A guia mais completa para comprar ar split inverter

Se estiver procurando se equipar com o melhor ar split inverter para o verão, continue lendo para comprar o equipamento da melhor qualidade.

Comprar um

ar-condicionado split inverter

pode ser uma opção muito conveniente devido às várias vantagens que ele oferece em comparação com os condicionadores de ar convencionais.

rich-text-image

ar-condicionado

Qual é a diferença entre os aparelhos de ar-condicionado split e o inverter?

O ar-condicionado split e o

ar-condicionado inverter

são dois tipos de sistemas de refrigeração comumente usados para refrigerar espaços internos. Embora ambos compartilhem certas características, também têm diferenças significativas no funcionamento e na eficiência energética.

Um ar-condicionado split é um

sistema convencional

composto por duas unidades: uma unidade interna, instalada no ambiente, e uma unidade externa, localizada fora do prédio. Essas unidades são conectadas por tubos que transportam o refrigerante e o ar aquecido para o exterior.  

Outra diferença entre o split e o inverter é que o primeiro opera ligando e desligando o compressor para manter a temperatura desejada. Quando a temperatura atinge o ponto definido, o compressor se desliga e, quando a temperatura aumenta, ele se liga novamente. Essa ação de ligar e desligar pode gerar alguns picos no consumo de energia e resultar em um desempenho menos eficiente.

Por outro lado, um ar-condicionado do tipo inverter usa

uma tecnologia mais avançada e eficiente

em termos de consumo de energia. Esse sistema também consiste em uma unidade interna e uma externa conectadas por tubulação, mas a principal diferença está no funcionamento do compressor. 

O ar-condicionado do tipo inverter usa um compressor de velocidade variável que ajusta continuamente a velocidade de funcionamento de acordo com as condições térmicas do ambiente. Em vez de ligar e desligar repetidamente, o compressor do inverter modula sua velocidade para manter uma temperatura mais constante. Isso evita picos de consumo de energia e permite uma operação mais eficiente e silenciosa.

  • Eficiência energética: o ar-condicionado Inverter é mais eficiente em termos de consumo de energia em comparação com os aparelhos de ar-condicionado split convencionais. A tecnologia Inverter reduz o consumo de eletricidade ao evitar ciclos frequentes de liga/desliga do compressor, o que resulta em uma economia significativa nas contas de luz.

  • Estabilidade da temperatura: os aparelhos tipo Inverter mantêm uma temperatura ambiente mais constante e estável devido à capacidade de ajustar a velocidade do compressor continuamente. Isso cria um ambiente mais confortável e evita flutuações repentinas de temperatura.

  • Durabilidade: os equipamentos Inverter geralmente têm uma vida útil mais longa do que os sistemas convencionais porque o compressor não sofre o desgaste associado a ciclos frequentes de liga/desliga.

  • Nível de ruído: um ar do tipo Inverter é mais silencioso em funcionamento do que os modelos convencionais porque ajusta a velocidade do compressor constantemente e evita as vibrações associadas ao ciclo liga/desliga.

  • Preço: o ar do tipo split é consideravelmente mais barato do que o do tipo inverter, portanto, é a melhor opção se você preferir economizar.

Dicas para escolher o modelo ideal para suas necessidades

Comprar um ar-condicionado split é sempre uma boa opção, embora você deva considerar muitos aspectos para encontrar o equipamento certo.

  • Capacidade de refrigeração adequada: antes de comprar um ar-condicionado split, é importante determinar a capacidade de refrigeração necessária para o espaço que deseja climatizar. A capacidade é medida em BTUs (unidades térmicas britânicas) e deve estar de acordo com o tamanho do ambiente.  

Um ar-condicionado com capacidade insuficiente não refrigerará adequadamente o espaço, enquanto um ar-condicionado muito grande pode consumir mais energia do que o necessário. Consulte tabelas de referência ou procure orientação profissional para escolher o tamanho certo.

  • Eficiência energética: considere a classificação de eficiência energética do ar-condicionado split. Os modelos com classificação mais alta têm menor consumo de energia e custos de funcionamento mais baixos ao longo do tempo.

  • Marca e reputação: escolha

    marcas conhecidas

    com boa reputação no mercado. Pesquise a qualidade, a durabilidade e o atendimento ao cliente oferecidos pelo fabricante. As marcas estabelecidas geralmente oferecem uma garantia mais longa e suporte técnico, se necessário.

  • Funções adicionais: há muitos modelos de ar-condicionado split, portanto, considere as funções adicionais que eles têm a oferecer. Algumas unidades têm características como temporizadores programáveis, modos de economia de energia, filtros de ar avançados e controle remoto, que podem melhorar a experiência do usuário e proporcionar maior comodidade.

  • Nível de ruído: se o ruído for uma preocupação para você, procure um ar-condicionado split que tenha um baixo nível de ruído. Os fabricantes geralmente fornecem informação sobre o nível de decibéis (dB) em suas especificações técnicas.

  • Instalação profissional: para garantir o funcionamento perfeito e evitar problemas futuros, é recomendado que a instalação do ar-condicionado split seja feita por pessoal técnico qualificado e seguindo as recomendações do fabricante.

  • Garantia: verifique a garantia oferecida pelo fabricante. Uma garantia mais longa proporciona tranquilidade e proteção contra possíveis falhas ou problemas durante o período de cobertura.

  • Compatibilidade com sistemas inteligentes: Se você tiver uma casa inteligente, verifique se o ar-condicionado split é compatível com sistemas de controle inteligente, como assistentes de voz ou aplicativos móveis, para maior conforto e conveniência.

  • Design e tamanho: outro aspecto a ser considerado é o design do equipamento, pois alguns deles têm dimensões inadequadas para o ambiente. Não esqueça que os ar-condicionados split consistem em duas unidades, uma interna e outra externa.

    Meça exatamente onde você vai instalá-lo antes de comprá-lo para evitar problemas de espaço.

  • Certificações e padrões: verifique se o ar-condicionado está em conformidade com as normas gerais e os padrões de eficiência energética definidos pelos órgãos reguladores. Caso contrário, você corre o risco de adquirir um produto de fabricação duvidosa.

rich-text-image

ar split

O que quer dizer a palavra Split?

A palavra "split" se refere a um tipo específico de design ou configuração de sistema.

Um ar-condicionado split é composto de duas unidades separadas que trabalham juntas para refrigerar o ambiente de forma eficiente.

  • Unidade interna: também conhecida como evaporadora ou unidade de distribuição, essa parte do sistema é instalada dentro do ambiente ou espaço a ser refrigerado. Geralmente é montada em uma parede ou suspensa no teto e contém o ventilador que distribui o ar refrigerado no ambiente.

  • Unidade externa: chamada de condensador, essa parte do sistema é colocada do lado de fora do edifício, geralmente em uma parede ou no chão, perto do ambiente que está sendo refrigerado. A unidade externa abriga o compressor e o condensador, que são os componentes responsáveis por extrair o calor do ar e liberá-lo para o exterior.

As duas unidades são conectadas por uma tubulação que transporta o refrigerante e o ar aquecido da unidade interna para a unidade externa para refrigeração. O ar refrigerado é então redirecionado de volta para o ambiente, enquanto o calor é expelido para o exterior.

Esse design split permite uma instalação mais flexível e eficiente, pois não exige grandes dutos ou modificações na estrutura do edifício, como ocorre com os sistemas centrais de

ar condicionado

Além disso, o ar-condicionado split é mais silencioso em funcionamento, pois o compressor e o condensador estão localizados na unidade externa, longe do ambiente interno.

Em suma, "split" no contexto do ar condicionado refere-se a um sistema dividido em duas unidades, uma interna e outra externa, que trabalham juntas para fornecer refrigeração eficaz e eficiente em espaços internos. 

Esse design é amplamente utilizado na indústria de ar condicionado devido às suas vantagens em termos de instalação, desempenho e conforto.

Qual é a diferença entre ar-condicionado e o split?

Ar condicionado é uma expressão geral que engloba todos os sistemas e equipamentos desenvolvidos para fornecer refrigeração, enquanto split se refere a um tipo específico de ar.

"Ar condicionado" é um termo genérico que se refere a qualquer sistema ou dispositivo usado para refrigerar o ar em um ambiente fechado. Isso inclui uma ampla variedade de equipamentos, como ar-condicionado central,

ar-condicionado portátil

, ar-condicionado de janela e ar-condicionado split, entre outros.

Por outro lado, "split" se refere a um tipo específico de design ou configuração de ar-condicionado com a unidade interna e a unidade externa, sendo um dos modelos mais populares atualmente devido a todas as suas vantagens.

A popularidade do ar-condicionado do tipo split se deve à eficiência energética, ao desempenho, ao design discreto, ao baixo nível de ruído, à

facilidade de instalação

, à capacidade de refrigeração, ao maior conforto, à durabilidade e à vida útil mais longa. Essas características tornam o ar condicionado split uma opção atraente e preferida para refrigerar espaços internos em residências e ambientes comerciais.

rich-text-image

ar inverter

No Mercado Livre, você encontrará seu próximo ar-condicionado Split com o melhor preço e parcelamento facilitado, com dezenas de marcas, financiamentos e muito mais para estar preparado para o próximo verão.