o Moto E32, segundo especialistas do Bit Magazine. Estes aparelhos são perfeitos para quem busca um smartphone básico e barato, com um desempenho funcional para tarefas básicas, como navegar na Internet, usar as redes sociais e assistir a streamings. A seguir, confira as especificações de cada produto:

Moto E32

O Moto E32 é um smartphone lançado pela Motorola em maio de 2022, que se destaca quando o assunto é aparelho de baixo custo e boas configurações. Além do excelente custo-benefício, possui câmera tripla:

- São 3 câmeras traseiras, que utilizam Inteligência Artificial e captura dupla. A principal tem 16 MP para fotos com alta resolução.

- Sistema operacional Android 11.

- Processador Octa-Core, com um bom desempenho na execução de jogos e até aplicativos mais pesados.

- Tela de 6.5 polegadas, com resolução de 1600 x 720 pixels.

- Taxa de atualização de 90 Hz da tela, para entregar mais fluidez durante o uso.

- Armazenamento interno de 64 GB, que pode ser expandido com cartão de memória. 

- Muito fino, 8.5 milímetros, o que torna o Motorola Moto E32 realmente interessante, segundo o site Tudo Celular.

- RAM de 4 GB, para acesso rápido aos arquivos. 

 - Câmera frontal de 8 MP que garante boas selfies.

Moto E40

O Moto E40 é um modelo lançado meses antes do E32, em outubro de 2021. Básico e completo, o aparelho atende a tarefas simples do dia a dia. Nesse sentido, o smartphone não fica atrás de outros dispositivos e também se mantém no topo de sua categoria.

- Sistema Operacional Android 11.

- Processador Unisoc T700. 

- 4 GB de RAM, a memória de acesso rápido que não armazena os arquivos permanentemente.

- Armazenamento interno de 64 GB, para guardar fotos, vídeos e outros arquivos.

- Tela tipo IPS LCD, de Cristal Líquido grande. São 6,5 polegadas e ótima resolução HD+ de 1600 x 720. 

- Câmera principal de 48 MP (megapixels), para fotos com mais nitidez e qualidade.

- Câmera frontal de 8 MP (megapixels), que garante selfies com boa resolução. 

- Bateria de 5000 mAh, com autonomia de duração de até dois dias, com uso moderado do aparelho.

Com estas opções de smartphone fica muito mais fácil escolher um modelo Motorola com um bom custo-benefício, capaz de atender às suas necessidades e gostos pessoais, sem extrapolar o seu orçamento. Depois é só aproveitar o melhor do equipamento escolhido e deixar a sua rotina mais prática e divertida.