Notebook ou PC: Qual é o mais adequado para o trabalho e estudo?

Está em dúvida entre notebook e PC para o trabalho ou estudo? Conheças as principais diferenças e escolha o modelo ideal para você.

rich-text-image

Homem utiliza notebook e PC para realizar trabalho

Para se destacar no trabalho ou estudo é preciso estar conectado e de preferência com acesso às principais ferramentas digitais do momento. Mas, para isso, é importante dispor de uma máquina que lhe auxilie nas tarefas do dia a dia, sejam elas profissionais ou acadêmicas.

Se você ainda não tem esse dispositivo e está em busca de um que seja ideal pode enfrentar uma questão muito comum na hora de escolher o aparelho certo. É que existem no mercado, diversas opções de

notebooks

e

 computadores de mesa

, conhecidos também como

desktop

ou PC. 

De uma maneira geral, ambos os produtos possuem características semelhantes no que diz respeito aos seus componentes essenciais, como, por exemplo:

Componentes internos

Tanto os PCs quanto os notebooks são compostos por componentes internos semelhantes, essenciais para o funcionamento do sistema, executam das tarefas e processamento de dados. Veja:

  • Processador (CPU)

  • Memória RAM

  • Disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD)

  • Placa-mãe 

  • Placa de vídeo. 

Sistema operacional

PCs e notebooks são executados em sistemas operacionais, como Windows, macOS ou Linux. O sistema operacional controla o funcionamento do dispositivo, gerencia recursos, permite a execução de aplicativos e fornece uma interface com o usuário.

Conectividade

Os dois dispositivos possuem recursos de conectividade para se conectar:

  • Para redes: WiFi ou Ethernet

  • Dispositivos externos: impressoras, monitores externos, mouse ou teclado

  • Dispositivos de armazenamento externos e internos.

Aplicativos e software

PCs e notebooks têm a capacidade de instalar e executar uma variedade de aplicativos e software, desde aplicativos de produtividade, como processadores de texto e planilhas, até aplicativos de entretenimento, jogos e software de criação de conteúdo.

rich-text-image

Notebook Acer Aspire 3 em cor prata

Interfaces de usuário

Tanto os PCs quanto os notebooks possuem interfaces de usuário, que podem incluir teclado, touchpad ou mouse para entrada de dados, e

monitor

para exibição de informações e interface gráfica do usuário (GUI.)

Personalização

Desktops e notebooks oferecem opções de personalização, permitindo que os usuários ajustem configurações, escolham papéis de parede, instalem extensões, personalizem a área de trabalho e configurem preferências de sistema de acordo com suas necessidades e preferências.

Atualizações e manutenção

Ambos os dispositivos podem ser atualizados com componentes de hardware adicionais, como memória RAM ou armazenamento adicional. Além disso, eles também requerem manutenção regular, como atualizações de software, limpeza de arquivos indesejados, verificação de vírus e assim por diante.

Quais as diferenças entre notebook e PC?

Existem muitas diferenças entre notebooks e desktops. Para escolher o modelo ideal para você é preciso analisar as necessidades individuais, o orçamento disponível, a portabilidade desejada e o nível de desempenho necessário para as tarefas que serão realizadas. Para lhe ajudar, nessa decisão, confira abaixo as principais disparidades entre os modelos:

Portabilidade

A portabilidade é um critério chave no momento de decidir qual é o modelo ideal. Dessa maneira, analise quando e em quais lugares você precisará utilizar o aparelho. 

  • Os notebooks são projetados para serem portáteis, compactos e fáceis de transportar. Eles têm uma tela integrada, teclado e touchpad, tudo em um único dispositivo. 

  • Por outro lado, os desktops são maiores e consistem em uma unidade central (gabinete) separada da tela, teclado e mouse, requerendo um espaço fixo e não sendo facilmente transportáveis.

Desempenho

Analisar o desempenho vai ser importante para definir o modelo certo para você. Por isso, veja as características de cada aparelho:

  • Devido ao seu tamanho compacto, os notebooks são geralmente menos potentes em comparação com os desktops. 

  • Os laptops têm, geralmente, processadores (CPUs) de menor potência, menos capacidade de armazenamento e placas de vídeo integradas de menor desempenho, sendo ideais para tarefas intermediárias e básicas. 

  • Já os desktops, por sua vez, têm mais espaço para componentes internos, permitindo a instalação de CPUs mais potentes, placas gráficas dedicadas, maior capacidade de armazenamento e melhor refrigeração, resultando em um desempenho geralmente superior.

  • Entretanto, existem opções de notebooks que oferecem alto desempenho, voltados para tarefas pesadas, como os

    notebooks gamers

    . Nesse caso, a necessidade de portabilidade ou não, podem ser importantes para o usuário decidir entre um PC ou laptop.

Espaço físico

Antes de optar por um notebook ou

computador de mesa

, é necessário considerar o espaço disponível no ambiente, seja de trabalho ou de estudo.

  • Os notebooks são uma opção mais econômica quanto ao espaço, porque são mais compactos e não exigem uma área dedicada para instalação. 

  • Já os PCs de mesa podem exigir mais espaço, graças ao tamanho do gabinete e dos periféricos atrelados ao equipamento, como

    monitores

    ,

    teclado

    e

    mouse

    , por exemplo. 

  • Os computadores de mesa precisam ser instalados em espaços com

    tomadas

    , que garantam a instalação e funcionamento do aparelho.

  • Já os notebooks possuem baterias portáteis recarregáveis, que garantem mais autonomia e facilitam a portabilidade.

Tamanho

O tamanho também varia:

  • No caso dos PCs isso dependerá do gabinete, do monitor, do teclado e outros acessórios. 

  • Já os laptops, possuem variadas configurações, principalmente em função da tela. As mais comuns são os de 13, 14 e 15 polegadas.

Conectividade, expansão e recursos

Embora os notebooks ofereçam portabilidade, eles geralmente têm menos portas e opções de conectividade em comparação com desktops. 

  • Os desktops, devido ao seu tamanho maior, geralmente oferecem mais portas USB, slots para cartões, slots de expansão e outras opções de conectividade. 

  • Isso torna os desktops mais adequados para a conexão de vários dispositivos externos, como impressoras, scanners e câmeras.

  • Os notebooks possuem uma tela integrada, teclado e touchpad. Em alguns casos, eles podem oferecer uma tela sensível ao toque. 

  • Os desktops geralmente requerem a aquisição separada de um monitor, teclado e mouse. No entanto, os desktops geralmente oferecem mais opções de conectividade e suporte para múltiplos monitores.

rich-text-image

Computador Completo I7 4ª/16gb Ram/ssd 480gb/monitor 20/wifi

Capacidade de upgrade

É possível personalizar os componentes individuais de um

PC

, como processador, placa gráfica, memória RAM e armazenamento. Algumas marcas de computadores portáteis também possibilitam a customização de componentes internos do produto. De maneira geral:

Os desktops oferecem mais flexibilidade quando se trata de atualizar ou substituir componentes internos. 

Já os notebooks têm componentes mais integrados e compactos, tornando os upgrades mais limitados. Normalmente, apenas a memória RAM e o armazenamento podem ser atualizados facilmente em notebooks.

Custo

Em geral, os notebooks são mais caros do que os PCs com configurações semelhantes. Alguns fatores pesam no preço:

  • A portabilidade e o design compacto dos notebooks geralmente têm um custo adicional. 

  • Mesmo assim, existem modelos de laptops de entrada, ou básicos, com ótimo custo-benefício.

  • Em contrapartida, leve em consideração que capacidade de upgrade limitada dos notebooks que pode levar a custos adicionais no futuro, pois pode ser necessário substituir o dispositivo inteiro.

Agora que você já conhece as principais semelhanças e diferenças entre os notebooks e PCs já pode avaliar as vantagens e desvantagens de cada dispositivo. Leve em consideração o que você deseja do aparelho e decida por um modelo de um fabricante confiável. Depois, é só aproveitar as vantagens do dispositivo escolhido, se conectar e melhorar ainda mais a sua produtividade, além de ter acesso ao entretenimento que só essas máquinas oferecem!