Os 10 melhores MacBook para comprar em 2023

O

Macbook

é um sonho para muitas pessoas, e não é para menos, já que o laptop é poderoso e confiável para as necessidades de trabalho, estudo ou lazer. A Apple traz um design elegante, desempenho e um ecossistema integrado em seus MacBooks.

À medida que entramos em 2023, a Apple continua aprimorando sua linha de produtos MacBook com atualizações significativas em termos de especificações e recursos. Neste texto, destacaremos as 10 melhores opções disponíveis atualmente, levando em consideração fatores como potência de processamento, qualidade da tela, portabilidade e vida útil da bateria. 

Cada MacBook apresentado nesta lista oferece um conjunto de recursos e benefícios, projetados para atender às diferentes necessidades dos usuários. Desde o MacBook Air até o

MacBook Pro

, há opções para todos os gostos e orçamentos.

Com análises detalhadas, especificações-chave e análises de desempenho, este guia irá ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre qual MacBook se encaixa melhor no seu estilo de vida!

rich-text-image

tela de notebook

Top 10 Melhores Macbook para comprar em 2023

Para que você possa fazer uma comparação entre os principais modelos, listamos abaixo os 10 modelos de

Macbooks

disponíveis no mercado. Levamos em consideração principalmente a performance das máquinas, mas também foi levado em conta o quão recentes elas são. Confira!

MacBook Pro 16 M2 Max

  • Processador: o

    MacBook Pro 16 M2 Max

    vem com um chip Apple M2 Max, que tem 12 núcleos de CPU e até 38 núcleos de GPU. Isso significa que ele pode executar tarefas exigentes, como edição de vídeo, renderização 3D, jogos e inteligência artificial, com velocidade e eficiência. 

  • Placa de vídeo: a placa de vídeo do MacBook Pro 16 M2 Max é integrada ao chip M2 Max, e pode ter até 38 núcleos, dependendo da configuração. Ela oferece desempenho gráfico, capaz de suportar até quatro telas externas com resolução até 8K. 

  • RAM: a memória RAM do

    MacBook Pro 16 M2 Max

    é unificada, ou seja, compartilhada entre o processador e a placa de vídeo. Ela pode ter até 96 GB, dependendo da configuração. 

  • Teclado: o teclado do

    MacBook Pro 16 M2 Max

    é retroiluminado, com teclas côncavas e mecanismo tesoura. Ele tem uma barra de toque sensível ao toque que se adapta aos aplicativos em uso.

MacBook Pro 13 M2

  • Processador: o

    MacBook Pro 13 M2

    possui o chip Apple M2, que é um sistema em um chip (SoC) que integra CPU, GPU, Neural Engine e outros componentes em um único circuito. Esse processador oferece potência para o usuário, permitindo executar múltiplas tarefas simultaneamente, editar vídeos e fotos, criar música e código, e muito mais, com rapidez e eficiência energética.

  • Placa de vídeo: o MacBook Pro 13 M2 não possui uma placa de vídeo dedicada, mas sim uma GPU integrada ao chip Apple M2. Essa GPU tem 10 núcleos e é capaz de suportar até 6K de resolução em um monitor externo. Essa placa de vídeo oferece desempenho para jogos, aplicativos gráficos, streaming e reprodução de mídia.

  • RAM: o

    MacBook Pro 13 M2

    tem 8 GB de memória unificada, que é compartilhada entre a CPU, a GPU e o Neural Engine. Essa memória tem uma largura de banda de 100 GB/s, o que significa que os dados podem ser transferidos rapidamente entre os componentes do chip. Essa memória é suficiente para a maioria das tarefas do usuário, mas pode ser configurada para 16 GB ou 24 GB se precisar de mais capacidade.

  • Teclado: o modelo tem um teclado Magic Keyboard retroiluminado, com 66 (ISO) ou 65 (EUA) teclas, incluindo 4 teclas de seta em uma disposição em “T” invertido.

MacBook Air 13 M2

  • Processador: o

    MacBook Air 13 M2

    vem com um chip Apple M2, que possui 8 núcleos divididos em 4 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de alta eficiência. Esse chip oferece uma performance para rodar aplicativos pesados, jogos, edição de vídeo e muito mais, com baixo consumo de energia e sem aquecimento excessivo.

  • Placa de vídeo: o MacBook Air 13 M2 possui uma GPU integrada de 8 ou 10 núcleos, dependendo da configuração escolhida. Essa GPU é capaz de renderizar gráficos de alta qualidade, suportar monitores externos de até 6K de resolução e acelerar tarefas que exigem processamento gráfico, como modelagem 3D, animação e realidade aumentada.

  • RAM: o modelo possui uma memória unificada de 8 GB, que pode ser configurada para 16 GB ou 24 GB. Essa memória permite que o chip M2 acesse os dados com mais rapidez e eficiência, melhorando o desempenho geral do sistema.

  • Teclado: o MacBook Air 13 M2 possui um teclado retroiluminado Magic Keyboard, com 78 ou 79 teclas, incluindo 12 teclas de função e 4 teclas de seta em forma de T invertido. 

MacBook Pro 16 M1 Pro

  • Processador: o

    MacBook Pro 16 M1 Pro

    possui um processador Apple M1 Pro com dez núcleos (oito de alto desempenho e dois de eficiência energética), uma GPU de 16 núcleos, uma Neural Engine de 16 núcleos e uma largura de banda de memória de 200 GB/s. Esse processador permite que o notebook execute aplicativos exigentes, como edição de vídeo, renderização 3D, jogos e inteligência artificial, com rapidez e fluidez.

  • Placa de vídeo: o modelo conta com uma GPU integrada de 16 núcleos, que é capaz de entregar até 10,4 teraflops de potência gráfica. Essa placa de vídeo é ideal para quem precisa de gráficos de alta qualidade e desempenho em tarefas como modelagem 3D, animação, realidade aumentada e virtual, e jogos. 

  • RAM: o usuário pode configurar o MacBook Pro 16 M1 Pro com até 32 GB ou 64 GB de memória unificada, dependendo da versão do processador, para ter ainda mais capacidade de executar múltiplas tarefas simultaneamente e lidar com grandes conjuntos de dados.

  • Teclado: o

    MacBook Pro 16 M1 Pro

    possui um teclado retroiluminado Magic Keyboard, que oferece uma digitação confortável e precisa. 

MacBook Pro 13 M1

  • Processador: o

    MacBook Pro 13 M1

    possui um processador M1 da Apple com 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência), que oferece um desempenho até 2,8 vezes mais rápido do que a geração anterior. Esse processador permite que o usuário execute aplicativos exigentes, como edição de vídeo, jogos e programação, com mais rapidez e eficiência energética.

  • Placa de vídeo: o MacBook Pro 13 M1 também possui uma GPU M1 da Apple com 8 núcleos, que proporciona um desempenho gráfico de até 5 vezes mais rápido. Essa placa de vídeo permite que o usuário crie gráficos, renderize modelos 3D e jogue com alta qualidade e fluidez.

  • RAM: o MacBook Pro 13 M1 tem 8 GB de memória unificada, que pode ser configurada para 16 GB ou 24 GB. Essa memória unificada é compartilhada entre o processador, a placa de vídeo e o Neural Engine, que é um chip dedicado à inteligência artificial. 

  • Teclado: o MacBook Pro 13 M1 vem com um Magic Keyboard retroiluminado, que possui um mecanismo de tesoura aprimorado, que oferece mais estabilidade e conforto na digitação. 

MacBook Air 13 M1

  • Processador: o

    MacBook Air 13 M1

    possui um chip M1 da Apple, que é um processador de 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência) com uma frequência de 3,2 GHz. Esse processador oferece um alto desempenho e uma baixa consumo de energia, permitindo que executar aplicativos exigentes, como edição de vídeo, jogos e realidade aumentada, com rapidez e fluidez.

  • Placa de vídeo: o MacBook Air 13 M1 possui uma GPU (unidade de processamento gráfico) integrada ao chip M1, que pode ter 7 ou 8 núcleos, dependendo do modelo. Essa GPU é capaz de renderizar gráficos complexos e realistas, como os de jogos e filmes em alta resolução.

  • RAM: o MacBook Air 13 M1 possui uma memória unificada de 8 GB, que pode ser configurada para 16 GB. Essa memória é compartilhada entre o processador e a GPU, o que permite uma comunicação mais rápida e eficiente entre eles. Isso resulta em um melhor desempenho e uma maior autonomia da bateria.

  • Teclado: o modelo possui um teclado Magic Keyboard retroiluminado, com 78 (EUA) ou 79 (ISO) teclas, incluindo 12 teclas de função e 4 teclas de direção com disposição de “T” invertido. 

MacBook Pro 16 Intel

  • Processador: o

    MacBook Pro 16 Intel

    possui um processador Intel Core i7 ou i9 de 9ª geração, com 6 ou 8 núcleos e até 5.0 GHz de velocidade. Esse processador permite executar aplicativos exigentes, como edição de vídeo, renderização 3D, desenvolvimento de software e jogos, com rapidez e eficiência.

  • Placa de vídeo: o MacBook Pro 16 Intel conta com duas placas de vídeo, uma integrada Intel UHD Graphics 630 e uma dedicada AMD Radeon Pro 5300M ou 5500M com 4 GB de memória GDDR6. A placa dedicada oferece um alto desempenho gráfico, ideal para trabalhar com imagens, vídeos e animações em alta resolução. A placa integrada economiza energia quando as tarefas não exigem tanto da placa dedicada, prolongando a duração da bateria.

  • RAM: o MacBook Pro 16 Intel vem com 16 GB de memória RAM DDR4 de 2666 MHz, que pode ser configurada para 32 GB ou 64 GB na hora da compra. 

  • Teclado: contém um teclado retroiluminado Magic Keyboard, com 65 ou 66 teclas (dependendo do layout), incluindo 4 teclas de seta em forma de T invertido. 

MacBook Air 13 Intel

  • Processador: o

    MacBook Air 13 Intel

    vem com um processador Intel Core i5 de dois núcleos e 1,8 GHz (Turbo Boost de até 2,9 GHz) com cache L3 compartilhado de 3 MB. Esse processador oferece desempenho para as tarefas do dia a dia, como navegar na internet, editar documentos, assistir a vídeos e muito mais. 

  • Placa de vídeo: o MacBook Air 13 Intel conta com uma placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 6000, que proporciona qualidade de imagem na tela Retina de 13,3 polegadas.

  • RAM: O Air 13 Intel tem uma memória integrada LPDDR3 de 8 GB com 1600 MHz. Essa memória é suficiente para rodar vários aplicativos ao mesmo tempo, sem travamentos. 

  • Teclado: o MacBook Air 13 Intel possui um teclado completo retroiluminado com sensor de luz ambiente. 

Qual MacBook é mais atual?

O MacBook mais atual é o

MacBook Pro

com o chip M2 Max, que foi lançado em outubro de 2022. Ele tem um desempenho potente, um design elegante e uma bateria duradoura. O modelo está disponível em dois tamanhos de tela, de 14,2 e 16,2 polegadas, com tem uma GPU de até 76 núcleos.

Qual o melhor MacBook custo-benefício?

De forma breve, o melhor MacBook custo benefício atualmente é o

MacBook Air

com o chip M2. Ele oferece desempenho, uma tela Retina de 15 polegadas e uma memória unificada de até 16 GB. O modelo é ideal para quem busca um notebook versátil e portátil.

Conclusão

A escolha de um MacBook em 2023 é uma tarefa que requer consideração cuidadosa das necessidades e preferências individuais. Os avanços tecnológicos e as inovações contínuas da Apple continuam a oferecer aos usuários uma ampla gama de opções de laptops de alta qualidade. 

É importante ressaltar que cada MacBook nesta lista apresenta características únicas e atende a diferentes necessidades, desde a portabilidade do

MacBook Air

até o poderoso desempenho do MacBook Pro. Ao considerar a compra de um MacBook em 2023, é crucial avaliar cuidadosamente as especificações técnicas e as demandas individuais, como o uso pretendido, orçamento e preferências pessoais.

Além disso, é recomendável pesquisar as análises dos usuários, comparar custos e ponderar sobre as vantagens de cada modelo antes de tomar uma decisão final.