Notebooks com melhor custo-benefício para estudar e trabalhar em 2024

Confira nossa lista com os 5 melhores notebooks em custo-benefício para estudar e trabalhar em 2024.

rich-text-image

Homem utiliza notebook em uma mesa branca.

O home office e o ensino à distância já fazem parte da rotina de muita gente. Mas para ter um bom desempenho, seja em qual for a tarefa, é importante ter à disposição um bom

computador

. Melhor ainda, se ele for do tipo portátil, pois isso garante também a facilidade no caso de precisar ser transportado.

Neste caso, os notebooks entram como excelente opção para quem quer um dispositivo com tecnologia avançada e que ocupe pouco espaço. Além de serem mais leves e compactos, estes equipamentos possuem ainda outras vantagens, veja:

  • O notebook oferece flexibilidade e liberdade para escolher onde e quando você deseja usar seu dispositivo.

  • São projetados para serem eficientes em termos de energia e gastam menos eletricidade em comparação com computadores de mesa.

  • Possuem uma ampla gama de recursos de conectividade, como WiFi, Bluetooth, portas USB e HDMI, permitindo a conexão fácil com Internet e dispositivos periféricos, como impressoras e monitores externos.

  • Oferecem capacidade de processamento, armazenamento e memória suficientes para a maioria das tarefas diárias, como navegar na web, assistir a vídeos, editar documentos, criar apresentações e executar aplicativos de produtividade.

  • Geralmente têm recursos extras, como câmeras embutidas, microfones e alto-falantes, que facilitam videochamadas, conferências online e entretenimento multimídia.

  • Muitos modelos permitem a atualização da memória RAM ou substituição do disco rígido por um SSD, podendo melhorar o desempenho do dispositivo.

Para atender aos diferentes perfis de usuários, o mercado oferece uma gama ampla de modelos fabricados por diferentes marcas. Por isso, observe o que levar em consideração, antes de optar por um

notebook

.

Como escolher um notebook?

A primeira coisa a fazer, antes de escolher um notebook é definir a finalidade de uso do aparelho. Um

computador

portátil para usar no trabalho ou estudo deve ter um bom desempenho, porém não precisa ter tantos recursos quanto um do tipo gamer, por exemplo. Confira como deve ser um bom dispositivo para trabalhar e estudar:

Desempenho

O desempenho do

notebook

é fruto da combinação das placas de hardware que estão dentro dele, em especial da memória RAM e do processador. Para trabalhar ou estudar, um modelo intermediário de notebook pode ser suficiente para realizar as tarefas sem problemas. Por isso, ele deve ter:

  • Um processador de pelo menos 4 núcleos com potência de 3 GHz. 

  • Deve ter entre 4 GB a 8 GB de memória RAM, componente responsável por fazer com que o computador aguente muitas tarefas.

Bateria

Quando o assunto é bateria é preciso ter um modelo que tenha a autonomia adequada, para não lhe deixar na mão, no meio dos compromissos:

  • É recomendável procurar um notebook com uma duração de bateria de pelo menos 4 a 6 horas de uso contínuo. Isso permitirá que você trabalhe ou estude por períodos razoáveis sem precisar recarregar o dispositivo.

  • Se você realizar tarefas que exigem um uso intensivo de recursos, como edição de vídeos ou jogos, a duração da bateria será reduzida. Ou ainda, se você pretende levar o computador para lugares sem acesso fácil a uma tomada elétrica. Em casos assim, opte por uma bateria mais potente. 

  • A eficiência energética do notebook também desempenha um papel importante na duração da bateria. Procure por modelos com processadores e componentes de baixo consumo de energia.

  • Um notebook intermediário tem capacidade entre 3000mAh e 5000mAh. Acima desse número estão as baterias de duração mais longa.

Armazenamento Interno

Para os estudos ou uso profissional, o armazenamento interno não precisa ser tão grande. O ideal é buscar um dispositivo com

SSD

(Unidade de Estado Sólido)para garantir um desempenho mais rápido.

  • Um SSD de 256 GB ou 512 GB é suficiente para armazenar excesso de arquivos, como documentos e planilhas.

Portabilidade

Poder levar o dispositivo consigo para onde for é o principal ponto forte do notebook, por isso, não esqueça de observar as dimensões do equipamento. 

  • Um tamanho intermediário é uma boa opção nestes casos. Escolha máquinas leves e compactas, com telas que chegam a no máximo, 15”.

rich-text-image

Mulher trabalha em um notebook numa mesa de cafeteria.

Conectividade

Antes de comprar verifique se o modelo pesquisado tem a quantidade de portas

USB

suficientes, para o tipo de uso que fará. Além das tradicionais, observe se você precisa de outros tipos de entradas, como uma para cabo ethernet (RJ 45) ou saída de vídeo (HDMI.) 

Orçamento

Por fim, estabeleça um orçamento para a compra do notebook, para que vocêe encontre um modelo dentro da faixa de preço que pretende gastar.

5 notebooks com ótimo custo-benefício para comprar

Chegou a hora de você conhecer alguns modelos de notebooks com ótimo custo-benefício para estudar e trabalhar. São equipamentos que estão entre os mais buscados na página de Tendências do Mercado Livre, e em listas de portais especializados como o TechTudo.

Multilaser 2 em 1 M11W Prime

A Multilaser é uma marca nacional de eletrônicos, que atua em diversos segmentos de informática, desde periféricos até computadores inteiros. O seu modelo de entrada Note M11W Prime 2 em 1 é um notebook que possui características próprias. 

Ele pode se converter em um

tablet

, facilitando o seu transporte. Além disso, vem com a licença de 1 ano para Microsoft 365 Personal - um pacote de assinatura de serviços oferecido pela Microsoft. Este notebook tem ainda:

  • Processador Intel Celeron N4020 com 2 núcleos capazes de entregar até 280 GHz de potência, ideal para a execução de tarefas básicas do dia a dia.

  • 4 GB de memória RAM, SSD de 64 GB, tendo o poder de guardar muitos arquivos.

  • Tela em 11,6" HD, com resolução de 1366 x 768 pixels e tecnologia IPS, permitindo uma boa visualização de ângulos diferentes.

  • Possui uma bateria de 4000 mAh, com baixo consumo que permite autonomia de 5 a 6 horas, segundo o fabricante.

  • Tem peso de 1,6 kg, sendo de grande portabilidade e pode ser dobrado, se transformado em um tablet.

  • Possui 1 entrada de USB 3.0, USB 2.0 e HDMI, além de possuir slot para jack de áudio e micro HDMI.

Lenovo IdeaPad 3i 82MD000JBR

A Lenovo é uma marca internacional de notebooks, computadores,

monitores

e outros eletrônicos de informática. Ela é conhecida pela qualidade e durabilidade de seus produtos. 

Seu modelo

IdeaPad 3i 82MD000JBR

faz parte da gama intermediária da empresa e por isso é indicado para quem deseja um equipamento para tarefas básicas. Este computador possui:

  • Tem um processador Intel Core i5-1135G7 de 4 núcleos, cada um com frequência média de 2,40 GHz, permitindo rodar com facilidade a maior parte das aplicações comuns.

  • Vem equipado com um SSD de 256 GB, ou seja, tem amplo espaço para armazenar arquivos e possui uma inicialização bem rápida.

  • Tem uma placa de 8 GB de memória RAM, garantindo uma boa velocidade de trabalho.

  • A tela é de 15,6" Full HD (1920 x 1080) e o seu peso é de 2 kg.

  • De entradas externas, possui 1 USB-C 3.2, 1 USB 3.2, 1 USB 2.0, 1 HDMI 1.4, 1 entrada jack de áudio, e 1 leitor de cartão de memória SD.

  • Sua bateria é composta de 2 células de 38 Wh, que segundo testes de usuários garante uma autonomia de 2 a 4 horas.

Acer Aspire 5 A514-54-789C

Acer

é uma marca internacional conhecida por suas diversas linhas de notebooks, com foco em qualidade e bons recursos. A linha Aspire é voltada para quem deseja um bom intermediário, ideal para estudos e trabalho. 

O modelo

Aspire 5 A514-54-789C

é um dos mais completos da linha da empresa e se aproxima muito dos modelos de alta gama. Por isso, serve para a execução de tarefas médicas e até mesmo jogos leves. 

Ele ainda permite que o usuário modifique suas especificações, adicionando, por exemplo, mais uma unidade de armazenamento ou aumentando a quantidade de memória RAM.

  • É equipado com processador potente, o Intel Core i7– 1165G7, de 4 núcleos com frequências médias de 2,80 GHz cada.

  • Possui um grande armazenamento interno graças a seu SSD de 512 GB.

  • A memória RAM conta com duas placas de 4 GB cada, totalizando 8 GB, mas tem capacidade para expansão até 20 GB.

  • A tela é Full HD (1920 x 1080) de 14" e painel IPS, possibilitando a visão de ângulos mais fechados.

  • Pesa aproximadamente 1,5 kg e possui entradas 1 USB-C, 3 USB, 1 HDMI, 1 jack de áudio e cabo ethernet (RJ 45).

  • Sua bateria tem uma autonomia de 8 a 10 horas com 3 células de 48 Wh, segundo o fabricante.

Samsung Book ‎NP550XDA-KH2BR

A Samsung é uma fabricante coreana que atua no mercado dispositivos eletrônicos, componentes e smartphones. O seu portfólio conta com diversos modelos de notebooks, entre eles o

Samsung Book NP550XDA-KH2BR

, que tem excelente custo-benefício para quem busca um bom intermediário. Veja algumas características:

  • Processador Intel Core i5-1135G7 com 4 núcleos e 2,40 GHz de frequência média, permitindo desempenhar muito bem tarefas do dia a dia.

  • Vem com um SSD de 256 GB, e ainda permite a inclusão de um HD para maior armazenamento.

  • Memória RAM DE 8 GB, permitindo um bom manejo de diversos programas.

  • Possui uma tela LED Full HD de 15,6" com tecnologia anti reflexo.

  • Tem bateria de 43 Wh para autonomia de 3 a 4 horas, conforme o fabricante.

  • Possui 3 entradas USB, 1 Ethernet (RJ 45), 1 jack de áudio e 1 para microSD.

  • Tem um peso aproximado de 1,8 kg.

rich-text-image

Mulher utiliza notebook em uma poltrona.

Dell Inspiron 15 i1101-M10S

A Dell produz notebooks para todos os segmentos, desde os modelos de entrada até os topos de linha. O

Inspiron 15 i1101-M10S

é um intermediário com poder de hardware suficiente para trazer um ótimo desempenho na hora de rodar os programas mais comuns, como navegadores, leitores de pdf, editores de texto e aplicativos de vídeo chamadas. Além disso:

  • Possui um processador Intel Core i5-11320H, com 4 núcleos de frequência média de 3,20 GHz cada, garantindo um ótimo desempenho.

  • Vem equipado com um SSD de 256 GB, espaço de armazenamento de sobra.

  • O modelo tem ainda duas placas de 4 GB de memória RAM, totalizando 8 GB, mais do que o suficiente para as necessidades de trabalho comuns.

  • Possui uma tela Full HD de 15,6" com resolução de 1920 x 1080 pixels. 

  • A bateria é composta de 4 células de 54 Wh, o que garante de 5 a 6 horas de autonomia, de acordo com o fabricante.

  • Pesa apenas 1,6 kg, permitindo fácil transporte.

  • Tem 3 entradas USB, 1 HDMI, 1 jack de áudio e microfone e 1 leitor de cartão SD.

Agora que você já aprendeu a identificar um bom notebook para trabalhar ou estudar já pode escolher o seu modelo favorito. Lembre-se de analisar todas as especificações para identificar qual atende melhor às suas necessidades. Assim, poderá usufruir ao máximo da sua máquina e aumentar o seu desempenho seja no lado profissional ou pessoal.