Dicas para acelerar seu tablet e melhorar o desempenho do dispositivo

Veja dicas simples para acelerar seu tablet e melhorar o desempenho do aparelho. Remova aplicativos que não precisa e otimize o funcionamento do sistema.

Embora os dispositivos móveis sejam extremadamente úteis no cotidiano das pessoas, é comum que com o tempo os aparelhos fiquem mais lentos e aparentem obsoletos. De qualquer forma, sempre existem soluções. É essencial aprender a remover aplicativos desnecessários e otimizar o sistema operacional a fim de obter o melhor desempenho possível.

Atualmente, os tablets são um dos

dispositivos tecnológicos mais populares

do mercado. Com o uso contínuo, é comum que o sistema Android possa ficar lento, representando um problema para muitos usuários. No entanto, não há motivos para o desespero, pois essa situação é bastante frequente e pode ser resolvida facilmente.

Existem diversas técnicas que os usuários podem aplicar para proporcionar um segundo ciclo ao celular e continuar utilizando o aparelho para suas tarefas diárias. Nesse sentido, é importante prestar atenção e seguir cada um dos passos.

Com o alto valor dos

modelos mais recentes

, muitas pessoas optam por renovar seu tablets antigos e tentar prolongar o uso dos dispositivos por mais algum tempo. Por esse motivo, é importante estar ciente de algumas dicas que podem ser de muita utilidade nesse processo.

rich-text-image

tablets

Desinstale aplicativos desnecessários

Com o passar do tempo, é normal que os dispositivos não funcionem da mesma forma como quando eram novos.

Nessa situação, um dos primeiros passos a seguir é desinstalar os aplicativos que não são utilizados, e que frequentemente funcionam em segundo plano. Esses aplicativos costumam afetar o desempenho do dispositivo e possuem um impacto direto em sua eficiência.

Remova programas para otimizar o desempenho

É bastante comum que as pessoas instalem programas que acabam não usando ou até mesmo esqueçam que os descarregaram através da AppStore. Esse hábito frequentemente leva aos usuários a se questionarem por que seus tablets ficam lentos, com aplicativos que fecham inesperadamente ou levam muito tempo para iniciar.

Nesse sentido, uma das primeiras medidas que podem ser implementadas para resolver esse problema é eliminar os aplicativos que não são utilizados. Isso não só liberará espaço de armazenamento no sistema operacional, mas também permitirá que a

memória RAM

funcione de forma mais eficiente, com melhor desempenho. Remover os aplicativos inúteis é o primeiro passo para otimizar o aparelho.

Faça uma verificação do sistema com um antivírus

Esse é um ponto muito importante, que requer atenção especial. Nem sempre é fácil encontrar um antivírus adequado para dispositivos móveis

Muitas vezes, as pessoas acabam baixando aplicativos ou programas que prometem melhorar o desempenho de tablets ou

smartphones

, mas, na realidade, consomem muita bateria e utilizam recursos do dispositivo, sem proporcionar os resultados esperados.

Portanto, se suspeitar que seu

tablet

pode estar sendo atacado por um malware, a melhor decisão é garantir a presença de um antivírus confiável. Caso não possua um antivírus ou não saiba como gerenciá-lo, uma alternativa é levar o dispositivo a um local especializado, para que seja verificado por um profissional experiente. 

Assim como nos computadores, os dispositivos também são vulneráveis à presença de vírus ou arquivos maliciosos que podem danificar o sistema. Por esse motivo, é essencial realizar as verificações de segurança com certa frequencia.

rich-text-image

samsung tab

Elimine mensagens de texto, músicas, vídeos e fotos antigas

Uma forma rápida e eficaz de liberar espaço no seu dispositivo é excluir arquivos que podem ser armazenados em outro local. Leve em consideração que é possível fazer um backup e salvar as mensagens em uma unidade externa ou

computador

pessoal.

Isso vale para fotos, vídeos e músicas. Todos esses arquivos podem ser movidos para outro dispositivo físico, como um computador ou um cartão de memória, ou mesmo um disco externo. Também podem ser salvos no Google Drive ou DropBox, serviços de armazenamento digital em nuvem, que permitem acesso rápido e fácil aos arquivos.

Essa é uma dica valiosa que costuma ser bastante útil para manter o bom funcionamento do aparelho. Ao limpar bate-papos e álbuns de fotografias é possível uma quantidade significativa de arquivos que muitas vezes nem o próprio usuário conhece.

Restaure as configurações de fábrica

Caso as sugestões anteriores não tenham oferecido os resultados esperados ou atendido às suas necessidades, saiba que ainda existem alternativas para experimentar.

Restaurar o tablet, redefinindo às configurações de fábrica, é geralmente uma solução muito eficaz, que proporciona resultados positivos.

No entanto, é preciso estar ciente de que esse processo resulta na perda de todos os arquivos salvos no dispositivo. Por essa razão, é essencial fazer uma cópia de segurança de tudo o que considera importante antes de realizar a restauração, incluindo fotos, mensagens e dados pessoais.

A restauração de fábrica permitirá aumentar a velocidade do tablet

Com alguns passos simples, é possível formatar o tablet e voltar às configurações de fábrica. Primeiramente, é preciso acessar à tela inicial e, em seguida, ir para as configurações gerais do aparelho. Lá, é preciso dar clique ou tocar na opção para redefinir os padrões. 

Depois de realizar esse processo, notará uma melhoria considerável no

desempenho do seu tablet

, semelhante ao que tinha quando era novo. 

Embora a restauração às configurações de fábrica é um processo geralmente deixado como última opção por ser considerada uma medida complexa, seus resultados podem ser muito perceptíveis na hora da utilização do dispositivo.

Aspectos a ser considerados

Os usuários estão sempre procurando diversas maneiras de otimizar o desempenho de seus dispositivos, sendo que essa pesquisa pode ser bastante extensa. Como mencionado anteriormente, é normal que com o passar do tempo tablets ou celulares fiquem mais lentos.

Esse problema pode ser causado por diversos aspectos, como muitos arquivos armazenados na memória interna. Quando a memória está prestes a acabar ou ultrapassa a capacidade máxima, não é raro que o dispositivo fique lento.

O mesmo pode ocorrer ao tentar instalar as versões mais recentes dos aplicativos em dispositivos com alguns anos de uso, pois a memória RAM e o processador podem não ser adequados para lidar com demandas pesadas.

Aplicações Lite, uma possível solução para otimizar o seu tablet

Diante da situação de desempenho lento do tablet, uma solução favorável é considerar o uso das versões Lite dos aplicativos. Mas quais são essas versões? Para quem não sabe, essas versões são semelhantes aos apps regulares, porém ocupam menos espaço e permitem que executar as tarefas mais frequentes, como entrar no Twitter, Facebook ou Instagram. Com as versões Lite, é possível aproveitar de uma experiência fluida com maior eficiência.

Além disso, é importante estar ciente do uso da memória RAM. Ao executar mais de um aplicativo, muitos outros podem ser deixados em segundo plano, o que consome recursos do dispositivo e esgota a bateria rapidamente. Portanto, é recomendável fechar aplicativos que estão em uso para melhorar o desempenho geral do tablet.

Além disso, é importante considerar o armazenamento disponível. Descarregar apenas aplicativos que realmente utiliza no dia-a-dia é benéfico para evitar ocupar espaço desnecessário, e garantir que o dispositivo fique muito mais livre para lidar com as demandas da memória RAM e do processador.

Limpe a memória armazenada em cache para melhorar o desempenho do sistema

Como parte das opções disponíveis para acelerar a velocidade do seu tablet, limpar a velocidade do cache é uma medida essencial. Para fazer isso, entre nas configurações do dispositivo. Na seção dos aplicativos, selecione “armazenamento” e dê clique em “excluir cache”.

Com todas essas alternativas, fica claro existem muitas opções para restaurar o desempenho do seu tablet. E não desanime se algum desses métodos ou técnicas não funcionarem, pois sempre haverá outras opções a tentar para recuperar a velocidade e o desempenho que o aparelho costumava ter.

É possível que um dispositivo esteja ficando obsoleto devido aos rápidos avanços tecnológicos, tornando difícil recuperar o desempenho anterior. No entanto, se o tablet ainda tiver recursos relativamente atuais, e pode ser mantido atualizado, vale a pena tentar as opções mencionadas para dar uma segunda vida ao aparelho, principalmente considerando que é um dispositivo caro. 

A importância das atualizações

Para evitar situações extremas com a

performance do seu tablet

, o ideal é manter o aparelho sempre atualizado com as versões mais recentes, e realizar as devidas manutenções. Desta forma, é possível prevenir defeitos e ter a certeza de que o dispositivo está em boas condições ou existem detalhes que precisa ajustar. 

É claro que o

mundo da tecnologia

pode ser complexo para aqueles que não estão familiarizados com o assunto. Caso não saiba como realizar os procedimentos mencionados, é altamente recomendado procurar ajuda de alguém com conhecimentos necessários para solucionar problemas com o desempenho dos dispositivos.

rich-text-image

ipad

Saiba como melhorar o funcionamento do seu tablet

Se está realmente interessado em melhorar o desempenho do dispositivo e pretende fazer esse processo por conta própria, saiba que é possível. Tudo o que precisa é de paciência para seguir as instruções cuidadosamente.

O Mercado Livre oferece cursos que explicam e ensinam os passos necessários. Além disso, existe a opção de comprar programas para alcançar o objetivo.

Agora que está ciente das possibilidades, existe uma nova oportunidade de aprender, comprando seu curso e seguindo as instruções.