O guia definitivo para comprar um Nintendo Switch

A inegável praticidade dos consoles portáteis permite mergulhar no mundo dos jogos onde quer que o usuário esteja. Confira abaixo tudo o que é preciso saber sobre o Nintendo Switch.

O Nintendo Switch é um

console de videogame

desenvolvido e fabricado pela Nintendo. Lançado no dia 3 de março de 2017, o aparelho rapidamente se tornou um sucesso entre os gamers, devido à combinação perfeita entre a funcionalidade de um console doméstico e a portabilidade de um console portátil, provando que é único e versátil.

rich-text-image

switch

Qual a melhor versão do Nintendo Switch?

A escolha da melhor versão do

Nintendo Switch

depende das necessidades e preferências de cada jogador. 

Cada modelo apresenta vantagens e características únicas, que agradam a diferentes tipos de jogadores.

  • Para quem procura um console de grande porte, o

    Nintendo Switch OLED

    é certamente uma ótima pedida, já que suas dimensões são maiores se comparadas às do modelo padrão. Por outro lado, o Nintendo Lite é bem compacto, oferecendo muita praticidade para o transporte.

  • Em termos de design, o modelo tradicional do Nintendo Switch é disponibilizado em preto, com os Joy-CON em cores variadas (como vermelho ou azul), enquanto o OLED mantém a cor padrão e acrescenta opções em branco. O Switch Lite, por sua vez, é vendido em cores vibrantes, como amarelo, turquesa e cinza.

  • Em relação às dimensões, o Nintendo Switch tradicional mede 102 mm x 239 x 13,9 mm, enquanto o modelo Lite é bem mais compacto, com 91,1 mm x 208 mm x 13,9. Por último, a versão mais recente OLED oferece 102 x 242 x 13,9 mm, sendo o console de maior tamanho.

  • Quanto ao peso, a versão OLED é a mais pesada, com 420 gramas, seguido pelo Lite com 275 gramas e o modelo padrão com 398 gramas.

  • Para quem adora consoles com telas amplas, a versão OLED é mais recomendada, equipada com uma tela com a mais recente tecnologia OLED de 7 polegadas e resolução de 1280 x 720 que oferece cores vibrantes. Já o modelo padrão possui uma tela de 6,2 polegadas com a mesma resolução, mas com tecnologia LCD.

    O

    Nintendo Switch Lite

    oferece a menor tela, com 5,5 polegadas e 267 pixels por polegada.

  • Em termos de autonomia da bateria, a versão OLED lidera o ranking, oferecendo uma duração superior se comparada ao modelo LITE e ao modelo padrão, podendo alcançar até 4 horas de uso contínuo sem recarga.

  • Outro destaque dos modelos OLED e tradicionais versus o Lite é que são equipados com Joy-Con embutidos, que permitem se transformar em joysticks comuns quando o console está conectado à TV. Além de melhorar a jogabilidade, esses controles permitem jogar com os amigos no próprio console portátil.

  • Quanto ao desempenho, as três versões do console são equipadas com chips Nvidia Tegra X1, embora a principal diferença esteja na quantidade de armazenamento interno. O modelo OLED oferece 64GB, enquanto o Lite e o padrão possuem 32 GB. Além disso, todas as versões permitem expandir o armazenamento até 2TB através de um microSD.

rich-text-image

nintendo

Preço, especificações e disponibilidade

Além das diferenças entre os modelos, o preço e a disponibilidade também são tópicos que costumam gerar dúvidas na hora da escolha. 

  • Para quem procura um console econômico, a versão LITE se destaca por ser mais acessível em comparação com o modelo padrão e o OLED. Isso se deve a que possui menos especificações e não pode ser conectada à TV.

Já a versão tradicional pode ser adquirida por alguns reais menos que o modelo OLED, embora o último apresente a tecnologia de tela mais avançada.

  • No que diz respeito à disponibilidade, é importante destacar que pode variar de acordo com a região e o país, sendo que fatores como demanda, produção e distribuição também podem influenciar. Ocasionalmente, o console pode esgotar temporariamente das prateleiras devido à alta demanda dos usuários, ou por questões de logística.

    Se estiver interessado em comprar um Nintendo Switch, é recomendado verificar a disponibilidade do produto em lojas físicas ou

    online

    , assim como checar os sites oficiais da Nintendo ou distribuidores autorizados para obter informações atualizadas sobre a disponibilidade do console na sua região.

Quais as diferenças e semelhanças entre a Switch OLED, a Switch e a Switch Lite?

Existem algumas semelhanças e diferenças entre as três versões do

Nintendo

Switch que merecem ser destacadas:

  • As três versões compartilham o mesmo chip gráfico especialmente desenvolvido pela Nvidia: o Tegra X1. No entanto, a versão OLED se diferencia pelo seu armazenamento interno de 64 GB, em comparação aos 32 GB dos modelos padrão e Lite.

  • No quesito tela, o modelo OLED se destaca por apresentar uma tela de última geração de 7 polegadas, que oferece cores vivas e aumenta a nitidez nos jogos. Enquanto isso, os modelos Lite e tradicional possuem telas menores com tecnologia LCD.

  • Uma diferença importante é que a versão LITE não inclui os JOY-CON, uma vez que é projetada com foco na portabilidade, enquanto as versões padrão e OLED os possuem.

Qual o console ideal?

Se ainda tiver dúvidas sobre qual

console

escolher, leve em consideração alguns aspectos importantes sobre o Nintendo Switch.

A escolha entre a versão do Nintendo Switch depende das preferências de jogo e do propósito de uso do console. Para quem valoriza a versatilidade e usa a TV para jogar, o modelo original é uma excelente opção. 

Para aqueles em busca de uma experiência puramente portátil, o Nintendo Switch Lite é o caminho certo. Já para quem prioriza uma tela de alta qualidade, o

Nintendo Switch OLED

é uma alternativa mais atrativa. Seja qual for o modelo escolhido, o Nintendo Switch oferece uma ampla seleção de jogos e diversão para jogadores de todas as idades.

Qual a diferença entre o Nintendo Switch padrão e o OLED?

A principal diferença entre o Nintendo Switch Normal e o OLED é a tela e a quantidade de armazenamento interno.

  • A versão regular do Nintendo Switch possui uma tela LCD de 6,2 polegadas e 32 GB de armazenamento interno.

  • O modelo Nintendo Switch OLED se destaca por uma tela de 7 polegadas com melhor definição de cores e contrastes, além de dobrar a capacidade de armazenamento interno, com 64GB.

Qual a diferença entre o Switch e o Switch Lite?

As diferenças entre o Nintendo Switch tradicional e o

Nintendo Switch Lite

são significativas, afetando a experiência de jogo e a funcionalidade de ambos os consoles.

Por um lado, o Nintendo Switch original é ideal para quem procura uma experiência de jogo versátil, já que pode ser usado tanto no modo portátil quanto na TV. Seu design modular, com

controles Joy-Con removíveis

, possibilita partidas multiplayer confortáveis e divertidas em qualquer lugar. 

Por outro lado, o Nintendo Switch Lite é voltado para quem prefere um console exclusivamente portátil. Mais leve e compacto, é perfeito para jogar em movimento, com uma tela menor se comparada a do modelo original. Caso a portabilidade seja uma das principais prioridades, e jogar exclusivamente no modo portátil não representa um problema, o Switch Lite é sem dúvidas uma excelente opção.

  • Modos de jogo: O Nintendo Switch tradicional oferece três modos de jogo: Modo TV, Modo Desktop e Modo Portátil. O aparelho pode ser conectado a uma TV, usado no dock como console doméstico, ou no modo portátil com o Joy-Con removido.

    Por outro lado, o Nintendo Switch Lite é exclusivamente um console portátil, o que significa que os Joy-Cons são integrados e não podem ser removidos.

  • Tamanho e peso: O Nintendo Switch Lite é menor e mais leve que o Nintendo Switch tradicional. Isso facilita o transporte no bolso ou na

    mochila

    , sendo ideal para jogar durante viagens ou deslocamentos.

  • Controles: O Nintendo Switch tradicional inclui controles Joy-Con destacáveis, permitindo uma variedade de estilos de jogo e partidas multiplayer.

    No caso do Nintendo Switch Lite, os controles são integrados e o

    console

    não suporta partidas multiplayer com Joy-Cons separados. Além disso, alguns jogos podem exigir controles adicionais, como o Pro Controller, para determinadas funcionalidades.

  • Compatibilidade com alguns jogos: Devido às diferentes formas de controle e modos de jogo, alguns jogos exigem o uso de recursos específicos do Nintendo Switch tradicional e podem não ser compatíveis ou exigir acessórios adicionais no Nintendo Switch Lite.

  • Preço: O Nintendo Switch Lite geralmente é mais acessível do que o Nintendo Switch tradicional. Com a eliminação de recursos como jogos na TV e Joy-Cons destacáveis, a Nintendo conseguiu oferecer uma alternativa mais econômica.

  • Cores e design: O Nintendo Switch Lite possui um design mais compacto e é disponibilizado em uma variedade de cores, enquanto o Nintendo Switch tradicional está disponível apenas nas cores padrão, embora de vez em quando sejam lançadas edições temáticas especiais.

Qual Switch vale mais a pena?

A decisão depende de seus gostos e preferências ao jogar.

Se valoriza a versatilidade dos diferentes modos de jogo e gosta de compartilhar a experiência com amigos e familiares, o Nintendo Switch tradicional pode ser a opção mais adequada. Por outro lado, se prefere uma experiência de jogo portátil para levar para qualquer lugar, o Nintendo Switch Lite é uma excelente escolha.

rich-text-image

switch oled

Quantos FPS roda o Nintendo Switch Lite?

O Nintendo Switch possui uma capacidade de desempenho variável em termos de FPS (Quadros por segundo), dependendo do jogo e da situação específica.

O console utiliza um hardware personalizado baseado numa combinação de arquitetura de processadores móveis e gráficos NVIDIA, permitindo executar jogos em diferentes taxas de quadros, de acordo com sua complexidade e demandas gráficas.

Geralmente, muitos jogos do Nintendo Switch visam uma taxa de quadros de 30 FPS para manter a jogabilidade fluida e uma experiência visual agradável. No entanto, alguns títulos menos exigentes em termos de gráficos, ou projetados especificamente para alcançar maior velocidade, podem atingir uma taxa de quadros de 60 FPS.

É importante ressaltar que a taxa de quadros pode variar durante o jogo com base na carga de trabalho da CPU e GPU, bem como nas otimizações feitas pelos desenvolvedores de jogos. Além disso, algumas partes do jogo podem rodar a taxas de quadros diferentes, como em momentos de ação intensa ou cenas de corte.

Em última análise, o Nintendo Switch oferece uma experiência de jogo satisfatória em uma variedade de títulos, e a maioria dos jogadores não conseguirá notar uma diferença significativa na taxa de quadros enquanto aproveita dos

games

no console. Os desenvolvedores se esforçam constantemente para alcançar um equilíbrio entre desempenho e qualidade visual para oferecer uma experiência de jogo envolvente.

Concluindo, com essas informações já é possível tomar uma decisão consciente sobre o melhor console para atender todas às suas necessidades. A escolha é sua.