Os 10 Melhores Smartwatches com Ótimo Custo-Benefício em 2024

Práticos e populares: confira modelos de smartwatches para todos os gostos.

rich-text-image

Casal checa os dados de um smartwatch após exercício físico.

Basta andar pelas ruas para perceber a quantidade de pessoas que levam no pulso um relógio inteligente. Este dispositivo, também conhecido como

smartwatch

, entrega além das horas, uma série de recursos capazes de ajudar na rotina corrida do dia a dia.

Este aparelho, apesar de pequeno, consegue reunir design, funcionalidade e muita tecnologia. E o melhor: com uma tela prática, intuitiva e sensível ao toque. Veja agora, outras características dos

smartwatches

:

  • Podem exibir mensagens, notificações e chamadas do smartphone.

  • Facilita o acesso a uma gama de aplicativos.

  • Monitora a saúde do usuário, como a visualização da frequência cardíaca e nível de oxigênio no sangue, por exemplo.

  • Entrega detalhes da prática de várias atividades físicas, como natação, corrida e ciclismo.

  • GPS integrado.

  • Pode reproduzir músicas ou controlar esta função para ser executada no celular.

  • Funcionalidade NFC para pagamentos por aproximação.

Claro, que isso depende do modelo e do fabricante, mas não faltam opções de relógios inteligentes, para os mais diversos perfis e necessidades. Para descobrir qual é o modelo ideal para você, observe o que levar em consideração antes de fazer a compra.

Como escolher o smartwatch ideal?

Existem diversos modelos de smartwatches no mercado, fabricados por empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Mobvoi,

Motorola

e Huawei. Cada tipo de relógio tem sua finalidade, design próprio e recursos específicos. 

Alguns, são voltados para quem pratica esportes, com funcionalidades mais avançadas para o acompanhamento de atividades físicas. Já outros, têm maior integração com aplicativos do

smartphone

, facilitando as tarefas diárias. 

Por isso é muito importante que primeiro, você entenda o motivo pelo qual decidiu buscar um relógio inteligente. Com essa resposta em mãos é hora de observar outros fatores: 

Compatibilidade

Veja se o

smartwatch

escolhido tem compatibilidade com o seu celular. O motivo é que alguns modelos de smartwatch só funcionam com dispositivos com sistemas operacionais compatíveis ou da mesma empresa fabricante.

Design e Tamanho

Assim como relógios convencionais, os

smartwatches

podem vir em diferentes tamanhos e designs, com caixas arredondadas ou retangulares, pulseiras de diferentes materiais e ainda possibilidades de personalização do visor. Procure um aparelho que corresponda como seu gosto e estilo de vida.

Recursos

Se você tiver algum objetivo específico para a compra do

smartwatch

, é bom conferir se ele possui os recursos desejados. Avalie se você deseja um dispositivo que tenha mais funções esportivas, voltadas ao monitoramento da saúde ou para auxiliar nas tarefas do trabalho. Alguns modelos esportivos, por exemplo, conseguem identificar automaticamente mais de 100 exercícios diferentes.

Duração da Bateria

Os smartwatches são conhecidos por necessitarem de menos cargas do que os telefones. Significa dizer, que eles possuem baterias que duram por mais tempo. Ainda assim, é bom verificar se o modelo buscado tem a autonomia necessária para suas necessidades. 

Após definir e avaliar cada ponto é hora de escolher o modelo perfeito para você. Veja agora, alguns dos smartwatches com melhor custo-benefício do mercado, para curtir o seu equipamento sem pesar tanto no bolso.

Top 10 smartwatches com melhor custo-benefício

Se você sonha em ter um smartwatch, mas não pode gastar nenhuma fortuna para comprar o equipamento, saiba que existem modelos que oferecem ótimos recursos e possuem preços mais acessíveis.

Veja essa lista com diversos equipamentos, feita com base em vários sites especializados e na página de Tendências do Mercado Livre Brasil e escolha o seu preferido:

Apple Watch SE (2ª geração)

Para os fãs da Apple e do seu sistema iOS, o

Apple Watch SE

é uma ótima opção em relação ao custo-benefício. Ele é uma versão mais econômica dos modelos Series, o carro-chefe da empresa americana, mas isso não quer dizer que ele seja menos potente. O relógio possui um processador de dois núcleos garantindo um bom desempenho. 

O

Apple Watch

Se ainda pode ser comprado em dois modelos distintos: GPS (com 40 mm) e Cellular + GPS (com 44 mm.) Ambos possuem conexão com GPS, mas apenas o primeiro é capaz de se conectar à operadora de telefonia por meio de um chip. Veja as principais características desta série:

  • Possui integração com o Apple Pay, permitindo o pagamento em crédito e débito a partir do aparelho.

  • É capaz de monitorar o ritmo cardíaco do usuário, enviando notificações em caso de baixa ou alta frequência.

  • Tem detecção de queda, acidentes e envia chamadas de emergência (SOS) através da rede WiFi ou dos dados móveis do iPhone.

  • Pode ser usado para receber e enviar mensagens e ligações.

  • O modelo com tela de 40 mm possui 4 cm x 3,4 cm x 1 cm, resolução de 368 x 448 pixels e peso de 27 g.

  • Já o outro modelo, de 44 mm, possui 4,4 cm x 3,8 cm x 1 cm, resolução de 324 x 394 pixels e peso de 33 g.

  • A capacidade da bateria também varia conforme o modelo, com 245 mAh para o de 40 mm e 296 mAh para o de 44 mm. Ambas têm uma duração estimada de 18 horas segundo o fabricante.

  • Armazenamento de 32 GB, permitindo a instalação de aplicativos e armazenamento de músicas.

  • Possui uma tela de vidro OLED de LTPO e corpo de alumínio, podendo vir nas cores meia-noite, estelar e prateado.

Samsung Galaxy Watch 5

O

Galaxy Watch 5

é o atual carro chefe dos smartwatches da Samsung. O modelo oferece bons recursos de monitoramento de saúde através do sensor Samsung BioActive 3 em 1, que analisa a frequência cardíaca e pressão arterial do usuário. 

Ele também é conhecido pela sua resistência com corpo em armadura de alumínio e um display de cristal de safira. O acessório está disponível em dois tamanhos, um de 40 mm e outro de 44 mm. 

  • O de 40 mm possui 3,9 cm x 4 cm x 0,9 cm, peso de 28,7 g e uma tela Super AMOLED de 1,2" e 396 x 396 pixels de resolução, garantindo uma boa visualização dos dados.

  • Já o modelo de 44 mm tem 4,3 cm x 4,4 cm x 0,9 cm, pesa 33,5 g e vem equipado com uma tela Super AMOLED de 1,4" e resolução de 450 x 450 pixels.

  • Ambos modelos são compatíveis com o Samsung Pay, permitindo pagamentos via NFC e estão disponíveis nas cores grafite, prata e rosa dourado (40mm) e safira (44mm.)

  • A bateria também varia entre eles, com o de 40 mm possuindo uma de 284 mAh e o de 44 mm uma de 410 mAh. Segundo a empresa, ambas garantem até 40 horas de carga.

  • O dispositivo ainda conta com um carregamento super rápido, capaz de ir de 0% a 45% em apenas 30 minutos, conforme a Samsung.

  • Possui diferentes combinações de tema de visor e pulseiras que permitem ao usuário personalizar sua aparência.

  • Capaz ainda de identificar mais de 70 modalidades esportivas e acompanhar o bem-estar noturno do usuário.

rich-text-image

Homem e mulher olham para relógio inteligente enquanto praticam esportes.

Xiaomi Amazfit GTS 4 Mini

O

Amazfit GTS 4 Mini

da Xiaomi é um ótimo modelo no quesito custo-benefício, indicado, inclusive, para iniciantes. O dispositivo, criado para ser um forte competidor do Apple Watch, conta com design que se assemelha ao dispositivo da marca americana com caixa retangular e corpo metálico, além de possuir suporte para iOS. 

O modelo da marca chinesa é dedicado para os praticantes de esportes, possuindo acesso ao PAI, algoritmo da marca que permite ao usuário acompanhar sua taxa diária de exercícios.

  • Capaz de realizar o monitoramento de batimentos cardíacos, sono, oxigenação do sangue, além de reconhecer diferentes atividades físicas.

  • Sua tela de 1,65” é de AMOLED HD e com uma resolução de 336 x 384 pixels, garantindo uma visualização de cores mais nítidas. 

  • Possui proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões e choques.

  • Sua bateria de 270 mAh tem uma autonomia de 8 dias de uso intenso conforme a fabricante.

  • Pesa 31 g com as dimensões de 0,9 cm x 3,6 cm x 4,1 cm, podendo vir nas cores branco, preto, azul, rosa e marrom.

  • Pode resistir a até 50 metros de profundidade submerso, ou 5 ATM, conforme as especificações do fabricante.

  • Possui GPS próprio.

Garmin Forerunner 55

O

Forerunner 55 da Garmin

é um dos modelos mais populares para os atletas e corredores de plantão, apresentando um ótimo custo-benefício entre os modelos da empresa. O destaque vai para os sensores de alta precisão, que permitem acompanhamento detalhado das atividades físicas, e na tecnologia Garmin Coach, que sugere treinos personalizados para o usuário.

  • Tem um visor MIP LCD de 42 mm de vidro reforçado, resolução de 208 x 208 pixels, garantindo boa visibilidade dos dados.

  • Sua alça é feita de silicone, garantindo leveza (37 g) e toque suave na pele.

  • Possui 4,2 cm x 4,2 cm x 1,1 cm de tamanho e uma tela de 1,04".

  • Capaz de realizar o acompanhamento da frequência cardíaca, emitir alertas de anormalidades nas funções do coração, monitorar a taxa de respiração e os níveis de estresse.

  • Possui uma bateria de longa duração capaz de durar 2 semanas no modo smartwatch, ou 20 horas com o GPS ligado, conforme o fabricante.

  • Pode ser adquirido nas cores preta, azul, cinza ou branca.

  • Exibe detalhes específicos para sua atividade física, como cadência das passadas, minutos de intensidade, monitoramento da respiração, da energia corporal e muito mais.

Huawei Watch GT 3

O

Watch GT 3

, da Huawei, possui um design sofisticado, feito para aqueles que buscam aliar o visual premium do acessório com os demais recursos dos smartwatches, como monitoramento cardíaco e de oxigenação do sangue, recebimento de chamadas, envio de mensagens e acompanhamento dos exercícios. O dispositivo pode ser comprado em dois modelos diferentes: um com 42 mm e outro com 46 mm.

  • Possui um treinador de corrida de Inteligência Artificial (IA), para ajudar o usuário a se desenvolver no esporte. É capaz também de identificar mais de 100 modos de exercícios diferentes.

  • A versão menor, de 42 mm possui 4,23 cm x 4,23 cm x 1,02 cm, peso de 35 g e tela de 1,32". 

  • Já o maior, de 46 mm, tem 4,59 cm x 4,59 cm x 1,1 cm, tem um peso de 42 g e tela de 1,43".

  • Ambos displays são de AMOLED e vidro curvo 3D, dando ao modelo um brilho e cores únicas.

  • As caixas são de aço inoxidável, porém os modelos possuem diferentes materiais de pulseira, que variam entre couro, aço e borracha.

  • Possui bateria de grande duração, variando entre 7 dias de uso diário para o modelo de 42 mm, e 14 dias de uso diário para o modelo de 46 mm.

  • Capaz de manter o usuário informado sobre a mudança do tempo e realizar alertas em caso de condições climáticas extremas.

Xiaomi S1 Active

O

Xiaomi

S1 Active é o modelo da Xiaomi para os amantes de exercícios. Com ele, os fãs da marca podem não só manter as atividades físicas atualizadas, como também monitorar a saúde e realizar tarefas do dia a dia, como atender chamadas.

  • Bateria de longa duração de 470 mAh, garantindo até 12 dias de autonomia em uso moderado ou 24 dias usando o modo economia, segundo a empresa.

  • Ampla gama de opções de personalização, com mais de 200 watchfaces disponíveis. 

  • Ele pode ser adquirido nas cores preta, azul e branca, com pulseiras sendo vendidas separadamente nas cores amarela, laranja e verde.

  • Compatível com os sistemas Android e iOS.

  • Seu display AMOLED de 1,43", tem resolução de 466 x 466 pixels e ainda é protegido com Gorilla Glass 3 contra impactos e arranhões.

  • Vem com o aplicativo MiFitness, que reconhece 117 atividades físicas diferentes, além de acesso a um GPS e bússola de precisão.

  • Capaz de realizar o monitoramento da frequência cardíaca, nível de estresse e qualidade do sono.

Xiaomi Amazfit T-Rex

O

Amazfit T-Rex

é um smartwatch pensado para os praticantes de atividades radicais e aventureiros. Com um design robusto, o modelo se assemelha a um G-Shock com seu estilo "militar", possuindo ainda certificações militares de resistência, sendo ideal para os amantes de atividades ao ar livre, como escaladas, mountain bike, acampamentos e trekking.

  • Possui uma tela de 1,3" AMOLED com resolução de 360 x 360 pixels, permitindo uma melhor exibição das cores mesmo sob forte luz solar.

  • É feito de diferentes polímeros e tem borda protetora, garantindo resistência e durabilidade.

  • Tem dimensões de 4,7 cm x 4,7 cm x 1,3 cm e peso de 58 g.

  • Está disponível nas cores preta e verde-militar.

  • É capaz de identificar 14 modos de esportes, além de realizar monitoramento cardíaco.

  • Sua bateria tem 390 mAh, com duração de 20 dias de uso intenso ou 60 dias de uso leve, segundo o fabricante.

  • Capaz de suportar até 5 ATM de profundidade, cerca de 50 metros, conforme as especificações da Xiaomi.

Polar Ignite 2

O

Polar Ignite 2

da Polar é para aqueles que querem um relógio elegante, porém com recursos fitness de ponta. O modelo une tanto a tecnologia de acompanhamento físico pela qual a marca já é conhecida, como uma ampla capacidade de personalização.

  • Reconhe 130 esportes diferentes.

  • Acessa o Polar Flow, plataforma da empresa que permite o acompanhamento e planejamento das atividades físicas do usuário.

  • Vem com o FitSpark, algoritmo de personal trainer que desenvolve treinos para o indivíduo com base nos dados coletados pelo relógio, como o monitoramento do sono da noite anterior.

  • Pulseiras com cristais e texturas diferentes, dando ao usuário uma capacidade única de expressão individual em seu pulso.

  • Possui tela em LCD TFT de 1,2" e resolução de 240 x 240, permitindo um maior ângulo de visão.

  • Com 21 g, o relógio feito de aço inoxidável é leve, possuindo dimensões de 4,3 cm x 4,3 cm x 0,8 cm.

  • Sua bateria de 165 mAh é capaz de durar 20 horas no modo treino, ou 120 horas no modo relógio, segundo o fabricante.

Amazfit Bip U Pro

Considerado um dos modelos mais completos da Amazfit, o

Bip U Pro

possui um design minimalista. O grande destaque desse modelo está em sua integração com a Alexa, assistente virtual da Amazon. 

Além disso, ele possui sensores de alta precisão, fornecendo recursos como monitoramento cardíaco, contagem de calorias, passos e GPS.

  • É feito de policarbonato, material plástico similar ao vidro, e de silicone, garantindo resistência, durabilidade e leveza com apenas 32g de peso.

  • Com tela 1,43” LCD TFT com IPS e resolução de 302 × 320 pixels, o dispositivo fornece grande ângulo de visão e cores mais precisas.

  • Possui tamanho de 4 cm x 3,5 cm x 1,1 cm e está disponível nas cores preto, rosa e verde, 

  • Sua bateria de 230 mAh garante 9 dias de autonomia em uso moderado, segundo o Amazfit.

  • Consegue acompanhar até 60 atividades físicas e possui integração ao PAI, software da companhia que monitora o índice de exercícios do usuário.

  • Tem resistência a água de 5 ATM, ou 50 metros de profundidade, conforme as especificações do fabricante.

rich-text-image

Homem comemora após praticar atividade física, utilizando smarwatch.

Mobvoi Ticwatch Pro 3

O

Ticwatch Pro 3 da Mobvoi

é um dos mais potentes do mercado, sendo o primeiro a utilizar o processador Qualcomm Snapdragon Wear 4100, contando ainda com 1 GB de memória RAM. O modelo tem ainda um design premium e confortável com caixa de aço inoxidável e pulseira de silicone para maior conforto.

  • Sua tela, de 1,4" AMOLED e resolução de 454 x 454 pixels, possui ainda a tecnologia Dual Display, que automaticamente ajusta o visor para um que consome menos bateria através dos modos Smart e Essential.

  • Capaz de monitorar os batimentos cardíacos, qualidade do sono, oxigenação do sangue.

  • Detecta mais de 100 modos de exercícios através do TicExercise e TicHealth, aplicativos da marca.

  • Bateria de longa duração de 595 mAh, com capacidade para 3 dias no modo de exercícios ou 45 dias no modo relógio, conforme as especificações da Mobvoi.

  • Com as dimensões de 4,7 cm x 4,8cm x 1,2 cm e 42 g, o modelo ainda tem GPS de alta precisão e conectividade NFC com o Google Pay para pagamentos por aproximação.

Agora você já sabe o que levar em conta na hora de escolher um modelo de smartwatch e quais são os tipos de relógios que estão entre os mais buscados no mercado brasileiro, por conta do ótimo custo-benefício. Basta escolher o seu preferido e aproveitar ao máximo as funcionalidades e recursos que o equipamento pode lhe oferecer. O melhor é que poderá fazer tudo isso, sem gastar muito.