Top 5 Melhores Celulares de Entrada em 2024

Confira nossa lista dos principais smartphones básicos para você economizar, sem abrir mão dos recursos avançados.

rich-text-image

Mulher dança frevo enquanto faz uma selfie com um smartphone

O celular se tornou uma ferramenta essencial no dia a dia de muitas pessoas, para se comunicar de forma mais rápida, trabalhar, assistir vídeos e séries, fazer fotos ou simplesmente navegar na internet. Seja qual for a intenção, existe uma opção de

smartphone

, com recursos específicos e valor que caiba no bolso.

Para quem tem um orçamento apertado, mas deseja ter um bom aparelho, um caminho é investir num

celular

de entrada. Ele atende às necessidades básicas de comunicação, navegação e tarefas cotidianas. 

E, ainda que não tenha todas aquelas configurações de ponta, presentes nos aparelhos mais caros, estes dispositivos mais simples podem entregar ótimas experiências. O motivo é que alguns modelos, já incluem recursos modernos, como: 

- Conectividade 4G ou até mesmo 5G.

- Baterias de longa duração.

- Telas maiores e com boa experiência de visualização. 

- Processadores adequados para execução de aplicativos e jogos leves.

Como escolher um bom celular de entrada?

Escolher um bom

celular

de entrada requer cuidado na avaliação de cada recurso, além do preço de mercado. Por isso, antes de conferir os nomes dos aparelhos dignos de investimento neste ano, vale entender como estes dispositivos funcionam e o que eles prometem. Veja algumas características e considerações importantes para serem observadas:

Desempenho do Processador

O processador desempenha um papel fundamental no celular por ser o responsável por executar todas as tarefas e operações. Dessa forma, quanto mais elevada for a qualidade do processador, melhor o seu aparelho irá operar, oferecendo uma experiência de uso mais satisfatória, com menos lentidão e travamentos. 

Por isso, ao buscar por um celular de entrada de boa qualidade, busque por smartphones que possuam processadores de marcas confiáveis e com boa avaliação no mercado. 

Capacidade de Armazenamento

A capacidade de armazenamento interno do celular é outro ponto a ser observado. Além de definir o volume de aplicativos, fotos, vídeos e outros tipos de arquivo que você poderá ter no seu aparelho, ela também pode influenciar o desempenho do dispositivo. 

Alguns aplicativos, por exemplo, exigem uma certa quantidade de espaço livre na memória para funcionarem corretamente. É recomendável que um celular de entrada tenha pelo menos 2 GB de RAM para executar as tarefas diárias de forma fluida e sem problemas de desempenho.

O sistema operacional do celular também precisa de espaço de armazenamento para funcionar adequadamente. Por isso, recomenda-se que um celular de entrada tenha pelo menos 16 GB de memória interna. Verifique também se há a possibilidade de expansão da memória através de cartões

MicroSD

, por exemplo.

Qualidade da câmera

Se você gosta de fazer registros fotográficos ou gravar vídeos no seu dia, a qualidade da câmera é outro ponto fundamental na hora de escolher o seu

smartphone

de entrada. Apesar desse tipo de celular não oferecer câmeras de última geração, é possível encontrar modelos capazes de fazer boas capturas em ambientes bem iluminados. 

Alguns, inclusive, contam com mais de uma câmera traseira para potencializar os resultados das fotos. Observe:

- A resolução das câmeras traseiras e frontal.

- Se há recursos extras, como, por exemplo: estabilização de imagem e modo noturno e flash.

Duração da bateria

Não deixe de checar a capacidade da bateria, já que é isso que determinará o tempo de uso do seu aparelho sem que você precise estar sempre perto de uma tomada. 

Tamanho e qualidade da tela

Celulares com telas mais amplas e de qualidade oferecem uma experiência de visualização mais elevada e imersiva. Por isso, na hora da compra, observe o número de polegadas do aparelho, bem como o seu nível de resolução.

Quais são os melhores celulares de entrada?

Agora que você já sabe os principais critérios para a escolha do seu aparelho, chegou o momento de conhecer alguns modelos bem avaliados por sites especializados em tecnologia e que marcam presença na página de Tendências do Mercado Livre.

rich-text-image

Casal sorri, enquanto utiliza um celular de entrada

Samsung Galaxy A10s

O

Galaxy

A10s é um celular básico, mas bastante funcional da marca coreana Samsung. O aparelho possui tela de tamanho grande, de 6,2 polegadas, com alguns recursos:

- Tecnologia TFT LCD e resolução HD+, permitindo a exibição de imagens de alta definição e com maior riqueza de detalhes.

-Câmera traseira principal de 13 megapixels, acompanhada de um câmera de profundidade de 2 megapixels, para fotos de qualidade em ambientes bem iluminados.

- Câmera frontal de 8 megapixels para tirar boas selfies. 

- Capacidade de fazer filmagens em qualidade Full HD, com resolução 1920 x 1080 pixels.

- Equipado com o processador Helio P22 da MediaTek e 2 GB de memória RAM, proporcionando desempenho adequado para tarefas básicas como navegação web, uso de redes sociais, reprodução de mídia e jogos leves.

- Oferece 32 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão via cartão Micro SD.

- Bateria de longa duração, com capacidade de 4.000 mAh, segundo o fabricante.

Samsung Galaxy A02

O

Galaxy A02

da Samsung é outra opção de celular mais acessível da Samsung que oferece um bom custo-benefício. Ele possui um design minimalista, com acabamento em plástico e está disponível em quatro cores: preto, azul, cinza ou vermelho.

Trata-se de um dispositivo com tela grande de 6,5 polegadas do tipo Infinity-V Display, sem entalhes e com borda reduzida. Quanto a resolução, o aparelho exibe imagens em HD+, proporcionando uma melhor experiência de visualização.  

- Tem bateria de longa duração, com capacidade de 5.000 mAh, segundo o fabricante. 

- Possui processador MediaTek MT6739W Quad-Core, memória RAM de 2 GB, entregando solidez na execução de tarefas básicas. 

- Armazenamento interno de 32 GB, com a possibilidade de expansão por meio de

cartão de memória.

- Câmera traseira principal de 13 megapixels, acompanhada de uma câmera de profundidade de 2 megapixels. 

- Câmera frontal de 5 megapixels para selfies.

Xiaomi Redmi 10C

O

Xiaomi Redmi 10C

é um modelo de celular mais em conta da

Xiaomi

, marca chinesa que já é conhecida no Brasil por seu bom custo-benefício. Esse smartphone possui um design leve e moderno, tendo o seu corpo feio de um plástico resistente. 

Possui tela ampla de 6,7 polegadas, tecnologia IPS LCD, resolução HD+ (1650 x 720)e taxa de atualização de 60 Hz. Essa configuração de tela proporciona uma melhor experiência de visualização, especialmente em ambientes muito iluminados, além de exibir imagens com cores mais vivas e brilhantes. 

- Tem o famoso processador Snapdragon 680 da Qualcomm, conhecido por oferecer melhor desempenho, permitindo, inclusive, que o aparelho rode jogos mais pesados. 

- Memória RAM de 4 GB.

- Bateria de longa duração, com capacidade de 5.000 mAh e carregamento de 18 Watts, conforme o fabricante.

- 64 GB com possibilidade de expansão.

- Câmera traseira principal potente, de 50 megapixels, acompanhada de uma câmera secundária de 2 megapixels para desfoque de cenários. 

- Possui modo noturno, recurso que ajuda a fazer fotos melhores em ambientes pouco iluminados. 

- É capaz de fazer filmagens com resolução Full HD.

rich-text-image

Grupo de amigos comemora enquanto olha um celular

Xiaomi POCO C40

O

Xiaomi POCO

C40 é outro modelo de preço acessível da Xiaomi e que reúne boas configurações para o uso básico. O smartphone é equipado pelo processador JR510 da JLQ Technology, que oferece um desempenho satisfatório com sua configuração Octa-Core, dando mais velocidade ao aparelho na execução de tarefas, carregamento de aplicativos, jogos e vídeos

Outras características deste smartphone são:

- Memória RAM de 3 GB ou 4 GB.

- Armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB, com possibilidade de expansão via cartão

microSD

- Câmera traseira principal de 13 megapixels, acompanhada de câmera de profundidade de 2 megapixels.

- Câmera frontal de 5 megapixels para tirar selfies. 

- Bateria de longa duração, com capacidade de 6.000 mAh, conforme o fabricante.

- Tela ampla de 6,7 polegadas do tipo IPS LCD, com resolução HD+ e taxa de atualização de 60 Hz. 

- Design moderno e sofisticado, com estrutura feita de um plástico resistente e textura que imita couro na traseira. O

Xiaomi

Poco C40 está disponível nas cores amarelo, preto e verde.

Motorola Moto e13

O Moto e13, da marca

Motorola

, é mais uma opção de celular barato e com configurações adequadas para quem busca por um aparelho para uso básico. Assim como o modelo anterior da Xiaomi, esse dispositivo está disponível em duas versões: 

- Com 32 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM.

- Com 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM.

- Design moderno e refinado, com a parte traseira lisa e feita de um plástico resistente. 

- Ele está disponível nas cores grafite, off white e verde. 

- Tela ampla de 6,5 polegadas, do tipo IPS LCD e resolução HD+, que oferece uma experiência de visualização satisfatória.

- Equipado com o processador Unisoc T606, conferindo desempenho adequado para tarefas básicas do dia a dia e carregamento de aplicativos e jogos leves.

- Câmera traseira de 13 megapixels com inteligência artificial que faz ajustes automáticos nos seus cliques, proporcionando imagens mais bonitas.

- Câmera frontal de 5 megapixels para tirar selfies. 

- Possui suporte para HDR10, proporcionando fotos com cores e contrastes mais vivos, além do modo noturno que ajuda a elevar a qualidade das fotografias em ambientes com pouca iluminação.

- Bateria de longa duração, com capacidade de 5.000 mAh e

carregador

de 10W, segundo o fabricante.

Para quem busca um aparelho acessível, capaz de oferecer entretenimento e auxiliar em tarefas básicas do dia a dia, essas são excelentes opções de smartphones de entrada. Mas há muitos outros modelos disponíveis no mercado que proporcionam o equilíbrio perfeito entre preço, desempenho e funcionalidade. Observe as especificações com cuidado e aproveite as vantagens de ter um celular moderno sem estourar o seu orçamento.