Guia completo: entenda como testar o motor de geladeira

A geladeira é um dos mais importantes e fundamentais eletrodomésticos presente nos lares em todo o mundo. Responsável por refrigerar e congelar comidas e bebidas, a geladeira permite o armazenamento correto de alimentos. Com um fluido específico que faz o ar circular de maneira correta, o eletrodoméstico tem como um dos mecanismos mais importantes, o seu motor. Você sabe como testar o motor da geladeira?

rich-text-image

Mulher observando uma geladeira aberta

Funcionando como o coração do aparelho, o motor da geladeira (também conhecido como compressor) é uma peça fundamental para o contínuo fluxo de ar e o funcionamento geral de todas as outras partes. Assim, é importante detectar possíveis problemas de funcionamento e ter o conhecimento necessário para testar o motor e comprovar qual é seu estado e seu rendimento. Por isso, separamos esse guia completo para ajudar você nesse processo.

Qual é a função do motor da geladeira?

O motor é uma peça fundamental nos refrigeradores como conhecemos hoje em dia. Graças a ele, o gás de refrigeração pode circular de forma correta e passar por todos os processos termodinâmicos que envolvem os atuais modelos de refrigeração em eletrodomésticos. Assim, o

motor de geladeira

tem papel central no ciclo de refrigeração, permitindo que a geladeira mantenha o interior frio e preserve os alimentos por mais tempo.

Vale lembrar que a geladeira surgiu em meados da década de 1850, mas somente no século XX o eletrodoméstico começou a se popularizar, sendo acessado por um número maior de famílias. A invenção revolucionou a forma como nos relacionamos com a comida e bebidas, pois, antes da geladeira, não havia formas de conservar os alimentos pela temperatura. 

Na sequência, explicamos como ocorre o ciclo de refrigeração, válido para todos os modelos de geladeira:

  • Compressão: o motor comprime o gás refrigerante de baixa pressão, transformando-o em um gás de alta pressão e temperatura. Isso é feito por meio de um compressor que faz parte desse motor.

  • Condensação: o gás de alta pressão e temperatura é enviado para as serpentinas do condensador, que fica na parte traseira de modelos convencionais e na base de modelos mais modernos. Nessas serpentinas, o gás perde calor para o ambiente circundante, transformando-se em um líquido refrigerante.

  • Expansão: o líquido passa por uma válvula de expansão, onde sua pressão é reduzida de forma considerável. Isso faz com que o líquido se expanda e se transforme em um gás, agora de baixa pressão e temperatura.

  • Evaporação: O gás de baixa pressão e temperatura entra nas serpentinas do evaporador, localizadas no interior da geladeira. À medida que o gás absorve o calor do ambiente interno, ele se transforma em vapor, retirando calor da parte interna do eletrodoméstico e, consequentemente, dos alimentos e bebidas que estão aí.

  • Repetição do ciclo: o ciclo se repete para manter a temperatura interna da geladeira baixa. O compressor é responsável por criar as mudanças de pressão necessárias para alterar o estado físico do fluido entre gasoso e líquido, e vice-versa. Assim, é possível absorver o calor no interior da geladeira e do freezer.

Quais são os sintomas comuns que podem indicar um problema no motor da geladeira?

Vários sintomas podem indicar problemas com o motor do eletrodoméstico. Esses indícios nos ajudam a detectar problemas com a peça e podem ser cruciais para a realização de consertos necessários para evitar maiores problemas. Os sintomas são os mesmos para defeitos em outras peças, como o termostato, e aparecem em diferentes modelos, tanto em

geladeira 1 porta

quanto em

geladeira duplex

Na sequência, separamos alguns sintomas comuns que podem indicar um problema no motor compressor da geladeira:

  • Geladeira não liga: se a geladeira simplesmente não liga, é possível que o motor tenha queimado, apresente alguma falha ou um problema elétrico.

  • Temperatura incorreta: se a geladeira não mantém a temperatura interna, pode ser sinal de mau funcionamento do motor. Isso ocorre porque o motor é responsável por circular o fluido refrigerante, que controla e regula a temperatura de acordo com o indicado no termostato.

  • Ciclo prolongado: se você perceber que a geladeira leva mais tempo que o normal para atingir a temperatura adequada, o motor pode estar com dificuldades de criar a pressão necessária para o ciclo de resfriamento.

  • Ciclo de liga/desliga frequente: a geladeira liga e desliga o compressor automaticamente para manter a temperatura e o ciclo de refrigeração. Se o eletrodoméstico faz esse processo com maior frequência do que o normal, você pode ter um problema no motor ou em componentes relacionados. Isso não vale para a

    geladeira inverter

    , que tem tecnologia de funcionamento contínuo, sem desligar. 

  • Ruídos anormais: barulhos incomuns, como batidas, estalos ou zumbidos, podem indicar problemas no motor. Esses sons podem ser causados por partes soltas, componentes desgastados ou até mesmo problemas internos de funcionamento e compressão.

  • Aquecimento excessivo do motor: se o motor está muito quente, você pode ter um problema causado por falhas no compressor ou problemas de ventilação, que exigem a troca de peças.

  • Fusíveis: quando os fusíveis estão queimados, isso indica problemas elétricos, inclusive no motor. Se você substituir os fusíveis e eles queimarem novamente em pouco tempo, a geladeira pode estar com falhas e você deve investigar as causas desse problema.

  • Aquecimento excessivo na parte exterior: se a parte externa da geladeira está mais quente que o normal, você tem um sinal de que o motor está sobrecarregado ou com mau funcionamento.

  • Vazamentos: se há líquido perto do compressor, o fluido refrigerante vazou ou o motor está com defeito em algum componente interno.

  • Aumento no consumo de energia: o motor com defeito funciona de forma ineficiente, o que exige maior consumo de luz para realizar o processo de compressão. Se você notar aumento nas contas sem um motivo aparente, verifique o motor e busque por outros sintomas apresentados. 

Se você notar algum desses sintomas, é recomendado desligar a geladeira da tomada e chamar um técnico especializado para avaliar e reparar o problema. 

rich-text-image

GELADEIRA 1 PORTA CONSUL FROST FREE

Como testar motor de geladeira?

Mesmo sem notar possíveis falhas, como o aumento da temperatura interna, é importante testar o funcionamento da geladeira, inclusive para evitar o agravamento de possíveis pequenos problemas. 

Assim, recomendamos que você faça o teste no motor, sempre que tiver conhecimento e as ferramentas necessárias para isso. Vale lembrar que mexer no compressor sem nenhum conhecimento pode gerar danos ao produto.

Porém, se você tem aptidão e o necessário para realizar o teste, siga estes passos:

  1. Separe os materiais necessários: você vai precisar de um multímetro para medir voltagem e resistência, chave de fenda, alicate e luvas isolantes de segurança. 

  2. Desligue a geladeira: antes de começar, certifique-se de que a geladeira esteja desligada da tomada.

  3. Acesse o motor: Localize a grade traseira da geladeira, que costuma estar na parte inferior. Use a chave de fenda para remover os parafusos ou prendedores que mantêm a grade no lugar. Com a grade removida, você terá acesso à parte interna da geladeira. Ainda assim, existem modelos com o motor visível e de fácil acesso na parte inferior traseira. 

  4. Identifique o motor: o motor compressor costuma ser grande, muitas vezes preto e com tubos conectados.

  5. Meça a voltagem: configure o multímetro para medir voltagem e conecte a ponta vermelha do aparelho a um dos terminais de energia do motor. A ponta preta deve ser conectada ao outro terminal.

  6. Ligue a geladeira na tomada: com a passagem de energia, verifique o valor indicado no multímetro. Ele deve estar dentro da faixa de voltagem especificada para o motor da geladeira (de 110-120V ou 220-240V, dependendo da região).

  7. Teste a resistência do motor: configure o multímetro para medir resistência (ohms). Desconecte os fios que estão ligados ao motor e use o multímetro para medir a resistência entre os terminais do motor. Após isso, compare a leitura com os valores de resistência recomendados pelo fabricante.

  8. Veja o funcionamento da geladeira: ligue a geladeira na tomada de forma convencional e observe o motor enquanto ele funciona. O compressor deve começar a funcionar suavemente, sem emitir ruídos estranhos ou trepidações bruscas e excessivas.

  9. Desligue e remonte a grade: desligue a geladeira da tomada, reconecte os fios aos terminais do motor e certifique-se que eles estão bem encaixados. Recoloque a grade traseira e fixe os parafusos ou prendedores se o modelo exigiu esse procedimento para acesso ao motor. 

Se, durante o teste, você notar leituras de voltagem ou resistência fora da faixa recomendada, ruídos anormais ou vibrações excessivas, é o momento de chamar um técnico de geladeiras especializado. Trabalhar com componentes elétricos é perigoso e você pode danificar a geladeira, além de ter alguma lesão se não souber como realizar o conserto do motor.

rich-text-image

GELADEIRA INVERTER BB41 PANASONIC

O que fazer se o motor do refrigerador não funcionar?

Tentar consertar problemas no motor sem possuir o conhecimento técnico pode resultar em danos maiores para a geladeira ou riscos de segurança. Por isso, é fundamental que você chame um técnico autorizado e que saiba realizar o conserto ou troca do motor da geladeira. Ainda assim, antes de chamar o técnico, você pode tomar algumas atitudes para assegurar que o motor está com defeito. 

Para ter certeza dos problemas no motor, você pode seguir alguns passos simples. O primeiro deles é se certificar de que o

refrigerador

está conectado à tomada e que a energia chega ao aparelho de forma correta. Também veja se o disjuntor ou fusível que alimentam a tomada não estão desligados. Além disso, é possível ver outras funções, como se as luzes internas do refrigerador estão funcionando. 

Se as luzes também não funcionam, você pode ter um problema elétrico mais grave. Realize o teste da tomada conectando outro dispositivo ao mesmo terminal para verificar se a corrente elétrica passa corretamente. Além disso, você pode:

  • Verificar o termostato: se estiver com defeito, pode impedir que o motor ligue. Ajuste a temperatura do termostato para ver se o motor responde.

  • Conferir o controle de temperatura: alguns modelos de refrigeradores têm controles de temperatura separados para o freezer e para o refrigerador. Certifique-se de que esses controles não estejam ajustados para níveis muito baixos, o que pode fazer com que o motor não ligue.

  • Deixar o motor descansar: se o motor estiver quente, ele pode entrar em sistema de proteção térmica, que impede seu funcionamento e um possível curto. Assim, desligue a geladeira por algumas horas para que o motor possa esfriar.

  • Verificar fusíveis e disjuntores: alguns refrigeradores possuem fusíveis internos que queimam em caso de sobrecarga. Veja no manual do proprietário sobre esse item e verifique se os disjuntores do circuito elétrico interno não foram desligados.

Mantenha o motor em dia para uma geladeira ideal

Testar o motor da geladeira é uma parte fundamental da manutenção preventiva, que pode indicar problemas potenciais antes que eles causem danos maiores à geladeira ou a outros componentes. Responsável por comprimir o ar e gerar o ciclo de refrigeração, o motor cria as condições necessárias para a absorção e remoção de calor no interior do aparelho. Por isso, deve ter atenção especial.

Você precisa saber qual é a

melhor geladeira inverse

do mercado. Para isso, leia nosso post agora mesmo.

Lembre-se sempre de priorizar a segurança e consultar um técnico especializado para realizar o serviço. Em alguns casos, será necessário trocar o motor ou mesmo comprar uma

geladeira nova

, mas não se preocupe, no Mercado Livre você encontra os melhores e mais acessíveis produtos.