Notebook bom e barato: como escolher a melhor opção para o que você precisa?

Descubra os melhores notebooks com ótimo custo-benefício e escolha o ideal para você!

rich-text-image

Uma mulher usa seu notebook

Em um mundo conectado que exige cada vez mais produtividade e eficiência, ter à disposição um bom

computador

pode fazer toda a diferença na realização das tarefas do dia a dia. Melhor ainda se este dispositivo oferecer, além de todos os recursos, portabilidade, para garantir a liberdade de uso em qualquer lugar. 

Em casos assim, a melhor opção é o

notebook

, já que este aparelho é super versátil, conseguindo aumentar o desempenho do profissional para o trabalho, facilitando o lazer ou dando aquele upgrade nos estudos. Além disso, ele possui outras vantagens, além da portabilidade, quando comparado ao

desktop

, conhecido também como

computador de mesa

.

A conectividade é uma delas, já que o notebook tem diferentes formas de se conectar à internet e aos dispositivos periféricos, por meio de WiFi, Bluetooth, conexões via

cabo Ethernet

e dados móveis, chip ou mini modems. Outro ponto é que dá para encontrar excelentes máquinas com ótimo custo-benefício, já que existem diversas opções de modelos no mercado.

Por isso, se você está em busca de um

notebook

, mas tem um orçamento limitado, confira todas as dicas sobre como escolher um modelo que atenda às suas necessidades. Além disso, veja uma lista com alguns dos laptops mais buscados pelos consumidores, com preços mais acessíveis, segundo a página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

Como escolher um notebook bom e barato?

Escolher o notebook certo para você é possível, desde que você leve em consideração alguns aspectos. Confira:

Finalidade de uso

É preciso definir como planeja utilizar o dispositivo. A sua necessidade é realizar tarefas básicas, como navegar na internet, enviar e-mails e usar aplicativos de escritório, ou precisa de atividades mais exigentes, como jogos? Entender suas necessidades garantirá que você compre um notebook com as especificações adequadas.

Recursos

Preste atenção nas especificações do notebook, como o tipo de processador, quantidade de memória RAM, capacidade de armazenamento e placa de vídeo, por exemplo. 

  • Priorize modelos com configurações equilibradas para obter melhor desempenho.

  • Se planeja usar o notebook para tarefas básicas, considere adquirir um notebook com uma geração de processador mais antiga, para economizar. Muitas vezes os modelos mais antigos ainda conseguem lidar com tarefas cotidianas de forma satisfatória.

Quais as 5 melhores marcas de notebook?

No Brasil estão presentes diversas marcas reconhecidas pela qualidade de seus notebooks. Dentre elas estão algumas bastante famosas, como, por exemplo:

Qual a melhor marca de notebook para uso doméstico?

As grandes marcas de notebooks não se diferenciam pelo uso específico de seus aparelhos, como para uso doméstico, no escritório ou em locais públicos. No entanto, as fabricantes produzem diferentes linhas que podem se encaixar em diferentes tipos de uso.

Para escolher um notebook doméstico, onde provavelmente há o acesso à rede WiFi e à energia, observe estes pontos:

  • Maior tamanho: se a intenção não for transportar o notebook diariamente, pode-se optar por um aparelho um pouco maior.

  • Desempenho adequado: um dispositivo de uso doméstico não precisa lidar com tarefas exigentes e, por isso, pode-se optar por um modelo de entrada ou intermediário, capaz de lidar com navegação na internet, uso de alguns programas e reprodução de streaming.

  • Menor autonomia de bateria: a autonomia da bateria pode não ser uma prioridade se o notebook for tradicionalmente usado em casa, uma vez que se terá sempre acesso a uma fonte de energia.

  • Mais entradas USB: se você tiver bastante espaço para usar o notebook, é possível acoplar mais acessórios nele, como

    ventoinhas

    ,

    mouse

    e

    teclado

    . Para isso, é bom se assegurar que o laptop tenha entradas USB de sobra para não perder a conectividade.

rich-text-image

Notebook Samsung E30 I3 4gb 1tb HD 15,6'' W10

Quais os notebooks com melhor custo-benefício?

Agora que você já aprendeu como escolher um bom notebook, confira abaixo uma lista com alguns dos modelos mais populares, com bom custo-benefício, segundo a página de Tendências do Mercado Livre.

Acer Aspire 5 A514-54-385S

O

Acer Aspire 5 A514-54-385S

é um dos modelos com melhor custo-benefício da Acer, sendo bastante buscado por aqueles que buscam um notebook potente com preço competitivo.

  • Seu processador é um Intel Core i3–1115G4 de 2 núcleos com frequência máxima de 4.10 GHz, isso garante bom poder de processamento para as tarefas diárias.

  • A memória RAM é de 4 GB DDR4 e o notebook ainda vem com espaço para expandi-la, garantindo que o usuário possa aumentar esse valor até 20 GB e estender a vida útil do aparelho. 

  • O armazenamento interno é um SSD de 256 GB do tipo NVMe, tecnologia mais recente do mercado. O usuário pode também atualizar no futuro para um SSD de 512 GB no mesmo slot, ou colocar um SSD SATA de até 2 TB no slot livre.

  • Possui conectividade WiFi, Bluetooth 5.0, entrada para rede com fio (cabo ethernet), 1x USB-C, 3x USB, 1x HDMI, 1x P2 de áudio.

  • Sua tela é de 14" Full HD (1920 x 1080 pixels) com tecnologia anti reflexo e 250 nits de brilho, garantindo boa visibilidade.

  • Possui 3 células de íons de lítio de 48 Wh como bateria, garantindo até 8 horas de uso moderado, segundo a Acer.

Lenovo IdeaPad 3i 82MD000JBR

A Lenovo possui um grande portfólio de notebooks para todos os públicos e seu modelo

IdeaPad 3i 82MD000JBR

é um da gama intermediária da empresa, recomendado para quem quer um notebook capaz de realizar tarefas básicas com facilidade.

  • Seu processador é um Intel Core i5-1135G7 de 4 núcleos com velocidades máximas de 4.20 GHz, permitindo rodar com facilidade as aplicações mais comuns, como navegar na internet e programas de escritório.

  • Vem equipado com um SSD de 256 GB, que pode ser expandido para um de 512 GB na entrada PCIe, usada pelos modernos NVMe, ou um HD de até 1 TB na SATA.

  • Possui 8 GB de memória RAM DDR4, garantindo ampla capacidade de rodar múltiplos programas ao mesmo tempo.

  • Sua bateria é composta por 2 células de 38 Wh, que segundo testes de usuários garante uma autonomia de até 4 horas de uso moderado.

  • A tela de 15,6" é Full HD (1920 x 1080) com tecnologia anti reflexo.

  • Tem conectividade WiFi, Bluetooth 5.0, 1 USB-C, 2x USB, 1x HDMI, 1x P2 de áudio e 1x leitor de cartões.

ASUS VivoBook 15 X1500EA-EJ3669

O

Asus Vivobook 15 X1500EA-EJ3669

é um dos modelos com melhor custo-benefício da marca, ideal para aqueles que procuram um computador com bom desempenho em tarefas simples.

  • Seu processador é um Intel Core i5-1135G7 de 4 núcleos com velocidade máxima de 4,2 GHz, entregando boa performance no dia a dia.

  • O modelo possui 8 GB de memória RAM, suficiente para o notebook lidar com tarefas simultâneas.

  • O armazenamento interno é um SSD NVMe de 256 GB, garantindo bons tempos de leitura e execução dos programas.

  • O notebook vem equipado com o sistema operacional Endless, feito especialmente para quem busca simplicidade de execução.

  • Possui conectividade WiFi, Bluetooth 4.1, 1x USB 3.2, 1x USB-C, 2x USB 2.0, 1x HDMI, 1x P2.

  • Sua bateria é composta por 2 células de íons de lítio de 37 Wh, sem autonomia estimada pela Asus.

  • Sua tela possui 15,6" e resolução Full HD (1920 x 1080) e conta com retroiluminação em LED e anti reflexo, garantindo uma boa visibilidade em quaisquer condições de iluminação.

rich-text-image

ASUS VivoBook 15 X1500EA-EJ3669 cor prata

Samsung Book NP550XDA-KH2BR

Conhecida por seus smartphones, a Samsung também atua no mercado de notebooks. Seu

Samsung Book ‎NP550XDA-KH2BR

possui um excelente custo benefício para quem busca um aparelho intermediário, capaz de lidar com facilidade com as tarefas diárias.

  • O processador é um Intel Core i5-1135G7 de 4 núcleos e frequência máxima de 4,2 GHz, conseguindo lidar com facilidade com as aplicações comuns.

  • Possui de um armazenamento interno um SSD NVMe de 256 GB, permitindo ainda a inclusão de um HD para maior armazenamento.

  • Sua memória RAM é de 8 GB DDR4, conferindo capacidade ao computador de lidar com diversos programas ao mesmo tempo.

  • Possui uma tela LED Full HD (1920 x 1080) de 15,6" com tecnologia anti reflexo, garantindo boa visibilidade.

  • Tem bateria de 43 Wh com autonomia de 3 a 4 horas, conforme a Samsung.

  • O modelo tem conexões WiFi, Bluetooth 5.1, 1x USB-C, 2x USB, 1x RJ45, 1x HDMI, 1x leitor de cartão MicroSD, 1x P2.

Dell Latitude 3420

O

Dell Latitude 3420

é um dos modelos com melhor custo-benefício da Dell, empresa conhecida mundialmente pela qualidade dos seus notebooks. Ele é recomendado para quem quer um aparelho com boa construção e capaz de lidar facilmente com os programas do dia a dia.

  • Tem um processador Intel Core i3-1115G4 de 2 núcleos e velocidade máxima de 4.10 GHz, garantindo bom desempenho.

  • Vem com 4 GB de memória RAM DDR4, mas pode receber expansão para até 64 GB.

  • Sua tela tem 14", resolução de 1366 x 768, 220 nits de brilho e tecnologia WLAN anti reflexo, garantindo uma boa visibilidade em qualquer ambiente.

  • O armazenamento interno é um SSD NVMe de 256 GB.

  • Possui conectividade WiFi, Bluetooth, cabo ethernet, cartão SIM para 3G/4G, 1x USB-C com Display Port e Power Delivery, 1x USB 3.2, 1x USB 3.2 com PowerShare, 1x USB 2.0, 1x HDMI, 1x Ethernet RJ45, 1x P2 e 1x leitor de cartão MicroSD.

  • De bateria o modelo possui 3 células com 41 Wh, autonomia para 7 horas e tecnologia ExpressCharge que carrega até 80% em uma hora, segundo a Dell.

Agora que você conhece alguns dos notebooks com melhor custo-benefício do mercado, está preparado para tomar uma decisão informada sobre o modelo certo para você. Lembre-se que o

laptop

escolhido deve se alinhar a seu estilo de vida e demandas específicas enquanto proporciona um desempenho confiável nas atividades diárias.