Guia completo para escolher o melhor notebook para suas necessidades

Com uma ampla gama de opções disponíveis no mercado, escolher o melhor

notebook

pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, há uma infinidade de marcas, modelos e especificações técnicas a serem consideradas. É nesse contexto que surge a necessidade de um guia completo que auxilia os consumidores a fazerem uma escolha informada e assertiva.

Este guia tem como objetivo oferecer um panorama abrangente sobre os principais pontos a serem considerados ao selecionar um

notebook

. Exploraremos aspectos como desempenho, capacidade de armazenamento, tamanho da tela, vida útil da bateria, portabilidade, design e, é claro, o custo-benefício.

rich-text-image

notebook cinza

O que considerar antes de comprar um notebook?

Antes de partir para as nossas recomendações, é importante avaliar alguns critérios que você deve considerar antes de comprar seu

notebook

. Listamos abaixo algumas especificações e como elas impactam no seu uso diário para que você defina suas preferências. Confira!

  • Processador: é o cérebro do notebook, responsável por executar as instruções e realizar os cálculos. Quanto mais potente o processador, mais rápido e eficiente será o notebook.

  • Memória RAM: é a memória de curto prazo do notebook, que armazena temporariamente os dados dos programas e aplicativos em execução. Quanto mais

    memória RAM

    , mais tarefas você pode realizar ao mesmo tempo, sem travamentos ou lentidão.

  • Armazenamento: é a memória de longo prazo do notebook, que guarda os arquivos, programas e dados permanentemente. Existem dois tipos principais de armazenamento:

    HD

    (disco rígido) e

    SSD

    (unidade de estado sólido). O HD tem maior capacidade e menor custo, mas é mais lento, pesado e frágil. O SSD tem menor capacidade e maior custo, mas é mais rápido, leve e resistente.

  • Tela: é a parte do notebook que exibe as imagens e os textos. Os principais aspectos que você deve avaliar são o tamanho, a resolução, a taxa de atualização e a gama de cores da tela.

  • Bateria: é a fonte de energia do notebook quando ele não está conectado à tomada. A duração da bateria depende da capacidade (medida em miliampere-hora ou mAh), do consumo do notebook (que varia conforme o uso) e do desgaste natural da bateria (que ocorre com o tempo).

Qual é o melhor notebook para uso doméstico?

Notebooks

de uso doméstico devem ser confiáveis para tarefas do dia a dia e terem um custo acessível. Pensando nisso, listamos algumas opções de notebooks domésticos que entregam um desempenho por um custo-benefício. Escolhemos modelos de diferentes marcas, para que você possa comparar e ver o que é melhor para você.

Samsung Book NP550XDA-KV3BR

O

Samsung Book NP550XDA-KV3BR

é uma opção para quem busca um modelo de notebook confiável para as tarefas do dia a dia. Veja as especificações do modelo abaixo.

  • Processador: ele vem equipado com o Intel Core i3-1115G4 de 11ª geração, que é um processador de dois núcleos e quatro threads. Ele oferece desempenho para tarefas básicas, como navegar na internet, usar programas de escritório, assistir vídeos e jogar jogos leves.

  • Memória RAM: ele tem 4 GB de RAM do tipo DDR4, essa quantidade de RAM pode ser suficiente para um uso casual, mas pode limitar a multitarefa e o desempenho em alguns programas mais pesados.

  • Armazenamento: ele tem um SSD de 256 GB de capacidade, que é um tipo de armazenamento mais rápido, leve e resistente do que o HD tradicional. O SSD ajuda a acelerar a inicialização do sistema e dos programas, além de consumir menos energia. A capacidade de 256 GB pode ser suficiente para armazenar arquivos pessoais e profissionais.

  • Tela: ele tem uma tela Full HD de 15,6 polegadas, com resolução de 1920 x 1080 pixels. A tela tem nitidez e detalhamento das imagens, além de uma moldura fina de apenas 6.7 mm, que amplia a área útil e contribui para um design mais elegante.

  • Bateria: ele tem uma bateria de 43 Wh. A autonomia da bateria depende do uso e das configurações do notebook, mas em média pode durar entre 4 e 6 horas longe da tomada.

Lenovo IdeaPad 3i 82BS000GBR

Outra opção para quem busca um notebook competente para as tarefas do dia a dia é o

Lenovo IdeaPad 3i 82BS000GBR

. Confira:

  • Processador: o modelo vem equipado com o Intel Core i5-10210U de 10ª geração, que é um processador de quatro núcleos e oito threads. Esse conjunto garante desempenho para tarefas mais básicas do dia a dia como navegar na internet e editar textos.

  • Memória RAM: ele tem 8 GB de RAM do tipo DDR4 2666 MHz, sendo uma quantidade adequada para tarefas não tão exigentes do dia a dia.

  • Armazenamento: ele tem um SSD de 256 GB, uma boa quantidade para armazenar vídeos, fotos e outros arquivos pessoais.

  • Tela: ele tem uma tela HD de 15,6 polegadas, com resolução de 1366 x 768 pixels, que entrega qualidade de imagens, especialmente para quem gosta de assistir a filmes e séries.

  • Bateria: ele tem uma bateria de duas células e 35 Wh, e a autonomia da bateria depende do uso e das configurações do notebook, durando em média de 3 e 5 horas longe da tomada.

Acer Aspire 5 A515-54-59X2

O

Acer Aspire 5 A515-54-59X2

é um notebook equilibrado, com design elegante e tampa em metal, que pode ser uma opção para uso doméstico. Veja alguns detalhes sobre ele:

  • Processador: o modelo vem equipado com o Intel Core i5-10210U de 10ª geração, que é um processador de quatro núcleos e oito threads, com frequência base de 1.6 GHz e turbo de 4.2 GHz. O conjunto é eficiente para suportar as atividades do dia a dia.

  • Memória RAM: ele tem 8 GB de RAM do tipo DDR4 2400 MHz, permitindo performance multitarefa e um desempenho em alguns programas mais pesados.

  • Armazenamento: ele tem um SSD de 512 GB oferecendo um maior espaço de armazenamento e a rapidez de inicialização do sistema e de aplicações que um SSD oferece.

  • Tela: o Acer Aspire tem uma tela Full HD de 15,6 polegadas, com resolução de 1920 x 1080 pixels. A tela tem nitidez e detalhamento das imagens, além de ter um painel IPS, que tem amplo ângulo de visão e fidelidade de cores e possui o tratamento antirreflexo.

  • Bateria: ele tem uma bateria de três células e 48 Wh, que dependendo do uso e das configurações do notebook pode durar entre 5 e 7 horas longe da tomada.

Dell Inspiron i15-i1100-A40P

Uma opção mais avançada, mas que ainda foca em tarefas diárias e um pouco mais básicas é o

Dell Inspiron i15-i1100-A40P

. Conheça alguns detalhes sobre o modelo:

rich-text-image

notebook cinza escuro

  • Processador: ele vem equipado com o Intel Core i7-1165G7 de 11ª geração, que é um processador de quatro núcleos e oito threads, com frequência base de 2.8 GHz e turbo de 4.7 GHz.

  • Memória RAM: conta com 8 GB de RAM do tipo DDR4 2666 MHz, uma capacidade que dá conta de diversas tarefas ao mesmo tempo.

  • Armazenamento: um dos grandes diferenciais do modelo é seu sistema de armazenamento híbrido, composto por um SSD de 256 GB NVMe Gen3 x2 e um HD de 1 TB SATA.

  • Tela: ele tem uma tela Full HD de 15,6 polegadas, com resolução de 1920 x 1080 pixels, garantindo nitidez, detalhamento das imagens e um amplo ângulo de visão e fidelidade de cores.

  • Bateria: ele tem uma bateria de três células e 42 Wh. A autonomia da bateria depende do uso e das configurações do notebook, mas em média pode durar entre 5 e 7 horas longe da tomada.

Como escolher um bom notebook para estudar e trabalhar?

Um

notebook

de uso leve ou médio pode satisfazer as necessidades da maioria dos estudantes e profissionais que precisam fazer trabalhos escolares, navegar na internet, usar programas do pacote Office e baixar vídeos e músicas.

Nesse caso, um processador AMD A4, Intel Celeron, Intel Pentium ou Intel Core i3 pode ser suficiente. Já para quem precisa usar programas mais pesados, é recomendado um notebook de uso avançado um processador Intel

Core i5

ou i7.

O tamanho da tela também é um fator importante na escolha do notebook para estudar. É recomendado optar por telas de tamanho médio ou grande, a partir de 14 polegadas.

A bateria e o peso do

notebook

também devem ser levados em conta, principalmente se você precisa levar o aparelho para diferentes lugares.

Existem vários modelos de notebooks para estudar e trabalhar disponíveis no mercado, de diferentes marcas e preços. Alguns exemplos são:

Dell XPS 13

Um

notebook da Dell

, com design elegante, tela Full HD ou UHD de 13 polegadas e processador Intel Core i5 ou i7 de 11ª geração.

  • Tela InfinityEdge com bordas finas e alto-falantes integrados

  • Teclado retroiluminado e touchpad com sensor de impressão digital

  • Webcam HD com reconhecimento facial

  • Portas Thunderbolt 4, USB-C e leitor de cartão microSD

  • Sistema operacional Windows 10 Home ou Pro.

Acer Aspire 3 A314

rich-text-image

notebook cinza com tela preta

É um notebook básico da

Acer

, com tela HD ou Full HD de 15,6 polegadas e processador Intel Celeron ou Core i3/i5/i7.

  • Teclado numérico integrado e touchpad com suporte a gestos

  • Webcam HD com microfone digital

  • Portas USB-A, USB-C, HDMI, Ethernet e leitor de cartão SD

  • Sistema operacional Windows 10 Home ou Endless OS

Qual a quantidade ideal de memória RAM para um notebook?

A quantidade ideal de

memória RAM

para um notebook depende do tipo de uso que você faz do aparelho. A memória RAM é responsável por armazenar temporariamente os dados que o processador está usando, o que afeta a velocidade e o desempenho do sistema. Para realizar tarefas básicas, 4 GB é ideal. Mas para uso intermediário e avançado é recomendado no mínimo 8 GB.

Quais são os notebooks com melhor custo-benefício?

A categoria de

notebooks

custo-benefício é uma das que mais conta com diferentes modelos. Mas é possível selecionar alguns modelos interessantes dentro dessa grande variedade.

Focamos em escolher um modelo de cada marca, para que você veja com qual se identifica mais. Também escolhemos modelos que entregam um bom conjunto de especificações, onde todos conseguem aguentar tanto as tarefas do dia a dia quanto algumas mais exigentes. Confira!

Notebook Lenovo Ideapad S145 81S90005BR

O

Lenovo Ideapad S145 81S90005BR

tem um processador Intel Core i7 de 8ª geração, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento SSD.

  • Teclado numérico integrado

  • Abertura de 180 graus da tela

  • Dolby Audio para melhor qualidade de som

Acer Nitro 5 AN515-55-59T4

O

Acer Nitro 5 AN515-55-59T4

conta com um processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento SSD.

  • Teclado retroiluminado em vermelho

  • Sistema de refrigeração com duas ventoinhas e quatro saídas de ar

  • Tecnologia Acer CoolBoost para ajustar a velocidade das ventoinhas

Notebook Dell Inspiron i15-3501-WA70S

O

Dell Inspiron i15-3501-WA70S

tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento SSD.

  • Webcam HD com microfone integrado

  • Leitor de cartão SD

  • Bateria com duração de até 10 horas

Conclusão

Ao considerar fatores como desempenho, capacidade de armazenamento, portabilidade, vida útil da bateria e design, você poderá identificar as características essenciais que melhor atendam aos seus propósitos. Além disso, é fundamental levar em consideração a relação custo-benefício, garantindo que você obtenha o máximo de qualidade dentro do seu orçamento disponível.