Recirculação de ar: para que serve
Parte do painel de controle do ar-condicionado automotivo, poucos usuários conhecem sua função. Como o nome sugere, esse botão é usado para recircular o ar no carro.
Isso significa que, ao contrário de seu funcionamento normal, a unidade deixa de receber ar externo para refrigerar o carro. Assim, ele fecha as grades externas e se concentra no ar interno para climatizar o ambiente.
Algumas vantagens desse sistema são:
Rapidez: ao impedir a entrada de ar quente do exterior, ele alivia a carga do compressor. Isso permite que o carro seja refrigerado mais rapidamente.
Economia de consumo: ao tirar a
carga sobre o compressor, ele pode exigir menos do motor, do qual extrai energia para funcionar.
Limpeza: ao fechar as grades externas, é possível evitar que o ar contaminado (por exemplo, áreas empoeiradas, áreas de túneis ou refinarias etc.) entre no interior.
Os seguintes cuidados devem ser tomados:
Uso contínuo: não deve ser usado continuamente. É recomendado o uso por menos de 10 minutos, para que não seja contaminado pela umidade da respiração dos passageiros.
Temperatura exterior: não é aconselhável quando as temperaturas exteriores são frias, pois isso gerará vapor.
Ar condicionado automotivo: funcionamento e estratégias do sistema de injeção
O funcionamento de um ar-condicionado automotivo inclui o uso de um sistema de injeção e estratégias para refrigerar o interior do carro.
Para cumprir as funções de purificação, refrigeração e filtragem do ar, ele tem os seguintes componentes do sistema de ar condicionado:
Depois disso, ele passa para o condensador. Os compressores de pistão e scroll são populares. Ele pode ser auxiliado por uma unidade de injeção eletrônica.
Condensador: para atingir o estado líquido, o gás passa pelo condensador, onde é refrigerado e se transforma em condensado. Pode ter a forma de uma serpentina tubular ou de uma serpentina reticulada.
Filtro de secagem: absorve a umidade e as impurezas geradas no interior do ar-condicionado.
Válvula de expansão: é responsável por reduzir a temperatura e a pressão antes de o gás passar do condensador para o evaporador.
Evaporador: quando o gás chega a esse componente, um ventilador é responsável por distribuí-lo para obter a climatização do carro.
Filtro de ar da cabine: responsável pela remoção de impurezas e partículas externas.
Energia: a energia para iniciar todo o processo não vem da bateria, ao contrário do que muitos acreditam, mas do motor. Por meio de uma roldana, o carro aproveita as rotações do motor.
Injeção: o sistema de injeção é útil quando essa relação entre a potência do motor e da energia do ar-condicionado se torna problemática. Se o motor estiver em marcha lenta e a rotação cair, isso pode fazer com que o motor desligue.
O sistema de injeção, nesses casos, aumenta a rotação para evitar que isso aconteça.
Algumas estratégias de ar condicionado para o usuário otimizar o funcionamento e ajudar na manutenção são:
Para manter o ambiente mais fresco, podem ser usados guarda-sóis ou cortinas. Uma película escurecida no vidro também ajuda.
Em caso de altas temperaturas dentro do carro, é recomendável abrir as portas e janelas para que o
ar quente
possa circular para fora.
Janelas abertas: se o carro tiver atingido temperaturas muito altas, é recomendável começar a dirigir com as
janelas abertas para ajudar na renovação do ar. É aconselhável usar o ar-condicionado, mas com potência muito baixa.
Recirculação: ajuda a baixar a temperatura rapidamente, pois o volume de ar a ser refrigerado é menor. Entretanto, o uso prolongado (máximo de 10 minutos) não é recomendado.
Orientação do ar: é conveniente evitar saídas voltadas para baixo ou para o para-brisa. É recomendável orientá-las para os ventiladores superiores, o que ajudará a distribuir o ar frio de maneira uniforme.
Refrigeração da parte traseira: para melhorar a circulação de ar para as fileiras de assentos dianteiras e traseiras, é recomendado remover itens do assoalho.
Isso gerará um fluxo de ar desobstruído e melhorará a climatização geral.
Temperatura média: o ideal é que o ar esteja em uma temperatura entre 24°, 25° ou 26°. Ao não forçar temperaturas mais frias, o compressor será mais eficiente.
Na estrada: a crença comum é que as altas velocidades na estrada causarão refrigeração automática se as janelas estiverem abertas.
No entanto, ao contrário da crença popular, a maior economia no consumo de energia será fechar as janelas e ligar o ar.
Recarga do ar-condicionado
Às vezes, o desempenho do ar-condicionado automotivo não é tão potente quanto deveria. Isso pode ocorrer por três motivos:
Filtro: o filtro pode estar entupido ou sujo, o que impede a passagem do ar. É fácil e barato trocá-lo.
Eletrônica: um dos componentes elétricos do sistema de refrigeração do ar condicionado automotivo não está funcionando como deveria.
Gás: pode haver um vazamento de gás no sistema.
Algumas perguntas que podem ajudar a determinar qual dessas opções está causando uma falha:
Quanto tempo dura o ar-condicionado de um veículo?: A vida útil de um ar-condicionado automotivo pode variar, mas a manutenção periódica geralmente é necessária para garantir o funcionamento adequado ao longo do tempo.
Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado de um veículo?: Isso pode variar dependendo do uso e das condições do sistema. É importante verificar regularmente o nível de gás e reabastecê-lo quando necessário.
É preciso tomar cuidado para garantir que o gás correto seja usado e que a instalação seja perfeita, pois vazamentos podem ser prejudiciais.
Não é a forma mais recomendada de instalação.
ar split