Como funciona o ar-condicionado portátil?

O

ar-condicionado portátil

é uma opção extremamente conveniente para a climatização de ambientes. Ele opera através da captação do ar quente do ambiente, o qual é refrigerado internamente e depois devolvido ao cômodo mais frio. O calor extraído é transferido para o exterior da residência ou escritório através de uma mangueira flexível, que geralmente é fixada em uma janela ou abertura especial.

Uma das principais vantagens é a portabilidade: você pode movê-lo para qualquer lugar que tenha uma tomada e um local para a saída do

ar quente

. Contudo, como qualquer aparelho de ar-condicionado, a manutenção regular é necessária para assegurar um desempenho eficiente. Neste texto abordaremos um pouco mais sobre esse equipamento.

rich-text-image

Ar condicionado portátil

Quais são as diferenças entre um ar-condicionado portátil e um split?

Se você está pensando em investir em um

ar-condicionado

, deve ter se deparado com a dúvida: portátil ou split? Ambos têm suas características específicas, então vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre eles. 

Instalação

O ar-condicionado portátil é fácil de instalar, precisando somente de uma tomada e um lugar para direcionar a mangueira de exaustão de ar quente, geralmente uma janela. Agora, o split já requer uma instalação profissional, pois é composto de duas partes: uma que fica dentro de casa (evaporadora) e outra que fica do lado de fora (condensadora).

Eficiência

O split é mais eficiente energeticamente porque a parte que gera mais calor (a condensadora) fica fora da casa, então ele consegue refrigerar o ambiente de forma mais eficaz. 

Capacidade de resfriamento

O split é mais adequado para espaços maiores. O portátil pode não dar-conta se o cômodo for muito grande, sendo mais indicado para ambientes menores. Sobre o design, os splits costumam ser mais discretos, pois a maior parte do equipamento fica escondida fora de casa. Os portáteis, apesar de serem móveis, podem ocupar um pouco mais de espaço no ambiente.

Custo e manutenção

O ar-condicionado portátil geralmente tem um custo inicial menor e não requer instalação profissional, mas a manutenção pode ser mais constante. Já o split tem um custo inicial mais alto, que inclui a instalação, mas costuma durar mais e precisa de manutenção menos frequente. 

Como o ar-condicionado portátil resfria o ambiente?

De maneira simples, o

ar-condicionado portátil

opera absorvendo o ar quente do ambiente e esfriando-o através de um processo chamado refrigeração. Essa refrigeração acontece quando o ar quente passa pelo evaporador do aparelho, que contém um fluido refrigerante. 

Esse fluido absorve o calor do ar e o esfria. O ar mais fresco é devolvido ao ambiente, enquanto o calor absorvido é conduzido para fora do espaço através de uma mangueira de exaustão. É assim que o ar-condicionado consegue criar um ambiente mais fresco e agradável! E vale lembrar, manter o aparelho bem conservado e fazer manutenções regulares garantem um desempenho eficaz do ar-condicionado portátil. 

Como o tamanho do ambiente afeta o desempenho do ar-condicionado portátil?

Quando falamos de ar-condicionado portátil, o tamanho do ambiente é realmente um fator crucial a ser considerado. O ar-condicionado portátil é projetado para esfriar ambientes de um determinado tamanho. 

Se o cômodo for muito grande, o ar-condicionado pode não ser capaz de resfriá-lo eficientemente. Isso ocorre porque a quantidade de ar quente que ele precisa processar é simplesmente muito grande, o que pode sobrecarregar o aparelho. Por outro lado, se o cômodo for muito pequeno, o aparelho pode acabar resfriando demais o ambiente, o que também não é ideal. 

A capacidade de resfriamento do ar-condicionado é medida em BTUs (British Thermal Units) e escolher o aparelho com a quantidade certa de BTUs para o tamanho do seu cômodo é a chave para garantir que ele funcione da maneira mais eficiente. 

Por exemplo, um aparelho com 8000 BTUs pode ser adequado para um cômodo de 20 metros quadrados, mas pode não ser suficiente para um cômodo de 40 metros quadrados. 

Normalmente, as instruções do fabricante indicam o tamanho do ambiente para o qual o aparelho foi projetado, mas aqui vão algumas recomendações gerais relacionadas ao tamanho do ambiente e a capacidade de refrigeração:

  • Ambientes de até 15 m²: 7500 BTUs

  • Ambientes de 15 a 20 m²:

    9000 BTUs
  • Ambientes de 20 a 25 m²:

    12.000 BTUs
  • Ambientes de 25 a 30 m²:

    18.000 BTUs
  • Ambientes de 30 a 40 m²:

    20.000 BTUs
  • Ambientes de 40 a 50 m²: 30000 BTUs

Lembrando que esses valores são uma referência geral. O número de pessoas no ambiente, a quantidade de eletrônicos e a incidência de sol também podem influenciar na quantidade de BTUs necessária. 

Os 5 melhores ares-condicionados portáteis

O melhor ar-condicionado portátil pode variar dependendo do gosto de cada um, mas fizemos uma lista com os 5 mais indicados ares-condicionados portáteis com informações técnicas de cada um, para te ajudar na hora de fazer a sua escolha. Esses modelos foram selecionados conforme praticidade de transporte, recursos extras e custo-benefício para diferentes tipos de gostos.

Ar-Condicionado Portátil 12000 BTUs Olímpia

Você está à procura de um ar-condicionado portátil que seja silencioso, eficaz e poderoso? Então o

modelo New da Olímpia

pode ser uma opção! Com seus 12000 BTUs e voltagem de 220v, ele oferece a flexibilidade de resfriar ou aquecer o ambiente, como você preferir.

O modelo vem equipado com a avançada tecnologia Blue Air, assegurando a difusão ideal do ar fresco no cômodo.

Vale destacar sua funcionalidade de tripla filtragem, que promete um ar limpo e puro, além do modo Silent. Ele também tem opções para desumidificar e ventilar; um modo automático, que ajusta o resfriamento de acordo com a temperatura detectada no ambiente.

Para complementar, ele tem um controle remoto com um grande visor LCD touch, timer programável para ligar e desligar, temperatura regulável entre 16 e 32 graus Celsius, e utiliza um gás refrigerante eco-friendly. 

Ar-Condicionado Portátil 11000 BTUs Rheem

O modelo

Prestige da Rheem

é um potente aparelho, com uma capacidade de 11000 BTUs, é a escolha ideal para espaços de 13 a 18 m².

Este ar-condicionado não se limita apenas a resfriar o ambiente — ele também aquece, desumidifica e ventila, garantindo conforto durante todo o ano. 

Ele vem com um controle remoto que permite ajustar várias funções. Com a função speed, você pode definir a velocidade do vento em baixa, média ou alta; a função swing liga ou desliga a oscilação; o timer permite programar quando o aparelho deve ligar ou desligar; e a função sleep ativa um modo de suspensão inteligente de 10 horas. 

rich-text-image

AR CONDICIONADO PORTÁTIL RHEEM

Ar-Condicionado Portátil Dual Inverter 14000 BTUs LG

O

ar-condicionado portátil Voice

da LG é um aparelho dual inverter. Isso implica que ele possui um sistema de compressão em duas etapas que assegura uma operação mais silenciosa, uma maior estabilidade e menos vibrações.

Graças a essa característica, este modelo promove eficiência energética e um resfriamento veloz, a partir de um controle mais flexível da velocidade. O Voice da LG contém uma capacidade de 14.000 BTUs e uma tensão de 127v, o que evidencia seu desempenho, sendo a opção ideal para espaços de até 21 m².

E o que realmente o distingue é sua capacidade de ser operado pelo aplicativo LG ThinQ e Google Assistente. Bastante completo, não acha?

Ar-Condicionado Portátil 11000 BTUs Philco

O modelo

Pac11000f2

da Philco é um equipamento compacto, equipado com rodas e sem necessidade de instalação permanente, proporciona facilidade de uso e transporte para vários locais. 

Ele contém quatro funcionalidades integradas em um só dispositivo: resfria, ventila, desumidifica e possui um modo automático. Este ar-condicionado Philco vem com um temporizador que permite programar o período de operação em até 24 horas. 

Além disso, contém um sistema de auto-evaporação, o que diminui a necessidade de drenagem da água produzida pela condensação. Para tornar tudo ainda mais fácil, o painel e o controle remoto possuem display digital de cristal líquido em português. 

Ar-Condicionado Portátil 12000 BTUs Midea

O

ar-condicionado portátil Springer

da Midea é um equipamento que harmoniza comodidade, estética e inovação tecnológica com seus 12000 BTUs. Este aparelho é acompanhado de um kit de montagem de fácil manuseio, permitindo que você mesmo realize a instalação sem necessitar de suporte técnico.

Ele utiliza o gás ecológico R-410A, que não danifica a camada de ozônio e contribui para a purificação do ar através do

filtro HEPA

(High Efficiency Particulate Air), altamente eficaz na remoção de partículas do ar. Este modelo visa simplificar sua rotina com a opção de preferências, que memoriza a temperatura que mais lhe agrada, e também com a função de temporizador fácil.

rich-text-image

AR CONDICIONADO PORTÁTIL SPRINGER

Conclusão

O ar-condicionado portátil é uma opção versátil de climatização que absorve o ar quente do ambiente, resfria-o internamente e o devolve ao cômodo, enquanto expele o calor extraído para o exterior por uma mangueira. 

Sua principal vantagem é a portabilidade, permitindo sua instalação em qualquer lugar com uma tomada e saída para a mangueira de exaustão. Contudo, ele pode apresentar dificuldades de refrigeração, especialmente em espaços grandes, e requer manutenção regular.

Para melhor desempenho, o tamanho do cômodo deve ser compatível com a capacidade de refrigeração do aparelho, medida em BTUs. Encontre o modelo ideal no Mercado Livre e desfrute de um ambiente aconchegante e climatizado.