Guia de compras para escolher seu ar-condicionado automotivo: como funciona, sistema de injeção e estratégias

Você conhece o ar-condicionado do seu carro. Como ele funciona e como otimizar seu uso: nesta guia, descobrirá o que precisa saber sobre ele.

Estacionou o carro e percebeu que ele ficou sob o sol. Com o ar-condicionado do carro, você não precisa mais abrir a janela para refrigerar o ar ou deixar a porta aberta para que o ar circule. 

Nesta guia de compras, apresentamos as principais características desses tipos de refrigeração e como eles funcionam. 

Descubra como funciona o

ar-condicionado

automotivo, desde o sistema de injeção até as estratégias utilizadas. Conheça os componentes e as funcionalidades do sistema e aproveite para refrescar o calor dentro do carro.

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ar-condicionado

O que é ar-condicionado automotivo?

A história dos ar-condicionados normais remonta ao início dos anos 1900 (alguns apontam 1902 como a origem), mas o primeiro sistema de

refrigeração

de ar-condicionado para automóveis surgiu em 1930. Ele era chamado de "condicionador climático". 

Tanto os

sistemas de refrigeração

quanto a tecnologia dos carros avançaram desde então para os modelos que encontramos hoje. Esses sistemas controlam a temperatura, purificam e filtram o ar dentro dos carros.

Isso é possível graças às inovações tecnológicas nos veículos e, em particular, à unidade de controle eletrônico automotivo (também chamada de ECU), que também está relacionada ao software específico de cada ar-condicionado.

Tipos de ar-condicionado

Todos os aparelhos de

ar condicionado

automotivo têm a função de circular o ar frio gerado pelo sistema, garantindo que todo o interior do veículo seja refrigerado de forma eficiente.

O sistema de ar-condicionado automotivo é uma das tecnologias modernas dos carros. Neste texto, você aprenderá como funciona esse sistema e suas partes. Seus principais tipos são:

  • Ar condicionado analógico: um dos modelos mais comuns, propõe que o usuário escolha manualmente a temperatura que deseja. 

Os botões ajudam não só a visualizar o tipo de ar (quente ou frio), mas também a intensidade.

  • Ar-condicionado com controle automático: o usuário não precisa alterar a temperatura, pois ela é ajustada de acordo com as necessidades.

  • Ar condicionado digital: é controlado por meio de uma tela, o que torna esse sistema totalmente digital. Ele tem maior precisão na escolha da temperatura.

  • Ar-condicionado digital automático: típico dos modelos mais tecnológicos, essa categoria usa sensores para atender à temperatura escolhida pelo usuário. 

Dessa forma, os passageiros não precisam alterá-la manualmente. Também é possível encontrar a seguinte classificação:

  • Ar condicionado: com esse sistema, o usuário pode selecionar a temperatura desejada, quente ou fria. 

No entanto, o controle é apenas parcial, pois o clima final também será determinado pela velocidade do motor ou pelo clima, entre outros fatores.

  • Climatizador: esse funcionamento, semelhante em tecnologia a um ar-condicionado inteligente, é muito mais preciso. 

Ou seja: o usuário pode escolher uma temperatura e o sistema de controle climático garantirá essa temperatura independentemente de fatores externos

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mini ar

Recirculação de ar: para que serve

Parte do painel de controle do ar-condicionado automotivo, poucos usuários conhecem sua função. Como o nome sugere, esse botão é usado para recircular o ar no carro. 

Isso significa que, ao contrário de seu funcionamento normal, a unidade deixa de receber ar externo para refrigerar o carro. Assim, ele fecha as grades externas e se concentra no ar interno para climatizar o ambiente.

Algumas vantagens desse sistema são:

  • Rapidez: ao impedir a entrada de ar quente do exterior, ele alivia a carga do compressor. Isso permite que o carro seja refrigerado mais rapidamente.

  • Economia de consumo: ao tirar a

    carga sobre o compressor

    , ele pode exigir menos do motor, do qual extrai energia para funcionar. 

  • Limpeza: ao fechar as grades externas, é possível evitar que o ar contaminado (por exemplo, áreas empoeiradas, áreas de túneis ou refinarias etc.) entre no interior. 

Os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • Uso contínuo: não deve ser usado continuamente. É recomendado o uso por menos de 10 minutos, para que não seja contaminado pela umidade da respiração dos passageiros.

  • Temperatura exterior: não é aconselhável quando as temperaturas exteriores são frias, pois isso gerará vapor.

Ar condicionado automotivo: funcionamento e estratégias do sistema de injeção

O funcionamento de um ar-condicionado automotivo inclui o uso de um sistema de injeção e estratégias para refrigerar o interior do carro. 

Para cumprir as funções de purificação, refrigeração e filtragem do ar, ele tem os seguintes componentes do sistema de ar condicionado:

  • Compressor: do evaporador vem o gás refrigerante, que o compressor, como o nome sugere, comprime. 

Depois disso, ele passa para o condensador. Os compressores de pistão e scroll são populares. Ele pode ser auxiliado por uma unidade de injeção eletrônica.  

  • Condensador: para atingir o estado líquido, o gás passa pelo condensador, onde é refrigerado e se transforma em condensado. Pode ter a forma de uma serpentina tubular ou de uma serpentina reticulada.

  • Filtro de secagem: absorve a umidade e as impurezas geradas no interior do ar-condicionado.

  • Válvula de expansão: é responsável por reduzir a temperatura e a pressão antes de o gás passar do condensador para o evaporador.

  • Evaporador: quando o gás chega a esse componente, um ventilador é responsável por distribuí-lo para obter a climatização do carro.

  • Filtro de ar da cabine: responsável pela remoção de impurezas e partículas externas.

Funcionamento:

  • Energia: a energia para iniciar todo o processo não vem da bateria, ao contrário do que muitos acreditam, mas do motor. Por meio de uma roldana, o carro aproveita as rotações do motor.    

  • Injeção: o sistema de injeção é útil quando essa relação entre a potência do motor e da energia do ar-condicionado se torna problemática. Se o motor estiver em marcha lenta e a rotação cair, isso pode fazer com que o motor desligue. 

O sistema de injeção, nesses casos, aumenta a rotação para evitar que isso aconteça.

Algumas estratégias de ar condicionado para o usuário otimizar o funcionamento e ajudar na manutenção são: 

  • Não ao "efeito forno": quando o carro é deixado estacionado ao sol, a temperatura da cabine pode aumentar consideravelmente. Nesses casos, o ar condicionado automotivo fica sobrecarregado.

Para manter o ambiente mais fresco, podem ser usados guarda-sóis ou cortinas.  Uma película escurecida no vidro também ajuda. 

Em caso de altas temperaturas dentro do carro, é recomendável abrir as portas e janelas para que o

ar quente

possa circular para fora.

  • Janelas abertas: se o carro tiver atingido temperaturas muito altas, é recomendável começar a dirigir com as

    janelas abertas

    para ajudar na renovação do ar. É aconselhável usar o ar-condicionado, mas com potência muito baixa.

  • Recirculação: ajuda a baixar a temperatura rapidamente, pois o volume de ar a ser refrigerado é menor. Entretanto, o uso prolongado (máximo de 10 minutos) não é recomendado.

  • Orientação do ar: é conveniente evitar saídas voltadas para baixo ou para o para-brisa. É recomendável orientá-las para os ventiladores superiores, o que ajudará a distribuir o ar frio de maneira uniforme.  

  • Refrigeração da parte traseira: para melhorar a circulação de ar para as fileiras de assentos dianteiras e traseiras, é recomendado remover itens do assoalho. 

Isso gerará um fluxo de ar desobstruído e melhorará a climatização geral.

  • Temperatura média: o ideal é que o ar esteja em uma temperatura entre 24°, 25° ou 26°. Ao não forçar temperaturas mais frias, o compressor será mais eficiente.  

  • Na estrada: a crença comum é que as altas velocidades na estrada causarão refrigeração automática se as janelas estiverem abertas.

No entanto, ao contrário da crença popular, a maior economia no consumo de energia será fechar as janelas e ligar o ar.

Recarga do ar-condicionado

Às vezes, o desempenho do ar-condicionado automotivo não é tão potente quanto deveria. Isso pode ocorrer por três motivos:

  • Filtro: o filtro pode estar entupido ou sujo, o que impede a passagem do ar. É fácil e barato trocá-lo.

  • Eletrônica: um dos componentes elétricos do sistema de refrigeração do ar condicionado automotivo não está funcionando como deveria. 

  • Gás: pode haver um vazamento de gás no sistema. 

Algumas perguntas que podem ajudar a determinar qual dessas opções está causando uma falha:

  • Quanto tempo dura o ar-condicionado de um veículo?: A vida útil de um ar-condicionado automotivo pode variar, mas a manutenção periódica geralmente é necessária para garantir o funcionamento adequado ao longo do tempo.

  • Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado de um veículo?: Isso pode variar dependendo do uso e das condições do sistema. É importante verificar regularmente o nível de gás e reabastecê-lo quando necessário.

Como posso recarregá-lo?

  • Ir a uma oficina: o preço dependerá da marca e da oficina.

  • Kit de recarga

    : disponível em lojas especializadas. Somente carros híbridos não podem usar esse sistema.

É preciso tomar cuidado para garantir que o gás correto seja usado e que a instalação seja perfeita, pois vazamentos podem ser prejudiciais.  

Tipos de gás:

  • A maioria dos modelos de carros pós-1993 usa R-134a.

  • A maioria dos carros lançados após 2013 usa o HFO-1234yf.

Não é a forma mais recomendada de instalação.

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