Como melhorar o Windows 10 para aumentar o desempenho nos games?

Veja 8 dicas para otimizar o Windows 10 para melhorar a performance da sua máquina e aproveite ao máximo os jogos com estas dicas essenciais.

rich-text-image

Mulher comemora jogada em um computador do tipo gamer

Quem é apaixonado por games sabe da importância de ter uma máquina que entregue desempenho. Isso é fundamental para ter uma experiência mais imersiva, fluida e claro, aumentar a performance, já que ninguém quer enfrentar falhas ou travamentos no meio da partida.

Por isso, quem é adepto do gaming costuma buscar

computadores

e notebooks mais potentes com hardware de ponta, como, por exemplo:

  • Bons processadores.

  • Armazenamento interno amplo.

  • Boa quantidade de memória RAM.

  • Placa de vídeo dedicada. 

Mas para ir além é preciso ainda levar em consideração outros fatores para extrair o máximo do seu dispositivo, principalmente para rodar os jogos mais pesados. É aí que entra uma estratégia fundamental para conseguir ótimos resultados com o seu

computador

: investir em algumas modificações no sistema operacional. Isso garantirá maior velocidade e estabilidade no processamento da máquina, seja você um jogador casual, entusiasta ou jogador profissional. 

No caso do

Windows 10,

sistema operacional da Microsoft que é um dos mais usados do mundo, alguns passos serão suficientes para você melhorar a performance do seu computador ou

notebook gamer

.

Como melhorar o desempenho do computador nos jogos?

Se você já tentou de tudo e ainda assim, o seu computador está deixando a desejar na hora de rodar os games do momento, confira abaixo 8 dicas que poderão fazer a diferença para dar um up no seu Windows 10. São alterações, que vão desde ajustes básicos a configurações avançadas, que podem ser realizadas a qualquer momento em seu PC ou

notebook gamer

.

1 - Ative o Modo de Jogo

Poucas pessoas sabem, o

Windows 10

foi o precursor do "Modo de Jogo". Este recurso tem como principal objetivo otimizar o sistema do usuário para os games. 

Ele consiste em fechar automaticamente tarefas desnecessárias que estão rodando em segundo plano. Isso resulta em uma melhor administração dos recursos de memória e processamento para os jogos. 

  • Para ativá-lo basta pesquisar pelo Modo de Jogo na busca do sistema.

  • Alternativamente, é possível pressionar as teclas Windows + I e buscar pelo Modo de Jogo ali. Neste caso, ela deve estar na aba de Jogos.

2 - Atualize os Drivers da Placa de Vídeo

Se você acha que a sua

placa de vídeo

está deixando a desejar no quesito desempenho, existem alguns caminhos para buscar uma solução para este problema. Você pode comprar uma nova, ou simplesmente atualizar o driver. 

Essa dica pode ajudar a rodar melhor os jogos mais novos, promovendo melhorias gráficas e maiores quadros por segundo. Siga estes passos:

  • Se você não sabe qual a sua placa de vídeo, pressione Windows + X e abra o "Gerenciador de Dispositivos”. 

  • Dentro desta tela busque pela categoria "Adaptadores de vídeo", clique e veja qual o modelo de sua placa, que normalmente são

    NVIDIA

    ou

    AMD

    .

  • Agora vá ao site da fabricante de sua GPU e procure pela seção de Drivers

  • Nessa nova janela você terá que selecionar o modelo visto no passo anterior, escolher o driver mais recente e que seja compatível com seu sistema operacional.

  • Baixe, instale o driver seguindo as instruções na tela e reinicie o computador.

rich-text-image

Placa De Vídeo Gigabyte Geforce Gtx 1650

3 - Otimize as Configurações de Energia

O Windows permite que o usuário defina uma configuração de energia para seu computador ou

notebook

. Para os primeiros, que estão sempre conectados à tomada, pode ser uma boa opção para aumentar a performance da máquina. 

Já para notebooks o uso pode variar, uma vez que se a máquina estiver com pouca bateria um modo de economia irá manter o computador ligado por mais tempo. Neste caso:

  • Aperte as teclas Windows + Q e busque por "Painel de Controle". Na nova tela, procure por "Opções de Energia".

  • Há três opções disponíveis: "Equilibrado", "Economia de energia" e embaixo, na aba "Planos adicionais" há a opção "Alto desempenho". 

  • Escolha a última na hora que quiser dar uma aprimorada no desempenho do computador. É possível reverter a configuração a qualquer momento.

4  - Desabilite programas na Inicialização do Sistema

Muitas vezes, programas que instalamos são iniciados assim que o computador liga. Isso obriga o usuário a fechar as janelas manualmente.

O problema é que além de dar um trabalhão fazer isso, existe o risco de que elas funcionem em segundo plano, sem que ninguém perceba. Isso ocupa a memória RAM e pode causar lentidão. 

Uma saída para resolver o problema e otimizar a performance do sistema é acabar com as suas inicializações automáticas. Siga o passo a passo:

  • Pressione, ao mesmo tempo, as teclas Ctrl + Alt + Del e abra o “Gerenciador de Tarefas”. 

  • Na nova janela clique em “Aplicativos de inicialização". Aparecerá uma lista com todos os programas que podem iniciar junto do computador. 

  • Clique com o botão direito para desabilitar todos os que você não quer que sejam abertos automaticamente ao ligar o seu PC ou notebook.

5 - Desinstale Programas Desnecessários

A presença de muitos programas instalados, tanto no HD quanto no

SSD

, pode comprometer o desempenho do computador. Por isso é importante desinstalar todos programas e excluir arquivos que não vai mais utilizar. 

Para HDs é útil também realizar a desfragmentação de disco, processo que reúne arquivos utilizados pelos mesmos programas para blocos próximos.

  • Basta buscar por “desfragmentar” na barra de Iniciar e abrir o programa “Desfragmentar e Otimizar Unidades”.

  • Na janela, veja o Status do disco e clique em “Otimizar”.

6 - Ajuste as configurações do Steam

Se você joga no computador ou no notebook, as chances são altíssimas que você utilize a

loja virtual Steam

para iniciar seus games. Trata-se da maior plataforma de distribuição digital de jogos da empresa Valve Corporation. 

A loja Steam é um serviço online que permite aos usuários comprar, baixar e gerenciar uma ampla variedade de jogos para PC,

Mac

e Linux. Mesmo assim, a Steam possui algumas opções que podem atrapalhar o desempenho dos jogos.

Um exemplo é a função de permitir downloads e atualizações enquanto se está jogando. Isso faz com que o programa ocupe memória e poder de processamento que deveriam estar indo para o jogo.

  • Para desativar, abra o Steam e vá até Configurações > Downloads e desmarque a opção Permitir downloads enquanto joga.

rich-text-image

Pc Gamer Completo Amd Ryzen 5 5600g 16gb Vega 7 Ssd 480gb

7-Desative as atualizações automáticas

Desde o Windows 10, a Microsoft criou um sistema que ajuda a manter o computador atualizado com os drivers mais recentes de seus componentes. No entanto, essa ferramenta pode acabar atrapalhando os gamers ao iniciar sozinha enquanto o usuário está jogando.

É importante destacar que esta recomendação é apenas para desativar a atualização automática. Lembre-se de continuar atualizando o Windows.

  • Aperte as teclas Windows + I e clique na opção "Atualização e Segurança", no caso do Windows 10, ou Windows Update, no caso do

    Windows 11

    .

  • Desative a opção de obter as atualizações assim que estiverem disponíveis. No Windows 10 é preciso ainda clicar em "Opções avançadas" antes de chegar a esse menu.

8 - Desabilite o algoritmo de Nagle

Existe um recurso do Windows que pode causar lags, que são os famosos atrasos e lentidões na conexão da internet, o que atrapalha e muito o desempenho nos jogos. Trata-se do algoritmo de Nagle. 

Basicamente, essa função agrega pacotes de dados enviados pelo computador como forma de aumentar a eficiência desses envios nas redes TCP/IP. No entanto, dependendo da sua conexão à internet, essa funcionalidade pode contribuir para o aumento da latência (ping) das partidas online. Para resolver o problema:

  • Pressione Win + X e selecione Windows PowerShell.

  • Na nova janela digite "ipconfig" sem aspas e aperte Enter. Uma lista aparecerá.

  • Anote o número correspondente ao listado em Endereço IPv4.

  • Em seguida aperte a tecla Windows e digite "regedit", sem aspas, para abrir o Editor de Registro.

  • Copie e cole este endereço onde está escrito apenas "Computador": HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\Interfaces

  • No lado esquerdo você estará na pasta "Interfaces". Dentro dela há uma série de pastas com letras e números. 

  • Clique em cada uma até encontrar uma cujo arquivo "DhcpIPAddress" apareça na tela da direita. 

  • Confirme que o número que você anotou é o mesmo que aparece ao lado desse arquivo.

  • Clique com o botão direito do mouse ao fundo e selecione "Novo" e "Valor DWORD (32-bit)". Faça isso duas vezes para criar dois arquivos diferentes, um com o nome "TcpAckFrequency" e outro "TCPNoDelay".

  • Dê um clique duplo em ambos para alterar os dados do valor para 1. Isso desabilita o algoritmo de Nagles. 

  • Se notar algum erro no computador após isso é possível ativar novamente o algoritmo mudando esses valores para 0.

Agora você já sabe como melhorar o desempenho de seu computador ou

notebook para jogos

e dar aquele up no Windows 10. Isso, com certeza fará você aproveitar mais a sua máquina e otimizar a sua experiência nos games. Siga as dicas e aproveite para arrasar nas partidas sem atrasos ou lentidão no sistema!