Como saber qual notebook comprar em 2024

Veja as nossas dicas para escolher qual o melhor laptop para trabalho, estudo e diversão

rich-text-image

Pessoa usando uma Notebook

Não faltam opções no mercado, quando o assunto é

computador

portátil. Entre tantos modelos, sempre surge a dúvida: qual notebook comprar?

Para iniciar a maratona, em busca do computador ideal, é preciso levar em consideração alguns fatores, como por exemplo, a finalidade do uso, a velocidade da conexão da internet e se ele será transportado com muita frequência. Respondendo essas questões será mais fácil identificar qual

notebook

comprar para o trabalho ou estudo.

É importante, também, verificar o processador, a memória RAM, a unidade de armazenamento, se existe necessidade de placa de vídeo, a durabilidade da bateria e o fabricante, já que existem muitas marcas do mercado, nacionais e importadas.

Veja abaixo as principais dicas para selecionar o

notebook

ideal.

O que eu tenho que saber antes de comprar um notebook?

Para responder essa pergunta é necessário definir para qual finalidade o

computador

será usado. Isso determina que componentes de funcionamento ele precisa ter, o tamanho e a resolução da tela, a conectividade e a durabilidade da bateria.

Se a sua vida diária se resume a entrar na internet e ler textos sem muita pressa, um

notebook

básico, com um custo menor, pode ser suficiente. O investimento será mais alto se você precisar trabalhar com aplicativos pesados ou em múltiplas tarefas.

Tendo isso definido, o segundo passo é escolher os componentes. Para a sua seleção ficar mais fácil, veja como avaliar cada ponto.

Processador

O processador é o centro de todas as operações do seu

computador

, ou o cérebro dele. A potência é medida por duas variáveis: a frequência em que opera, medida em hertz (Hz), e o número de núcleos.

A frequência é a medida do número de ciclos que o processador faz em um segundo. Ou seja, um processador de 5 GHz faz 5 bilhões de ciclos por segundo. Quanto maior a frequência, mais rápido ele executa as tarefas.

os núcleos influenciam na divisão das tarefas.  Quanto mais núcleos, mais cabeças ajudam o computador. Isso melhora o desempenho quando há muitos programas ou tarefas simultâneas no seu trabalho.

Hoje, a Intel e a AMD são os principais fabricantes de

processadores

. A Intel tem três famílias: 

Já a AMD se divide em duas: 

Memória RAM

A memória RAM carrega as informações dos aplicativos que rodam no computador. Quanto maior for, mais rápido os dados serão entregues. Ela é medida em GB e guardada em pentes encaixados na placa-mãe.

Os pentes já vêm integrados aos notebooks, mas alguns têm espaço para aumentar. Agora, vamos aos números. Se o seu uso for básico, uma memória RAM de 4 GB pode ser suficiente, mas não exagere.

Com 8 GB é possível suportar cargas intermediárias e até intensas, mas sem uso de programas pesados. Para os usos mais extremos, 16 GB é a marca a ser atingida.

Armazenamento

O armazenamento é o espaço que o computador vai ter para programas e arquivos. Além do tamanho, a sua velocidade de operação e o material do disco interferem na velocidade das suas atividades.

O primeiro a considerar é se é um HD ou um

SSD

. O HD (disco rígido) é mais barato, mas funcionará de forma mais lenta, principalmente se é movimentado de forma frequente, como ocorre com os notebooks.

O

SSD

(unidade em estado sólido) é mais leve e não é influenciado pelas trepidações. Porém, tende a ter uma capacidade menor pelo custo alto, de modo que você pode precisar de nuvem ou HDs externos.

Mais que o espaço, o uso determina a escolha. Se você tem acesso fácil à internet, trabalha com programas na rede ou anda com o seu notebook para qualquer lugar, o

SSD

pode ser a melhor opção. 

O

HD

fica com quem precisa de armazenamento local ou atua em áreas de conexão instável, como regiões rurais. Ele vai lhe atender bem se você for cuidadoso, usando uma capa para guardá-lo, por exemplo.

Placa de Vídeo

A placa de vídeo é responsável por entregar a imagem, junto com a tela do computador. Elas são integradas ao processador na maioria dos notebooks e têm qualidade suficiente para a maioria das atividades.

A exceção fica por gamers e profissionais que precisam trabalhar com detalhes, como designers, editores de vídeo e arquitetos. Para eles, há os notebooks com placa de vídeo separada, que têm um custo mais alto.

As mais conhecidas são fabricadas pela NVIDIA e pela AMD. Ainda é possível conectar uma placa de vídeo externa. Em ambos os casos, o seu rendimento depende da tela, a segunda parte da imagem.

Tela

Uma tela de alta resolução é fundamental para tirar a melhor qualidade de vídeos e games e observar as cores de forma fidedigna. Por isso, não é uma prioridade tão grande na maioria dos notebooks do mercado.

Os básicos e intermediários vêm com telas LCD e Full

HD

ou HD+, com poucas exceções. Elas dão resolução suficiente para os programas mais simples e acesso à internet, abrangendo a maioria das pessoas.

Se você joga ou trabalha com design, arquitetura ou criação de conteúdo, é mais um motivo para comprar um notebook de alto desempenho. Essa é a praticamente a única opção para quem deseja um

PC

.

Nesse ponto, os Macs se destacam. Mesmo o

Macbook Air

, o notebook da Apple mais simples, já vem com a famosa tela Retina, que dá cores mais intensas e é compatível com vídeos em HDR. Tudo isso a um alto custo.

Bateria

Ter uma bateria confiável é fundamental para quem precisa andar com o seu notebook de um lado para o outro ou usar o seu computador em campo e não pode ficar o tempo todo atrás de uma tomada.

A durabilidade da bateria depende da quantidade de recursos e do uso dado ao notebook. Normalmente os laptops intermediários lideram neste quesito, por ter menos equipamento e usarem materiais melhores.

Aqui vale a mesma regra dos celulares. Avalie a ficha técnica antes de escolher um computador de excelente desempenho, mas que desligue enquanto você estiver naquela reunião no meio do mato.

Qual notebook comprar para estudar?

Se levar em conta o processador, o Intel

Celeron

e o AMD Athlon equipam os laptops básicos, que funcionam bem para quem usa pouco o computador ou precisa dele para ações básicas, como estudar, escrever um texto e acessar a internet. Isso vale também para quem trabalha com o equipamento, mas não necessita utilizar muitas funções.


Vale a pena fazer o upgrade para o

Intel Core i3

ou o

AMD Ryzen 3

se você quiser um notebook para uso contínuo, embora as suas atividades sejam mais básicas. Eles têm frequência média de 4 GHz e 4 núcleos.

rich-text-image

Notebook comprar para o trabalho sobre mesa

Qual notebook comprar para o trabalho?

Para quem utiliza muito o computador para o trabalho e exige um desempenho rápido do equipamento, é melhor investir num processador mais potente, com seis cabeças em vez de quatro. Logo, escolha um processador de 6 núcleos, como o

Intel Core i5

e o

AMD Ryzen 5

.

O topo da cadeia, e da tabela de preços, fica para quem exige ao máximo os seus computadores. São os casos de designers, arquitetos, editores de vídeo, criadores de conteúdo e gamers

Para isso, existem os

Intel Core i7

e i9 e os

AMD Ryzen 7

ou 9, de seis ou oito núcleos e com frequências que chegam perto dos 6 GHz. O melhor da tecnologia tem preços bastante altos que só valem para esse público.

Outro ponto a revisar é a geração dos processadores. Hoje, os

Intel

Core estão na 13ª geração e os AMD Ryzen, na 7ª geração, ambos lançados em janeiro de 2024. Recomenda-se não ficar para atrás em, no máximo, três.

Marca

As marcas estrangeiras dominam o mercado de notebooks. Muitas delas, inclusive, atuam em outros setores. É o caso das seguintes marcas, que também fabricam celulares:

Outras são referência em computadores, como

HP

,

Dell

e

Acer

. Todas elas construíram linhas para cada tipo de usuário: de entrada, intermediários, avançados e de alto desempenho para o trabalho e a diversão.

Há dois fabricantes brasileiros de notebooks, a

Multilaser

e a

Positivo

, que têm desde computadores básicos até algumas opções de gaming. Como destaque, o uso de muitos componentes dos principais fabricantes.

Os critérios para escolher qual é a melhor marca de notebook são bem parecidos aos de qualquer eletrônico: qualidade de montagem, garantia e eficiência da assistência técnica se tudo der errado.

Antes de comprar, verifique a cobertura da garantia e da assistência técnica oferecidos pelo fabricante e se está na sua região. Também veja as avaliações de usuários.

Esses cuidados vão ajudá-lo a ter um notebook que auxilie você a chegar ao melhor aproveitamento na sua profissão, estudo ou diversão. Agora é hora de escolher o computador para o seu novo ciclo.