5 notebooks de alto desempenho

Com o avanço rápido das tecnologias de hardware e software, os notebooks têm se tornado cada vez mais poderosos, permitindo que usuários realizem tarefas exigentes de processamento de dados e gráficos com facilidade. Com o aumento da demanda por desempenho, as fabricantes vêm investindo em tecnologias que permitam a criação de notebooks com alto desempenho e capacidade de processamento.

Contamos hoje com um mercado amplo de modelos de notebooks que oferecem alto desempenho. Esses dispositivos são especialmente úteis para profissionais que precisam trabalhar com softwares e aplicativos que exigem grande capacidade de processamento, como editores de vídeo, jogos e programas de modelagem 3D.

Para te ajudar na hora de escolher o melhor modelo para você, separamos várias opções de modelos avançados de notebooks, destacando as suas características técnicas e os benefícios que eles oferecem aos usuários. Esses modelos são indicados para diferentes tipos de atividades, desde trabalhos profissionais até jogos e entretenimento em geral!

Melhores notebooks de alto desempenho para comprar

Asus TUF f15

O

Asus TUF F15

é um notebook gamer que foi projetado para oferecer alto desempenho e qualidade gráfica em jogos. Ele possui uma tela Full HD de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 144Hz, que proporciona uma experiência de jogo suave e envolvente.

Além dessas características, o Asus TUF F15 também possui: 

  • Um processador Intel Core i7 de 11ª geração e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti com 4GB de VRAM dedicada, o que garante desempenho gráfico para jogos exigentes. Além disso, o notebook vem com 16GB de RAM DDR4 e 512GB de armazenamento em SSD, que oferece velocidade rápida de carregamento para jogos e programas. 

  • Teclado retroiluminado que apresenta teclas sensíveis e um layout confortável para jogos, e o touchpad possui suporte para gestos do Windows 10. 

  • Tecnologia de resfriamento inovadora, com dois ventiladores e seis tubos de calor, que ajudam a manter o desempenho do notebook mesmo em sessões de jogos prolongadas.

Samsung Galaxy Book 2

O

Samsung Galaxy Book 2

vem equipado com um processador Intel Core i5-10210U de 10ª geração, que oferece um desempenho rápido e eficiente. Ele também possui 8 GB de memória RAM e um armazenamento em disco rígido de 256 GB em estado sólido (SSD), que permite uma inicialização rápida do sistema e uma performance mais ágil na execução de aplicativos.

rich-text-image

Alt: notebook samsung cinza

Além disso, o

notebook Samsung

Galaxy Book 2 apresenta: 

  •  Tela Full HD de 15,6 polegadas, com tecnologia LED e uma resolução de 1920x1080 pixels. Essa tela proporciona qualidade de imagem, com cores vivas e contrastes nítidos, o que é ideal para usuários que trabalham com design gráfico, edição de vídeo ou jogos.

  • Placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce MX110, que oferece um desempenho gráfico razoável para rodar jogos mais simples e aplicativos gráficos. O dispositivo tem um design fino e elegante, pesando apenas 1,7 kg, o que o torna fácil de transportar.

Acer Aspire 5

A Acer é uma fabricante que investe em seus modelos destinados ao público gamer. Mesmo tendo um foco maior em rodar games pesados, modelos como o

Aspire 5

também podem servir para a execução de tarefas mais pesadas. 

O modelo conta com: 

  • Um processador Intel Core i5-1135G7 de 11ª geração, que oferece um desempenho rápido e eficiente. Além disso, ele possui 8 GB de memória RAM e um armazenamento em disco rígido de 512 GB em estado sólido (SSD), que permite uma inicialização rápida do sistema e desempenho na execução de aplicativos.

  • Tela é Full HD de 15,6 polegadas com tecnologia IPS, que oferece uma qualidade de imagem e ângulos de visão amplos. Ele também possui uma placa gráfica integrada Intel Iris Xe, que oferece um desempenho gráfico satisfatório para a execução de aplicativos e jogos mais simples.

  • Bateria com autonomia de até 8 horas, o que é ideal para usuários que precisam trabalhar por um longo período sem estar conectado a uma fonte de energia.

Dell G15

O

Dell G15

é um modelo de notebook lançado especialmente para gamers que buscam alto desempenho e uma experiência de jogo imersiva.

Para isso, ele vem equipado com: 

  •  Um processador Intel Core i5-10200H de 10ª geração, que oferece um desempenho rápido e eficiente. Ele possui 8 GB de memória RAM DDR4 e um armazenamento SSD de 256 GB.

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas com tecnologia IPS, que também oferece qualidade de imagem com visão ampla. Ele também contém uma placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650, que oferece desempenho gráfico para a execução de jogos mais complexos. 

  • Sistema de resfriamento de alta performance, que permite manter a temperatura do dispositivo sob controle mesmo em atividades mais exigentes, como jogos e edição de vídeo. 

  • Bateria com autonomia de até 5 horas e um design elegante e resistente, sendo uma opção para quem busca um notebook gamer portátil e durável.

Quais são os notebooks mais potentes atualmente?

Os notebooks mais potentes atualmente, segundo o site internacional Creative Bloq, são:

MacBook Pro M2

O

MacBook Pro M2

é um modelo de notebook lançado pela Apple em 2023 e se destaca pela sua alta performance e design elegante.

O

notebook

vem equipado com: 

  •  Processador M2 da Apple, fabricado com a mais recente tecnologia, oferecendo uma eficiência energética ainda maior e um desempenho mais rápido. Ele possui uma memória RAM de até 32 GB e um armazenamento em disco rígido de até 2 TB SSD, permitindo uma execução muito rápida de aplicativos e um armazenamento incrível de arquivos e programas.

rich-text-image

Alt: Macbook cinza

  • Tela Retina de 14 polegadas com tecnologia ProMotion, que oferece uma qualidade de imagem excelente e uma taxa de atualização de até 120 Hz, proporcionando uma experiência de visualização mais fluida. Ele também possui uma placa gráfica dedicada da AMD, oferecendo um desempenho gráfico superior para atividades de edição de vídeo e jogos.

  • Autonomia de bateria por até 10 horas, o que é uma opção para usuários que precisam trabalhar por um longo período sem estar conectado a uma fonte de energia. Ele também apresenta um design fino e elegante, pesando apenas 1,4 kg, o que o torna fácil de transportar.

Dell XPS 17

O

Dell XPS 17

é um notebook premium que se destaca pela sua alta performance e design sofisticado.

Este notebook contém: 

  • Processador Intel Core i7-10875H de 10ª geração, oferecendo um desempenho rápido e eficiente. Ele possui uma memória RAM de até 64 GB e um armazenamento em disco rígido de até 2 TB em estado sólido (SSD), o que é suficiente para a execução e armazenamento de qualquer tipo de programas e arquivos.

  • Tela Full HD de 17 polegadas com tecnologia InfinityEdge, que oferece uma qualidade de imagem excelente e ângulos de visão amplos. Ele também possui uma placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 Ti, que oferece um desempenho gráfico para a execução de jogos e atividades gráficas mais complexas.

Acer Notebook Gamer Nitro 5

O

Acer Notebook Gamer Nitro 5

é um modelo de notebook lançado pela Acer e voltado para jogos, com configurações de hardware robustas e alto desempenho.

Além dessas características, o

Nitro 5

também conta com: 

  • Processador Intel Core i7 de 10ª geração, memória RAM de até 32 GB e um armazenamento em disco rígido de até 2 TB em estado sólido (SSD), o que proporciona um sistema rápido de início e execução de aplicativos em velocidade. 

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas, com taxa de atualização de 144 Hz e tecnologia IPS, que oferece qualidade de imagem e uma experiência de jogo mais suave. Ele também possui uma placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce RTX 3060, que oferece desempenho gráfico em jogos e atividades gráficas mais complexas.

  • Teclado retroiluminado e uma bateria com autonomia de até 9 horas, sendo uma opção para jogadores que precisam de uma experiência de jogo prolongada.

Lenovo Legion 5 R7-5800H

Outro modelo da Lenovo presente, o

Legion 5 R7-5800H

é um notebook gamer com configuração de hardware robusta e alto desempenho.

O Legion 5 R7 vem equipado com: 

  • Processador AMD Ryzen 7 5800H, que oferece um desempenho rápido e eficiente. Ele possui uma memória RAM de até 32 GB e um armazenamento em disco rígido de até 1 TB em formato SSD.

  • Placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti, que oferece um desempenho gráfico tanto para jogos quanto para tarefas pesadas como edição de vídeos, por exemplo.

  • Sistema de resfriamento avançado, com tecnologia de dupla ventilação e Legion Coldfront 3.0, que ajuda a manter a temperatura do dispositivo sob controle mesmo em atividades mais exigentes. 

  • Teclado retroiluminado e uma bateria com autonomia de até 8,1 horas, o que pode proporcionar aos jogadores maior período de jogo.

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz e tecnologia IPS, que oferece uma experiência de jogo mais suave com qualidade de imagem.

Qual é o melhor notebook para estudar e trabalhar?

A melhor opção de notebook para o uso diário dependerá das tarefas que você irá realizar no

computador

e, claro, qual o orçamento disponível para investir em uma máquina. Listamos abaixo algumas opções para lhe ajudar na hora de escolher o melhor para você.

Focamos em trazer modelos com diferentes características, marcas e faixas de preço, com desempenho para executar atividades do dia a dia e até alguns jogos leves. Sendo:

Acer Nitro 5

Para quem busca um computador que ofereça um pouco de tudo por um preço acessível, o

Acer Nitro 5

é uma opção.

O processador Intel

Core i5

ou i7 de 11ª geração, a memória RAM de até 16 GB e armazenamento em disco rígido de até 1 TB em estado sólido (SSD) proporcionam velocidade na execução de aplicativos.

rich-text-image

Alt: notebook com teclado vermelho

O

Acer Nitro 5

também conta com: 

  •  Tela Full HD de 15,6 polegadas, com taxa de atualização de 60 Hz e tecnologia IPS, que oferece uma qualidade de imagem decente e uma experiência de jogo satisfatória. 

  • Placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 ou 1650 Ti, que oferece um desempenho gráfico suficiente para jogos mais leves e algumas atividades gráficas.

  • Sistema de resfriamento avançado, com dois ventiladores e a tecnologia Acer CoolBoost, que ajuda a manter a temperatura do dispositivo sob controle mesmo em atividades mais exigentes. 

  • Teclado retroiluminado e uma bateria com autonomia de até 9 horas, o que é ideal para jogadores que precisam de uma experiência de jogo prolongada.

Macbook Air

O

MacBook Air 2020 M1

é um dos modelos mais recentes da linha de notebooks da Apple, lançado em novembro de 2020. Ele é alimentado pelo chip M1 da Apple, que foi desenvolvido para oferecer melhor desempenho e eficiência energética.

A potência do chip M1 permite que o

MacBook Air 2020

execute aplicativos de forma suave e rápida, mesmo quando várias tarefas são executadas ao mesmo tempo. Ele vem com uma bateria que pode durar até 18 horas em uso moderado

Além disso, o modelo possui: 

  • Tela Retina de 13,3 polegadas com tecnologia True Tone, que se adapta automaticamente à luz ambiente para fornecer a melhor experiência de visualização. 

  • Câmera FaceTime HD e três microfones que fornecem uma qualidade de áudio clara durante chamadas de vídeo.

  • Teclado retroiluminado, confortável e preciso, e o trackpad grande e responsivo. Ele também apresenta duas portas Thunderbolt 3, que oferecem alta velocidade de transferência de dados e suporte para carregamento rápido.

Samsung Chromebook 4

O

Samsung Chromebook 4

é um notebook acessível com sistema operacional Chrome OS, sendo uma opção de baixo custo para tarefas básicas de computação. Ele possui uma tela HD de 11,6 polegadas que oferece uma experiência de visualização razoavelmente nítida e cores precisas.

O

Chromebook

4 vem equipado com: 

  • Processador Intel Celeron N4000, que oferece um desempenho adequado para tarefas básicas como navegação na web, streaming de vídeos e criação de documentos. Ele vem com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento em flash, suficiente para armazenar arquivos e documentos essenciais.

  • Bateria de longa duração, que pode durar até 12,5 horas com uma única carga, tornando-o uma opção para estudantes ou usuários que precisam de um notebook portátil para trabalhar em movimento.

  • Webcam HD, alto-falantes integrados e uma porta USB-C, permitindo a conexão de dispositivos externos. 

Asus Vivobook X515JF

O

Asus Vivobook

X515JF é um notebook de nível intermediário com um design elegante e recursos decentes. Ele possui uma tela Full HD de 15,6 polegadas que oferece uma experiência de visualização nítida e brilhante.

O modelo contém: 

  • Processador Intel Core i5 de 8ª geração e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce MX130 com 2GB de VRAM dedicada, que proporciona desempenho gráfico decente para tarefas de edição de fotos e vídeos leves. Ele também vem com 8GB de RAM DDR4 e 512GB de armazenamento em SSD, o que proporciona velocidade de leitura e gravação de arquivos.

  • Teclado retroiluminado com um layout confortável e teclas responsivas, enquanto o touchpad suporta gestos multi-toque do Windows 10. 

  • Variedade de portas, incluindo HDMI, USB-C, USB-A e uma entrada para fones de ouvido, permitindo a conexão com dispositivos externos.

  • Bateria de longa duração que pode durar até 9 horas com uma única carga, tornando-o um dispositivo para trabalhar em movimento.

Lenovo Ideapad 3

O

Ideapad 3

apresenta um design simples e elegante, com acabamento na cor prata e tela de 15,6 polegadas. É um notebook de entrada, que tem como público-alvo estudantes, usuários domésticos e profissionais que precisam de um dispositivo para realizar tarefas básicas do dia a dia, como navegar na internet, editar documentos e enviar e-mails. Ele oferece equilíbrio entre preço e desempenho, sendo uma opção interessante para quem busca um notebook acessível e funcional.

O

Ideapad

3 também possui: 

  • Processador AMD Ryzen 5 3500U, que oferece quatro núcleos e oito threads, além de uma placa gráfica integrada AMD Radeon Vega 8, que garantem desempenho para tarefas que não sejam muito exigentes. 

  •  Memória RAM de 8 GB e um armazenamento em disco rígido de 1 TB, conseguindo guardar uma grande quantidade de arquivos.  

Conclusão

A escolha de um notebook depende das suas necessidades individuais. Se você precisa de um notebook potente para jogos ou tarefas intensivas de edição de vídeo, pode ser necessário investir em um modelo com processador de última geração, placa de vídeo dedicada e grande capacidade de armazenamento. 

Modelos como o

Lenovo Legion 5

, o Acer Nitro 5 e o Dell G15 são opções para quem procura desempenho de ponta.

Por outro lado, se você está procurando um notebook para trabalhar ou estudar, pode optar por modelos com bom custo-benefício, que oferecem um equilíbrio entre desempenho e preço acessível. O Acer Aspire 5, o Asus Vivobook X515JF e o

Samsung Chromebook 4

são exemplos de notebooks que oferecem desempenho para tarefas básicas de computação, além de serem leves e portáteis.