Os 6 melhores notebooks para programação em 2023

Vai programar? Descubra quais são os computadores portáteis mais buscados do mercado pelo alto desempenho e ótimo custo-benefício.

rich-text-image

Homem sorri em frente à um computador, numa estação de trabalho.

A programação está entre as profissões mais promissoras do mercado de trabalho e não é difícil entender o motivo, já que a tecnologia, cada vez mais faz parte do cotidiano das pessoas. O programador é o profissional que escreve, desenvolve e mantém um programa utilizando linguagens de programação, sendo fundamentais na criação de aplicativos, websites, sistemas operacionais e jogos, por exemplo.

Para fazer tudo isso, ele precisa analisar sistemas, criar projetos de arquitetura de softwares, realizar codificação e outras atividades consideradas pesadas. Por isso, esses profissionais precisam de máquinas adequadas, que consigam dar conta dessa alta demanda. 

É o caso dos notebooks voltados para os programadores, que vão além da tarefa de entregar desempenho em alto nível, melhorando ainda a produtividade do programador, tornando o desenvolvimento de software mais rápido, suave e agradável. 

O mercado brasileiro oferece diversos modelos diferentes que levam a assinatura de marcas conhecidas, como

Acer

,

Lenovo

,

Asus

,

Dell

e

Apple

, por exemplo. Mas, antes de ver quais são estes dispositivos, veja o que considerar, antes de escolher um dispositivo ideal para programação.  

Como escolher um notebook para programar?

Um notebook voltado aos programadores deve ser potente o suficiente para não travar ou apresentar falhas no meio da execução de tarefas pesadas. Além disso, deve ter características importantes que envolvem desde o desempenho aos recursos que oferece. Por isso, confira o que levar em conta, antes de escolher o

computador

portátil ideal:

Desempenho

Ter uma boa performance é fundamental para a fluidez do trabalho do programador. Isso só é possível com uma boa configuração de hardware. É o combo: processador, memória RAM, placa de vídeo e armazenamento interno.

  • Memória RAM: para quem trabalha com desenvolvimento web, 8 GB é mais do que suficiente, já para programadores de software e de jogos o indicado são valores a partir de 16 GB.

  • Processador: deve ser forte o suficiente para aguentar as tarefas pesadas. Alguns modelos

    Intel i5

    ,

    AMD Ryzen 5

    , ou superiores conseguem cumprir bem essa função.

  • Placa de vídeo: A maioria dos programadores não precisa de uma placa de vídeo dedicada. Porém, se seu interesse é desenvolver jogos, ela é mais do que necessária. Busque modelos com placas da

    NVIDIA GeForce

    da linha RTX ou

    AMD Radeon

    da linha RX.

  • Armazenamento interno: aqui não importa o tamanho, mas o tipo de armazenamento. Um SSD possui tempos de leitura e gravação mais rápidos que um HD, otimizando o trabalho da máquina.

Bateria

Uma das grandes vantagens de se usar um

notebook

é sua portabilidade, poder trabalhar de qualquer lugar. Isso quer dizer que muitas vezes pode ocorrer de não haver um acesso próximo à rede elétrica. Por isso procure nas informações do fabricante a autonomia da bateria estimada, de modo garantir que seu laptop não ficará sem energia no meio do seu trabalho.

rich-text-image

Homem realiza trabalho de programação em dois computadores.

Tela

A tela de um notebook é essencial para garantir a eficiência do trabalho do programador, por isso ela deverá ter bom tamanho, boa qualidade e ser confortável para os olhos.

  • Telas maiores, com tamanhos entre 15" a 17" ajudam na melhor visualização.

  • Resoluções mais altas são as mais indicadas, uma vez que isso é fundamental para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, por exemplo. Neste caso, opte por uma tela Full HD.

Teclado

Como programar envolve muita digitação, é importante dispor de telas macias ao tocar, responsivas e eficientes. Cheque se o notebook possui

teclado

numérico e se as teclas têm retroiluminação ou iluminação traseira, já que isso facilita a digitação em locais escuros.

Top 6 melhores notebooks para programar

Agora que você já sabe alguma das configurações básicas que o notebook precisa ter para ser considerado um bom

laptop

para programar, confira uma lista com 6 modelos, que estão entre os buscados na página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

Lenovo IdeaPad 3 82MFS00600

O

Lenovo IdeaPad 3

é um notebook que se destaca pela boa relação custo-benefício. Com um hardware potente, esse modelo possui 12 GB de memória RAM DDR4 e um processador AMD Ryzen 7 5700U (8 núcleos de 1,80 GHz até 4,30 GHz), além de um SSD de 512 GB.

  • Tela: 15.6" FHD (1920 x 1080), antirreflexo e 250 nits de iluminação, garantindo conforto aos olhos.

  • Bateria: 2 células 38 Wh com autonomia para 9 horas, segundo o fabricante.

  • Teclado: teclas baixas com retroiluminação e teclado numérico incluso.

Acer Aspire Nitro 5 AMD AN515-45-R0M5

O

Acer Aspire Nitro 5

faz parte da linha gamer da Acer. É uma máquina que apresenta ótima performance, uma vez que é dedicada a um segmento bastante exigente. Isso faz também com que esse modelo seja altamente capaz de lidar com as tarefas de programação.

Este notebook tem processador

AMD Ryzen 7

5800H (8 núcleos 3,20 GHz até 4,40 GHz), 512 GB de SSD e 8 GB de memória RAM DDR4. Além disso, possui uma placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce RTX 3050, sendo uma boa opção para quem lida com o desenvolvimento de jogos.

  • Tela: 15.6" Full HD (1920 x 1080), com IPS, antirreflexo e taxa de atualização de 144Hz. Perfeito para quem precisa de muita fluidez de movimento.

  • Bateria: 4 células de 57 Wh, garantindo certa de 9 horas de autonomia segundo o fabricante.

  • Teclado: teclas amplas e baixas, com retroiluminação em vermelho customizável e teclado numérico.

Dell G15

O

Dell G15

é outro modelo campeão de custo-benefício. O notebook vem com um processador Intel Core i7-12700H, de 14 núcleos (2,30 GHz até 4,70 GHz), garantindo bastante poder de processamento para atividades múltiplas ao mesmo tempo.

O aparelho conta ainda com 16 GB de memória RAM DDR4 e uma placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeFoce

RTX 3050

4 GB e um SSD de 256 GB.

  • Tela: 15.6" Full HD (1920 x 1080) de 120 Hz, que garante boa fluidez dos movimentos para os desenvolvedores de jogos.

  • Bateria: 3 células de 56 Wh com cerca de 8 horas de autonomia, segundo o fabricante.

  • Teclado: teclas baixas retroiluminadas na cor laranja e com teclado numérico.

Dell XPS 13 Plus

O

Dell XPS 13 Plus

é um dos modelos mais completos da Dell. Ele oferece um ótimo desempenho até para as atividades mais pesadas. 

Seus componentes são de alta qualidade, contando com um Intel

Core i7

-1360P de 12 núcleos (de 3,70 GHz a 5,00 GHz), um armazenamento interno de 1 TB SSD e podendo vir com duas opções de memória RAM, 16 GB DDR5 ou 32 GB DDR5.

  • Tela: Full HD+ de 13,4", com 500 nits de iluminação, entregando boa visibilidade independente do tempo.

  • Bateria: 3 células de 55 Wh e com autonomia de 20 horas em tarefas simples, conforme a Dell.

  • Teclado: teclas baixas e retroiluminadas.

rich-text-image

Mulher trabalha com programação utilizando um notebook.

Acer Predator Triton PT316-51S-72XA

O Acer Predator Triton é um notebook que entrega alto desempenho. O destaque vai para a placa de vídeo NVIDIA GeForce

RTX 3060

com 6 GB. 

O seu processador

Intel

Core i7-12700H tem 14 núcleos (3,50 GHz a 4,70 GHz), SSD de 512 GB e 16 GB de RAM DDR5, o que faz com que esse modelo seja ótimo para desenvolvedores de jogos e de softwares.

  • Tela: 16” LED com IPS, permitindo boa visualização e cores mais fiéis, resolução de 2560 x 1600, taxa de atualização de 240 Hz e 500 nits de iluminação.

  • Bateria: 4 células de 99 Wh com autonomia de 7 horas, conforme o fabricante.

  • Teclado: teclado em membrana retroiluminado com RGB com teclas baixas.

MacBook Pro M2

O

MacBook Pro M2

é um modelo que possui todas as características necessárias para quem trabalha com programação. Aqui, o grande diferencial é o processador, baseado na arquitetura ARM da Apple, resultando em um ótimo desempenho com grande economia de energia. 

O notebook conta ainda com 8 GB de RAM e um

SSD

de 256 GB, que podem ser expandidos para até 2 TB de armazenamento ou 24 GB de RAM. 

Outra grande vantagem do modelo está na sua tela, que conta com a tecnologia miniLED, que garante uma alta qualidade e fidelidade de cores e imagem. Por conta de tudo isto, o aparelho é uma boa pedida para aqueles que desejam trabalhar com programação de jogos ou softwares para o ecossistema da Apple.

  • Tela: 14" com miniLED e tecnologia IPS (resolução de 2560 x 1600) e 500 nits de brilho, oferecendo ótima visibilidade a qualquer momento.

  • Bateria: 58,2 Wh, com autonomia para 17 horas de navegação, segundo a empresa.

  • Teclado: teclas baixas retroiluminadas.

Agora que você já sabe como deve ser um bom notebook para programação, já pode escolher um modelo que se encaixe nas suas necessidades profissionais e no seu orçamento. Não esqueça de checar todos os detalhes do laptop escolhido para garantir rapidez e principalmente, fluidez no seu trabalho. Isso vai ser essencial para dar um up na sua produtividade e no desempenho das suas funções.