Qual iPhone tem a melhor câmera?

O Apple iPhone conquistou a preferência de quem faz imagens profissionais, principalmente por conta do conjunto de câmeras do

smartphone

.  Isso se deve ao ajuste da resolução com lentes de zoom óptico elevado e por uma série de assistências tecnológicas criadas e otimizadas pela Apple, que garantem fotos e vídeos mais nítidos, com cores mais vibrantes e definição mais elevada.

No ranking do DxO Mark, por exemplo, que é um site especializado em fotografia, o

iPhone 14

Pro é o quarto colocado entre mais de 700 celulares. Este celular é o mais recente da marca Vale ressaltar, que os aparelhos das últimas quatro gerações do smartphone estão no Top 100.

Essas características tornaram o

smartphone

da Apple um item necessário para criar conteúdos com imagens de qualidade. É a ferramenta ideal para influencers e para quem ama se destacar pelos cliques nas redes sociais. 

Este texto faz avaliações dos quatro modelos de

iPhone

novos à venda oficialmente pela Apple no Brasil no início de 2023, com base nas opiniões de dois sites especializados.

  • DxO Mark: especialista em imagem e que avalia smartphones, câmeras profissionais e semiprofissionais

  • GSM Arena: referência no mundo dos celulares, faz resenhas sobre os principais aparelhos do mercado

Qual é o melhor iPhone para tirar fotos?

De acordo com as avaliações feitas pelos dois sites, o melhor aparelho da marca para tirar fotos é o

iPhone 14

Pro. As alterações nas lentes, no flash e as assistências novas dão ao aparelho a melhor câmera de smartphone disponível no Brasil em 2023

iPhone

14 Pro

Neste aparelho, o conjunto de três lentes e uma câmera de selfie trabalha com o novo Photonic Engine, um motor eletrônico que otimiza o funcionamento da câmera aliado ao seu processador, o Apple A16. O resultado é uma melhora considerável nas imagens noturnas e de interiores, sem precisar do uso do flash.

O DxO Mark destaca também a maior definição dos detalhes de fotos de exteriores, retratos e closes, diminuindo as sombras e as fotos granuladas, valorizando aspectos como os tons de pele em condições mais difíceis e cores mesmo sem usar o modo Macro. Isso ajuda, por exemplo, a captar com mais detalhes as fotos de maquiagem. 

Outra assistência importante é o Deep Fusion, ativado com pouca iluminação. A câmera de selfie ganha o mesmo estabilizador das lentes traseiras. Segundo o GSMArena, as capturas são claras, têm pouco ruído e são mais precisas em cores e profundidade.

A gravação de vídeo é outro chamariz bem avaliado pelos sites. Feita em 4K com até 60 quadros por segundo em qualquer uma das quatro câmeras, ela pode contar com Dolby Vision, que eleva o brilho das imagens, e estabilizador automático em qualquer condição.

O GSM Arena avaliou o resultado como incrível, com alto nível de detalhes e cores vivas e verdadeiras. No teste em movimento com o Modo Action, o site considerou que as imagens eram excepcionais e incrivelmente estabilizadas.

No ranking do DxO Mart, o

iPhone 14

Pro é o líder na categoria vídeo. Entre os aspectos destacados, estão a estabilidade e a leveza nas transições, desempenho que se repete em tomadas com pouca ou muita luz. O único porém notado são distorções leves na imagem.

Diferentemente do seu antecessor, o

iPhone 13 Pro

, não há diferenças entre o de tela de 6,1” e o Max, com visor de 6,7”. A evolução tecnológica, porém, tem seu custo: os iPhone 14 Pro são os mais recentes, mas são também os mais caros desta lista.

Confira:

  • Câmera Traseira Tripla com sensor principal de 48 MP de 1/1,28” (quanto maior a lente, menos assistência digital é necessária), com um zoom óptico de 2X (extensão da própria câmera, sem o uso de recursos eletrônicos), entrada de luz e saturação aprimoradas (maior nitidez e mais cores); 

  • Teleobjetiva de 12 MP, com zoom óptico de 3X, (para fotos panorâmicas, ou em espaços abertos), grande angular de 12 MP (imagens de paisagens mais amplas).

  • Câmera de selfie de 12 MP com estabilizador de imagem (evita imagens tremidas).

  • Gravação de vídeo em 4K, com até 60 quadros por segundo (resolução mais alta, similar à de cinema).

  • 4º lugar no ranking do DxO Mark, líder na categoria Vídeo

rich-text-image

Mulher com um iPhone tirando proveito dos benefícios do ecossistema da Apple

O iPhone 14 tem bom custo-benefício e desempenho excelente.

O principal destaque do iPhone 14 em relação ao seu antecessor,

iPhone 13

, é a câmera. As duas lentes traseiras vieram do iPhone 13 Pro, que tem três sensores e era a referência da Apple no mercado até o lançamento do iPhone 14 Pro, em setembro de 2022.

O DxO Mart destaca, por exemplo, a melhora na exibição dos tons de pele, fazendo com que o iPhone 14 também seja uma ótima opção para fotos de maquiagem

Outro aspecto ressaltado foi a câmera de selfie, com 12 MP de resolução, estabilizador de imagem e detecção de autofoco. “Qualquer um de vocês, vlogueiros e tiktokers, vão pular de alegria”, disse o GSM Arena, na sua avaliação.

O site ainda destaca a melhora do modo noturno, o funcionamento do Photonic Engine, que atua com o processador para otimizar as fotos, e dos mecanismos de edição Photographic Styles, para imagens estáticas, e Cinematic, de vídeos, mais simples e variados.

O iPhone 14 também grava vídeos em formato Dolby Vision, para as Smart TVs mais evoluídas. O GSM Arena considerou as imagens claras, cheias de detalhes e vibrantes, embora tenha dificuldades em movimentos bruscos.

Da mesma forma que o iPhone 14 Pro, o iPhone 14 vem com uma tela de 6,1” e tem uma versão Plus, de 6,7”. Pode ser encontrado em cinco cores diferentes e conta com o Ceramic Shield, que promete mais resistência a quedas, e a tela Super Retina XDR.

  • Câmera Traseira Dupla com sensor principal de 12 MP, com estabilização de imagem, que diminui perda de foto em fotos tremidas e grande angular de 12 MP.

  • Câmera de selfie de 12 MP com estabilizador de imagem e detecção de autofoco, promovendo imagens mais estáveis e que realçam rostos, por exemplo.

  • Gravação de vídeo em 4K, com até 60 quadros por segundo.

  • 21º lugar no ranking do DxO Mark

Assim como no caso do iPhone 14, a câmera do iPhone 13 tem como base a do antecessor, neste caso o

iPhone 12 Pro

. O conjunto traseiro vem com dois sensores de 12 MP - o principal, com estabilizador de imagem e o segundo, uma grande angular. 

Embora não traga o Photonic Engine e o RAW Mode (controle adicional), possui as demais assistências de imagem da Apple:

  • Smart HDR, que garante maior contraste

  • Night Mode, que é um modo de assistência noturna 

  • Deep Fusion, sistema que promove a fusão de pixels para melhorar a qualidade das fotos.

As imagens em movimento são feitas pela câmera principal e são nítidas e de alta qualidade, dizem os sites. O “DxO Mart” considerou a textura e o balanço de branco dos vídeos equilibrados e notou uma melhora em relação ao ruído visual e ao autofoco.  O formato máximo de gravação é o mesmo da família iPhone 14, com nível de detalhe excelente,  contraste muito bom, cores mais precisas, tanto no sensor principal quanto na grande angular - segundo o “GSM Arena”. 

Ambos os sites avaliaram o iPhone 13 comum, com tela de 6,1”, e o iPhone

13 Mini

, com um visor de 5,4”, e não encontraram diferenças. Desse modo, torna-se uma opção para quem busca um iPhone menor e com uma câmera de boa qualidade.

  • Câmera Traseira Dupla com sensor principal de 12 MP, com estabilização de imagem para evitar fotos tremidas e grande angular de 12 MP, que realça imagens externas de forma ampla.

  • Câmera de selfie de 12 MP

  • Gravação de vídeo em 4K, com até 60 quadros por segundo, promovendo um registro em alta qualidade, parecido com um vídeo profissional.

  • 37º lugar no ranking do DxO Mark

Os bons resultados das câmeras dos iPhones nos testes do DxO Mart e do GSM Arena param no

iPhone SE

2022. O iPhone novo mais barato do mercado brasileiro possui câmera com funções mais simples, mas que entrega um bom resultado. No caso da câmera de selfie, os pontos altos ficam pela fidelidade das cores, melhor que a de aparelhos da concorrência.

  • A lente traseira do aparelho é uma grande angular de 12 MP e  conta com estabilização de movimento e um flash de LED

  • Boa exposição com luz e em interiores

  • As cores precisas

  • Balanço de branco

  • Vídeos com mais detalhes, com imagens gravadas em 4K e em 60 quadros por segundo, assim como as outras câmeras de iPhone

  • Câmera traseira única com sensor principal de 12 MP e flash LED.

  • Câmera de selfie de 7 MP, sem assistências.

  • Gravação de vídeo em 4K, com até 60 quadros por segundo (qualidade próxima à de cinema).

  • 82º lugar no ranking do DxO Mark

rich-text-image

iPhone novo da Apple

Vale a pena comprar um iPhone mais antigo?

Devido às limitações da câmera do

iPhone SE

considerando o seu valor, pode-se pensar em comprar um iPhone fora de linha novo, recondicionado ou usado. O ranking de câmeras do DxO Mart mostra outros seis smartphones da Apple descontinuados à frente dele.

No caso dos novos, certifique-se de sua procedência e o tempo de garantia. Já para os usados e recondicionados, vale também verificar o estado dos componentes, principalmente da tela e da bateria, e o preço das peças.

Seguindo essa lista você poderá ter um iPhone que vai ajudá-lo a fazer fotos ótimas e vídeos impressionantes para ter mais sucesso no seu trabalho, nas redes e na criação de conteúdo atraente para o seu público.