12 dicas para melhorar o desempenho do notebook

Veja como melhorar o desempenho do notebook, deixá-lo mais rápido e eliminar outros problemas que atrapalham a sua utilização.

rich-text-image

Mulher otimizando seu laptop

Um

notebook

que demora muito tempo para carregar os arquivos e executar os comandos atrapalha a rotina de qualquer usuário, seja qual for a intenção de uso: trabalho, estudo ou jogos. A boa notícia, é que existem formas de potencializar o funcionamento do computador portátil, tornando-o mais veloz e dinâmico. 

O primeiro passo é descobrir o que faz o notebook ficar lento. O portal especializado TechTudo explica que uma das principais causas para o mau funcionamento da máquina está geralmente no hardware, que é a parte física do

computador

, integrada por placas de vídeo, processadores, memória, entre outros componentes. Se o hardware estiver sem recursos suficientes para rodar determinados aplicativos ou tarefas, aí é problema na certa. 

- Se o notebook tiver pouca

memória RAM

, que é a memória de armazenamento temporário, ele pode ter dificuldade em lidar com várias tarefas simultaneamente, resultando em lentidão. 

- Quando há muitos programas em execução ao mesmo tempo, o

notebook

pode rodar mais devagar, especialmente, se há a utilização de softwares mais pesados, que consomem mais recursos do sistema operacional, a exemplo de programas de edição de vídeo ou jogos.

- Ter pouco espaço de armazenamento no disco rígido (HD) pode fazer com que o sistema operacional do notebook tenha dificuldade de encontrar espaço para criar arquivos temporários e realizar outras operações, provocando lentidão.

- A presença de softwares maliciosos, como vírus, pode consumir recursos do sistema operacional do dispositivo, afetando o seu desempenho e fazendo com que opere mais lentamente.

- A fragmentação de arquivos também pode dificultar o trabalho da máquina que precisará de mais tempo para executar as tarefas.

- Um processador antigo ou menos potente pode ser um problema se você precisa executar tarefas mais pesadas. 

- Drivers desatualizados ou incompatíveis podem afetar o desempenho do notebook. 

Agora que já sabe alguns dos fatores responsáveis por causar lentidão na sua máquina é hora de aprender o que fazer para resolver estas questões.

O que fazer quando o notebook está muito lento?

Quando o notebook começa a travar ou operar mais lentamente existem algumas ações práticas capazes de solucionar o problema de maneira mais imediata. É o que ensina a Microsoft, multinacional americana fabricante de softwares e produtos eletrônicos. 

- Reinicie o notebook. Essa simples ação faz com que todos os programas e processos em execução sejam encerrados. Isso libera recursos do sistema operacional do equipamento que neste caso, são consumidos de forma desnecessária.

- Feche programas que você não estiver utilizando ou que estão operando em segundo plano. Deixe aberto só que for essencial, isso também ajuda a “desafogar” o sistema do notebook, deixando-o mais rápido. 

Como melhorar o desempenho do notebook?

Não é só a lentidão que pode atrapalhar a experiência de uso do notebook. Há outros problemas comuns, como travamentos, superaquecimento, duração insatisfatória da bateria e a falta de armazenamento para salvar arquivos. Além da Microsoft, sites como Canal Tech e Tech Tudo ensinam o que fazer para dar um up na sua máquina. Veja abaixo:

1. Faça uma limpeza de disco

Fazer uma limpeza de disco pode ajudar a deixar o notebook mais rápido e melhorar o seu desempenho geral. Segundo a Microsoft, a também conhecida como limpeza de sistema, sugere a remoção de arquivos desnecessários e/ou temporários do

disco rígido

(HD) do equipamento. Considere apagar: 

- Arquivos temporários da internet: são aqueles arquivos criados e salvos de forma automática pelo navegador que você utiliza. Ele faz isso para acelerar o carregamento de páginas web que você já visitou. 

- Caches de programas: são as áreas de armazenamento temporário usadas por diversos tipos de softwares para salvar dados que são muito acessados e, com isso, processar e acessar informações com mais velocidade.

- Arquivos de log: eles tratam as informações e dados sobre eventos e atividades de um programa ou do próprio sistema operacional gerados para auxiliar em diagnósticos de problemas. 

Depois de fazer essa limpa no seu notebook, a consequência será:

- Mais espaço no

HD

, uma vez que arquivos temporários, de log e caches de programas podem, com o tempo, podem reduzir significativamente a capacidade de armazenamento do disco rígido. 

- Melhoria da velocidade de acesso aos arquivos, já que, com mais espaço no HD, o sistema operacional do notebook consegue operar de forma mais eficiente, levando menos tempo para gravar e encontrar informações. 

- Melhoria da velocidade de navegação na web. Apesar dos arquivos temporários da internet ajudarem os sites a carregarem mais rápido, em quantidades excessivas podem provocar o efeito contrário.

É possível usar ferramentas do próprio sistema operacional do seu notebook para fazer a sua “faxina virtual”. Equipamentos que utilizam o sistema Windows, por exemplo, têm o

Monitor

de Atividade, que oferece ao usuário a possibilidade analisar o HD em busca de arquivos desnecessários, dando a opção de excluí-los. 

Também é possível recorrer à instalação de softwares de limpeza, como o CCleaner, Glary e Clean Master.

2. Mantenha os drivers do notebook atualizados

Fazer a atualização dos drivers do seu notebook é outra ação que pode ajudar a elevar o desempenho do equipamento, segundo o portal TechTudo. Os drivers são programas que possibilitam que os dispositivos de hardware dialoguem com o sistema operacional de maneira eficiente. Cada equipamento tem um driver específico. 

Um exemplo prático é o uso do

teclado

. Ao pressionar uma tecla, o driver do teclado entrará em contato com o sistema operacional que, por sua vez, interpretará a informação recebida e exibirá a letra correspondente na sua tela. 

De tempos em tempos, os fabricantes desses dispositivos, sejam teclados,

mouses

, placas de vídeos, entre outros, realizam mudanças nesses drivers, que podem exigir atualizações. Com isso, você pode obter melhorias como:  

- Correção de bugs que podem ter sido identificados pelo fabricante, como travamentos e falhas de sistema. 

- Aproveitar novos recursos e funcionalidades. O fabricante de uma

placa de som

, por exemplo, pode adicionar suporte para outros formatos de áudio que ainda não estavam disponíveis. 

- Outras otimizações que podem promover uma experiência mais positiva para um determinado tipo de uso. Fabricantes de placas gráficas, por exemplo, podem incluir melhorias voltadas para games e aplicativos que demandam muito processamento visual.

3. Deixe a área de trabalho limpa

Pode ser que você salve arquivos na área de trabalho para ter mais praticidade em encontrá-los posteriormente. Porém, manter esse espaço do seu notebook cheio de ícones, documentos e atalhos para programas, por exemplo, pode afetar o desempenho do equipamento, conforme indica a Inputec, empresa especializada em soluções tecnológicas, já que: 

- A área de trabalho integra o sistema operacional do seu notebook. Dessa forma, ao acumular arquivos neste espaço você acaba consumindo também muitos recursos do sistema, comprometendo a sua velocidade e capacidade de resposta. 

- Pode deixar a inicialização do notebook mais lenta, já que, ao ligar o equipamento, o sistema operacional precisará carregar todos os elementos que estiverem alocados na área de trabalho.

4. Desative programas desnecessários

Desinstalar programas que você baixou, mas que não tem mais serventia é outra ação que você pode fazer para melhorar o desempenho do seu notebook. Isso porque, ao fazer isso, você estará: 

- Liberando recursos do sistema operacional do equipamento, deixando-o menos sobrecarregado.

- Ganhando mais agilidade na hora de ligar o aparelho, pois quando há muitos softwares programados para iniciar junto ao sistema operacional, o tempo de carregamento será maior.

- Ter mais espaço de armazenamento para o sistema operacional realizar suas funções e para salvar aquilo que realmente importa.

5. Ajuste as configurações visuais do sistema operacional

Conforme o portal CanalTech, desabilitar ou mesmo reduzir determinadas configurações visuais pode melhorar o desempenho do seu notebook. Alguns exemplos são:

- Recursos gráficos, como efeitos de transparência, animações e sombras podem demandar mais do processador e da placa de vídeo do seu notebook, bem como do seu sistema operacional.

- Temas e papéis de parede animados também podem prejudicar o desempenho do seu equipamento, uma vez que consomem parte considerável da memória RAM. Dessa forma, se o armazenamento da RAM estiver cheio, o notebook pode apresentar baixa performance.

- Transições de janela e pequenas animações podem parecer inofensivas, mas fazem com que o sistema operacional do seu notebook precise renderizar a todo instante, ou seja, processar elementos gráficos. Isso pode causar lentidão, especialmente em equipamentos com recursos de hardware mais antigos.

- Desabilitar e reduzir elementos gráficos do seu notebook também pode resultar em um menor consumo de energia, prolongando a duração da bateria do equipamento.

6. Altere as configurações de energia

A depender de como o consumo de energia do seu notebook está configurado, você pode obter um desempenho maior ou menor. Segundo o portal TechTudo, o equipamento é programado para equilibrar performance com consumo de energia. 

Dessa forma, quanto maior for o desempenho exigido, maior será o gasto de energia, o que também resulta num consumo mais rápido da bateria do aparelho. Por isso, muitos notebooks já vem configurados com planos de energia que limitam a sua performance, mas isso também pode ser ajustado pelo usuário. 

Notebooks com

sistema operacional Windows

, da empresa Microsoft, podem ter diferentes planos de energia, sendo cada um mais adequado a um perfil de uso: 

- Modo Equilibrado, que entrega desempenho completo junto a economia de energia em momentos em que o notebook não está sendo utilizado;

- Modo Economia de Energia, cujo foco é prolongar a duração da bateria, fazendo com que o notebook opere em baixo desempenho. 

- Modo de Alto Desempenho, que eleva o desempenho e capacidade de resposta do equipamento, embora exija mais da bateria.

7. Desfragmente o disco rígido periodicamente

Outra recomendação da TechTudo para melhorar o desempenho do seu notebook, deixando-o mais rápido, é fazer uma desfragmentação do seu disco rígido. Esse processo consiste na organização dos arquivos armazenados no HD numa sequência lógica, fazendo com que o sistema operacional consiga encontrá-los com agilidade. Isso pode resultar na: 

- Melhoria da velocidade de leitura e gravação, uma vez que os arquivos do HD estarão organizados de forma mais eficiente.

- Redução do tempo de inicialização do notebook, pois com os arquivos devidamente organizados o sistema operacional levará menos tempo para encontrar e carregar os elementos necessários. 

- Minimização de desgastes físicos no HD. Quando os arquivos estão excessivamente fragmentados, isto é, espalhados em diferentes locais do disco rígido, a cabeça de leitura/gravação deste componente precisa se mover por diversas partes dele e de forma constante.

8. Aumente a Memória RAM

Aumentar a memória RAM, segundo o portal TechTudo, pode trazer muitas vantagens para o seu notebook, permitindo, por exemplo: 

- Uma resposta mais ágil, pois o notebook lidará com uma quantidade maior de dados simultaneamente sem sobrecarregar o sistema operacional.

- Melhor desempenho em aplicativos de jogos, softwares de edição de vídeo e programas de modelagem 3D, que costumam exigir mais da memória RAM para funcionar com eficiência.

- Carregamento mais veloz de páginas e sites, pois com mais espaço na RAM, o equipamento poderá armazenar em cache uma quantidade maior de dados usados pelo sistema operacional e pelos navegadores da web.

9. Considere a substituição do disco rígido por um SSD

O

SSD

(Solid State Drive) é um meio de armazenamento tal qual o HD. A diferença é que esse componente de hardware utiliza a memória flash, que oferece mais velocidade nas rotinas de leitura/gravação de dados, resultando em tempos de carregamento mais curtos. 

Por isso, ao substituir o HD por um SSD, além de deixar o seu notebook mais rápido, você pode: 

- Reduzir o tempo de inicialização do equipamento, já que o SSD consegue ler os dados mais rápido, ajudando o sistema operacional a carregar também com mais velocidade. 

- Aumentar a eficiência da bateria, pois os SSDs consomem menos energia em comparação com aos HDs.

10. Mantenha o notebook limpo

Não tirar a poeira superficial do notebook pode fazer com que ela se acumule nos ventiladores e nas aberturas de ventilação do equipamento, obstruindo a passagem de ar e levando a um superaquecimento de componentes importantes, a exemplo do processador, fazendo que ele opere de forma irregular. 

O excesso de sujeira ainda pode:

- Se acumular nos contatos elétricos do aparelho, como os conectores

USB

, portas HDMI e slots de memória RAM, causando falhas de conexão e de detecção dos dispositivos.

- Desgaste dos componentes internos, tendo em vista que algumas partículas de sujeira podem ser abrasivas.

11. Faça varreduras em busca de vírus

Vírus são softwares maliciosos, que visam infectar o seu sistema operacional, podendo causar danos a ele ou acessar e expor dados privados que estiverem salvos no seu equipamento. Empresas como

Kaspersky

e

Norton

possuem bons programas de segurança. Para o antivírus operar da forma correta são necessárias algumas precauções: 

- Não instalar mais de um antivírus. Empresas especializadas em cibersegurança, como a Symantec,

Kaspersky

e Avast, defendem que isso pode gerar conflitos entre um programa e outro e até prejudicar o desempenho do sistema operacional do seu notebook. 

- Outra dica é colocar o antivírus para operar em segundo plano. Assim, ele poderá identificar vírus e outras ameaças enquanto você estiver usando o notebook.

12. Monitore a temperatura do notebook

Segundo o portal Tecnoblog, a temperatura elevada do notebook pode prejudicar o desempenho do notebook e até dos seus componentes. Neste caso, considere a possibilidade de instalar um

cooler para notebook.

Estes equipamentos conseguem resfriar a máquina e deixá-la na temperatura adequada para proteger o sistema. Se quiser dar um visual mais moderno à sua máquina, você pode ainda optar por um

cooler RGB

que confere iluminação e deixa o seu computador portátil com cara de gamer.

Agora que você já sabe alguns dos principais cuidados que deverá ter com o seu notebook, será mais fácil se livrar de travamentos, falhas e lentidão no sistema do seu computador portátil. Com isso, é hora de otimizar a sua rotina, numa máquina mais rápida e eficiente, aproveitando ao máximo as capacidades do seu notebook.

Com estes cuidados, seguramente, você terá um notebook mais rápido e com um desempenho mais satisfatório. Significa dar adeus aos problemas que afetam a sua experiência de uso.