Notebook Dell ou Samsung: qual é o melhor?

No mundo acelerado e tecnológico de hoje, os notebooks se tornaram uma ferramenta indispensável para estudantes, profissionais e entusiastas. Com a infinidade de marcas e modelos disponíveis no mercado, a escolha de um

notebook

adequado às necessidades individuais pode ser um desafio.

Duas marcas populares que despertam o interesse dos consumidores são a

Dell

e a Samsung. Ambas oferecem produtos de qualidade e confiabilidade, cada uma com suas características únicas.

Neste texto, vamos analisar de forma imparcial as vantagens e os diferenciais dessas duas marcas. O objetivo é ajudar a compreender melhor as opções disponíveis e tomar uma decisão informada sobre qual

notebook Dell

ou Samsung pode ser o mais adequado para você.

rich-text-image

notebook preto

Qual é a melhor marca de notebook Dell ou Samsung?

Ambas as marcas possuem modelos de notebooks para diferentes necessidades. Por isso, é difícil definir qual delas é melhor, já que ambas possuem qualidade e características únicas, que podem ser determinantes para a sua escolha.

Para ajudar a comparar e decidir qual marca é melhor para você, listamos abaixo algumas características únicas de cada fabricante.

Alguns dos recursos dos notebooks Dell são:

  • Processadores Intel® Core™ de 11ª ou 12ª geração, com opções de certificação da plataforma Intel® Evo™ para alto desempenho e eficiência energética.

  • Opções de tela Full HD ou UHD+, com tecnologia antirreflexo e touch screen.

  • Teclado retroiluminado, leitor de impressão digital e webcam Full HD para maior segurança e produtividade.

  • Design sustentável, com materiais reciclados e recicláveis.

  • Variedade de modelos para diferentes perfis de uso, como Inspiron, Vostro, Latitude, XPS e Alienware.

Alguns dos recursos dos notebooks Samsung são:

  • Tela AMOLED com cores vibrantes, contraste elevado e proteção contra luz azul nociva.

  • Processadores Intel® Core™ de 12ª geração, com opções de placa de vídeo dedicada Intel Arc para desempenho profissional.

  • Câmera Full HD, som AKG com Dolby Atmos e cancelamento de ruído inteligente para video chamadas de alta qualidade.

  • Recursos de segurança baseados em hardware, como Secured-core PCs e Windows Hello.

  • Conectividade Wi-Fi 6E para velocidades de dados ultrarrápidas e baixa latência.

Qual é o melhor notebook para estudar e trabalhar?

Ambas as fabricantes possuem diversos modelos que suprem as diferentes necessidades dos usuários. Para te ajudar na busca do modelo ideal, selecionamos três modelos de cada marca. Cada um deles é focado em um público-alvo diferente, contando com diferentes especificações, como processadores, RAM e armazenamento.

Confira abaixo qual deles mais combina com você!

Dell Inspiron 15 3000

O

Dell Inspiron 15 3000

é um notebook básico da Dell, que oferece desempenho para atividades cotidianas, como navegar na internet, editar textos e assistir a vídeos. Ele tem um processador Intel Core i3 de 10ª geração, 4 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento SSD e uma tela LED HD antirreflexiva de 15,6 polegadas. Algumas características deste notebook são:

rich-text-image

notebook cinza-escuro

  • Teclado numérico integrado.

  • Webcam HD com microfone.

  • Leitor de cartão SD.

Dell Inspiron i13-7391-A30S

O

Dell Inspiron i13-7391-A30S

é um notebook 2 em 1 da Dell, que pode ser usado tanto como laptop quanto como tablet. Ele tem um processador Intel Core i7 de 10ª geração, 8 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento SSD e uma tela LED Full HD sensível ao toque de 13,3 polegadas. O modelo conta com algumas características, como:

  • Caneta ativa Dell inclusa.

  • Tela com bordas finas e proteção Gorilla Glass, contra riscos e arranhões.

  • Sensor de impressão digital no botão liga/desliga.

Dell G3-3590-A60P

O

Dell G3-3590-A60P

é um notebook gamer da Dell, que oferece um alto desempenho para rodar jogos e programas pesados. Ele tem um processador Intel Core i7 de 9ª geração, 16 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento SSD e uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti com 6 GB de memória. Ele também tem uma tela LED Full HD antirreflexiva de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz, que garantem imagens fluídas e com detalhes. Veja algumas características do modelo:

  • Teclado retroiluminado em azul.

  • Sistema de refrigeração avançado com duas ventoinhas.

  • Tecnologia Alienware Command Center para personalizar as configurações do jogo.

Samsung Book X45

O

Samsung Book X45

é um modelo intermediário da Samsung, que oferece performance para estudar e trabalhar. Ele tem um processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8 GB de memória RAM, 1 TB de armazenamento HDD e uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX110 com 2 GB de memória, que permite a execução de aplicativos intensos. Ele também tem uma tela LED Full HD antirreflexiva de 15,6 polegadas. Além disso, o modelo tem mais características como:

  • Teclado numérico integrado.

  • Webcam HD com microfone.

  • Leitor biométrico no touchpad.

Samsung Odyssey NP800 G5H-XT2BR

O

Samsung Odyssey NP800 G5H-XT2BR

oferece performance para rodar jogos e programas pesados. Ele tem um processador Intel Core i7 de 10ª geração, 16 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento SSD e uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória. Ele também tem uma tela PLS Full HD LED antirreflexiva com HDR10 e taxa de atualização de 144 Hz, que oferece imagens mais nítidas e fluidas. Algumas características deste notebook são:

  • Teclado retroiluminado em RGB.

  • Sistema Beast Mode para aumentar a potência do notebook.

  • Software Odyssey Mode para personalizar as configurações do jogo.

Samsung Chromebook Plus V2

O

Samsung Chromebook Plus V2

é um notebook híbrido da Samsung, que pode ser usado tanto como laptop quanto como tablet. Ele tem um processador Intel Celeron 3965Y, 4 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento eMMC e uma tela LED Full HD sensível ao toque de 12,2 polegadas. O modelo também tem uma caneta ativa Samsung inclusa. O dispositivo também possui:

rich-text-image

notebook prata

  • Sistema operacional Chrome OS.

  • Câmera traseira de 13 MP, que oferece qualidade em fotos e video chamadas.

  • Bateria com duração de até 10 horas.

Qual a vida útil de um notebook?

A vida útil de um notebook depende de vários fatores, como a qualidade do equipamento, o tipo de uso, os cuidados com a manutenção e a atualização dos componentes. Em geral, estima-se que um notebook possa durar de 3 a 7 anos, dependendo da sua configuração e do seu desempenho.

Um notebook básico, que é usado para atividades simples como navegar na internet, editar textos e assistir a vídeos, pode durar de 3 a 6 anos, se for bem cuidado. Já um notebook intermediário, que é usado para rodar programas mais pesados, como editores de imagem e vídeo, pode durar de 5 a 7 anos, se for atualizado periodicamente.

Um notebook avançado, que é usado para jogos e aplicações profissionais, pode ter uma vida útil menor, pois tende a ficar obsoleto mais rápido. Para prolongar a vida útil de um notebook, é importante seguir algumas dicas, como:

  • Limpar o notebook regularmente, removendo poeira e sujeira dos componentes internos e externos.

  • Evitar o superaquecimento do notebook, usando uma base refrigerada ou um suporte que melhore a ventilação.

  • Manter o sistema operacional e os drivers atualizados, corrigindo possíveis falhas e melhorando o desempenho.

  • Fazer backups dos arquivos importantes, evitando perdas de dados em caso de danos no disco rígido ou no SSD.

  • Trocar as peças defeituosas ou desgastadas, como a bateria, o teclado e o carregador.

  • Fazer upgrades de memória RAM ou armazenamento, se possível, para aumentar a capacidade do notebook.

Conclusão

Ao longo deste texto, exploramos as características e os pontos fortes dos notebooks Dell e Samsung, sem entrar em uma comparação direta de qual é o melhor. Ambas as marcas oferecem produtos de qualidade, atendendo às necessidades de diferentes tipos de usuários.

A Dell oferece desempenho e suporte técnico. Seus notebooks contêm construção sólida, teclados confortáveis e recursos de segurança robustos. A empresa também atua no segmento de notebooks para jogos, com poderosas GPUs e capacidade de resfriamento.

Já a Samsung contém inovação e design elegante. Seus notebooks oferecem telas de alta qualidade, com cores vibrantes e resolução nítida. Além disso, a marca possui uma ampla gama de opções em termos de portabilidade, desde modelos ultrafinos e leves até notebooks com recursos avançados, como telas sensíveis ao toque e canetas stylus.

A escolha entre um notebook Dell ou Samsung dependerá das necessidades e preferências individuais de cada usuário. É importante considerar fatores como o propósito de uso, o orçamento disponível, as especificações técnicas desejadas e até mesmo a preferência pessoal em relação ao design e à estética.