Ar-condicionado split ou de janela: qual a melhor opção para economizar?

Veja as opções de ar-condicionado para o lar. Com base na economia familiar, decida o tipo de ar-condicionado mais adequado para você.

O orçamento de cada família é o motivo de decisões em comum. Tanto nas compras quanto nos

eletrodomésticos

escolhidos, o principal motivo é otimizar seu uso. Ou seja: tirar o máximo proveito deles sem aumentar os custos.

Nesse sentido, de acordo com as dimensões de cada residência, os gostos de seus membros e o dinheiro disponível, a decisão certa pode ser tomada. 

Quando se pensa em ar-condicionado residencial, há modelos e funções desses aparelhos de acordo com a decisão a ser tomada. Tanto para os ar-condicionados split quanto para os ar-condicionados de janela, se você estiver procurando uma instalação que atenda às suas expectativas, há algumas diretrizes básicas que devem ser consideradas.

rich-text-image

ar split

Ar-condicionado de janela

Esse

ar-condicionado

possui uma única unidade que é instalada em uma moldura de janela. Dessa forma, uma parte de sua estrutura fica do lado de fora e a outra parte do lado de dentro.

Devido à sua estrutura, eles são usados para ambientar o local em que são colocados e têm um sistema de expansão direta. Assim, o elemento é o móvel que serve tanto para expulsar o

ar quente

para o exterior quanto para introduzir o ar frio no interior.

Aire acondicionado split

Esse tipo de ar-condicionado, que surgiu mais tarde e está se expandindo rapidamente, se

caracteriza pelo fato de ser dividido em duas unidades

: uma unidade interna, que precisa ser instalada dentro da casa, e uma unidade externa, que fica na fachada.

O ar quente que vem de fora é reciclado para criar uma atmosfera agradável no ambiente em que é usado. Para sua instalação, é necessário perfurar a parede para unir a tubulação de ambas as unidades e facilitar sua drenagem. 

Dentro desse tipo de ar-condicionado, dependendo da localização que você pretende dar a ele, estão:

Philco Eco

Entre os modelos mais procurados estão os da linha

Eco de Ar Condicionado Philco

, com capacidade de refrigeração de 12.000 BTU, painel eletrônico e desumidificador. 

Além disso, a maioria deles possui um sistema Inverter que permite gerenciar o uso do compressor, o que reduz significativamente o consumo de energia.

LG Dual Inverter Voice

Outro modelo popular é o

LG Dual Inverter Voice

com 9000 BTU com função sleep e filtros que regulam a presença de poeira. Além disso, se destaca pela conexão wi-fi para controlar o funcionamento do equipamento.

Consul CBN09C

A

Consul oferece o modelo

CBN09C, também de 9.000 BTU, com fácil manutenção e controle do nível de umidade presente no ambiente.

Outros tipos de ar-condicionado split

  • Split de Piso: a unidade interna é colocada no chão e evita a quebra da parede e as complicações que esse tipo de instalação pode causar.

  • Split de techo: o mais procurado para climatizar grandes espaços ou lojas por onde passam muitas pessoas. São embutidos no teto, garantindo discrição e distribuição uniforme do ar. 

  • Split Ducto: utiliza dutos para distribuir o ar por meio de grelhas ou dutos localizados em diferentes ambientes. Nesse caso, a unidade interna fica oculta, por isso é a mais adequada se o objetivo for preservar a estética acima de tudo.

rich-text-image

ar philco

Qual é o ar-condicionado ideal?

Ao comparar os

dois tipos de ar-condicionado

, há uma série de pontos a serem considerados que envolvem tanto a decisão principal de compra quanto as decisões posteriores sobre a melhor forma de manter a unidade em funcionamento.

Preço

Um dos fatores mais considerados é o custo de cada produto. Portanto, é necessário ter clareza sobre a vida útil pretendida para o ar-condicionado, bem como o tempo que se deseja viver naquela casa.

Devido à sua engenharia, o

ar split

é mais caro que o ar-condicionado de janela. Porém, esse valor será compensado porque garante maior economia de energia. O que pode ser considerado uma despesa no início acabará sendo um investimento se estiver procurando um ar-condicionado para uso contínuo.

Instalação

No caso dos ares split, o

valor da instalação será mais alto

, pois eles exigem mão de obra mais sofisticada. Isso se deve ao fato de que é necessário manusear tanto a unidade que fica dentro quanto a que fica visível do lado de fora do lar.

Além da precisão na instalação, é necessário saber o local exato e estratégico em que o ar será colocado. Uma localização ruim fará com que os ambientes da casa não sejam climatizados da mesma forma.

Nesse ponto, o ar de janela tem uma instalação mais econômica devido à simplicidade de sua estrutura: basta um buraco próximo a uma janela para colocá-lo. De qualquer forma, a escolha da janela será de vital importância.

Manutenção

Com o ar-condicionado já em funcionamento, pode ser esquecido que, enquanto estiver em uso, seus componentes precisam de manutenção. A manutenção mínima evita o incômodo de ter que substituí-lo prematuramente

Portanto, os aparelhos de janela têm a vantagem de ter uma apresentação mais rústica que evita uma inspeção minuciosa dos componentes quando estão em manutenção.  

  • Para unidades split, é recomendável usar panos secos e macios para limpar a unidade. Já o filtro de ar da unidade interna deve ser verificado a cada duas semanas e, uma vez removido, pode ser aspirado ou lavado com água e sabão em temperatura morna, nunca quente.

  • No caso do ar de janela, tanto os filtros quanto as bobinas devem ser verificados para garantir a vida útil do aparelho. Para isso, é necessário remover a tampa frontal, desmontá-la cuidadosamente e usar água e detergente com cuidado. 

Ruído e tamanho

Aparentemente equivalentes, é verdade que, em termos de tamanho, um elefante não costuma ser mais barulhento do que uma mosca. Entretanto, no caso dos ar-condicionado de janela, embora seja possível encontrar modelos mais compactos, eles ainda serão mais barulhentos do que os split.

Com funções de programação e uma divisão entre as unidades componentes, o ar split garante um funcionamento imperceptível na hora de realizar as tarefas domésticas.

Consumo de energia

Os ar-condicionado split são mais eficientes em termos de energia porque sua unidade externa permite uma melhor distribuição de calor. 

Já nos ar de janela, a eficiência energética é menor devido ao local em que estão posicionados e também porque concentram todo o funcionamento em uma única unidade.

O que deve ser considerado ao escolher um ar-condicionado?

Além dessas considerações que servem

para conhecer cada tipo de ar-condicionado

, há indicadores que têm a ver com sua vida ativa. 

Como você vive, onde vive, quantas pessoas vivem em sua casa são perguntas importantes que você deve se fazer antes de decidir por um determinado aparelho.

Cada residência fala por si, portanto, esses sinais são alguns dos que devem ser considerados: 

  • Qual é o principal ambiente ou quarto que você deseja climatizar: Obviamente, não é a mesma coisa concentrar a potência de um ar-condicionado em um determinado ambiente do que em um espaço compartilhado, como uma sala de estar ou de jantar. Isso tem um impacto no tipo de ar-condicionado que você precisa comprar.

  • Com quantas pessoas você mora atualmente: Considere apenas quantos integrantes da família estão permanentemente na casa. Conhecer sua relação com o clima também ajudará a escolher uma unidade com maior ou menor capacidade de resfriamento. 

  • Quantos eletrodomésticos você usa regularmente: se o fator econômico pesa na escolha, ter uma ideia do número de eletrodomésticos que usam energia elétrica é fundamental para poder medir o consumo mensal e também para ter certeza de que não há sobrecarga na conexão geral. A chegada de um ar-condicionado não deve ser um fator de alto estresse.

  • Quantas janelas há em na casa: essa pequena informação pode desempenhar um papel importante na decisão de optar por um split ou por um ar-condicionado localizado na única janela disponível na casa.

rich-text-image

ar de janela

Qual será o seu próximo ar-condicionado?

Portanto, quer você queira manter sua conta de eletricidade o mais baixa possível, quer queira tomar uma decisão 100% estética, o tipo de ar-condicionado que você escolher terá de corresponder à sua ambição.

Em resumo, se você pretende refrigerar um espaço pequeno ou ambientes específicos, um ar-condicionado de janela será uma boa escolha. Já para um ambiente maior, com design e melhor aproveitamento de energia, um ar-condicionado split é o que melhor se adequa à sua busca.  

Com essas referências, é hora de entrar no site do Mercado Livre. É uma questão de dar o primeiro passo e escolher o modelo que mais se adequa à sua busca.